domingo, 7 de dezembro de 2014

MITSUBISHI ASX.

Coisas de Agora mostra o vídeo release de lançamento do Mitsubishi ASX (Active Smart Crossover) 2015, produzido pela marca na fábrica de Catalão - Goiás.

Clique na telinha e assista agora.


CASA DA MÃE JOANA.
por Marli Gonçalves*

PROCURA-SE EU MESMO

Não sei se é a água da torneira, do chuveiro, o ar, algum momento astral, o tempero da comida. Só sei que de uma hora para a outra tenho encontrado vários amigos que estão dando uma pirada, no bom sentido, "se procurando". Onde é que a gente se perde?

Nós nos perdemos de nós mesmos. Como se a gente se esquecesse em algum canto, igual esquecemos e perdemos guarda-chuvas, isqueiros, canetas, papeizinhos com telefones importantes anotados (os desimportantes achamos), e não soubesse nem lembrasse onde, tivesse largado em algum lugar. Não há GPS ou Waze para essa situação, nem um satélite pode resolver. A agonia também parece a mesma de quando a gente está sozinho e perde os óculos de grau e tem de sair tateando até encontrar, justamente porque não enxerga nem um palmo na frente do nariz.

De repente acontece, creio que seja assim porque pelo menos os casos que tenho visto tiveram mínimo aviso prévio, só pequenos sinais como angústias existenciais. Já percebi também que há dois tipos de perdidos: os que conseguem falar sobre isso e os que não conseguem se expressar nem por reza brava. Aparentam apenas, como naquele dito popular, que estão procurando elefante em cabeça de alfinete, uma medida que sempre me pareceu muito exata. Mas o camelo que passa no buraco da agulha pode ser uma baita depressão.

Sei como é, nem conto quantas vezes passo por isso - mesmo que de forma leve - até por dia. Também sinto vontade de sair me procurando, para ver se não acho uma melhor, mais resolvida, com sucesso, considerada. Acostumei. Mas no meu caso, leva só alguns minutos, porque ai já não me encontro mesmo, e logo esqueço até o que estava procurando, vejo e me distraio com outra coisa, dou uma gargalhada. Ou a realidade aparece tão real, dura e cristalina que eu não tenho dúvidas de que estou ali, eu original, embora o que adoraria é justamente é "dar um perdido". Deve ser uma forma que achei, sim, mas de não perder muito tempo, já que é tudo tão abstrato nesse campo que deve ser objeto de amplos estudos por psicólogos, psiquiatras e afins.

A gente vai vivendo no atropelo dia após dia. Tantas coisas e sofrimentos ao redor, assim como desafios a vencer, que quando vemos - surpresa! - acabou o dia, a semana, o mês, o ano, chegou dezembro. Conversando outro dia me veio uma clara imagem, a de que corremos todos em modernas esteiras malucas, onde não somos nós que controlamos os comandos, e sim uma força superior (ou inferior?) para a qual cada um de nos dá um nome; força, com um dedinho que se compraz em fazer a esteira correr mais veloz - de nos fazer por os bofes para fora - e, de repente, recua, tão lenta que o caminhar se equipara à tartaruga se movimentando. Talvez a tal força esteja só se divertindo com algo como um controle remoto em suas mãos, um joystick.

Quando a gente se procura, para tudo, procura uma outra pessoa que poderíamos ser e viver, o que pode ser o centro de tantos diagnósticos de dupla personalidade que têm vindo à tona com maior intensidade - tais como esses jovens que eram conhecidos como calmos e calados estarem sendo presos porque são serial killers sanguinários e psicopatas. Mães amorosas esganando filhos. Casais que se amavam, mesmo que serenamente, se largando.

Qualquer mudança é difícil. Já complica quando sentimos a necessidade dela, e talvez daí a vontade de "se achar". Algumas crises se dão na frente do espelho, onde às vezes não conseguimos nos ver refletidos, o que assusta. Temos muitas formas de acompanhar o tempo, mas é preciso estar atento aos detalhes.

Veja que pelos, esses danados, sim, os pelos, por exemplo, podem ser parâmetro: crescem o tempo inteiro, em horas já despontam do mesmo poro onde os arrancamos, giletamos, depilamos, cortamos. Pensar nisso me faz ter várias dúvidas. Mulheres pintam, cortam cabelos, cortam pedaços, colocam recheios para se encontrarem? E esse tanto de barbados, alguns até meio Maomé que tenho avistado pelas ruas? Será que pensam que assim viraram outras pessoas?

Será que é para começarmos todos a nos preocupar porque daqui a pouco se a coisa piorar realmente não nos reconheceremos mais nem uns aos outros?

São Paulo, dezembro, 2014




Marli Gonçalves é jornalista - Já vi esse filme. Um dia a gente pode acordar, olhar do lado e ver um desconhecido. Em outro, pode não se reconhecer nem saber o que está fazendo ali onde quer que esteja. Pior: pode ser que apenas procurando tanto sabe-se lá o quê ache é uma sarninha para se coçar. Lembra aquela musiquinha "Passei a noite procurando tu, onde é que tu tava, onde é que tava tu...".
Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.comEstou no Facebook. E no Twitter

sábado, 6 de dezembro de 2014

KAWASAKI COMEMORA SUCESSO DO SUPERBIKE SERIES BRASIL.

Noite de premiação reuniu atletas, equipes, empresários e imprensa no Autódromo de Interlagos.

Lauro Mascaretti, da Ninja 300 Light, comemora sua conquista. Foto: AR DONINI .

Depois de oito etapas, chegou ao fim a temporada 2014 do SuperBike Series Brasil. A Kawasaki Motores do Brasil fechou sua participação com enorme sucesso no maior campeonato de motovelocidade da América Latina. 

Destaque para a Copa Ninja, que revelou grandes talentos da modalidade em disputas bastante acirradas. Na categoria principal, a SuperBike Pro, Bruno Corano terminou com a sexta posição na classificação geral. O piloto da equipe ELF Monster Energy Kawasaki SuperBike Team contou com a potência de sua Kawasaki Ninja ZX-10R.

Atletas e equipes foram premiados nesta sexta-feira, 5, em noite de festa e comemoração no Salão Nobre do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde também aconteceu a apresentação do campeonato para a próxima temporada. O coquetel contou com a presença de pilotos, equipes, patrocinadores e imprensa e coroou os campeões e vice-campeões de 2014.

“Em todas as etapas, tivemos grids com número expressivo de pilotos. Para 2015, esperamos manter a mesma qualidade e as emocionantes disputas”, comentou Ricardo Suzuki, do departamento de marketing da Kawasaki Motores do Brasil. 

2015 tem mais!!

Premiados da Copa Ninja!

Copa Ninja 250 Light
1º Niko Ramos
2º Leonardo Muniz

Copa Ninja 300
1º Gustavo Gil
2º André Gama

Copa Ninja 300 Light
1º Abimael de Souza
2º Lauro Mascareti

Copa Ninja 600
1º Júnior Moreira
2º Flávio Pavanelli

Copa Ninja 600 Master
1º Edvaldo José Martinati
2º Valter Rubino

A Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB) é uma subsidiária integral da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI) sediada no Japão. Em operação no Brasil desde outubro de 2008, a marca atua na importação, produção e comercialização de motocicletas, quadriciclos e motos aquáticas através de uma base operacional em São Paulo e uma fábrica no Pólo Industrial de Manaus. Acesse: kawasakibrasil.com.

VGCOM - VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Gianellini
Scheilla Lisboa
Luciana Omena
(11) 3213-9972 - (11) 3486-1912 

VOLKSWAGEN DO BRASIL DIVULGA VENCEDORES DA 16ª EDIÇÃO DO TALENTO DESIGN.

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (5) em evento realizado na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, os três vencedores da 16ª edição do concurso “Talento Design”, que é voltado a estudantes de design. O tema deste ano, “Carry Me”, propôs o desenvolvimento de um meio de transporte que pudesse ser carregado pelo usuário.


Em primeiro lugar ficou o estudante Danilo Makio Saito, à esquerda da foto, da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAUUSP (São Paulo – SP); com o Projeto Go - 2 Concept. O segundo colocado foi João Paulo Caetano, ao centro, da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG); com o Projeto Hull&car. Em terceiro ficou Arthur Menezes, à direita, também da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAUUSP (São Paulo – SP); com o Projeto V-Board.

“O Talento Volkswagen Design não é somente uma oportunidade que a empresa dá aos jovens universitários, mas também a possibilidade de gerar uma troca de experiências entre eles e a companhia. Eles trazem dinamismo, criatividade e jovialidade para a Volkswagen”, afirma o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone.

Os vencedores terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, vivenciando e participando do dia-a-dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.

“Carry Me”


A proposta deste ano do Volkswagen Talento Design foi o desenvolvimento de uma forma de transporte que também pudesse ser carregada – uma bicicleta ou scooter dobrável a um skate ou patinete motorizados – sem se limitar a esses conceitos. A condição básica era que o veículo fosse carregável, podendo ter qualquer tipo de sistema de propulsão (conceitual ou viável).

Revelando talentos


Realizado desde 1998, o Talento Volkswagen Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.

Entre os profissionais relevados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

NIKON - COLETIVA SÉRIE F.

Com entrada gratuita, exposição Coletiva Série F apresenta obras de renomados fotógrafos retratando momentos especiais de John Lennon, Rita Lee, Cartola, Pelé, Mike Tyson, Lina Bo Bardi e Chico Science.

Até o dia 21 de janeiro de 2015, quem visitar a Galeria Nikon, na Vila Madalena, poderá apreciar a exposição gratuita “Coletiva Série F”. Idealizada e produzida pela equipe da DOC Galeria | Escritório de Fotografia em parceria com a Nikon do Brasil, a mostra é um resgate inédito de registros de momentos marcantes e históricos em todo o mundo durante as décadas de 60 a 90. 

As câmeras da série F são reverenciadas até os dias atuais quando o assunto é imagem analógica. O portfólio F-SLR inclui 94 câmeras - a primeira, nomeada de NIKON F, começou a ser comercializada em junho de 1959 e, o último modelo desta linha, a NIKON F6, foi apresentada em outubro de 2004.

Em homenagem ao estilo clássico e os controles das distintas câmeras Nikon da série F de filme 35mm, a companhia japonesa lançou há um ano a Nikon Df - uma D-SLR única e de nível avançado que harmoniza a herança da marca com o desempenho moderno de uma câmera de formato FX leve e muito competente. “A Nikon Df une o melhor do passado e do presente e simboliza acima de tudo o prazer pela fotografia”, ressalta Koji Maeda, presidente da Nikon do Brasil.

Algumas Obras da Exposição “Coletiva Série F”


Jorge Araujo

Manifestação em favor da anistia. Esta imagem tornou-se um dos símbolos da anistia no Brasil. Praça da Sé, São Paulo, 1979.  [Nikon F2]

Sergio Jorge

Em uma grande disputa futebolística pela Taça do Brasil, no Estádio do Pacaembu, jogavam Santos e Palmeiras. Sob o comando de Pelé e também do técnico Lula, a torcida praiana assistiu a seu escrete sagrar-se campeão, batendo o rival por 4x0. São Paulo, 1964. [Nikon F]

Bob Wolfenson

A incrível Rita Lee foi fotografada em sua casa no mesmo ano em que foi detida por porte de maconha. São Paulo, 1976. [Nikon F4]

Edu Simões

O último voo do Electra, que por 30 anos prestou um grande serviço fazendo a ponte aérea Rio-SP. No céu, em algum lugar entre essas duas cidades, 1989. [Nikon FM2]

Alexandre Belém 

Chico Science & Nação Zumbi na terceira edição do Festival Abril Pro Rock. Recife, 1995. [Nikon F3] 


Juan Esteves

A arquiteta modernista Lina Bo Bardi em sua casa no bairro Morumbi. A autora de projetos-referência como o Masp e o Sesc Pompeia tinha opinião dura: “Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida sobre como vai ser a piscina, as cortinas (...)”. São Paulo, 1990. [Nikon F3]


Armando Prado

Beijo apaixonado em frente à antiga Piter, loja que ficava na Rua Conselheiro Crispiniano. À esquerda, detalhe do Cine Marrocos. Centro histórico de São Paulo, 1977. [Nikon F2]


Ana Carolina Fernandes

Na saída da escola, menina iraniana se diverte com uma flor em Isfahan, cidade fundada no século 16, fincada na região central do País. Irã, 2002. [Nikon F3]


Luciano Candisani 

Atol das Rocas é a primeira reserva biológica marinha do Brasil. O paraíso para muitas espécies fica a 267 km do litoral do Rio Grande do Norte. 1999 [Nikon F90s]


Walter Firmo

O encontro do compositor com o fotógrafo no pé do Morro da Mangueira. A união da Nikon FM2 com o violão na sala da casinha simples. Ícones da cultura brasileira, Cartola e Walter são duas histórias. Rio de Janeiro, 1980. [Nikon FM2]


Galeria Nikon
Gestão Cultural: DOC Galeria | Escritório de Fotografia
Endereço: Rua Aspicuelta, 153 - Vila Madalena - São Paulo (SP)
“Coletiva Série F” – De 18 de novembro a 21 de janeiro de 2015
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira - das 10h às 19h 
Aos sábados e feriados - das 11h às 17h
Contato: (11) 2592-7922 – galeria@nikon.com.br
Fornecedores: A Estufa, Espaço oPhicina, Reka, Elástica e Oppa

Sobre a Nikon do Brasil: A Nikon é reconhecida por sua reputação como líder mundial em produtos de imagem, e suas tecnologias têm um papel significativo na definição da indústria fotográfica. A empresa investe no lançamento constante de produtos inovadores e está envolvida em um amplo espectro de negócios, centralizados na especialização de produtos de imagem, equipamentos de precisão e instrumentos. Presente há mais de 90 anos, em mais de 80 países, inaugurou sua primeira subsidiária na América do Sul em abril de 2011, com o objetivo de se aproximar dos consumidores e oferecer um pacote completo de produtos, acessórios, assistência técnica e suporte para as categorias de máquinas fotográficas e microscópios. A Nikon também visa dividir seu conhecimento tecnológico, discutir e apresentar as novas tendências deste segmento. Acesse: www.nikon.com.br - SAC: 4003-9844 (Capitais e regiões metropolitanas) - 0800-88-NIKON (Demais localidades).

Ralcoh Comunicação
Débora Camargo
debora@ralcoh.com.br
(11) 3257.4741 ramal. 16
www.ralcoh.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CAOA PROMOVE ENCONTRO DE FORNECEDORES NA FÁBRICA DE ANÁPOLIS.

A CAOA Montadora promoveu uma conferência que reuniu seus atuais fornecedores e representantes de empresas potenciais parceiras, visando o adensamento da cadeia de suprimentos na região de sua fábrica, no Distrito Agroindustrial em Anápolis - GO.

A reunião aconteceu nas instalações da própria montadora.

Além da presença de cerca de 25 empresas, o encontro contou com representantes do governo estadual de Goiás, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Anápolis, da consultoria Pieracciani e de toda a equipe da área de compras da CAOA Montadora.

Durante o evento foi mostrada a estratégia da localização da empresa e foi lançada a ideia da instalação de um condomínio industrial para médios e baixos volumes, processo que possibilitará a implantação de células fabris em lugares estratégicos entre os fabricantes automotivos.

Com as discussões propostas durante o encontro, a CAOA pretende aprimorar seus processos e fluxos, além de aprimorar seus processos, mantendo o cumprimento de todas as exigências do Programa Inovar-Auto e o nível de competitividade e qualidade dos modelos fabricados em Anápolis.

Ivan Witt, Diretor Corporativo da CAOA ressaltou que o plano de um condomínio para médio e pequenos volumes é uma necessidade para a maioria das montadoras, uma vez que os volumes de produção dos veículos fabricados no Brasil, com raras exceções, são decrescentes, dado a grande variedade de modelos ofertados no mercado.

“Nossa nova realidade é, mais modelos, de diversas marcas, com volumes de produção menores. Por isso convidamos os fornecedores a propagar esta ideia às demais montadoras para que, juntos, possamos gerar massa crítica em todas as regiões produtoras do País”, explicou o executivo.

Em 2007, com a inauguração da fábrica em Anápolis, a CAOA passou a produzir a camioneta HR. Em 2010, a linha de produção da planta iniciou também a fabricação do fenômeno de vendas, Tucson Flex, com exclusividade em todo o mundo. A marca ampliou a participação no mercado de caminhões, dando início a fabricação e a venda do comercial leve HD78 em 2011 e em setembro de 2013, inseriu em sua linha de produtos o utilitário esportivo ix35 Flex, um dos SUVs de maior sucesso no País. Ao todo, já foram investidos na unidade R$ 1,8 bilhão de capital próprio da CAOA. 

Comunicação Grupo CAOA 
Anderson Cavalcante 
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Maira Nascimento 
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

IVECO E FPT INDUSTRIAL INGRESSAM NO DAKAR 2015.

Equipe PETRONAS De Rooy Iveco estará presente na próxima edição do rally off-road mais famoso do mundo. 

Três veículos Iveco disputarão um lugar no pódio.

Juntos novamente, prontos para lutar por um lugar no pódio no Dakar 2015: Iveco e FPT Industrial mais uma vez estarão no maior rally do mundo – o Dakar – como patrocinadores oficiais da Equipe PETRONAS De Rooy Iveco. O anúncio e a apresentação da equipe aconteceram durante a conferência com a imprensa realizada na CNH Industrial Village em Turim, Itália.

O evento contou com a presença de Pierre Lahutte, presidente da Iveco, Riccardo Buratti, diretor de engenharia de motores da FPT Industrial, e Gerard De Rooy, capitão da PETRONAS De Rooy Iveco, que apresentou os outros membros da equipe e falou sobre as principais características e os desafios da corrida de 2015.

As marcas do grupo CNH Industrial, Iveco e FPT, fornecerão veículos, peças e motores para a equipe PETRONAS De Rooy Iveco, com sede na Holanda. A 37ª edição do Dakar acontece pela sétima vez em solo sul-americano. A largada será em Buenos Aires, Argentina, em 4 de janeiro, e  a chegada, na mesma cidade, em 17 de janeiro. Os 414 veículos que participarão da prova terão que percorrer mais de 9.000 km de estradas, trilhas e dunas da Argentina, do Chile e da Bolívia.

Equipe PETRONAS De Rooy Iveco


Depois de tomar o segundo lugar na edição de 2014 do rallly, Gerard De Rooy da Holanda – a bordo de uma versão cabine-cama do Iveco Powerstar – liderará mais uma vez a equipe. Aos 34 anos e tendo vencido o Dakar em 2012, o holandês retorna à corrida com mais determinação e entusiasmo do que nunca, pronto para enfrentar os desafios extremos que o rali apresenta a cada ano.

Ao volante de um segundo Powerstar estará o companheiro holandês Hans Stacey, vencedor do Lisboa-Dakar em 2007 e membro da equipe PETRONAS De Rooy Iveco desde 2011. O terceiro veículo, um Trakker Evolution 3 de cabine curta, terá sob controle o piloto espanhol Pep Vila, um veterano de rally e membro absoluto da equipe do Dakar.

Veículos de competição da Iveco: força, confiabilidade e desempenho mesmo nos cenários mais adversos.


A equipe holandesa usará três veículos Iveco no Dakar 2015: dois Powerstars (especificamente, um Strator versão protótipo, construído na Holanda com um chassi Iveco, transmissão e cabine inspirados no Powerstar, fabricado e comercializado pela Iveco Austrália) e um Trakker 4x4, fabricado na Espanha. Além dos caminhões de rally, seis Trakkers de apoio e assistência completarão a equipe PETRONAS De Rooy Iveco.

O Iveco Trakker é um veículo off-road, que conta com uma nova cabine projetada para melhorar a condução e o conforto a bordo, elementos que hoje são essenciais para a produtividade e para a segurança de um veículo. O modelo é capaz de operar em terreno acidentado, como as superfícies que os pilotos percorrerão na América do Sul, e conta com motores Cursor da FPT Industrial, que asseguram potência e confiabilidade. A característica do veículo é sua robustez: cada componente individual, começando com o chassi de aço de alto rendimento, garante desempenho duradouro.

O Trakker representa um "Best in Class", sendo projetado para rodar em todas as condições meteorológicas e em todos os tipos de terreno, de estradas de terra a trilhas off-road extremas, garantindo conforto e segurança.

Os veículos possuem transmissão ZF, que entrega desempenho e ergonomia. Isso inclui as caixas de engrenagens Ecosplit de 9 e 16 velocidades manuais, ambas equipadas com um sistema de servo-assistência "servo-shift", que oferece uma experiência de condução mais confortável e mais segura, e a caixa de engrenagens Eurotronic de 12 e 16 velocidades automáticas, com seletor de velocidades incorporado ao comutador da coluna de direção, que ajuda a aumentar o conforto do motorista.

O Dakar é uma ótima oportunidade para a Iveco. Cada veículo enfrentará desafios em condições extremas, proporcionando uma oportunidade de testar seu desempenho e confiabilidade.

Os motores FPT


Todos os veículos da Iveco que participarão do Dakar 2015 são equipados com motores FPT Industrial Cursor 13, que geram até 900 cavalos de potência. Graças às contínuas atividades de pesquisa e desenvolvimento, o Cursor 13 de seis cilindros em linha adota as mais avançadas tecnologias disponíveis, como o sistema mais recente de injeção Common Rail HD, garantindo pressões de até 2.200 bar. 

Esses motores fornecem alta potência e rápida resposta de carga, e garantem a máxima robustez e baixos custos operacionais. Para garantir um alto nível de confiabilidade, a FPT Industrial coloca à prova seus produtos em testes rigorosos e, acima de tudo, testa-os em competições esportivas extremamente desafiadoras como o Dakar.

O Dakar 2015


A corrida acontecerá em três países sul-americanos, de 4 a 17 de janeiro: Argentina, Chile e Bolívia. A rota forma um anel, começando em Buenos Aires, na Argentina, atingindo Iquique, no Chile, e retornando novamente para a capital Argentina.

A Argentina sediará, portanto, o início e o fim da corrida, assim como outros seis estágios. O restante da corrida será no Chile, além de um estágio na Bolívia, com a rota de 9.000 km passando por paisagens de deserto e rochas.

Como no ano passado, a etapa 2015 contará com rotas para carros, caminhões, motos e quadriciclos. Em particular, a rota de caminhões será quase 1.000 km mais curta para evitar que veículos pesados passem pelas salinas da Bolívia. Essa decisão tem o objetivo de respeitar e proteger o ambiente. Um total de 414 veículos foi registrado para a corrida deste ano: 164 motos, 138 carros, 48 quadriciclos e 64 caminhões, com 665 competidores de 53 países diferentes.

Notícias da corrida

A Iveco está se preparando para manter seus fãs atualizados durante todo o rally em www.iveco.com/dakar. Os fãs podem aprender tudo sobre os veículos da PETRONAS De Rooy Iveco no período que antecede a data de início da competição e na largada, e então seguir a corrida passo a passo com atualizações diárias da América do Sul. O site, publicado em inglês e espanhol, será atualizado diariamente com os resultados e os dados de desempenho da equipe PETRONAS De Rooy Iveco, além de conteúdo multimídia transmitido diretamente do percurso.

Da mesma forma, os canais de mídia social da equipe – Facebook, Twitter e YouTube – serão atualizados todos os dias com as últimas notícias, relatórios, vídeos e fotos. Há também uma área dedicada a história da Iveco no Rally Dakar: um olhar retrospectivo para os sucessos da equipe nas estradas implacáveis de uma competição que atrai milhões de espectadores todo ano.

A equipe


Veículo 501
Gerard De Rooy / Piloto - Holanda
Jurgen Damen / Navegador - Belgica
Darek Rodewald / Mecânico - Holanda 

Veículo 504
Hans Stacey / Piloto - Holanda
Serge Bruynkens / Navegador - Belgica
Bernard der Kinderen / Mecânico - Holanda  

Veículo 509 
Pep Vila / Piloto - Espanha
Xavi Colome Roqueta / Navegador - Espanha
Michel Huisman / Mecânico - Holanda

A Iveco e seu compromisso com o esporte


O Dakar é parte de uma ampla estratégia de comunicação da Iveco, que, tendo em conta sua forte identidade internacional e a busca contínua de iniciativas correspondentes com sua vitalidade e energia, sempre manteve laços estreitos com o mundo esportivo. O envolvimento da Iveco com o Dakar reforça a aproximação da marca com os principais nomes do esporte internacional. Por exemplo, a parceria com os All Blacks da Nova Zelândia, campeões da Copa do Mundo de Rugby, e com a equipe de Fórmula 1 da Ferrari.

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Andrea Beller
andrea@pg1com.com
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
+55 41 3018-3377 

GRUPO BORGATO INAUGURA CONCESSIONÁRIA DAF EM RIBEIRÃO PRETO.

O Grupo Borgato inaugura em Ribeirão Preto sua primeira concessionária exclusiva DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões, e subsidiária da PACCAR Inc. A revenda, resultado do investimento de R$ 20 milhões, é a primeira da marca no Estado de São Paulo. As operações iniciam-se com a comercialização do XF105, o extrapesado da companhia fabricado no Brasil. A partir de 2015, a loja contará também com o pesado CF e novas configurações do XF105.

Atendendo ao padrão de classe mundial da marca, que privilegia a excelência no atendimento, da venda do produto ao pós-venda, a concessionária ocupa terreno de 30 mil m², com 5 mil m² de área construída. As atividades já começam com 10 boxes de atendimento e amplo estoque de peças.

O sudeste paulista destaca-se pelo forte desempenho no setor agroindustrial. Além de açúcar e carne bovina, a região é a principal produtora de suco de laranja do mundo, sendo um segmento primordial para a economia do Estado e também para o mercado de caminhões.

“Estamos ansiosos pela inauguração desta unidade, que tem estrutura de ponta e amplo espaço para receber nossos clientes. O interior de São Paulo é um forte mercado para o agronegócio e está se industrializando cada vez mais. Enxergamos excelente oportunidade para motoristas e frotistas experimentarem a qualidade dos produtos DAF e para estreitarmos ainda mais a relação com nossos clientes”, afirma Caio Borgato, CEO da Borgato Caminhões.

XF105


Para comprovar as principais características do XF105 – baixo consumo de combustível, alta durabilidade, potência e conforto acima da média –, a Borgato Caminhões oferece dois veículos para testes, que podem durar mais de dois meses, dependendo da operação realizada pelo cliente.

“O caminhão é a ferramenta de trabalho e, muitas vezes, onde o motorista passa a maior parte do tempo. O test drive permite que o comprador avalie itens básicos do produto, como motor, freios, dirigibilidade e direção. Além disso, este é um momento importante para checar o quanto econômico é o XF105, tirar dúvidas e conhecer toda a assistência que a nossa rede fornece”, diz Jorge Medina, diretor de Marketing da DAF Caminhões.

Pós-venda e rede de concessionárias


Com um produto premium, a concessionária também aposta no programa de pós-venda da DAF, referência em todos os países onde está presente, para conquistar o consumidor. A loja oferece suporte técnico 24 horas por meio do DAF Assistance, estoque de peças genuínas, com mais dois mil itens, e componentes de reposição multimarcas, comercializadas pela TRP.

“O nosso objetivo é fazer a diferença no mercado de caminhões do Brasil. Oferecemos todo suporte necessário ao produto e ao consumidor, construindo uma relação de confiança, comprovada pela nossa liderança global em tecnologia e qualidade no mercado de caminhões”, completa o Jorge Medina.

Atualmente, a DAF conta com 20 revendas, distribuídas pelas cinco regiões do Brasil. Até 2017, deverão ser 100 concessionárias, cobrindo todo o território nacional. 

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.

BRCOM PUBLIC RELATIONS
Isadora Climaco 
isadora.climaco@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-4308 
Fernando Planca
fernando.planca@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-1601 

NISSAN LEAF ATINGE MARCA DE 1 BILHÃO DE QUILÔMETROS RODADOS.


A Nissan revelou que os donos do LEAF, seu carro 100% elétrico, registraram coletivamente a impressionante marca de 1 bilhão de quilômetros rodados. Os dados estão salvos no Carwings, sistema telemático da Nissan que registra atividades de todos os LEAF ao redor do mundo. Ao todo, o modelo puramente elétrico já economizou 180 milhões de quilos de CO2 que poderiam ter sido emitidos, caso fosse um carro movido a combustão.

Esta marca incrível se deu quase quatro anos após o LEAF ter sido lançado, em 2010, como um dos primeiros veículos de mercado de massa totalmente elétricos. Atualmente, é o veículo elétrico mais comercializado na história, com mais de 147 mil unidades vendidas globalmente, sendo 67 mil nos EUA, 46 mil no Japão e 31 mil na Europa.

Graças ao inovador sistema de telemetria Carwings, usado no LEAF, a Nissan pôde contar de forma precisa a distância atingida por cada carro registrado na tecnologia desde o lançamento do modelo. A Nissan vem registrando os quilômetros rodados em um contador online (veja aqui) e ativamente tem engajado os proprietários nesta contagem por meio de vídeos que celebram as vitórias.

Paul Wilcox, Chairman da Nissan Europa, afirmou: "Nosso objetivo era ver os proprietários do Nissan LEAF atingirem 1 bilhão de quilômetros em janeiro de 2015 e estamos muito orgulhosos de poder anunciar que chegamos a esta marca antes que o esperado. Queremos agradecer a cada dono de um Nissan LEAF por nos ajudar a chegar a este recorde pioneiro".

Esta marca extraordinária reflete o sucesso do LEAF e é uma prova da liderança da Nissan no mercado de veículos elétricos. A Nissan mantém sua liderança neste segmento, já tendo lançado também seu segundo veículo 100% elétrico, o e-NV200, uma van compacta urbana.

Imprensa Nissan do Brasil 
Alexandre Carvalho - Coordenador de Imprensa 
alexandre.carvalho@nissan.com.br
(11) 2184-8382 
Vinícius Andrade - Assessor de Imprensa 
vinicius.andrade@nissan.com.br
(21) 2134-9210 | 99279-4260 
Rogério Louro - Gerente de Comunicação Corporativa
rogerio.louro@nissan.com.br
(21) 2134-9192

HARLEY-DAVIDSON APRESENTA O PROJETO LIVEWIRE PARA CLIENTES DA AMÉRICA LATINA.


Desde o seu lançamento mundial, em junho, o Projeto LiveWire, primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson, vem percorrendo diversas concessionárias dos Estados Unidos para interagir com os clientes e ouvir suas percepções sobre o modelo. A próxima parada será em Miami, na Flórida.

Seguindo a filosofia da marca de desenvolver produtos com foco no cliente, entre os dias 7 e 9 de dezembro, um grupo de consumidores da América Latina poderá pilotar e dar sua opinião sobre o protótipo, com o objetivo de ajudar a moldar o futuro da primeira motocicleta elétrica da Harley-Davidson. Do Brasil, cerca de 300 clientes se inscreveram no site oficial da empresa – www.harley-davidson.com.br – para terem a oportunidade de andar no Projeto LiveWire. Além disso, três pessoas ganharam um concurso cultural promovido em parceria com a rádio Kiss FM, para viajar a Miami, com um acompanhante, para conhecerem o produto.

Esta estrada que a empresa começa a percorrer com o LiveWire mistura o estilo tradicional da marca com tecnologia de última geração, para oferecer uma nova expressão em termos de som, design e pilotagem, característicos da Harley-Davidson.

“O Projeto LiveWire é mais parecido com a primeira guitarra elétrica, do que com um carro elétrico”, afirma Mark-Hans Richer, vice-presidente sênior de Marketing da Harley-Davidson Motor Company. “É uma expressão de individualidade e com o icônico estilo Harley. O Projeto LiveWire é uma afirmação ousada para nós, como empresa e como marca.”

A moto oferece uma experiência de pilotagem visceral, com uma potente aceleração e um som novo inconfundível.

Sem planos de comercialização até o momento, o Projeto LiveWire foi desenvolvido especificamente para coletar sugestões sobre como deve ser uma motocicleta elétrica da Harley-Davidson, sob a perspectiva dos motociclistas. Desde junho, quando foi lançado, tem percorrido diversas concessionárias dos Estados Unidos com o mesmo intuito. O pontapé inicial foi dado na mais tradicional estrada do mundo, a Rota 66, e a expectativa é de que 30 concessionárias sejam visitadas até o final do ano.

Em 2015, o Projeto LiveWire Experience continuará por estradas norte-americanas, além de ser expandido para outros países. Planos de longo prazo para a sua comercialização serão influenciados pelas opiniões dos motociclistas que estão conhecendo e experimentando a motocicleta.

"Este processo baseia-se em muitas experiências recentes de renovação bem-sucedida da Harley-Davidson", diz Matt Levatich, presidente e chefe de Operações da Harley-Davidson Motor Company. "Nos últimos anos, temos ampliado nosso alcance para servir a uma sociedade cada vez mais diversificada, bem como reinventamos nossa estratégia para desenvolver e fabricar novos produtos. Isso resultou em motocicletas fantásticas, como as recém-lançadas Touring do Projeto RUSHMORE, a linha Harley-Davidson Street 500 e 750 e o anúncio do Projeto LiveWire.”

Estimulada por essa tradição, a edição especial do Projeto LiveWire Experience para a América Latina convida clientes a testarem, opinarem e aprenderem mais sobre a história do modelo. Mesmo os que ainda não pilotam terão a oportunidade de conhecer o Projeto LiveWire por meio do Jumpstart, uma ferramenta de demonstração inovadora.

Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. A Harley-Davidson Motor Company produz motocicletas Custom, Power Cruiser e Touring e possui uma linha Harley-Davidson completa de peças de motocicleta, acessórios, vestuário, equipamentos funcionais e mercadorias em geral. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento no atacado e varejo, seguros, garantia estendida e outros planos de proteção e cartão de crédito para concessionárias Harley-Davidson e motociclistas nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais. Para mais informações, visite o site da Harley-Davidson - www.harley-davidson.com.

Printer Press Comunicação Corporativa
Gregório Russo
gregorio.russo@harley-davidson.com
(11) 3216-3960 
Rafael Borges 
rafael.borges@harley-davidson.com

TOYOTA DO BRASIL ABRE APRESENTAÇÕES DE FIM DE ANO DO PROJETO ESPORTE CIDADÃO EM INDAIATUBA (SP).

A Toyota do Brasil realizou nesta semana a abertura do festival de apresentações do projeto Esporte Cidadão, no Centro Esportivo Califórnia, em Indaiatuba (SP). A primeira manifestação esportiva ficou por conta dos alunos entre 12 e 17 anos das aulas de natação. 


O evento contou com a participação do vice-prefeito de Indaiatuba, Antônio Carlos Pinheiro, do secretário de Esportes de Indaiatuba, Humberto Panzetti, do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, do gerente geral da Toyota do Brasil de Indaiatuba, Ademir Canal, e do presidente da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora. Todos os alunos do projeto receberam medalhas em reconhecimento à participação. 

Durante o primeiro ano de parceria entre a montadora e a prefeitura por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, a ação tornou possível o aumento da capacidade de atendimento do projeto pela expansão do quadro de funcionários e a utilização de materiais adequados para as práticas esportivas.  Com isso, o projeto registrou um aumento de 64% em relação ao ano anterior, contabilizando 8.470 inscrições em 2014.

A inciativa atende crianças e jovens entre seis e 17 anos e oferece aulas gratuitas em 20 núcleos esportivos da Prefeitura em 22 modalidades, entre elas: Ginástica Rítmica, Capoeira, Boxe, Natação, Futebol, Futebol de salão, Vôlei, Atletismo e Judô. 
Além de estimular a atividade física, a iniciativa promove também valores éticos, respeito, determinação, trabalho em equipe e o contanto dos jovens com as mais diferentes modalidades esportivas. “Os resultados que o projeto vem alcançando e sua capacidade de transformação na vida desses jovens demonstram que é fundamental a parceria entre o público e o privado na implementação de politicas sociais que contribuam com as necessidades sociais”, explica Koji Kondo. 

Toyota do Brasil 
George Costa e Silva – Gerente de Relações Públicas
gcostaesilva@toyota.com.br 
Erick Boccia - Chefe de Imprensa
(11) 5502-9168
eboccia@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Cassio Waki
(11) 5502-9177
cwaki.printerpress@toyota.com.br
Leandro Volcov 
(11) 5502-9201
lvolcov.printerpress@toyota.com.br
Kelly Buarque 
(11) 5502-9218
kbuarque.printerpress@toyota.com.br

SCANIA ANUNCIA NOVO VICE-PRESIDENTE DE COMPRAS.

A Scania, uma das principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos, anuncia a chegada de Heiner Lanze como novo vice-presidente de Compras para a América Latina. 


Lanze é formado em Economia pela Universidade de Paderborn, na Alemanha.

Com vasta experiência internacional no setor de transporte,  o executivo atuou nos últimos anos como responsável pela área de Compras de Powertrain na AUDI (Grupo Volkswagen) e durante sua jornada no grupo chegou a trabalhar por um período no México.


Comunicação Scania
Paula Nauhardt
paula.nauhardt@scania.com
(11) 4344-8961
Kreab Gavin Anderson
Bete Lima
blima@kreab.com
(11) 3054-3331

ALTA RODA.
por Fernando Calmon*

SEM PERDA DE TEMPO

O Programa Nacional de Renovação da Frota de Veículos Automotores (PNRF), por enquanto, não passa de uma proposta, mas segue longe das prioridades do governo federal. Até agora, depois de um ano, não veio resposta para a iniciativa de dez entidades, incluindo sindicatos, que propõem um programa inicial de substituição de caminhões com mais de 30 anos de uso. Estima-se que até 200.000 desses veículos ainda circulem por ruas e estradas em condições precárias de funcionamento, manutenção deficiente (ou mesmo sem nenhuma) e sob ameaça constante de se envolver em acidentes. Na melhor das hipóteses sujeitam-se a panes constantes que poderão atrapalhar o trânsito.

No estudo se apontou que veículos pesados representam em torno de 7% da frota de caminhões, mas respondem por 25% dos acidentes graves no País. O objetivo é até modesto: trocar 30.000 unidades/ano por modelos usados menos velhos e, se possível, por seminovos ou até novos em segmentos como os leves. De fato, o governo deveria criar algum incentivo – a exemplo de outros países – para viabilizar a proposta. Sem contar enormes prejuízos humanos e materiais, apenas a economia de combustível alcançaria R$ 5 bilhões em 10 anos.

Entretanto, a situação fiscal do governo se deteriorou nos últimos 12 meses. Se já era difícil quando das sugestões iniciais, no momento está ainda pior. Fala-se apenas em aumento de impostos ou retirada de incentivos. Triste, mas a solução não aparece nem mesmo no horizonte.

Infelizmente, certas iniciativas parlamentares mais atrapalham do que ajudam. Na semana passada, a primeira comissão da Câmara dos Deputados a avaliar um projeto de lei, de 2011, sobre o tema, optou pela rejeição. A proposição está bem longe da realidade: determina a troca obrigatória (grifo da Coluna) de qualquer veículo com tempo de uso superior a 15 anos, além de criar incentivos para a substituição. Segundo a Agência Câmara, o Poder Público ofereceria linha de crédito para compra do carro novo, enquanto os usados seriam aceitos como parte do pagamento do financiamento.

O projeto ainda passará por quatro comissões na Casa, mas se trata de pura perda de tempo mesmo que as finanças públicas não estivessem em situação tão ruim. De pouco adianta reconhecer o problema, sem se debruçar sobre alternativas viáveis.

Renovação de frota deve ser precedida por um programa bem elaborado de inspeção veicular. É inadmissível que um País com frota real de 40 milhões de automóveis e veículos comerciais, mais 13 milhões de motocicletas deixe de submetê-los a controles de segurança, manutenção e emissões. Claro que inspeção técnica veicular (ITV) deve começar apenas no quarto licenciamento (três anos de uso em diante), ser bienal até o décimo ano e anual depois desse prazo.

Em outros termos, já existe escala bastante alta para regulamentar o serviço em vários Estados brasileiros e a preço razoável. A partir da inspeção, viriam iniciativas de reciclagem e a renovação de frota ocorreria a reboque. A Câmara dos Deputados ajudaria muito se desengavetasse estudos de mais de 15 anos e criasse condições econômicas e técnicas para a ITV. Sem mais perda de tempo.

RODA VIVA

DESDE o último dia 1º de novembro o ESC (sigla em inglês para controle eletrônico de estabilidade) passou a ser obrigatório em todos os carros novos vendido nos EUA e também na Europa. É complementar ao ABS (obrigatório aqui) por uma relação custo-benefício bem razoável. Falta o Brasil estabelecer prazo de aplicação escalonada, no que a Argentina já se adiantou.

CRUZE 2015 recebeu modificações discretas: grade frontal mais elegante, luzes diurnas de LED e novas rodas de aro 17 pol. Câmbio automático ficou um pouco mais rápido nas trocas ascendentes e reduzidas. Motor não recebeu modificações, mas para concorrer com Corolla e Civic de igual para igual deveria oferecer também um 2-litros para assegurar mais torque.

MUITO prática a seleção de marchas por botões, no lugar da alavanca, no Uno Sporting de câmbio automatizado. Usando só uma embreagem ainda há limitações, mas já se vê evolução. Se esta opção não combina com a sigla Sporting e nem com o motor de 1,4 L (mesmos 85 cv), o carro melhorou muito em acabamento e equipamentos: até câmera de ré opcional no espelho interno.

PRINCIPAL executivo da Jaguar Land Rover, Ralph Speth, veio ao Brasil para a pedra fundamental da nova fábrica de Itatiaia (RJ), primeira 100% do grupo, fora da Inglaterra. Confirmado o Discovery Sport nacional para o início de 2016, continua a dúvida sobre o segundo produto. Empresa foi evasiva na resposta, mas pelo menos não negou que estuda o sedã Jaguar XE.

INAUGURADO na Grande São Paulo um conceito diferente de abrigar até 400 veículos antigos de colecionadores. A empresa Box 54 se assemelha a uma marina de barcos. Além do aluguel do estacionamento em amplo galpão, o serviço completo inclui conservação e possibilidade de fazer funcionar regularmente carros, motos e até tratores.





Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. 
É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.