segunda-feira, 16 de novembro de 2015

MODELOS DA HONDA FABRICADOS NO BRASIL OBTÊM AVALIAÇÃO MÁXIMA NO LATIN NCAP.

O Honda HR-V atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante Infantil; unindo-se, assim, ao exclusivo clube de modelos cinco estrelas para crianças do Latin NCAP.


Nos últimos resultados de testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, três novos modelos da Honda obtiveram  avaliação máxima com cinco estrelas em relação à proteção do ocupante adulto, e um deles também obteve cinco estrelas quanto à proteção do ocupante infantil. Foram testados seis veículos. Dentre eles, os novos  Fit e City, dois dos últimos modelos da Honda fabricados no Brasil.

Ambos os modelos obtiveram  avaliação máxima com cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. As estruturas de ambos os veículos mostraram um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Os cintos de segurança, os pretensores e os airbags proporcionaram proteção adequada à cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ancoragens ISOFIX que melhoram os níveis de segurança para as crianças.

O HR-V é também um dos últimos modelos introduzidos pela Honda no mercado da América Latina. O Honda HR-V atingiu as cinco estrelas para o ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante Infantil; unindo-se, assim, ao exclusivo clube de modelos cinco estrelas para crianças do Latin NCAP. A estrutura mostrou um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. O HR-V conta com ancoragens ISOFIX, utilizadas no teste, ajudando o veículo a alcançar um ótimo resultado.

O Chevrolet Aveo, veículo mais vendido no México e cuja versão mais básica é comercializada sem airbags,  obteve zero estrela para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. A estrutura deste veículo foi considerada instável e sem capacidade para suportar cargas maiores. O motorista registrou alto risco de sofrer lesões com risco à vida. O Latin NCAP sempre avalia a versão mais básica em segurança disponível nos mercados da região.

Também foi avaliado o VW Vento, que acabou de ser lançado, fabricado na Índia, atingindo as cinco estrelas para proteção de adultos e o Ford Ka, que alcançou as quatro estrelas para adultos. O Chevrolet Aveo obteve zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto, mostrando um alto risco de que algum ocupante sofra lesões com risco à vida.

A VW acabou de lançar o Vento, uma versão sedã do Polo da Europa, produzido na Índia. Este modelo obteve cinco estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil. O modelo conta com ancoragens ISOFIX que, combinadas com sistemas de retenção Infantil (SRI) com ISOFIX, proporcionaram um bom desempenho no teste dinâmico. As três estrelas foram dadas por conta de dificuldades para a instalação dos SRI, que quando foram conectados funcionaram bem, e porque a sinalização dos ISOFIX não cumpria com os requerimentos do Latin NCAP.

O novo Ford KA alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil, mesmo com SRI instalados e utilizando ancoragens ISOFIX. O desempenho dinâmico foi bom, mas é de surpreender o fato de a Ford continuar a oferecer cintos de dois pontos na posição central no banco de trás em novas plataformas.

O mesmo modelo foi testado pelo Euro NCAP em 2006 sob as mesmas condições de teste; porém, o veículo contava com duplo airbags. Ainda contando com airbags, o Euro NCAP, na época, concluiu que: "a compressão do peito do motorista indica um inaceitável alto risco de lesões que ameaçam a vida".

"Dou as boas-vindas à iniciativa dos fabricantes que se esforçam para atingir boas qualificações para os ocupantes adultos e crianças. Fico orgulhosa de saber que os modelos que acabaram de ser lançados no mercado contam com a máxima qualificação, e que os fabricantes assumem este compromisso de segurança com os consumidores. Espero que este compromisso se estenda para o resto das marcas para podermos nos aproximar da meta das Nações Unidas de reduzir pela metade as mortes no trânsito.", disse Maria Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP.


"O Latin NCAP está extremamente preocupado com o fraquíssimo desempenho obtido pelo Aveo nos últimos testes; especialmente por ser um veículo tão vendido em países como o México. Este resultado não é isolado, já são cinco anos que a Chevrolet tem desempenho negativo em nossos testes em relação aos modelos populares. Na nossa classificação (ranking) recente de fabricantes, conforme a segurança oferecida, analisando mais de 60 modelos testados, a Chevrolet é a fabricante global com pior desempenho. O resultado de zero estrela do Aveo é decepcionante. Os níveis de segurança oferecidos pela Chevrolet à região da América Latina e do Caribe são inaceitáveis. A GM deve tomar as devidas providências para garantir que todos seus clientes da América Latina e do Caribe recebam o mesmo nível de segurança que seus clientes dos EUA", afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

PROTESTE - Associação de Consumidores
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