quinta-feira, 7 de agosto de 2014

MARCOPOLO FAZ DOAÇÃO PARA O CMDCA

Marcopolo Rio destina valor do imposto de renda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque De Caxias

Objetivo é favorecer o desenvolvimento social dos jovens da comunidade

Nesta sexta-feira, 8 de agosto, a Marcopolo Rio fará a entrega simbólica de cerca de R$ 100.000,00 para o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias (RJ). O valor destinado atende às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), favorecendo ações que vão desde a apresentação dos princípios das políticas de atendimento até a criação de instrumentos de controle e participação social.

Segundo Alberto Calcagnotto, diretor da Marcopolo Rio, um dos valores da empresa é o compromisso com o meio ambiente e as comunidades. “A Marcopolo atua para promover o desenvolvimento social de crianças e adolescentes das comunidades onde está presente com unidades industriais. Realizamos doações pontuais para entidades que estão alinhadas com este foco, mas achamos fundamental destinar parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Duque de Caxias/FMIA, na forma prevista no Artigo 10, da Lei 8.242. É uma grande satisfação poder contribuir com uma entidade que desenvolve um trabalho de extrema importância para o município. Acreditamos que este tipo de destinação de impostos, voltada para as comunidades do entorno das empresas, é um exercício de responsabilidade social que está ao alcance da maioria das organizações e gera resultados que se multiplicam ao longo do tempo”, explica o executivo. 

O CMDCA é responsável pelo gerenciamento do FMIA Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, destinando verbas para organizações governamentais e não governamentais, com o objetivo de suprir as necessidades da política de atenção à criança e ao adolescente de cada cidade. Tem como objetivo acompanhar todos os programas e projetos voltados ao atendimento aos jovens, principalmente quanto ao direito à vida e à saúde, liberdade ao respeito, dignidade, convivência comunitária, família, educação, profissionalização, cultura, lazer e proteção no trabalho, sugerindo medidas de amparo em situação de risco.

A cerimônia simbólica será realizada às 10h, na Marcopolo Rio, e contará com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias, Miguel Luiz Marotti Júnior; do vice-presidente do CMDCA de Duque de Caxias/RJ, Nei Nogueira; de executivos da Marcopolo Rio e de outras autoridades locais.

A Marcopolo Rio é o centro exclusivo de produção de ônibus destinado ao transporte de passageiros em centros urbanos da Marcopolo. A unidade fabril de Duque de Caxias tem capacidade para produzir mais de 7.500 unidades por ano e conta com aproximadamente 2,6 mil colaboradores. 

SECCO CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO
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MTE-THOMSON APRESENTA SENSORES NO VIII SALÃO DAS MOTOPEÇAS

A MTE-THOMSON estará presente no VIII Salão das Motopeças que irá acontecer entre os dias 13 e 16 de agosto, no Pavilhão Amarelo, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá mais de 100 expositores, representando mais de 250 marcas de produtos e contará pela primeira vez com a participação da MTE-THOMSON, divulgando sua Linha Moto para o público das duas rodas.

Dentre os produtos, a empresa apresentará todos os sensores de Injeção Eletrônica para as motocicletas, tais como: Sensor Lambda, responsável pela medição da concentração de oxigênio nos gases de escape, produto fundamental para o controle de emissões; Sensor de Temperatura, mede a temperatura do óleo de lubrificação e do ar de admissão; Sensor Triplex, que além de medir a temperatura do ar, mede também a posição da borboleta de aceleração e a pressão do coletor de admissão, além de válvulas termostáticas para motos com refrigeração a água.

Como lançamento, a MTE-THOMSON terá o novo Sensor Lambda Planar para as motos Biz 125, CB300, CG Titan 150 e NXR Bros da Honda. A “Planar” corrige a mistura ar/combustível mais rapidamente que a convencional, proporcionando economia de combustível com melhora na performance e também treinamentos para Injeção Eletrônica e materiais didáticos sobre o assunto.

Como atração no estande, haverá uma moto Harley Davidson e uma Triumph, fabricadas no Brasil e com peças originais também brasileiras, fornecidas pela MTE-THOMSON.

“O Salão das Motopeças é uma feira focada, objetiva e com certeza, geradora de bons resultados. O segmento de motos é novo para nós, apesar da MTE-THOMSON ser uma fabricante tradicional e estar no mercado automotivo desde 1957. Estamos com uma grande expectativa para mostrar uma linha muito técnica, com bastante tecnologia e qualidade, fabricada totalmente no Brasil.”, comenta Alfredo Bastos Junior, Gerente de Marketing da empresa.

SERVIÇO:
VIII Salão Nacional e Internacional das Motopeças
De 13 a 16 de agosto 2014 (Quarta – Sábado)
Horários: Dias 13, 14 e 15 – das 15h às 21h30 (entrada até as 21h) e 16 de agosto - das 15h às 20h30 (entrada até as 20h)
Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções - Pavilhão Amarelo.
Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme – São Paulo - SP
Entrada Gratuita - Evento restrito aos profissionais do setor com CNPJ

MTE-THOMSON 
Paula Skoretzky
imprensa@mte-thomson.com.br
(11) 2786-5434

CHERY COMEMORA CRESCIMENTO DE 49,5% NAS VENDAS EM JULHO

Prestes a inaugurar suas instalações industriais na cidade de Jacareí, a Chery Brasil comemora mais um resultado positivo, agora em suas vendas no mês de julho. Depois de ter sido uma das montadoras que mais cresceu no primeiro semestre do ano, em junho o crescimento no varejo foi de 49,5%, ante pouco mais de 12% do mercado.

O principal responsável pelo ganho de participação de mercado foi o modelo QQ. Em julho, foi adotada uma política agressiva de taxa zero e a versão 1.1 passou a ser comercializada por R$ 22.990,00.

No mesmo mês chegou às revendas o QQ com nova motorização, 1.0 de três cilindros, com campanha publicitária que segue o conceito “Cheio de Coisas Legais”. O vídeo, que usa animação 3D e elementos lúdicos para exaltar os diferenciais do modelo, ajudou na alta do volume. Juntas, o emplacamento das duas versões do compacto registaram crescimento de 97%. Segundo Laura Formentin, gerente nacional de Marketing da companhia, “este é apenas o primeiro de muitos investimentos em comunicação que contribuirão para fortalecer ainda mais a marca e a imagem da Chery no país".

Outro fator que deve ser considerado, além da taxa zero, foi o preço promocional do Celer, que na versão hatch passou a ser comercializado com descontos de até R$ 2 mil no preço de tabela. Com isso, o modelo vendeu quase 60% mais do que no mês anterior.

Para o mês de agosto, a Chery manterá a mesma política agressiva de vendas. De acordo com Filipe Pereira, gerente nacional de Vendas da companhia, a rede de concessionários está bastante motivada e a expectativa é de um novo aumento de vendas maior que o mercado: “Diante de um crescimento de mercado esperado em torno de 4% para agosto, nosso planejamento é crescer cerca de 30% em vendas. O QQ com o novo motor 1.0. foi um sucesso total de vendas no primeiro mês de comercialização. Este mês, com o SUV Tiggo e com o lançamento da campanha do Celer, a Chery espera surpreender novamente.”

Sobre a Chery Brasil


A Chery estreou no mercado brasileiro em agosto de 2009, com o SUV Tiggo. Hoje, a montadora comercializa também os modelos QQ, Face e Celer, além da versão automática do Tiggo.

Além do design arrojado, os modelos Chery contam com itens de série como air-bag, ar-condicionado, freios ABS, entre outros artigos que os caracterizam como carros completos, tornando a Chery uma referência no mercado por levar ao consumidor esses diferenciais.

A Chery conta atualmente com 80 concessionárias localizadas em todo o território nacional, marcando presença nas principais cidades e capitais brasileiras.

Sua primeira fábrica em solo nacional está sendo erguida na cidade de Jacareí, no interior paulista, e já está com mais de 85% das obras concluídas. Todo o maquinário já está sendo instalado e a previsão de inauguração é no segundo semestre de 2014.

Com investimento total de US$ 530 milhões, que inclui também uma fábrica de motores, a planta fabril terá capacidade de produzir 150 mil unidades anualmente.

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Priscila Fabi
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ALTA RODA.
por Fernando Calmon*

USAR SEM CULPA

Um debate que mais cedo ou mais tarde acontecerá no Brasil é a maneira de utilizar, de forma mais racional, as vias de superfície nas grandes cidades. Ideias surgem no rastro de soluções implantadas em outras áreas metropolitanas no mundo. Pedágio urbano não é novidade, mas sua aplicação pode-se reconhecer como bastante restrita. Apenas Cingapura, Londres, Milão e Estocolmo cobram para que cidadãos motorizados adentrem o centro histórico. Em geral usa-se o sofisma de taxa de congestionamento. Roma impõe restrições de acesso, sem cobrança. Outras, como Cidade do México, proíbem circulação de veículos poluidores, mais antigos.

Há exemplos de pagar para uso em algumas vias expressas (Santiago) ou túneis (Nova York). O que parece realmente pouco inteligente é limitar a circulação, sem fins ambientais, por meio de finais de placas, como acontece em São Paulo. Essa ideia, de tão ruim, se limita à capital paulista, mas alguns espertos a “venderam” para Bogotá e Caracas.

Existem algumas propostas brasileiras para disciplinar o tráfego de superfície. Uma vem de Celso Franco, que já dirigiu o antigo Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro. Ele propôs, há mais de cinco anos, um estímulo indireto para que pessoas partilhem seus carros em caronas. O pedágio urbano de R$ 50,00/mês isentaria quem se voluntariasse ao transporte solidário. Mais recentemente a americana Uber lançou um aplicativo, já em 30 países, para que pessoas oferecessem caronas mediante pagamento. Isso despertou a ira dos taxistas em cidades europeias e também no Rio e São Paulo. Difícil é banir aplicativos desse tipo.

Outra proposição vem do consultor ambiental e transporte sustentável Olímpio Álvares que apresentou o conceito do pedágio urbano inteligente (PUI) para a capital paulista em substituição ao rodízio (bom frisar). A tarifa média seria de R$ 7,00/dia ou 50% do que se cobra em Milão, que tem regulamentação complexa e várias exceções. Sua vantagem: limitar cobrança aos eixos de trânsito congestionados e apenas se a velocidade da via ficasse abaixo de um limite regulado. Aplicativos para celulares que traçam rotas alternativas ajudariam a aproveitar de modo mais racional as vias.

Álvares acredita numa implantação gradativa do PUI que poderia ser proporcional ao valor do IPVA e consumo/emissões de cada veículo. Seus cálculos apontam arrecadação para construir, anualmente, 7 km de metrô ou 100 km de BRT (corredor de ônibus avançado, não a enganação de faixas do lado direito).

O grande problema de qualquer solução que envolva mais um imposto disfarçado, como pedágio urbano, é garantir dinheiro carimbado para o transporte coletivo que realmente funciona: metrô ou monotrilho. Soluções de superfície apresentam sérias limitações pelo crescimento desordenado das cidades brasileiras.

Outro ângulo a coluna sempre enfatiza. Fabricação de veículos responde por 5% do PIB brasileiro e 12% dos impostos arrecadados, sem contar a derrama que continua ao longo da sua vida. Portanto, há dinheiro de sobra para mobilidade urbana, não aplicado por má gestão administrativa e política dos recursos. Ninguém deve se sentir culpado por usar um carro para ir ao trabalho.

RODA VIVA


GRUPO PSA Peugeot Citroën decidiu importar toda a linha DS da China. Os carros estarão no Salão do Automóvel de São Paulo, começando pelo DS5 com motor turbo de 1,8 l/200 cv. Preços serão realmente competitivos. Grupo francês enquadrou a linha DS como nova submarca, sem ligação à Citroën ou à Peugeot.

PARA quem achava que no Brasil sempre se ganha dinheiro fácil vendendo automóveis, precisa ver balanços regionais das companhias. Ford perdeu quase US$ 300 milhões neste segundo trimestre, na América do Sul, onde o País representa quase 2/3 do faturamento. GM também está no negativo. Fiat já havia registrado queda de lucro de 80% em 2013 e agora mais 23%.

MINI Cooper S exibe desempenho nem um pouco minúsculo. Nova geração do modelo inglês tem motor turbo 2 litros/192 cv, mas o torque impressiona muito: 30,6 kgf.m a apenas 1.250 rpm. O interior ganhou espaço atrás e o novo quadro de instrumentos ficou bem melhor. Suspensão é firme um pouco além da conta (para o piso brasileiro) mesmo na regulagem suave.

APESAR de problemas em alguns mercados, Grupo VW prevê vender pela primeira vez mais de 10 milhões de unidades no mundo este ano. A Toyota também projeta romper essa barreira. Briga pela liderança mundial está acirrada, mas projeções de analistas apontam tendência de os alemães chegarem ao topo em 2014, quatro anos antes da meta anunciada.

SINDICATO de servidores federais da área de ciência e tecnologia do setor aeroespacial apoiou a publicação de um livro sobre a história de desenvolvimento do motor a álcool no Brasil. De autoria de Fernanda Andrade, reporta com pormenores e documentos o esforço desde 1975 do professor Urbano Stumpf e sua equipe do então Centro Técnico Aeroespacial, de São José dos Campos (SP).






Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

DE CARRO POR AÍ.
por Roberto Nasser*

O RENOVADO KORANDO

Coreana SsangYang remodelou o utilitário esportivo Korando focando nos sentidos do consumidor. Atacou o visual alterando frente – faróis agora com luzes por leds, traseira, painel. E, parte das sensações físicas, o interior, com ar condicionado digital.

Mantém dois atrativos maiores: harmônico conjunto mecânico, liderado por motor diesel, e preço, competindo com similares com motor a gasálcool. Motorização diesel, 4 cilindros, 2.0, 16 válvulas, turbo, produzindo 175 cv de potencia, transmitida às rodas por caixa de seis velocidades, automática. Dispõe de tração nas 4 rodas on demand. Significa dispensar o motorista do comando, processando eletronicamente a necessidade da tração, distribuindo-a entre os eixos. Não há marcha reduzida. A mudança de marchas pode ser por manetes sob o volante.

Preços atrativos para proposta e configuração. R$ 110.900 para a versão de entrada e R$ 124.900 para a Executiva, de topo, diferenciada por teto lunar, estofamento em couro, banco com ajuste elétrico.

O Korando é o produto mais vendido da coreana linha Ssang Yong, empresa agora controlada pelo poderoso grupo indiano Tata.

As expectativas de comercialização as melhores na opinião de Avelino Jr, sócio do grupo Naju, com lojas em Brasília,DF, Vitória, ES, e Cuiabá, MS, são de 300 unidades mercado Brasil/mês. Em Brasília, praça onde a relação entre população e vendas de utilitários esportivos é a maior do país, a expectativa é de incrementar a participação. O executivo entende, a chegada do novo Korando e do Rexton W, utilitário esportivo de porte maior, ausente do portfólio de produtos por dois anos, representem crescimento de vendas, exceção na previsão de queda do mercado doméstico para veículos importados em 2014.

Korando, diesel, revisto, bem posto no mercado

Novidades no Novo, de novo, Uno


Depois do criativo trabalho de criação do Novo Uno em 2010, a Fiat implementa seu cavalo de batalha, seu produto mais vendido: pequenas alterações externas para apenas identificar a modelia. Dentro, alteração total em painel, comandos, revestimentos.

Entretanto, maior implemento foi dado ao grupamento de segurança e conforto, com equipamentos de série para as versões 1.4 e possíveis opções para as movidas por motor 1.0.

No incremento estão a pioneira oferta no segmento para a capacidade de ligar sem introdução da chave, e o sistema start-stop – desliga após 5 segundos quando parado, e liga com o pressionar do acelerador para sair. Outro item de relevo será o ESP, o sistema eletrônico de estabilidade. Como conforto, em especial nas cidades com trânsito do para-e-anda, maior evidência é o sistema Dualogic, automatizador do câmbio, com prometido acionamento pelo painel.

A Fiat quer chamar atenções e valora a apresentação. Será em Buenos Aires na primeira semana de setembro, com vendas imediatas.

Novo, de novo, Uno. Aqui versão Way (foto Marlos Ney Vidal Autosegredos.com)

Enfim, o Novo Ka


A Ford encerrou a Operação Biquíni, aplicada ao lançamento do sucessor do Ka. Iniciativa, como a peça de vestuário, em múltiplos eventos mostrou partes, suprimiu o essencial. Agora foi a fundo, mostrou tudo.

Na mono plataforma base para Fiestas e EcoSport, tem o charme visual da boa equipe de design da Ford Brasil, auxiliado pela grade inspirada na então associada Aston Martin, novo motor 1.0 de três cilindros e 82 cv, pacote de atrativos eletrônicos pelo Sync, incluindo serviço como ligar para 192 SAMU em caso de corte súbito na linha de alimentação de combustível ou deflagrar bolsas de ar, indicativos de acidente. Porém difícil imaginar o crítico sistema brasileiro de saúde receba o sinal, disparando ambulância equipada ao socorro.

O motor de três cilindros é via para economia e redução de consumo, no Brasil aberta pelo VW up!, mais moderno, com o bloco em liga leve, em lugar do ferro aplicado pela Ford.

Versão simples, R$ 36.000 (Coluna fechada à véspera da apresentação oficial e valor vem de boa fonte). Preços assustam revendedores: altos, dão elevados lucros unitários apenas à Ford, e inibem vendas. Ford fez assim durante a Autolatina, deu lucros -, e despencou na participação de mercado a 9% sem volta.

Novo Ka. Bonitinho, mas caro

GM e revendedores suspeitos de cartel


Fabricante e distribuidores HMD – agora Dutra Veículos -, e Itororó Brás, pagarão R$ 38,5 milhões para suspender as investigações sobre a venda de 200 ambulâncias ao estado de São Paulo-SUS em 2005.

No acordo assinaram Termo de Compromisso de Cessação, detendo o curso do processo, através da promessa de não mais praticar o ilícito. No caso a General Motors pagará R$ 33 milhões, e seus concessionários deverão recolher respectivos R$ 450 mil e R$ 2,4 milhões sob o rótulo legal de Contribuição Pecuniária.

O valor é educativo e punitivo, representando 4,5 vezes o valor do contrato do suposto cartel. Pelo TCC as empresas se comprometem a encerrar as práticas investigadas. Melhor pagar antes da condenação, cujo atestado é um inibidor de negócios com o governo.

Roda-a-Roda


Foco – Executivo brasileiro da Volkswagen, chamado a conversar com o todo poderoso Ferdinand Pïech, herdeiro da família Porsche, controladora do negócio e ex presidente executivo e do Conselho, instigado, deu a receita para a marca expandir o sucesso em vendas no Mercosul aos demais países do continente. 
Bússola – Foco e ânimo de conquista. Deve acontecer. Volkswagen tem ótimas operações no Brasil e na Argentina, mas é apenas mais uma no restante da América do Sul. A marca disputa a liderança mundial com Toyota e novos mercados são básicos ao êxito.
De novo? – No vai e vem de projetos para voltar ao Brasil com produto feito aqui, nova versão. Na fábrica de Goiana, Pe, apertando os últimos parafusos para funcionar, voltou a teoria de linha de montagem para produto maior que os baseados na plataforma Fiat 500L, um deles o Jeep Renegade.
Médio – Em tal espaço, plataforma geraria três produtos: Dodge Dart, Fiat Viaggio e um Alfa. A Coluna publicou isto há dois anos.
Futuro – Pode ser hajam mudanças na operação da Bramotor, montadora da marca Mahindra em Manaus. Ex nacional, foi adquirida pelo grupo chileno Gildemeister, com ativa operação de distribuição na América do Sul.
Onde ? - Interessados em dinamizar a reduzida produção, tem contatado o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A logística de muitos passos para abastecer a Zona Franca de insumos, e tirar os produtos para distribuição, fez desistir as montadoras de automóveis lá instaladas. Pelo visto, para aumentar produção a Bramont procura outra praça.
Preciosismo – Nem sempre as múltiplas circulares das fábricas de automóveis
aos seus concessionários são sobre temas comerciais ou manutenção de produtos. Recente, pela Lotus, inglesa de origem, curiosa recomendação: nas referências em plural, usar simplesmente Lotus, nada de Lotuses ou, como cometiam alguns revendedores, o plural latino Loti.
Freio e rédea – Encerrado o seminário Perspectivas, pela atuante Automotive Business, em meio às mais opostas declarações entre otimismo e pessimismo quanto ao mercado de automóveis 2014, ponto é claro: todos os fabricantes contém custos. Mais importante garantir rentabilidade que aumentar vendas.
Simpósio – Da SAE em Belo Horizonte, MG, dia 21. Tema interessante: A inovação guiada pelo Design, com palestras e exemplos práticos.
Salão – Em sua 28ª. edição, 30.outubro a 09.novembro, Salão do Automóvel manterá a tradição das mazelas. Para a imprensa o ônus da sempiterna disputa entre fabricantes e importadoras para as entrevistas no primeiro dia. Um salve-se quem puder sobrepondo duas dezenas de eventos.
Disputa – Fabricantes ganharam a batalha pela imprensa superficial, como as tvs que esgotam o assunto em segundos. Dia seguinte, fica quem do ramo. Sérgio Habib, da JAC, ainda não fabricante, importador, fará a seu modo: plantão no estande, disponível no horário de funcionamento.
Momento – As revistas Evo, sobre automóveis de performance, e Octane, encerraram edição na Argentina. Pablo Pérez Companc, piloto – filho do homem mais rico do país, encerrou a iniciativa, devolveu pagamento de assinaturas.
Bala - Exemplo de paixão dos Companc por esportivos é a rica frota doméstica e o circuito próprio para usufruí-los. Não será questão de caixa, mas de negócio não lucrativo, sem lugar em agenda de empresário bem sucedido.
TAP – Português Miguel Pais do Amaral informou a seu governo disposição em adquirir a estatal de aviação TAP. Promete manter o bom projeto operacional e abrir o capital. Disputa com Frank Lorenzo, ex dono da Continental Airlines. TAP é conduzida pelo brasileiro Fernando Pinto. Demitido da Varig, foi lá, salvou-a.
Mercado – Ocasião para comprar jipe Troller T4 antigo e Fiat Novo Uno. Um terá novo modelo à venda em princípio de agosto. Outro, meio próximo mês. 
Finor – Bugatti, marca assinaladora da finesse construtiva e esportividade marcante, agora VW, entra em outro campo: moda. Criou duas coleções, uma lembra o elegante Ettore Bugatti, fundador e Le Patron. Outra, Extreme Performance, o vencedor Tipo 35.
Força - Heliar, marca de baterias para automóveis fabricadas pela Johnson Controls, reuniu mais de 200 convidados em torno de seu distribuidor em Vitória, ES, a Distbat. Faz parte do negócio ouvir as pontas do processo, distribuidores e consumidores.
Exemplos – Jaqueta em couro, Smoking em veludo azul escuro, sobretudo com gola em mink, e sacola, feitos na Itália com materiais distinguidos, na filosofia do mítico Ettore: Arte, Forma, Técnica. Setembro.
Passado – Inspiração no elefante dançando, escultura de Rembrant, irmão de Ettore para o superior Royale; no Azul Bugatti; no radiador em forma de ferradura, presentes na sacola de mão.
Se ligue - Preços não divulgados, mas vá poupando. Deve custar tanto quanto a temporada de férias para usá-la em programa de charme, tipo mar de Providenciales, no arquipélago de Turks & Caicos, Caribe.

 
Moda Bugatti. Sacola deve custar o preço das férias ...

Retífica RN – Coluna passada derrapou: agregou ao motor Fiat Tjet inexistente injeção direta de combustível.
Gente – Ivan Segal, francês, ex diretor geral da Citroën no Brasil, e da PSA para a América Latina, mudança. OOOO Deixou os franceses para convívio com os alemães. Novo diretor de vendas da VW no Brasil. OOOO Ronaldo Znidarsis, ex GM por 28 anos, também. OOOO Diretor para desenvolvimento da rede de concessionários. OOOO Ambos se reportam a Ralf Berkhan, recente Vice Presidente de Vendas e Marketing. OOOO Mudança grande, time afinado, e vantagem do chefe ter ares de latinidade e falar portunhol. OOOO Diretor de fabricante sem falar ou ler a língua do país, se aliena e sai-se mal no serviço. OOOO




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

GENERAL MOTORS ABRE INSCRIÇÃO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO

São aproximadamente 100 vagas para estudantes de cursos superiores de diversas áreas, entre elas engenharia (mecânica, eletrônica, mecatrônica, química e de produção), administração de empresas, propaganda e marketing, ciências contábeis e econômicas, comércio exterior, direito e secretariado.


Para participar da seleção, o candidato deve estar cursando o penúltimo ou último ano em 2015. Além disso, deve ter bons conhecimentos de inglês e informática. O programa pode ter até dois anos de duração. A inscrição deve ser feita por meio do site www.chevrolet.com.br na seção Trabalhe Conosco ícone Programa de Estágio GMB 2015.

As vagas estão distribuídas entre as unidades que a GM possui em São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas no Estado de São Paulo.

A empresa oferece bolsa-auxílio, auxílio transporte, alimentação, seguro de vida e serviço médico ambulatorial. A lista de benefícios ainda permite ao estagiário utilizar as dependências do clube GM e comprar de veículos zero quilômetro da Chevrolet com desconto especial.

No ano passado, cerca de 19 mil candidatos se inscreveram no programa, que neste ano completa 45 anos de existência. Diversos ex-estagiários trabalham até hoje na companhia e chegaram a cargos executivos, como o diretor de Engenharia Alexandre de Almeida Guimarães. 

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 89 anos. Em 2013 a Chevrolet vendeu no país 649.792 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos

Imprensa General Motors do Brasil
Felipe Nóbrega
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Beatriz Matarazzo
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JUSTIÇA.
por José Renato Nalini*

SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA

Reiterados relatos do crescimento do número de roubos, da preferência dos ladrões pelos celulares, de tiroteios em vias públicas de intenso movimento, são fatores de intensificação na sensação de insegurança que a todos abala. Se o problema é gravíssimo na metrópole, não é insignificante nas pequenas comunidades. Estas são alvo de ações criminosas audaciosas, como explosão em agências bancárias, estouro de caixas eletrônicas e bandidagem explícita como já se enfrentou num passado que todos acreditavam sem retorno.

A questão é complexa e permite múltiplas leituras. Algumas delas ideologizadas. Mas a sensatez permite enxergar algumas veredas a serem exploradas.

O Brasil tem um Estatuto do Desarmamento. Mas os homicídios constatados em regra são praticados com arma de fogo. Por que não funciona a apreensão de armas numa conurbação complexa como a da capital paulista e arredores? A presença mais ativa da polícia militar, em revistas permanentes e contínuas, reduziria o índice dessa delinquência cruenta.

Além disso, é preciso investir em inteligência. A Polícia Militar é um celeiro de vocações que se aperfeiçoam no decorrer do tempo, numa carreira que tem a disciplina, a hierarquia e a formação contínua como diretrizes. Contemplar os talentos e premiá-los com a coordenação de estratégias adotadas e comprovadas em outras partes do mundo civilizado seria estímulo a que se afastasse a tendência ao corporativismo personalista. 

Numa Democracia Participativa, os organismos estatais devem trabalhar coordenados e com a efetiva atuação da sociedade civil. Nenhuma delas pode se isolar e levar vida autônoma, desvinculada de suas funções institucionais. Deixar cada corporação à sua própria definição do que deva ser feito é lesivo, aumenta a sensação de descontrole e desgoverno e não atende às expectativas de uma comunidade que, afinal, é quem sustenta o equipamento e tem não só o direito, mas a obrigação de zelar por seu regular funcionamento.

São ponderações que deveriam motivar os responsáveis, hoje pouco prestigiados com a argumentação de que o crescimento da criminalidade é sazonal, resulte de progressos nas tecnologias da informação e da comunicação e de que tudo está sob controle. É outra a sensação da sociedade acuada e aflita por não saber o que lhe reservará o dia de amanhã.









José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.



PROGRAMA TRAINEE SAINT-GOBAIN

O Grupo Saint-Gobain está com inscrições abertas para o Programa Trainee 2015. São 33 vagas destinadas a profissionais de diversas áreas, com formação superior nível bacharelado, nível avançado de língua inglesa e disponibilidade para mudança de cidade/Estado. Com duração de 18 meses, o Programa prevê desenvolvimento técnico e gerencial e atuação em projetos com acompanhamento de um gestor e um mentor e também da área de Recursos Humanos do negócio e corporativo. 

Para participar os candidatos devem ter formação superior nível bacharelado entre dezembro/12 e dezembro/14 nos seguintes cursos:

- Administração de Empresas
- Análise de Sistemas
- Arquitetura
- Ciências da Computação
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Economia
- Engenharias
- Estatística
- Física
- Geologia
- Marketing
- Matemática
- Psicoloigia
- Publicidade e Propaganda
- Química
- Relações Internacionais
- Sistemas de Informação
- Tecnologia da Informação

Os interessados devem se cadastrar até 17 de setembro pelo site www.saint-gobain.com.br.

Sobre o Grupo Saint-Gobain

A Saint-Gobain – líder mundial em soluções para o habitat - é uma das 100 maiores empresas industriais do mundo, com presença em 64 países, 193 mil funcionários e vendas de €42 bilhões em 2013. No Brasil, atua há 76 anos nos mercados de produtos para construção, vidros, abrasivos, cerâmicas industriais, tubulações e distribuição de materiais de construção. O Grupo reúne 17 mil funcionários diretos e indiretos e soma vendas anuais de R$ 9 bilhões em 2013, 54 fábricas, 42 centros de distribuição, 10 mineradoras, 37 lojas e 18 escritórios comerciais. Entre as principais marcas da Saint-Gobain no Brasil, estão Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Quartzolit, Sekurit e Telhanorte.

Com Centros de Pesquisa e Desenvolvimento próprios focados na inovação tecnológica constante, a Saint-Gobain oferece soluções inovadoras para atender aos desafios globais de crescimento, energia e meio ambiente. 

Ketchum Assessoria de Comunicação
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MARCOPOLO PROMOVE DESTRUIÇÃO DE PEÇAS NÃO ORIGINAIS APREENDIDAS EM SÃO PAULO E MINAS GERAIS.

São lotes com mais de 1.000 componentes, como faróis, lanternas traseiras e delimitadoras falsificadas.

Com o objetivo de garantir a segurança dos passageiros e usuários de ônibus Marcopolo, a empresa promoveu, no último dia 5 de agosto, em Arujá, na região metropolitana de São Paulo, a destruição de dois lotes de peças não originais apreendidas em lojas de autopeças de São Paulo e Minas Gerais.  A ação faz parte do programa “Peça Original Marcopolo” e visa alertar os clientes e consumidores sobre os riscos de utilização de peças não originais, que comprometem a segurança e o bem-estar dos usuários de ônibus.

De acordo com Antônio Carlos Boff, gerente de Pós-vendas da Marcopolo, o programa “Peça Original Marcopolo” foi criado no final de 2011 com o intuito de promover a conscientização para a importância da aplicação de peças originais devidamente homologadas. “Muitas peças, como faróis, lanternas e sinalizadores, estão diretamente ligadas à segurança ativa do veículo. Um farol irregular pode, além de iluminar de forma errada, ofuscar e “cegar” momentaneamente o motorista do carro que trafega em sentido contrário, causando acidentes”, salienta o executivo.

A Marcopolo investiu mais de R$ 5 milhões em pesquisas e desenvolvimento dos componentes de iluminação, como os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros utilizados nos modelos de ônibus rodoviários e urbanos da marca. “Os faróis originais Marcopolo são homologados e atendem às mais rigorosas legislações internacionais, especialmente em relação ao campo de iluminação e à eficiência luminosa”, explica. “Os requisitos para homologação destas peças levam em conta, sobretudo, a segurança do veículo, fator chave para o transporte de passageiros”, conclui. 

As peças apreendidas e destruídas são cópias não homologadas por nenhum órgão competente, não atendem a legislação brasileira vigente e podem colocar em risco a segurança e a integridade dos passageiros e usuários. 

As ações de apreensão foram movidas pela Marcopolo no intuito de chamar a atenção do mercado para estes componentes falsificados, que podem induzir os clientes ao erro ao adquiri-los sem ter conhecimento dos riscos de sua utilização. As falhas no campo de iluminação e o alto índice de ofuscamento são as razões principais para esta ação.

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quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FIAT

Palio é o automóvel mais vendido no Brasil pelo segundo mês consecutivo. 


O Fiat Palio foi o automóvel mais vendido no Brasil em julho, repetindo pelo segundo mês consecutivo a liderança de mercado. O modelo alcançou a marca de 15.989 emplacamentos no mês.

A Fiat manteve-se na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves em julho, ao encerrar o mês com 58.782 unidades emplacadas, um crescimento de 14,8% em relação a junho, quando foram comercializados 51.210 veículos.

Nos sete primeiros meses do ano, a empresa totaliza 400.983 automóveis e  comerciais leves emplacados, alcançando uma participação de mercado de 21,5% no período, de acordo com os dados divulgados hoje pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Com esse resultado, a Fiat ampliou sua dianteira em relação ao segundo colocado para 71.551 automóveis e comerciais leves.

No ranking dos 10 veículos mais comercializados no ano, quatro modelos são da marca: Fiat  Palio (98.555 unidades vendidas); Fiat Strada (87.906 unidades), Fiat Uno (70.641 unidades) e Fiat Siena (63.871 unidades). A picape Strada é o comercial leve mais vendido no Brasil, enquanto o Siena é o líder em vendas entre os sedans.

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MITSUBISHI ASX É EQUIPADO COM PORTA-PACOTES ECOLÓGICO

Crossover ganha componente produzido com a tecnologia Ecofibra Automotive. Foto: Fabio Bustamante

O crossover Mitsubishi ASX, produzido no Brasil desde o ano passado, é equipado com porta-pacotes ecológico, com a tecnologia Ecofibra Automotive, da Artecola Química, e fornecido pela Formtap Indústria e Comércio. O Ecofibra Automotive é um laminado que mescla polímeros com fibras naturais, desenvolvido para atender aos programas ambientais da indústria automobilístic”.

Além de ecológico, o Ecofibra Automotive contribui para a redução de peso e do nível de ruído interno, tem maior facilidade de moldagem e melhor padrão de acabamento. O projeto para o Mitsubishi ASX foi cumprido ao longo de 14 meses, em processo de engenharia simultânea, e teve como objetivo atender às especificações ambientais da montadora e ao processo de moldagem por ela estabelecido.

O Ecofibra Automotive é um laminado utilizado para a produção de painéis de portas, porta-pacotes, revestimento de assoalhos, de caixas de rodas e outros componentes. Além das propriedades ecológicas, apresenta baixo custo, simplicidade de processo, menor peso, flexibilidade de aplicações, fácil moldagem e acabamento de alto padrão.

“Todas essas vantagens levam as empresas a adotar de forma crescente a aplicação do Ecofibra”, salienta Rafael Müssnich, diretor de Operações da Artecola Química. Müssnich acrescenta que a produção do Ecofibra Automotive tem crescido de forma consistente.

O executivo informa também que a utilização do Ecofibra Automotive para a produção de peças internas dos veículos ultrapassa o foco de preservação ambiental adotado pela indústria automobilística. “Os engenheiros de pesquisas da Artecola Química trabalham para agregar outros valores ao produto, em benefício dos consumidores, especialmente em consumo de combustível e de conforto, por intermédio da redução de peso e do nível de ruído dos veículos. Também nos dedicamos ao desenvolvimento de uma ampla variedade de combinações de matérias-primas e de projetos customizados, de acordo com as necessidades de cada aplicação”, acrescenta Müssnich.

EMPRESAS ARTECOLA – A Artecola Química integra as Empresas Artecola, companhia em atividade desde maio de 1948, que reúne também as operações MVC Soluções em Plásticos (plásticos de engenharia) e Arteflex (EPIs - Equipamentos de Proteção Individual). Estão presentes no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e China, atuando em diferentes mercados. Mais informações: www.artecolaquimica.com.br.

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MERCEDES-BENZ NA EXPOCOFENAR

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer, irá participar da convenção Agenda Confenar, principal evento do setor de distribuição de bebidas no Brasil, que reúne líderes empresariais e gestores que representam aproximadamente um milhão de pontos de venda no País, nesta quinta-feira, 7 de agosto, como convidado especial de um painel sobre lideranças empresariais, organizada pela Confenar (Confederação Nacional das Revendas AmBev e das Empresas de Logística da Distribuição).

O executivo compartilhará conceitos e pensamentos com temas como gestão de equipes, motivação, metas, objetivos e eficiência, liderança, assim como estratégias frente à competitividade de mercado nos diversos cenários econômicos.

Paralelamente à convenção, a Mercedes-Benz estará presente na ExpoConfenar 2014, com a exposição do caminhão extrapesado Axor 2544 6x2 e do chassi Sprinter 515 CDI, entre os dias 6 e 8 de agosto no hotel Bourbon em Atibaia, SP. 

Atron

O estande da Mercedes-Benz apresentará, para aproximadamente 700 participantes, as soluções da marca para o transporte de bebidas, o que inclui os caminhões leves Accelo, os médios e semipesados Atego e Atron, os extrapesados Axor, assim como chassis e furgões da linha de veículos comerciais leves Sprinter. A diversidade de modelos à disposição do setor traz múltiplas opções de escolha para os clientes.

“Assim como acontece em diversos segmentos, também no transporte de bebidas os veículos da nossa marca são reconhecidos pela agilidade, elevada capacidade de carga, economia de combustível e reduzido custo operacional”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Sem abrir mão da força, robustez e resistência necessárias no severo trabalho da distribuição urbana de bebidas, bem como nas curtas e médias distâncias rodoviárias e nas operações logísticas”.

Philipp Schiemer

De acordo com o executivo, os veículos da marca asseguram mais benefícios para os clientes. “Graças à potência e torque elevados, os motores Mercedes-Benz proporcionam ótimas arrancadas e retomadas de velocidade, vantagens essenciais especialmente na distribuição urbana, caracterizada pelo intenso para-e-anda”, diz Shiemer. “A capacidade de subida é outro destaque derivado do elevado torque do motor Mercedes-Benz, otimizando o tempo de transporte mesmo quando o veículo enfrenta ladeiras no interior dos bairros”.

Com 13 toneladas de PBT, Accelo 1016 6x2 é ideal para a distribuição de bebidas nos grandes centros



A equipe da Mercedes-Benz na ExpoConfenar irá apresentar aos visitantes do estande as diversas vantagens que o Accelo 1016 proporciona aos transportadores de bebidas. Com 3º eixo montado por implementadores do mercado, o Accelo 1016 6x2 pode alcançar 13.000 kg de PBT - Peso Bruto Total, propiciando até 9.000 kg de carga útil mais o equipamento. Esta capacidade é maior do que a oferecida até mesmo por caminhões médios 4x2 de outras montadoras. Aliado a isso, por ser um caminhão compacto com plataforma de carga baixa, fácil acesso à cabina e reduzido círculo de viragem, proporciona mais agilidade e produtividade. 

O Accelo 1016 6x2 é um VUC (Veículo Urbano de Carga) que permite o transporte de 6 paletes altos de 1.250 kg para 42 caixas de bebidas cada um. Isso significa que o cliente leva mais carga por viagem, 42 caixas a mais, aumentando em 20% a produtividade no transporte. Os veículos classificados como VUC podem circular até mesmo em zonas de restrição, como as existentes na cidade de São Paulo.

Caminhões Mercedes-Benz asseguram economia e conforto

A Mercedes-Benz oferece aos clientes a mais completa linha de caminhões para o transporte de bebidas, tanto para a distribuição nos mais diversos pontos de venda das cidades e em curtas distâncias, quanto para as operações logísticas entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Além do leve Accelo, o portfólio inclui os médios e semipesados Atego e Atron e os extrapesados Axor. Ou seja, o cliente tem amplas opções à escolha, com diferentes ofertas de tipo de cabina, dimensões, distâncias entre eixos, capacidade de carga, motorização e itens de conforto e segurança.

Atração no evento, Axor 2544 6x2 com entreeixos de 3.100 mm é indicado para transferências e entregas a hipermercados



O estande da Mercedes-Benz na ExpoConfenar irá expor uma novidade derivada do ECONFORT (Economia+Conforto+Força/Desempenho, apresentado neste ano: o cavalo-mecânico extrapesado Axor 2544 6x2, que se destaca pelo novo entreeixos de 3.100 mm e pela suspensão pneumática do chassi. No transporte de bebidas, este recente lançamento da marca é indicado para transferências entre fábricas e centros de distribuição e ainda para entregas a grandes hipermercados.

O entreeixos de 3.100 mm do Axor 2544 – também disponível para os extrapesados Axor 2536 e Axor 2541, com tração 6x2 e com suspensão pneumática – atende às aplicações que utilizam semirreboques longos.

Sprinter oferece agilidade e conforto no transporte de bebida



A linha de furgões e chassis Sprinter da Mercedes-Benz também oferece diversas soluções para o transporte de bebidas nas cidades e em curtas distâncias. De acordo com Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing da Sprinter no Brasil, as empresas e os transportadores que atuam no setor desfrutam de muitas vantagens, como, por exemplo, o conforto de dirigibilidade e de manobras para os motoristas. “Graças às suas dimensões compactas, a Sprinter agiliza e otimiza as operações de carregamento e descarregamento, mesmo em locais estreitos e de difícil acesso”, diz ele. 

Com um amplo portfólio de mais 50 modelos, a família de furgões, chassis e vans Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton).

Robusto, resistente e disponível em duas versões de entreeixos, o chassi com cabina da linha Sprinter está apto para a implementação de vários tipos de carroçarias e equipamentos. No segmento de bebidas, para transporte de caixas do tipo batida, paletes e insumos (geladeira, mesa e cadeiras), podem ser aplicadas as carroçarias carga seca, baú e baú lonado ou roll-up. O chassi Sprinter está disponível em três diferentes PBTs (3,5 ton, 3,88 ton e 5 ton), com carga útil de até 2.993 kg, o que permite, após o encarroçamento, carregar até 2 paletes. Além disso, destaca-se pela praticidade do carregamento, devido à baixa plataforma de carga.

Sprinter é referência de mercado em segurança

A Sprinter da Mercedes-Benz é reconhecida no mercado por seu exemplar nível de segurança. Um dos principais diferenciais é o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ABS, ASR, BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.


Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
Edgar Bertini 
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