sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

AUTO AGORA ESTÁ NO AR PELA TRANSAMÉRICA DE SÃO PAULO.

Diariamente o ouvinte tem informações sobre lançamentos, mercado, dicas de manutenção preventiva nos 100,1 Mhz, na internet e aplicativo.


Desde o início de janeiro, a Transamérica Pop leva ao ar o informativo Auto Agora. O programa é veiculado de segunda a sexta às 08h20, 10h00, 13h30 e 16h00. Aos sábados e domingos, às 10h00, 12h00 e 14h00. Também pela internet (www.transanet.com.br/pop), aplicativo de smartphone e tabletes (IOS- App Store/ Android - Google Play).

Programa sobre automóveis, apresentado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi, especializado no segmento automotivo, o Auto Agora informa ao ouvinte sobre os lançamentos da indústria nacional e internacional, peças, acessórios, serviços, dicas de manutenção preventiva, entre outros assuntos relevantes do setor automotivo. 

"O Auto Agora tem conteúdo diversificado, informações simples e rápidas para chamar a atenção do ouvinte sobre a importância de cuidar bem do veículo. Além disso, também queremos contribuir para que o motorista dirija com mais segurança e evite acidentes", comenta Edison Ragassi.

Com programação musical que inclui os gêneros Pop/Rock, Black e Dance, além da tradicional programação esportiva, a Transamérica tem um público qualificado, dos quais 52% dos ouvintes pertencem às classes sociais A e B. "A qualificação do ouvinte é importante, são pessoas que tem automóvel e valorizam o patrimônio. No rádio, o boletim é ouvido por motoristas e passageiros dentro dos carros, casas e escritórios. Na internet e no aplicativo, a possibilidade do ouvinte estar com o fone de ouvido é grande, o que o faz prestar ainda mais atenção na mensagem. 

O informativo conta com o apoio do blog Auto Agora (www.autoagora.blogspot.com), criado em 2007 para auxiliar o leitor na compra de um veículo. Nele, o internauta encontra matérias de avaliações e comparativos com custos de peças e serviços, além dos principais lançamentos. Em fevereiro, o blog passará a ser site e terá os boletins arquivados e disponíveis para que o ouvinte ouça novamente, caso tenha ficado com alguma dúvida. 

Curitiba veicula o Auto Agora desde outubro pela Transamérica Light (95,1 Mhz).


O informativo também vai ao ar na capital paranaense desde o mês de outubro de 2014. Além das informações cotidianas, o boletim contou com o cobertura diária do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. “A Capital paranaense é um importante polo automotivo, pois tem fábricas de importantes montadores como Volkswagen, Renault/Nissan, Volvo Caminhões e Audi, que começa a produzir na região neste ano. O público paranaense também é aficionado por carros e presta atenção nas informações”, analisa Ragassi. Para ouvir pela internet é só acessar o site (www.transanet.com.br/light) e em Curitiba a frequência é 95,1 Mhz.

A Rádio


Inaugurada em Recife no ano de 1973, onde foi instalada a primeira unidade Transamérica, o veículo passou por inúmeras transformações, ressaltando sua expressiva contribuição ao mercado de radiodifusão e inspirando outras emissoras. A Transamérica iniciou sua transmissão com programações musicais gravadas e, posteriormente, passou a gerar seu sinal ao vivo em meados da década de 1980.

Outro marco importante na história da Rede Transamérica foi a construção da maior torre de transmissão da América Latina, na Rádio Transamérica de São Paulo, em 1985. A torre tem 180 metros de altura e com dois potentes transmissores atingem uma potência irradiada de 420 mil watts.

No dia 25 de janeiro de 1990, a Transamérica tornou-se a primeira FM brasileira com sinal transmitido via satélite. Com o salto tecnológico, a programação teve o sinal codificado, iniciando assim o processo de franqueamento de novas emissoras. Sua primeira franqueada nessa fase foi a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

A Transamérica Light surgiu no ano de 1999, na Praça de Curitiba. A rádio adulto-contemporânea é voltada ao público qualificado. A grade mescla jornalismo com programação musical focada em flashbacks internacionais, MPB e World Music.

Já a Transamérica Pop surgiu com o início das transmissões via satélite, mas ainda sem a denominação Pop. O termo foi empregado posteriormente em função da nova estratégia de segmentação da Rede Transamérica de Comunicação. Com uma linguagem irreverente e bem humorada, destaca em sua programação musical os gêneros Pop/Rock, Black e Dance.

O apresentador


Edison Ragassi, nasceu em São Paulo, é jornalista e radialista. Formado em Propaganda & Marketing pela Anhembi Morumbi e em Jornalismo pela FIAM, iniciou sua carreira profissional em Comunicação no ano de 1987 como locutor, atuando durante 11 anos em emissoras de rádio.

Ingressou no jornalismo impresso em 2001 e, desde então, se especializou no setor automotivo. Trabalhou como repórter na revista Mercado Automotivo, foi editor-chefe da revista Vendo Autos e atualmente é o editor de veículos das publicações Balcão Automotivo e Reparação Automotiva. Também escreve o Blog Auto Agora www.autoagora.blogspot.com

O Auto Agora no rádio é uma parceria da Rede Transamérica de Comunicação, segmento Pop e Light e a TECOM - Luciano Amaral Radiodifusão Ltda, com produção de textos e apresentação de Edison Ragassi. A produção artística fica a cargo de Gislaine Martins e Ricardo Sam (Transamérica Pop) e Sergio Fialho, coordenador artístico da Transamérica Light. A direção geral é de Luiz Guilherme Albuquerque. 

Contatos
Produção e apresentação
Edison Ragassi
ragassi@gmail.com

Comercial
Rádio Transamérica de São Paulo
Transamérica de São Paulo
Gerência Comercial
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Newton Gaigher 
(11) 3024-5850/3024-5867 

Transamérica Light
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adelciolima@transanet.com.br
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Parceria e coordenação
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Assessoria de Imprensa
Victória Comunicação
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NOVO FIAT BRAVO É EQUIPADO COM TECNOLOGIAS MAGNETI MARELLI.

O Grupo Magneti Marelli marca presença em mais um importante lançamento da indústria automotiva com o fornecimento de soluções que aliam o que há de mais moderno em tecnologia para o setor.



O Novo Fiat Bravo é equipado com o consagrado e pioneiro sistema de gerenciamento para motores bicombustível Software Flexfuel Sensor (SFS®) desenvolvido pela Divisão Powertrain da Magneti Marelli, com sua central de comando ECU (Eletronic Control Unit) Família 7 dotada da mais avançada tecnologia em microprocessadores, responsável pelo aumento da capacidade de memória e velocidade de processamento.

Outra tecnologia desenvolvida pela mesma divisão, presente nos modelos Dualogic do Novo Bravo é o câmbio automatizado Free Choice®, um sistema de controle eletrônico para câmbios mecânicos desenvolvido originalmente para gerenciar, com extrema velocidade, precisão e sem perda de potência, as mudanças de marcha em veículos de Fórmula 1. A grande evolução, tanto do software como do hardware, ambos desenvolvidos pela Magneti Marelli, oferece novos recursos, sempre priorizando a segurança e o conforto.


A tecnologia aplicada ao Novo Bravo conta com as funções Creeping, que coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades, Auto Up-shift Abort, que garante ultrapassagens mais seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor e proporciona respostas mais rápidas ao comando do acelerador, além do acelerômetro, que suaviza a arrancada e troca de marchas em rampas.


O Novo Fiat Bravo conta também com amortecedores traseiros e dianteiros Cofap, da Divisão Sistemas de Suspensão, que proporcionam uma condução segura e confortável nas mais variadas condições de piso. Painel de instrumentos e body computer vem da Divisão Eletrônica. O conjunto de pedais de acelerador, freio e embreagem com tecnologia híbrida, com utilização de plástico e metal, além do tanque de combustível plástico, da Divisão Componentes Plásticos e Módulos; e faróis e lanternas da Divisão Automotive Lighting. A Divisão Exaustão da Magneti Marelli também participa do lançamento fornecendo o sistema composto pelo Coletor com Catalisador Integrado, tecnologia da empresa que traz vantagens para o veículo, atendendo à legislação de emissões. 

Grupo Magneti Marelli / Mercosul
Diretoria de Marketing e Relações Externas 
Eliana Giannoccaro 
eliana.giannoccaro@magnetimarelli.com
+55 11 3030 9825

Media Relations do Grupo Magneti Marelli:
José Augusto Perin
jose.perin@magnetimarelli.com
+55 11 3030 7548

SD&PRESS Consultoria
Priscila Fabi 
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Mariana Larsson 
mariana.larsson@sdpress.com.br
Sergio Duarte
sergio.duarte@sdpress.com.br
+55 11 3876 4070

PÓSITRON LEVA CLIENTES PARA PILOTAR FERRARI F430 NO AUTÓDROMO VELLO CITTÀ.

A PST Electronics leva consumidores e instaladores parceiros da marca para conhecer de perto e viver a emoção de pilotar a Ferrari da Pósitron, acompanhados de um piloto profissional. A ação será realizada neste sábado (7) no autódromo Vello Città, em Mogi Guaçu.

Os 10 vencedores da promoção “Pilote a Ferrari da Pósitron”, que teve início em 2014, adquiriram produtos da marca, se cadastraram no portal da companhia e responderam à pergunta “Qual a empresa que leva você para pilotar um supercarro?”.

O autódromo Vello Cità possui um circuito de 3.493 metros, 14 curvas, 15 postos de sinalização e apresenta um desnível de 45 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo da pista. É um traçado bastante técnico, que testa a habilidade dos pilotos constantemente, proporciona ultrapassagens e garante fortes emoções durante as provas.

Ao mesmo, o espaço também sediará a fase final do Campeonato Superinstalador, contemplando instaladores de produtos Pósitron para motos, automóveis e também para o serviço de rastreamento.

A lista dos vencedores da promoção está disponível para consulta no site www.positron.com.br/pilote.

A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos. Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores, bloqueadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, painéis de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial. Atualmente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e Américas.

Printer Press Comunicação Corporativa
Lori Moscatelli
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FUNDAMENTO RP ANUNCIA NOVA DIRETORA.

A Fundamento RP, integrante da holding Fundamento Grupo de Comunicação, anuncia Camila Curado como sua nova Diretora. 


Jornalista com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa, Camila Curado assume a marca do grupo voltada para comunicação para negócios. Entre os serviços, Relações Governamentais, Comunicação Financeira, Gerenciamento de Cultura Organizacional e de Riscos e Crises. 

Com 25 anos de atuação nos mercados nacional e internacional, o Grupo firma-se como um parceiro que oferece soluções inovadoras em comunicação para negócios, branding e digital através das marcas Fundamento RP, Fundamento Produções e Fundamento Digital. Também compõem a holding, as empresas Fundamento Design e Fundamento Análises. 

Fundamento RP
Tainá Giglio
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FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN INICIA PARCERIA COM MUNICÍPIOS DO MATO GROSSO PARA O PROJETO “ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM”.

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, inicia o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” no Mato Grosso. O projeto chega às cidades de Sinop e Sorriso, onde são oferecidas um total de 460 vagas para alunos e 63 vagas para educadores.


O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal, em Sorriso (MT), e contou com a presença do Prefeito da Cidade, Dilceu Rossato, do diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros, da diretora de Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, da coordenadora do Projeto Aceleração da Aprendizagem no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Luzia Suely Bernardi e autoridades dos municípios beneficiados.

“A Fundação Volkswagen investe nesta iniciativa porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. O projeto ‘Aceleração da Aprendizagem’ oferece formação aos educadores para que desenvolvam um trabalho intensivo com seus alunos de forma individual, respeitando suas particularidades e extraindo seu melhor potencial, evitando a evasão escolar”, afirma o Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

O superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros (à esq.) cumprimenta o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato. Foto: Tiago da Luz.

Conheça o projeto “Aceleração da Aprendizagem”


O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

A formação dos educadores neste projeto conta com material pedagógico exclusivo, para que possam trabalhar com os alunos de forma direcionada. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), consolidada ao longo de 18 anos de trabalho com correção de fluxo escolar. O Cenpec é parceiro técnico para o desenvolvimento de alguns dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen.

O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade série.

O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal.

Além da atuação no Mato Grosso, o projeto é realizado também nos estados da Paraíba, Bahia e Espírito Santo, beneficiando 2700 alunos e 350 educadores.

Sobre a Fundação Volkswagen


A Fundação Volkswagen, por meio de seus projetos educacionais, já beneficiou 1,4 milhão de alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a mais de 18 mil educadores da rede pública de ensino de 407 cidades. No período, 5.226 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. Além dos projetos de Educação, a Fundação Volkswagen também oferece iniciativas com foco no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação, ao chegar ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Maranhão e Amazonas. Além destes, os outros Estados já atendidos pela Fundação Volkswagen são Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. 
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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IVECO DAILY GNV COMEÇA A RODAR EM GRANDES TRANSPORTADORAS DE SÃO PAULO.

Associadas do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo testarão a tecnologia durante seis meses, com o apoio da Comgás.

Veículo é ideal para serviços de distribuição e logística urbana e proporciona redução na emissão de material particulado e de gases efeito estufa. 

A Iveco, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp) e com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), coloca em teste um veículo Daily 35C14G GNV para rodar em empresas paulistas: Expresso Mirassol, Jamef, Mira Transportes, RG Log, Tex Courier e West Air Cargo.

O Daily GNV foi entregue no último dia 27, na sede do Setcesp, para a MIRA Transportes, que  atua há 36 anos no segmento, e será a primeira empresa a testar o veículo em São Paulo durante um mês. "Essa iniciativa tem como objetivo ajudar a preservar o meio ambiente e desenvolver veículos confiáveis movidos a GNV para o transporte em grandes centros urbanos. Ficamos felizes em fazer parte do projeto", afirma Arílson Abreu, gerente de frota e tráfego da Mira Transportes. 

Arílson Abreu (esq), gerente de frota e tráfego da Mira Transportes e Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela área de Inovação da Iveco. 

Desde 2011 a Iveco realiza uma série de testes com veículos movidos a combustíveis alternativos. Empresas de diferentes setores já testaram dois Daily GNV, dois Tector 17 toneladas, preparados para coleta de lixo, um ônibus GNV e um Tector GNV alimentado com Biometano. Neste projeto piloto, a Comgás disponibilizará o combustível necessário para o período em que o veículo será testado. “A Comgás acredita que o GNV é e continuará sendo a melhor opção em termos de economia e performance, pois com o gás natural é possível rodar mais e emitir menos poluentes”, acrescenta o gerente de marketing da Comgás, Ricardo Vallejo.

O Daily GNV permite uma redução de 84% da emissão do NOx, 25% menos CO2 e 96% menos material particulado, se comparado com um veiculo diesel Euro 3. "Nosso intuito é testar e comprovar a eficiência dos veículos movidos a combustíveis alternativos, seja para o transporte de carga ou para o transporte de passageiros”, afirma Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela área de Inovação da Iveco. “Cada vez mais o Brasil segue o caminho que já é trilhado na Europa, onde a marca é referência no segmento", conclui.

Além das reduções de emissão de gases de efeito estufa, o veículo proporciona a diminuição de ruídos em seis decibéis em relação ao mesmo motor diesel. Eficiência e bem-estar garantidos para quem transporta cargas e movimenta a economia de grandes cidades do país. 

Daily GNV


O Daily 35C14G GNV é ideal para serviços de distribuição e logística urbana e traz vantagens que vão além das significativas reduções de emissão de gases de efeito estufa. Entre elas, está a diminuição de ruídos em seis decibéis em relação ao mesmo motor diesel. O Daily GNV permite uma redução de 84% da emissão do NOx, 25% menos CO2 e 96% menos material particulado, se comparado com um veiculo diesel Euro 3. 

O modelo, que é um protótipo de veículo comercial leve alimentado a gás natural veicular, conta com um motor de ciclo Otto, quatro cilindros e 3 litros de cilindrada, que desenvolve uma potência máxima de 136 Hp e 350 Nm. O motor é alimentado com GNV que é armazenado em seis cilindros a uma pressão de 200 bar. A capacidade de gás armazenada permite uma autonomia de 350 km na aplicação urbana. O Daily pode ser abastecido em qualquer posto de combustível que tenha GNV. 

Fotos: Alexandre Andrade.


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INSTITUTO RENAULT DOA CARRO PARA AACD.

Nesta quinta-feira (05), o Instituto Renault fez a entrega oficial de um Sandero zero quilômetro, para a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. A doação foi anunciada durante a última edição do Teleton, em novembro passado.


A parceria do Instituto Renault com a AACD existe desde 2011, quando um Renault Kangoo foi doado para complementar a frota da Instituição. Em 2013, a AACD também foi presenteada com uma sessão exclusiva da peça “O Rei Leão”, realizada no Teatro Renault, em São Paulo.

Da esquerda para direita, o Superintendente de Marketing e Captação de Recursos da AACD Angelo Franzão, a Gerente do Instituto Renault Luciana Giles, o Diretor da Max Motors Carlos Henrique, o CEO da AACD Valdesir Galvan e o Diretor de Relações Institucionais e Governamentais Marcus Vinicius Aguiar.

 “Esta ação reforça o compromisso da Renault com a melhoria da qualidade de vida e das condições de desenvolvimento pessoal da comunidade brasileira”, afirma Marcus Vinicius Aguiar, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil. 

“Doações como a da Renault são de extrema importância para AACD, pois nos ajuda a manter a qualidade dos quase 7 mil atendimentos para pessoas com deficiência física em todo o Brasil”, afirma Angelo Franzão, Superintendente de Marketing e Captação de Recursos da AACD.

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ALTA RODA.
por Fernando Calmon*

 COMBUSTÍVEL E SEGURANÇA EM FOCO.

Esta semana duas medidas da área governamental passam a ter impacto sobre os motoristas brasileiros. A primeira já era esperada para fevereiro mesmo: aumento de teor de etanol na gasolina de 25% para 27% (proposta era de 27,5%, abandonada pela dificuldade na aferição nos postos). O problema principal é que o improviso continua, pois não se concluíram os testes com a gasolina premium. Assim até a Anfavea descambou para a improvisação ao recomendar que veículos com motor movidos apenas a gasolina utilizem a premium, por enquanto ainda com 25% de etanol.

Tal conselho nem deveria se cogitar porque, além do preço superior, simplesmente é difícil encontrar o produto premium nos postos mesmo nas grandes cidades (em médias e pequenas, praticamente inexiste). Donos de carros a gasolina mais antigos teriam de pagar preço ainda maior pelo combustível. Com os 27% de etanol o preço da gasolina será reduzido, inclusive para compensar um pequeno aumento de consumo da nova formulação? Até hoje o preço sobe quando o teor de etanol cai, mas quanto este teor aumenta o que se vê são distribuidoras e donos de postos “esquecendo” do pormenor.

Toda essa confusão começou em razão do grande erro de subsidiar o preço da gasolina, durante pelo menos cinco anos, sob desculpa torta de controle da inflação. Isso inviabilizou o etanol e abriu brecha para propostas paliativas como a atual, quase um ato de desespero dos produtores de combustível verde. Sem contar as distorções frente à gasolina padrão (22% de etanol) utilizada nos testes de emissões e de consumo de combustível.

Já a Resolução nº 518 do Contran publicada apenas neste começo de 2015 é responsável pelo atraso de um ano em importantes itens obrigatórios de segurança. Significa que projetos de novos modelos só terão que cumprir as exigências de 2018 em diante e os modelos atuais poderão continuar em produção até 2020. Bancos infantis deverão ter à disposição pelo menos uma ancoragem de alta eficiência no banco traseiro que poderá ser ISOfix, Top-theter ou i-Size (novo padrão europeu, de 2013).

Resta saber em quanto tempo os bancos infantis serão igualmente homologados com essas fixações de maior segurança e, em especial, responsáveis por facilitar o encaixe diretamente na estrutura do veículo. Utilizar apenas o cinto, como é feito hoje, pode dar origem a erros na instalação e, em consequência, baixo nível de proteção às crianças.

Finalmente se exigirão três cintos retráteis de três pontos também no banco traseiro (salvo em modelos de dois lugares atrás). Até hoje, alguns automóveis de entrada podem ser comprados sem dois cintos retráteis traseiros, verdadeiro absurdo, pois até inviabiliza fixar cadeira infantil. Também naquelas datas haverá até três encostos de cabeça atrás, que curiosamente não são itens compulsórios nem na regulamentação de segurança europeia e nem na americana.

RODA VIVA


BRASIL conseguiu se manter como quarto maior mercado mundial de veículos em 2014, apenas 67 mil unidades a mais que a Alemanha, apesar da queda de 7% nas vendas sobre 2013. Em compensação o País perdeu a sétima posição entre os maiores produtores para o México. Indústria mexicana tem custos menores e é voltada às exportações, principalmente para os EUA.

FORD aproveitou a Campus Party, maior feira da América do Sul voltada à informática e do geek ao empreendedor, em São Paulo, para lançar seu Desafio da Mobilidade. O Brasil é o nono país a encarar essa proposta coordenada pelo fabricante a fim de melhorar os deslocamentos da população por qualquer meio de transporte terrestre. Missão ainda mais difícil para especialistas brasileiros, pois ótimas boas ideias já foram reveladas em outros países.

AUDI trocou, tanto no sedã A4 quanto no sedã-cupê-hatch A5, o motor 2 L turbo de injeção direta pelo de 1,8 L turbo de duplo sistema de injeção (indireta e direta). Apesar de a potência ter caído de 180 cv para 170 cv, torque se manteve em ótimos 32,6 kgfm. Objetivo: diminuir consumo de gasolina em até 21% e atender também emissões mais restritas de material particulado exigidas na Europa. Desempenho praticamente não mudou, em avaliação preliminar cidade/estrada, atingindo objetivos de projeto.

IMPRESSIONA bem o novo motor de três cilindros que a Nissan oferecerá no March, a partir de março próximo. Com 77 cv (mesma potência com etanol e gasolina, referência não ideal) e 10 kgfm de torque, destaca-se pelo surpreendentemente baixo nível de vibrações. Retomadas em baixas e médias rotações são muito boas (até parece ter cilindrada maior), comprovando o acertadíssimo trabalho de calibração da unidade de gerenciamento eletrônico do motor.

PROPOSTA interessante da empresa de internet de origem argentina Rodati. Negocia preços e descontos com as concessionárias para que os clientes não tenham que visitar muitas lojas. Foco inicial é na região metropolitana de São Paulo com promessa de voos mais altos. No momento, atende apenas algumas marcas: Citroën, Chevrolet, Ford, Honda, Hyundai, Renault, Nissan e Toyota. Nada é cobrado do interessado pelo carro.






Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. 
É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FIAT E PÁLIO MANTÊM LIDERANÇA EM JANEIRO.


Após completar seu 13º à frente do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, a Fiat manteve a liderança em janeiro, quando vendeu 49.672 unidades, com market share de 20,4%. Os dados foram divulgados hoje pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A diferença para o segundo colocado foi de 2.787 veículos.

O Fiat Pálio, carro mais vendido em 2014, também manteve a liderança em janeiro, com 14.430 unidades emplacadas, o que representa 6% do mercado total. Outros três modelos da marca estão entre os dez veículos mais comercializados no Brasil no mês passado: a picape Strada (11.202 unidades), o Uno (8.588 unidades) e o Siena (7.194 unidades).

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DJALMA FOGAÇA E SEU FORD CONFIRMADOS NA FÓRMULA TRUCK.

Caipira Voador encerrou negociação com outro piloto e decidiu continuar a guiar seu Ford na 20ª temporada da história da Fórmula Truck, a categoria mais popular da América do Sul.


O caminhão Ford de Djalma Fogaça tem sido presença constante nas pistas. Foto: Orlei Silva.

O experiente e vitorioso piloto Djalma Fogaça está confirmado no cockpit de seu do Ford da DF Motorsport na temporada 2015 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Ele, que fazia contatos com outro piloto para ocupar a vaga na sua equipe, optou por continuar a guiar os caminhões pela 16ª temporada. Desde 1997 na categoria, o Caipira Voador, como é conhecido, só ficou fora três anos (2010, 2011 e 2012) e volta a alinhar o caminhão no grid da etapa de abertura, a 20ª da história, no dia 1º de março em Caruaru, Pernambuco.

``As conversas com o piloto, com quem estava em contato, não evoluíram e vou continuar a guiar o Ford da DF Motorsport por mais um ano``, disse Fogaça, que tem a equipe na cidade de Sorocaba, interior paulista, onde ele nasceu.

Com a decisão, Fogaça, que já havia assinado contrato com Raijan Mascarello para continuar na sua escuderia, mantém a base de 2014, mas com um grupo técnico com novas contratações e somente dois caminhões, pois na temporada passada ele se frustrou com três.


Djalma Fogaça (d) e Raijan Mascarello mantiveram a parceria para 2015 na Truck. Foto: Rodrigo Ruiz/Divulgação

``Agora com dois caminhões e estrutura melhorada, com a contratação de gente nova e especializada, temos tudo para fazer uma temporada melhor ainda do que a de 2014``, disse Djalma Fogaça, que tem sete vitórias na categoria. 

CALENDÁRIO DE 2015
1º de março - Caruaru (PE)
12 de abril - Brasília (DF)
17 de maio - Londrina (PR)
14 de junho - Campo Grande (MS)
12 de julho - Goiânia (GO)
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
formulatruck@presskit.com.br
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DAF FACILITA COMPRA DO XF 105.

Rede de concessionárias da marca passa a negociar o extrapesado por meio de CDC e com taxas a partir 0,40% ao mês.


A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc, em parceria com os principais bancos comerciais do País, oferece a seus clientes condições especiais de financiamento para o XF105, com taxas de juros a partir de 0,40% ao mês, e planos de até 60 meses.

Toda a rede de concessionárias DAF está trabalhando com as novas condições de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), uma alternativa ao BNDES Finame, que passa a financiar de 50% a 70% do caminhão, dependendo do porte da empresa. Na nova linha de crédito da DAF, a entrada varia de 10% a 30%, com condições específicas para cada situação.

“Conseguimos com os nossos parceiros condições extremamente atrativas e competitivas, minimizando os impactos das mudanças no Finame. Nosso time de vendas está totalmente preparado para negociar planos de crédito que atendam às necessidades dos nossos clientes, de autônomos a frotistas”, afirma Jorge Medina, Diretor de Vendas e Marketing da DAF Caminhões Brasil.

XF105


A DAF oferece o extrapesado XF105 nas versões 6x2 e 6x4, equipadas com motor PACCAR MX de 410 cv ou 460 cv, e transmissão manual de 16 velocidades ou automatizada de 12 ou 16 velocidades. O modelo também está disponível em duas opções de cabine, Comfort e Space.

Consulte as condições dessa campanha na rede de concessionárias DAF ou no site www.dafcaminhoes.com.br.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.  

BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Imprensa da DAF Caminhões Brasil 
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VOLKSWAGEN up! COMEMORA SEU PRIMEIRO ANO DESDE O LANÇAMENTO, COM VENDAS RECORDE EM JANEIRO.

Modelo registrou seu melhor mês em vendas com 6.780 unidades.

Em um ano já foram comercializadas 65.678 unidades no mercado brasileiro e exportação atingiu a marca de 9 mil unidades desde junho.



Apresentado à imprensa no início de fevereiro de 2014, o Volkswagen up! acaba de registrar o seu melhor mês de vendas em janeiro, quando foram comercializadas 6.780 unidades. Desde seu lançamento, o modelo já acumula vendas de 65.678 unidades no Brasil. O up! é exportado para a Argentina e já atingiu a marca de 9 mil unidades enviadas desde junho, quando os embarques foram iniciados.

“O up! marcou o início de uma nova era para a Volkswagen do Brasil. O modelo já é referência em seu segmento em segurança, desempenho, design, tecnologia, consumo e baixo custo de reparabilidade”, destaca o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Ralf Berckhan.


Mesmo tendo sido lançado em fevereiro, apenas na versão quatro portas, up! teve seu primeiro mês completo de vendas somente a partir de abril do ano passado. A versão com duas portas chegou ao mercado no mês de maio. É o carro equipado mais econômico do País. Toda a linha up! estabelece novos patamares de eficiência energética no mercado nacional, recebendo classificação “A” (verde) no ranking de janeiro de 2015 do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado. O up! vem equipado com a nova geração de motores 1.0l de três cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil. Com até 82 cv (E100), motor é o mais potente da categoria e foi premiado como o “Motor do Ano 2014”.


O up! chegou ao mercado brasileiro já com um importante reconhecimento de suas qualidades: o automóvel recebeu a melhor pontuação no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. O modelo também obteve cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças. Mais uma vez, o excelente conceito de segurança da Volkswagen é reconhecido internacionalmente.

Antes mesmo de seu lançamento, o up! chegou ao mercado brasileiro com outro importante reconhecimento de qualidade e de baixo custo de reparo: o melhor índice de reparabilidade entre todos os veículos avaliados pelo CAR Group 2014, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).O up! obteve a classificação 11 no CAR Group 2014. Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.


O compacto da Volkswagen atingiu o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base Janeiro de 2014).

Disponível com duas e quatro portas, o up! tem seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!. Em outubro do ano passado, a Volkswagen ampliou a gama de versões da família up! com o lançamento do cross up!. Com essa novidade, a linha up! se torna ainda mais completa e abrangente.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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Renato Acciarto | 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
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VOLKSWAGEN: ECOPAV APOSTA NA MARCA E RENOVA FROTA COM VEÍCULOS PARA COLETA DE RESÍDUOS.

Cliente adquire 22 caminhões Constellation sob medida para a operação.  
 
Algumas das características marcantes dos veículos Volkswagen são a robustez e durabilidade de seus componentes e foram estes os aspectos fundamentais para que a Ecopav adquirisse mais 22 caminhões da marca. Os veículos vão operar na coleta e transbordo dos resíduos sólidos urbanos e comerciais em diversas regiões do país e se juntarão à frota do cliente, que aposta na chancela Volkswagen há mais de seis anos.

Dos 22 caminhões adquiridos pela empresa, 18 são do modelo VW Constellation 17.280 Compactor (sendo oito com câmbio automático), que atende às principais configurações solicitadas pelos clientes de coleta de resíduos. O cliente optou também por três unidades do VW Constellation 15.190 sob medida para a coleta seletiva, que se destacam pela agilidade da operação “porta a porta”; e um VW Constellation 24.330, que vai transportar todo material reciclável sob implemento Romeu e Julieta (duas carrocerias),  ideal para esta operação devido a sua capacidade de tração de 45 toneladas.


Os veículos percorrerão, em média, 100 quilômetros por dia pelo estado de São Paulo, além de participar de rotas em Belo Horizonte e Cuiabá. “Optamos pelos caminhões Volkswagen nesta renovação, pois acreditamos na marca. São veículos que nos atendem perfeitamente, com itens de série que agregam valor à operação, além da durabilidade, baixo custo de manutenção e ótimo desempenho. Não tínhamos dúvida nesta escolha”, conta Daniel Taboada, diretor comercial da Ecopav.

Além dos caminhões Volkswagen, o cliente já opera com um caminhão MAN TGX 29.440, em caráter de teste, para o transporte dos resíduos até a cidade de Jambeiro (SP), onde acontece o descarte dos materiais. O veículo circula aproximadamente 500 quilômetros por dia. “A confiança se estende aos veículos MAN, que também são referência no mercado. Esta parceria com a MAN Latin America só nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, complementa Taboada.

Para Ricardo Alouche, a parceria com a Ecopav é resultado do compromisso da empresa com seus clientes. “Nosso objetivo é atender de forma diferenciada, com produtos inovadores e com alto rendimento. Este é o retrato, por exemplo, de nossa linha Vocacional, que atua em segmentos que crescem cada vez mais no Brasil, como a construção civil, transporte de valores, distribuição de bebidas, coleta de lixo e canavieiro”, destaca o vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, líder nas vendas de caminhões no Brasil há doze anos consecutivos e vice-líder em ônibus com as marcas Volkswagen e MAN.

Chegando à frente


A MAN Latin America é a única montadora que oferece veículos com motorização MAN D08 e tecnologia EGR, que dispensam o uso do Arla 32, possibilitando assim, melhor aproveitamento do espaço do chassi. É o caso do VW Constellation 17.280 Compactor, específico para a coleta de resíduos, e do VW Constellation 15.190 adquiridos pela Ecopav. O primeiro se destaca pela sua severidade e itens, como compressores de maior capacidade, freios de maior dimensão, suspensões recalibradas e manetim para partida, que garantem a robustez que a operação exige. Já o modelo de 15 toneladas é Ideal para entregas urbanas com agilidade e rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias

Além disso, a empresa escolheu o Constellation 24.330, que agrega tecnologia e segurança com seu motor Cummins ISL de 330cv e 1450Nm, caixa de 16 velocidades e eixo de simples redução. Está equipado com sistema de freio com ABS, tornando assim sua condução mais simples, segura e confortável, com a durabilidade e baixo custo operacional sempre presentes no conceito sob medida da montadora.

Fotos: Halsey Madeira. 
 
Comunicação MAN Latin America
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BMW GROUP BRASIL ANUNCIA ASSOCIAÇÃO À ANFAVEA.


Após o início oficial de sua produção no Brasil, em outubro do ano passado, o BMW Group Brasil passa agora a integrar a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), sendo que a partir deste mês os dados de produção da montadora passam a integrar as divulgações da associação.

“A associação à Anfavea é um movimento natural dentro das nossas operações, pelo fato de que passamos a produzir automóveis no Brasil. Enxergamos esse fato de uma maneira muito positiva, uma vez que reforçaremos nossa representatividade junto às diversas esferas governamentais e da sociedade civil como um todo com as quais a entidade se relaciona”, afirma Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Adesão ao Programa Nacional de Etiquetagem Veicular


Como parte da estratégia de fortalecimento dos negócios no Brasil, desde o fim de 2014 a linha de produtos do BMW Group Brasil (marcas BMW e MINI) integram o Programa Nacional de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, que faz a classificação da sua eficiência energética. Com base nessa avaliação, o consumidor pode escolher os produtos que oferecem menor consumo e emissão de poluentes. Os produtos do BMW Group Brasil já atendem ao conjunto de normas de eficiência EURO 6, considerado o mais rigoroso do mundo.

“Com a adesão ao programa de etiquetagem veicular, nossos produtos passam a ter sua eficiência energética comprovada pela legislação brasileira assim como já ocorre em outros mercados, o que mostra o respeito da nossa empresa pelos consumidores brasileiros no momento em que ampliamos nossos negócios no País”, explica Gleide Souza, diretora de Relações Governamentais do BMW Group Brasil.

Certificação de qualidade


Outro passo importante para as operações da empresa foi a recente conquista da ISO 9001 na fábrica em Araquari, certificação internacional que demonstra a eficácia dos processos internos de gestão de qualidade da montadora e sua preocupação em prestar sempre o melhor serviço para o cliente. Criada pela International Organization for Standardization (ISO), a certificação é aplicável a qualquer indústria ou prestador de serviço. A empresa trabalha, agora, para obter as certificações ISO 14001 e OHSAS 18001.

A fábrica do BMW Group em Araquari


Com uma área construída de aproximadamente 500 mil m², a nova fábrica da BMW é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo. Ao todo, os investimentos no projeto somam mais de R$ 600 milhões, tudo para assegurar que os automóveis que saem da linha de montagem nacional tenham qualidade premium idêntica à encontrada nas demais fábricas do BMW Group. A unidade produtiva de Araquari terá capacidade para fabricar inicialmente até 32 mil carros por ano. Os modelos produzidos serão o BMW Série 1, BMW Série 3, BMW X1, BMW X3 e MINI Countryman.

A chegada do BMW Group Brasil a Araquari também deve contribuir para acelerar o desenvolvimento socioeconômico da região. O projeto prevê a contratação de 1.300 profissionais – até o momento, cerca de 500 colaboradores já foram admitidos – e a geração de 2.500 vagas indiretas, incluindo fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.

Sobre o BMW Group 


Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações. 

Em 2014, o BMW Group vendeu cerca de 2.118 milhões de automóveis e 123.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2013 foi de 7,91 bilhões de euros, sobre uma receita de 76,06 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2013, o BMW Group contava com 110.351 colaboradores. 

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia. 

BMW Group Brasil 
Comunicação Corporativa 
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