domingo, 7 de setembro de 2014

MUNDIAL DE MOTOCROSS

Italiano Antonio Cairoli enlouquece público em Goiás e conquista oitavo título.

Etapa inédita em Trindade deu título antecipado de 2014 ao piloto da equipe Red Bull KTM Factory Racing. 

A estreia de Goiás no cenário da elite do motocross teve direito a comemoração de título. O piloto Antonio Cairoli, de 28 anos, saiu da 16ª e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Motocross, neste domingo (7), em Trindade (GO), campeão da MXGP, principal categoria do evento. A oitava conquista do italiano da equipe Red Bull KTM Factory Racing foi acompanhada e ovacionada por 15 mil pessoas, que estiveram na arena montada no quilômetro 16 da rodovia dos Romeiros.

Por ter 109 pontos de vantagem na classificação em relação ao segundo colocado, Jeremy Van Horebeek (BEL), da Yamaha Factory Racing, Cairoli só cumprirá tabela na etapa final. “Foi muito bom voltar ao Brasil e ser campeão pela segunda vez. A energia do público foi muito bacana, me ajudando a cada salto. Obrigado aos fãs brasileiros que estiveram presentes nas corridas”, afirma Cairoli, que também conquistou o campeonato no país em 2010, em Campo Grande (MS). A vitória no geral da categoria ficou com o alemão Max Nagl, da Team HRC. Ele levou as duas baterias sem dificuldades.

Já na categoria para motos 250cc, o francês Romain Febvre, da Wilvo Nestaan Husqvarna Factory Racing, venceu a etapa com 45 pontos. A disputa do título esquentou de vez com o quarto lugar, no somatório, obtido pelo francês Jordi Tixier, da Red Bull KTM Factory Racing. Ele encurtou a distância para Jeffrey Herlings, atual líder. Os companheiros de equipe estão separados por 23 pontos e há expectativa de que o holandês - fora das três últimas etapas, por causa de uma lesão - volte às pistas. Assim, a decisão vai para León, no México, no próximo final de semana.

MXGP


Foi dominada pelo Max Nagl (foto), da Team HRC, desde a prova classificatória, no sábado (6). O alemão venceu as duas baterias da categoria, sem ser ameaçado pelos adversários. Saiu com 50 pontos na etapa, mas a grande festa foi de Antonio Cairoli. Na primeira bateria, o italiano chegou na quinta posição. Bastou para não ser mais alcançado por Van Horebeek. O belga foi 13º na prova. O destaque nacional da MXGP foi o goiano Wellington Garcia, da Equipe Honda Mobil, que terminou em 14º na etapa. O prata da casa teve melhor desempenho na segunda corrida, quando cruzou a linha de chegada em 13º. "É muito especial participar do principal evento de motocross do mundo no meu Estado. Isso é muito bom para incentivar novos pilotos e para nosso país continuar recebendo o Mundial", ressalta o goiano.

MX2


A vitória da etapa ficou com o francês Romain Febvre (foto), da Wilvo Nestaan Husqvarna Factory Racing, que somou 45 pontos e triunfou na primeira bateria. A vantagem foi de um ponto para Dylan Ferrandis, da Team CLS Kawasaki Monster Energy, que terminou as corridas com duplo segundo lugar. “A pista daqui é bem diferente das que estou acostumado na Europa. Eu gostei, pois havia muitos saltos e o público participou bastante”, coloca Febvre.

O esloveno Tim Gajser, que defende a Honda Gariboldi, venceu a segunda bateria e acabou com a terceira colocação na passagem por Goiás, com 39 pontos. O brasileiro mais bem posicionado na categoria foi Hector Assunção, da Equipe Honda Mobil. Ele ficou em 15º no geral, com 13 pontos.

Resultados


1ª bateria MXGP

1º Max Nagl (ALE) #12
2º Steven Frossad (FRA) #183
3º Kevin Strjbos (BEL) #22
4º Gautier Paulin (FRA) #21
5º Antonio Cairoli (ITA) #222
15º Wellington Garcia (BRA) #421
18º Jean Ramos (BRA) #992  

2ª bateria MXGP

1º Max Nagl (ALE) #12
2º Gautier Paulin (FRA) #21
3º Antonio Cairoli (ITA) #222
4º Tommy Searle (GBR) #100
5º Davide Guarneri (ITA) #39
13º Wellington Garcia (BRA) #421
14º Jean Ramos (BRA) #992

Somatório baterias MXGP  

1º Max Nagl (ALE) #12 50 pontos
2º Guatier Paulin (FRA) #21 40 pontos
3º Antonio Cairoli (ITA) #222 36 pontos
4º Steven Frossard (FRA) #183 36 pontos
5º Tommy Searle (GBR) #100 32 pontos
14º Wellington Garcia (BRA) #421 14 pontos

Classificação geral após 16 etapas
1º Antonio Cairoli (ITA) #222 705 pontos
2º Jeremy Van Horebeek (BEL) #89 596 pontos
3º Kevin Strijbos (BEL) #22 530 pontos
4º Clement Desalle (BEL) #25 484 pontos
5º Steven Frossard (FRA) #183 392 pontos

1ª bateria MX2

1º Romain Febvre (FRA) #461
2º Dylan Ferrandis (FRA) #122
3º Arnaud Tonus (SUI) #200
4º Valentin Guillod (SUI) #92
5º Jordi Tixier (FRA) #911
13º Hector Assunção (BRA) #230

2ª bateria MX2

1º Tim Gajser (ESL) #243
2º Dylan Ferrandis (FRA) #122
3º Romain Febvre (FRA) #461
4º Jordi Tixier (FRA) #911
5º Jeremy Seewer (SUI) #91
16º Hector Assunção (BRA) #230

Somatório baterias MX2

1º Romain Febvre (FRA) #461 45 pontos
2º Dylan Ferrandis (FRA) #122 44 pontos
3º Tim Gajser (ESL) #243 39 pontos
4º Jordi Tixier (FRA) #911 34 pontos
5º Valentim Guillod (SUI) #92 33 pontos
15º Hector Assunção (BRA) #230 13 pontos

Classificação geral após 16 etapas

1º Jeffrey Herlings (HOL) #84 594 pontos
2º Jordi Tixier (FRA) #911 571 pontos
3º Romain Febvre (FRA) #461 534 pontos
4º Dylan Ferrandis (FRA) #122 511 pontos
5º Tim Gajser (ESL) #243 487 pontos

O MXGP Estado de Goiás é uma realização da Romagnolli Promoções e Eventos, Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Youthstream. Corealização: Governo do Estado de Goiás e SIC (Secretaria de Estado de Indústria e Comércio). Copatrocínio: Honda, Yamaha e Pirelli. Apoio: Prefeitura Municipal de Trindade, Kaiser, Transportadora Aquariun, Rinaldi, TV Anhanguera, jornal Diário de S. Paulo, revista Dirt Action, A Revista da Moto!, rádio Jovem Pan, Hotel Fortaleza, Empreendimentos Viver Bem, Locaweb, Ticket3 e CBM.

Fotos: Luiz Pires/Divulgação

VIPCOMM
Carolina Yada
carolina.yada@vipcomm.com.br
(11) 3893-1010

LEXUS PROMOVE CONCURSO MUNDIAL DE DESIGN.

A “Lexus Design Award”, competição internacional focada em designers inovadores de todo o mundo, abre inscrições para sua terceira edição. Os vencedores do concurso terão a oportunidade de trabalhar seus protótipos ao lado de designers mundialmente reconhecidos.


"Iris", do alemão Sebastian Scherer, foi um dos protótipos vencedores da última edição do Lexus Design Award

O tema do Lexus Design Award 2015 é “Sentidos”, baseado particularmente na experiência de condução de seus automóveis, como ver o estilo do veículo, ouvir o som do motor afinado, sentir os assentos luxuosos em couro e respirar o "cheiro de carro novo". Considerando esse conjunto de exemplos, a Lexus pretende trabalhar os sentidos de uma forma cada vez mais exclusiva.

Autores de doze projetos finalistas ganharão convites para a Semana de Design de Milão 2015. Destes, quatro – dois a mais que a última edição do concurso – terão o apoio de mentores internacionais de design à medida que desenvolverem seus protótipos e apresentarão seus projetos no estande Lexus durante o evento, antes do vencedor ser anunciado.  Inscrições de todo o mundo serão aceitas até o dia 3 de novembro.

Edições passadas

A “Lexus Design Award”, lançada em 2012 com o tema “Movimento”, surgiu com a intenção de identificar e apoiar mundialmente as futuras gerações que utilizam o design para solucionar problemas e criar um futuro melhor. No ano passado, o tema escolhido para a competição foi “Curiosidade” e recebeu 1.157 inscritos de 72 países.



Inscrições para o Lexus Design Award 2015

Inscrições
Até 3 de novembro de 2014
Tema

Sentidos

Critérios de Julgamento

  • Profundidade de compreensão dos conceitos de design e interpretação única desses conceitos.
  • Singularidade de perspectiva e originalidade das soluções propostas sobre o tema.
Júri

Paola Antonelli, Aric Chen, Toyo Ito, Birgit Lohmann, Alice Rawsthorn, Tokuo Fukuichi (Lexus Internacional)


Mentores


Arthur Huang, Robin Hunicke, Neri & Hu, Max Lamb
Regulamento

  • Doze finalistas serão convidados para a Semana de Design de Milão.
  • Quatro projetos, entre os doze finalistas receberão, cada um, até dois milhões e quinhentos mil ienes para cobrir os custos de produção dos protótipos. Os quatro designers finalistas criarão seus protótipos, entre janeiro e março de 2015, em sessões com seus mentores escolhidos.
  • Cada um dos quatro finalistas apresentarão seus protótipos e o vencedor será anunciado na Semana de Design de Milão em 2015.
Organização
Lexus Internacional
Inscrições

Por meio do site da Designboom 


Mais informações


Visite o site: LexusDesignAward.com

*Somente um participante será convidado por projeto, independentemente de o protótipo ter sido desenvolvido em grupo.



Lexus Brasil – Relações Públicas 
George Costa e Silva – Gerente de RP
Erick Boccia – Chefe de Imprensa
(11) 5502-9168

Printer Press Comunicação Corporativa
Gregório Russo
(11) 5502-9171 
Cassio Waki 
(11) 5502-9177
Leandro Volcov
(11) 5502-9201
Kelly Buarque
(11) 5502-9218

sábado, 6 de setembro de 2014

DE CARRO POR AÍ.
por Roberto Nasser*

DE NOVO, O NOVO UNO

Fiat mostrou a versão atualizado do Novo Uno. Muitas, muitas mudanças: plataforma reforçada para reduzir torções; interior revisto em formas dos bancos, tecidos, decoração; volante e painel totalmente novos, incremento na aplicação de eletrônica, elevação de charme mecânico com aplicação do sistema Dualogic Plus. Agora este automatizador do câmbio é acionado por botões no console, e a troca de marchas é exclusivamente sob o volante. Charme veio da Ferrari e do Alfa 4C.

Quem os vê ou dirige, fica com a certeza da fabricante ter aviado novamente sua fórmula de resultados: prospectar mercado, consumidores, concessionários para saber quais as demandas dos compradores. E se aplicaram a isto. Bom serviço. O visual mudou e permite combinações de acordo com o espírito das versões. Por exemplo, a Sporting tem novo para choques traseiros, e sob ele avultam, unidas, na metade, as saídas do escapamento.

Há alguns itens diferenciativos, classificáveis em várias categorias. Dos que formam na fila dos eco motoristas, ou que intentam provocar inveja de vizinhos. Na primeira, há a versão Economy, dotada de pneus verdes - com menor arrasto e indutores de menor consumo de combustível e emissões poluentes, e indicador para troca de marchas. Coroa o pacote com aparato que, parando em porto morto, desliga. Para sair, basta pisar na embreagem. É o Start Stop – nome errado, deveria se chamar Stop Start – e o conjunto de soluções, num transito picado de para e anda, é capaz de economizar 20% em combustível. Para o segundo departamento, o Dualogic Plus acionado por botões; o sistema Easy 4 You, equipamento ligado ao painel, recebendo smart phone aí utilizado como telefone, fonte de música, ou ainda GPS. Coisa a virar moda, a R$ 1300, assim como o espelho retrovisor interno, com câmera de ré, por R$ 899. Mesma linha de acessórios, coisa para a qual Fiat Chrysler se dedicam, tem diretoria própria tocada por Noberto Klein, ex VW.

O propósito mercadológico é o consumidor jovem, daí o slogan da campanha publicitária: Descolado como VocêA designação Novo Uno, idêntica ao do modelo anterior, desloca-o para sub posição agora tratado por apenas Uno, em versão Vivace, duas e quatro portas.

O Novo Uno, o modelo 2015, será vendido em 7 versões. Carlos Dutra, homem de produto da marca, acredita em crescer 30% das vendas, uns 3.000 unidades mensais. Do mais completo, com o inovador Start Stop, iniciais 10% das vendas. 

Quantos                                                                R$
Uno
Vivace 2 portas
26.370
#    4 portas
28.500
Novo Uno ( apenas em 4 portas )
Attractive 1.0
 30.990
Way        1.0
31.490
#           1.4
34.990
Evolution 1.4  Start Stop
34.990
Sporting 1.4
36.650
Ar condicionado, para todas as versões custa R$ 2.300    


Novo Uno, revisto, melhorado, para disputar liderança de vendas


Chega chinesa Chery



Primeira chinesa a se implantar no Brasil, a Chery não é apenas mais uma montadora dentre as incontáveis aqui instaladas. Implantação representa muito mais. É o início de uma nova fase de convívio entre os costumes destes neo industriais – a Chery tem apenas 15 anos – e as posturas estadunidenses, italianas, alemãs, francesas, japonesas que vigoram no Brasil e moldam técnicos e engenheiros.

É a primeira iniciativa internacional da marca, informando ter aplicado o equivalente a R$ 1 bilhão para implantar a fábrica capaz de produzir 150 mil unidades anuais, uma fábrica dos motores Acteco, de projeto austríaco e controle da Chery. Após, centro de pesquisa e desenvolvimento. Produtos serão o Celer e o pequeno QQ em nova edição.


Produto símbolo do início, o Celer


Economia faz primeira vítima


Vendas significando perdas em relação ao exercício passado, mercado estremecido e perspectivas econômicas em baixa vibração até as eleições, fizeram a Volkswagen baixar pressa para a produção do Golf nas beiradas de Curitiba. Adiou ações por um ano, jogando fabricação para o final de 2016.

Enquanto isto, para alimentar o mercado importará os Golf produzidos no México. Quase iguais aos alemães atualmente à venda, exceto por simplificação.

Desaparece o revestimento amarronzado para os bancos: o freio de emergência, acionado eletricamente volta ao secular sistema de alavanca e cabos de aço. E as versões por conteúdo serão incrementadas. Haverá um Golf de entrada e outro acima do Higline, todos com motor 1.4, além da versão superior, com motor 2.0 e 211 cv. Alterações de preços não divulgadas.



Brasil,  Golf, produção adiada.

Roda-a-Roda


Mercado – Em agosto licenciamento de automóveis na Argentina caiu 26,6% em relação a agosto.2013. Quanto aos números do mês anterior ascendeu 1,5%. Analistas creem, o fundo do poço ficou para baixo, iniciando recuperação. Previsão é fechar o ano com 650.000 unidades. Em 2013, 955.000. Mercado é liderado pelo Renault Clio, de menor preço.
Futuro – Jornalista Horácio Alonso, do jornal Ambito Financiero, preocupado ante incerteza em recuperação, e medidas extremas tomadas por fabricantes e importadores. Para cortar custos vale tudo, até demissão de presidente; desinteresse em manter representações de carros importados, hiper taxados, e casos curiosos de ágio sobre alguns destes estocados, últimas unidades sem o impostazo e o cessar importações.
Mais – Dentre as medidas, relata mudanças de escritórios luxuosos para outros de menor áreas, luxo e custos, re exportação de importados não vendidos. Problemas locais, carros quase prontos, sem peças externas e de dificultada importação.
Largada – Novo acordo societário, como a Coluna antecipou, com entrada da JAC chinesa no capital da indústria, construção deve se iniciar em novembro, em Camaçari. 13 meses para operar; três modelos em avaliação; 75 mil veículos/ano.
Especial – Fiat monta outro pacote Itália, desta vez no Punto Attractive. Nome técnico do negócio é série branca, incentivo às compras pela agregação de equipamentos cujo custo superaria se fossem aplicados por particular.
Assim – Série Especial enfatiza conteúdo e valor: rádio Connect CD MP3; volante em couro com comandos do rádio; retrovisores externos elétricos; vidros traseiros elétricos; faróis e lanternas com máscara negra; spoiller na tampa traseira. R$ 45.460.
Caixa – Banco oficial chamado a fomentar vendas de automóveis novos e usados, Caixa promove edição de seu Salão Auto Caixa. 4 a 6 de setembro, e 3.000 gerentes em mais de 1.100 concessionários para agilizar o processo.
Atrativo – Taxas, carência de três meses para iniciar pagar, um mês por ano de supressão do pagamento, brindes pelos concessionários. Em 2013 captou R$ 228,6M em financiamento. Nesta edição quer financiar R$ 300M. Lista das revendas com financiamento Caixa em www.salaoautocaixa.com.br.
Novidades – Mercedes lançará utilitário esportivo GLA meio de setembro. É feito sobre a plataforma do Classe A, e será o mais caro da família; Honda - Mesmo período Honda exibirá novo City. Toyota versões do picape Hilux com SRV, de preço menor, motor flex, 2,7 litros, 163 cv, tração apenas dianteira, e transmissão automática antiga, de quatro velocidades. Vendas em novembro.
Como é – Diz consultoria Jato Dynamics, Brasil mantém quinta posição em vendas. Alemanha, crescendo, quarta; Japão, terceiro, caindo 2,6%; EUA vice líder, em ascensão, marcou pouco mais de 1,4 milhão de vendas; e China, crescendo, mantém liderança ao arranhar 1,5M nos oito primeiros meses.
Posição – Apesar da queda em vendas em agosto – 17,2% menos que agosto de 2013 e 7,6% inferior a julho – 272,5 mil veículos contra 329,2 mil em agosto 2013 e 294,8 mil, o Brasil se mantém o quinto mercado mundial.
Doméstico – Fiat manteve a liderança, com 21,7%; VW 18,7 %ultrapassou a GM, 15% e Ford, 4a, 8,7%. Resultado surpreendeu. Esperava-se, a agressiva campanha da GM, vendendo com desconto igual ao IPI, arrancasse vendas.
Re posição – Maus indicativos e quedas – vendas, venda diária – estoques altos, entre 30 e 40 dias – apesar da redução de produção, transfere para setembro as esperanças de início de recuperação por novos modelos e medidas do Banco Central. Redução do mercado, aos olhos de Flávio Meneghetti, da Fenabrave, deverá ser de 8% relativamente a 2013.
Líder – Palio foi, pelo terceiro mês o mais vendido, superando o Gol por margem mínima. Recém lançado, Renault Sandero é 10o. da lista mais vendida.
No bolso – Apagar das luzes, atual governo usou maioria no Senado para aprovar aumento da adição de álcool à gasolina a 27,5%. Biodiesel a 6%. Do ponto de vista do consumidor e eleitor, é desperdício pois o limite máximo de queima econômica é 25%. O aumento é para agradar os usineiros, em má situação pelo controle oficial do preço da gasolina.
Mudança – Nova estrutura de comunicação social da Honda mudou agências e métodos. Apresentação do novo City terá test drive longo, trechos com orografia variada para aferir características do automóvel. Antes a marca havia cometido tais avaliações em cobertura e estacionamento de shoppings.
Base – Marcel Dellabarba, novo gestor da área, veio de VW e Mercedes, onde as avaliações de lançamento são extensas.
Chamado – General Motors faz chamada para substituir mecanismo de regular altura dos bancos em 1.821 Camaro modelo 2011. Súbita mudança de altura pode afetar o controle do veículo pelo motorista.
Bom começo – Ralliart Brasil, divisão de alta performance, negócio da Mitsubishi Motors, largou bem. L200 Triton SR por ela preparada chegou em 4o. com João Franciosi e Rafael Capoani, primeiro nacional no árduo Rally do Sertões.
De novo - Prova vencida pela equipe Mitsubishi Petrobras com protótipo ASX Racing, com Guilherme – Guga - Spinelli e Youssef – Turco - Haddad. É a quinta vitória de Guga na prova.
Idem – Menor fábrica nacional, Suzuki do Brasil foi de forma contida, com os dois Jimny participantes do desafio 100 mil km em 100 dias, revisaram, equiparam, pintaram, trocaram pneus e partes de suspensão, e estrearam os pequenos goianos no Ralli. Na categoria Production 2, para carros iguais aos à venda, ficaram com 5a. e 10a. posição.
Alerta – Pela Internet conselhos em nome de uma certa Shell Oil: não fumar; não usar telefone celular enquanto abastece o veículo; não voltar a ele durante o abastecimento, tocando a lataria próximo ao bocal de combustível. Comportamentos podem ignitar o vapor do combustível durante abastecimento.
Voz da dona – Consultada, assessoria da Shell desconhece documento e origem, mas conselhos são válidos.
Socorro – A fim de empréstimo para quitar dívidas, implantar negócios, fazer capital de giro? O Chrysler Finance Group LLC, aparentemente empresa sob o guarda chuva da Fiat Chrysler Automobiles, está oferecendo ao mercado brasileiro, entre US$ 10 mil e US$ 20M. A fim? info@chryslerfingrp.com.
Chamada – Distância entre as metas de redução de consumo de combustíveis e emissões de poluentes estabelecidos para EUA, Europa e Brasil motiva protestos.
Comparação – Movimento internacional pró ecologia Greenpeace protesta nas portas das fabricantes brasileiras, cobrando atingir as metas definidas nos países de origem. Por leniência oficial as metas brasileiras ficam muito distantes.
Na veia - Protesto é feito na porta das fábricas de Fiat, VW e GM, para que as filiais cumpram, em nome do meio ambiente, as regras dos países de origem.


Protesto na porta da GM

Retífica RN - Coluna passada indicou, uso constante com pequena quantidade de combustível no tanque pode danificar a bomba de alimentação. Leitor Boris Feldman, engenheiro, contesta: bomba não queima por falta do combustível refrigerante. Adoto.
Procura-se – Roubaram o Opala Comodoro SL/E 4.1, 1992, azul escuro, sedã, placas TTJ 0749. Vendo, avise à Polícia e ao dono (neygama@hotmail.com).
Agravante - Roubo ou furto de carro de coleção deveria ser crime qualificado, representando prejuízo à vítima e ao país, desfalcado em seu pobre acervo histórico automobilístico.
Miniaturas – Editora Planeta DeAgostini produz série de miniaturas Carros Inesquecíveis do Brasil. Folheto bem editado tecnicamente por Bob Sharp, acompanhado de miniatura, valor em torno de R$ 40. Recente exibe automóvel Simca Esplanada 1966. Problema ? Não houve Esplanada ’66.
Como é – Parte é Simca, pelas calotas não utilizadas no Esplanada. Outro engano, a miniatura não é desta versão luxuosa, mas do contido Regente. Idem para a modelia é errônea, pois tal carroceria é versão 1969. E neste ano, como desde abril de 1967, a marca do veículo é Chrysler.
Retífica RN – Coluna passada falou da possível queima da bomba de combustível funcionando em ambiente de baixo nível no tanque. Leitor atento, jornalista e engenheiro Boris Feldman foi rápido: não queima. Acato.
Gente – Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, premiado. OOOO Personalidade Brasil Alemanha 2014, pela Câmara Brasil-Alemanha. OOOO Contribuição ao fortalecimento econômico dos dois países. OOOO 




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

GRUPO ANDRADE GUTIERREZ ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO

Estão abertas até o próximo dia 18 de setembro as inscrições para o Programa de Estágio do Grupo Andrade Gutierrez. Voltado para jovens estudantes do penúltimo e do último ano de graduação, o programa é aberto a candidatos de formações acadêmicas variadas, com inglês intermediário e conhecimento do Office.

Outras características determinantes para a escolha do estagiário são a aderência à cultura da empresa e a boa comunicação verbal e escrita, além da disponibilidade para viagens e mudança, depois de formado.

O programa tem duração de até dois anos, com carga horária flexível de 4 horas diárias (20 horas semanais) até 6 horas diárias (30 horas semanais). Os interessados devem se inscrever pelo site www.agjovem.com.br.

Durante o período do estágio, o estudante tem a oportunidade de vivenciar as seguintes atividades:
·         Acesso a um plano de estágio estruturado no início do processo
·       Módulos de treinamento comportamentais, em negócios e em ferramentas de gestão da Andrade Gutierrez
·         Estágio de férias, com intercâmbio em outras áreas, unidades ou obras para vivenciar experiências complementares
·         Avaliação anual – com feedbacks e avaliações de carreira 

As etapas do processo seletivo são as seguintes:
1) Cadastro do currículo no site
2) Testes presenciais
3) Dinâmica de grupo
4) Entrevista individual
5) Exames médicos
6) Contrato com a universidade

Sobre o Grupo Andrade Gutierrez

A Andrade Gutierrez é um grupo de atuação global e negócios diversificados em infraestrutura, com 66 anos de história. Investe e opera em Engenharia e Construção, Tecnologia, Participações Públicas e Privadas, Logística, Saúde, Saneamento, Energia e Desenvolvimento de Novos Negócios. Em 2013, faturou R$ 8,9 bilhões e acumula projetos em mais de 40 países. Emprega diretamente em suas unidades de negócio e empresas controladas mais de 250 mil pessoas.

FSB COMUNICAÇÕES
Victor Albuquerque
victor.albuquerque@fsb.com.br
+55 21 3206-5050