sábado, 7 de março de 2015

TOYOTA PROMOVE AVANT PREMIÈRE DO MIRAI EM SOLO EUROPEU NO SALÃO DE GENEBRA, NA SUÍÇA.

A Toyota preparou para a 85ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, um palco para apresentar sua mais recente tecnologia em prol da mobilidade urbana, prestes a estrear no mercado europeu. O evento, que acontece até 15 de março, marca a avant première do Mirai, o primeiro carro movido a hidrogênio, na Europa. 


O modelo é produzido em escala comercial no Japão desde dezembro de 2014, na planta da Toyota em Motomachi.

As vendas do Mirai no velho continente estão agendadas para o fim do verão, em meados de setembro. Até o fim do próximo ano, a comercialização se restringirá a três destinos na Europa: Reino Unido, Dinamarca e Alemanha, com um volume anual de 50 carros em 2015 e 100 carros para 2016. Outros países passarão a receber unidades do modelo movido a hidrogênio a partir de 2017.

O Mirai sinaliza o início de uma nova era de veículos para a mobilidade global. Utilizando hidrogênio - uma importante fonte de energia para o futuro - como combustível para gerar eletricidade, o automóvel alcança superior desempenho em termos ambientais e conveniência, além de conceder uma ótima condução a baixíssimos níveis de ruído interno.

Funcionamento



O Mirai possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio - uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. É dentro desta estação onde ocorre a reação química para colocar o Mirai em movimento.

O veículo capta o oxigênio da atmosfera através de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Dentro dela, a célula combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do Mirai, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

O Mirai possui autonomia para rodar 650 km sem necessidade de reabastecimento.

Tecnologia híbrida



Durante o Salão de Genebra a Toyota também promoverá a celebração do sucesso de sua tecnologia híbrida de motores com a consolidação de seu lineup de modelos com este avançado powertrain. Em 2014, mais de 7,3 milhões de unidades de veículos híbridos da marca Toyota foram vendidas no mundo.

Com o lançamento da primeira geração do Prius em 1997, a Toyota já demonstrava ao mundo uma nova rota rumo à revolução no segmento automobilístico mundial.

Desde a década de 1960, a Toyota encarou o desafio de encontrar alternativas como fontes de energia para os motores dos veículos. A partir de 1990, a companhia iniciou testes em larga escala em modelos já desenvolvidos na sua base de engenharia.

Em 1992, a Toyota firmou o compromisso em construir carros mais seguros e cada vez mais viáveis para o desenvolvimento sustentável do planeta. Um ano depois, a política adotada foi combinada a um conjunto de ações que concedeu as diretrizes para a Toyota criar o seu Plano de Ação Ambiental.

Foram essas iniciativas que deram início ao caminho para o desenvolvimento tecnológico no qual a empresa incorporou perenemente, a fim de seguir na busca pela mobilidade sustentável, com a criação de novos modelos cada vez mais limpos e amigos do meio ambiente, tal como o Mirai.

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FÁBRICA DA AUDI USA ROBÔS PARA MOVER CARROS.

Sistema de transporte sem condutor está em fase piloto na área de logística.


A Audi está testando sistemas para a fábrica inteligente do futuro: em fase piloto na planta da  marca em Ingolstadt  desde fevereiro, dois robôs transportam carros de forma independente da área de produção para uma área de armazenamento provisório. Dali, eles colocam os modelos triados da Audi na devida posição de acordo com seus destinos de embarque, para que os funcionários de logística possam, então, carregá-los em vagões de trem. Agora, a  Audi está preparando a primeira aplicação industrial dos sistema robótico e examinando áreas adicionais para sua aplicação  

O transporte autônomo dos nossos automóveis nos permite eliminar longas distâncias de caminhada para os nossos funcionários e melhorar a ergonomia do trabalho”, diz o Prof. Dr. Hubert Waltl, Membro do Conselho Administrativo para Produção da AUDI AG. “Sistemas como esse também têm o potencial de aumentar significativamente a eficiência dos nossos processos.”

A ideia de utilizar os robôs com o nome “Ray” veio da empresa bávara Serva Transport Systems e lhe rendeu uma nomeação para o prêmio German Founder Award, em 2013. Ray é um robô de movimento livre e altamente flexível. Ele tem uma estrutura  de seis metros de cumprimento  por três de largura que usa sensores para determinar e se ajustar à  posição e às dimensões de um carro. O robô, então, agarra cuidadosamente as rodas,  erguendo o carro em até  10 centímetros. Um software de controle prevê, então, um espaço onde  Ray estacionará o carro. Com esse processo,  automóveis com até 5.3 metros de comprimento podem ser movidos rapidamente e armazenados temporariamente economizando  espaço. Assim que há um número suficiente de carros disponíveis em nível de triagem para algum destino, o robô os leva até o local de embarque.

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O Grupo Audi entregou 1.741.100 carros da marca Audi para seus clientes  em 2014. Como um dos modelos mais bem sucedidos, o Audi A3 foi premiado como o “Carro do Ano Mundial de 2014“ por um júri internacional de jornalistas. Em 2013, a empresa reportou receita  de  €49.9  bilhões e lucro operacional de  €5.03  bilhões. A Audi opera  globalmente em  mais de 100 mercados e possui produção em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Győr (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava  (Eslováquia),  Martorell  (Espanha),  Kaluga  (Rússia),  Aurangabad  (Índia), Changchun  (China)  e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013, a marca dos também tem produzido carros em Foshan (China). A partir de meados de 2015, a Audi operará uma instalação de produção em São José dos Pinhais (Brasil), seguida de San José Chiapa (México) em 2016. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. A empresa emprega atualmente mais de 80.000 pessoas no mundo todo, das quais mais de 55.800 na Alemanha. A empresa planeja realizar um investimento total de cerca de €24 bilhões entre 2015 e 2019 – essencialmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assumiu um compromisso com a responsabilidade corporativa e tem baseado sua estratégia no princípio de sustentabilidade em seus produtos e processos. A meta de longo prazo é alcançar a mobilidade neutra em termos de emissões de CO2.

IVECO APRESENTA SOLUÇÕES PARA O MERCADO AGRÍCOLA DURANTE A EXPODIRETO COTRIJAL 2015.

Marca expõe os modelos Hi-Way 600S48T e Tector 24E28 e oferece condições comerciais especiais para os visitantes da feira.


A Expodireto Cotrijal 2015, feira agrícola internacional promovida anualmente pela Cooperativa Agropecuária e Industrial, que acontece entre os dias 9 e 13 de março, na cidade de Não-Me-Toque (RS), contará com a presença da Iveco. A marca apresentará os caminhões multitarefas Hi-Way 600S48T e Tector 24E28 no estande da New Holland, também uma marca da CNH Industrial. A equipe da Iveco estará à disposição do público para tirar dúvidas e mostrar os benefícios dos produtos da marca.

Os veículos contam com tecnologia e qualidade comprovada para atender o mercado agrícola do sul do país, oferecendo ao produtor rural ótimo custo operacional, robustez e versatilidade para as atividades no campo. Outro atrativo são as condições comerciais especiais para quem fechar negócio durante a feira. A fabricante disponibilizará a linha de crédito, via Banco CNH Industrial, que proporciona ao comprador adquirir um modelo Iveco com 10% de entrada do valor total e prazo de cinco anos para quitar o parcelamento do restante, além de 100% do financiamento do Tector subsidiado por meio do cartão BNDES.

Linha de crédito exclusiva - Banco CNH Industrial


A Iveco lançou uma opção de financiamento com condições especiais para a compra de veículos e caminhões da marca, com apenas 10% de entrada do valor total e prazo de cinco anos para quitar o parcelamento do restante. A linha de crédito, disponível via Banco CNH Industrial, é uma solução para os transportadores que desejam adquirir veículos novos em condições mais atrativas que as oferecidas atualmente pelo Finame, principal linha de financiamento do governo federal para máquinas, equipamentos e caminhões.

As novas regras do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para o Finame, anunciadas recentemente, restringiram o acesso a essa modalidade de crédito. Antes, era possível financiar até 100% do bem a ser adquirido. Com as mudanças, o valor mínimo de entrada é de 30% para pequenas empresas e de 50% para as grandes. Também houve aumento na taxa de juros, que passou de 6% para 9,5% ao ano para as pequenas e 10% para as grandes empresas.

A linha de crédito da Iveco, válida para os veículos da marca que possuem o código Finame, incluindo comerciais leves e extrapesados, visa complementar a parte não coberta pelo PSI, com a mesma taxa da operação feita pelo BNDES e no mesmo prazo, 60 meses. O Banco CNHI oferece ainda a possibilidade de financiamento de 20% ou 40% do caminhão em 12 meses sem juros, com pagamento iniciado em 60 dias após assinatura do contrato. Para financiar a entrada em prazos maiores que 12 meses, são oferecidas as mesmas condições de taxas e prazos do Finame PSI — 9,5% ao ano ou 0,76% ao mês para as pequenas e médias empresas (faturamento anual até R$ 90 milhões) e 10% ao ano ou 0,80% ao mês para as grandes empresas, em até 5 anos.

Iveco Hi-Way


O extrapesado da Iveco foi projetado para percorrer longas distâncias oferecendo economia na manutenção, na operação e no consumo de combustível. São três faixas de potência, 440, 480 e 560 cv, e três versões de tração, 4x2, 6x2 e 6x4. 

A força do Hi-Way fica por conta do motor FPT Cursor 13, que reduz a emissão de poluentes e otimiza a combustão e o consumo de combustível. Com equipamentos de última geração, itens de longa durabilidade e recursos exclusivos, o caminhão garante uma direção segura, confortável e econômica. O veículo também vem equipado com o Frota Fácil, uma ferramenta de gestão com acesso aos dados completos de telemetria do caminhão, performance, dados de viagem e as informações sobre sua condução. 

A segurança também é um dos pontos fortes do Hi-Way. Para isso, o caminhão conta com freio auxiliar Intarder que, combinado ao freio motor, chega a quase 1.000 cv de potência de frenagem. Além da tecnologia e robustez, o Hi-Way também se destaca pelo conforto. Com ar digital, geladeira, cortina frontal elétrica, basculamento elétrico da cabine e cama High Comfort, com 2 m de comprimento e 80 cm de largura, equipada com colchão de dupla espuma, o motorista se "sente em casa" e no "seu escritório", dirigindo o caminhão.

Iveco Tector


É o caminhão perfeito para aqueles que buscam o que há de mais moderno e mais eficiente em transporte. Conforto, economia, potência, durabilidade e produtividade são alguns dos destaques desse veículo, que conta com enorme aprovação dos seus usuários. 

Com duas opções de câmbio e quatro opções diferentes de entre-eixos que permitem um total de 16 versões, o Iveco Tector se destaca pela versatilidade. Seja qual for o negócio, certamente, a Iveco tem o caminhão adequado. Os diversos modelos podem facilmente dar conta de qualquer tipo de demanda, desde entregas comerciais menores até transporte de grãos.  

Com cabine ampla, revestimentos de qualidade, espelhos elétricos e comandos práticos e de fácil acesso, motor econômico e três opções de câmbio, o Tector é o mais moderno caminhão semipesado do mercado latino-americano. Destaque para a versão Stradale, a top de linha, mais apropriada para transporte interurbano, e para a versão de entrada Tector Attack, a de melhor custo-benefício do segmento.

Foto: Alexandre Andrade.


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GRUPO BRASILEIRO ANUNCIA PRIMEIRA FÁBRICA DE BICICLETAS PREMIUM NO PAÍS E LANÇA MARCA AUDAX.

Com investimentos de R$ 80 milhões, o Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do país, lançou oficialmente nesta sexta-feira (06) a marca de bicicletas Audax, produzidas em uma nova fábrica na Zona Franca de Manaus. 


Os produtos serão vendidos em bike shops e lojas especializadas a partir de maio e o modelo mais caro custará cerca de R$ 45.000,00 com bicicletas para uso urbano, ciclismo e off-road. A Audax chega ao mercado nacional como excelente opção de compra e vai brigar de igual para igual com as maiores empresas do mundo no segmento.A marca terá inicialmente 25 modelos feitos em alumínio e fibra de carbono, equipados com os melhores componentes disponíveis no mercado, como câmbio, freio e suspensão. “Nossa fábrica, a primeira do país para bicicletas premium, de médio e alto valor agregado, é uma das mais modernas do mundo e utiliza os melhores equipamentos do mercado. Tanto no processo de fabricação, quanto no produto final, usamos tecnologia de ponta. E temos uma grande vantagem: nossas bikes são feitas no Brasil para brasileiros. Conhecemos bem o perfil dos nossos consumidores e sabemos exatamente que tipo de produtos eles querem. Esse é o nosso grande diferencial”, afirma João Claudino Junior, CEO da Audax e vice-presidente do Grupo Claudino.

A nova marca nasce em alto estilo 



A apresentação oficial das bicicletas aconteceu durante a abertura da temporada da Copa Internacional de Mountain Bike, na cidade de Araxá (MG). O evento, que tem 1.400 atletas, com a nata da modalidade e bikers de 11 países, é um dos mais importantes do mundo porque é válido para ranking da UCI (União Ciclística Internacional), cujos pontos contam para o ranking olímpico, além da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). “Reunimos em Araxá nossos representantes, proprietários de bike shops e lojistas de todo o país. A aceitação dos produtos está incrível, bem acima das nossas expectativas. Todos gostaram muito e estão bem animados”, conta Claudino. 

Dos R$ 80 milhões de investimento, R$ 10 milhões serão destinados a ações de marketing da Audax nos próximos dois anos.

A nova marca brasileira também estará no esporte. A Audax contará com uma equipe com sete atletas, a Audax Bike Team, com Daniel Zóia, Robson Aloisio, Eduardo Ramires, Anderson Robl, Enzo Ronzani, Eszter Dósa (Hungria) e Julyana Machado.

Fábrica


Instalada em um terreno de 180.000 metros quadrados, com 11.000 de área construída, a nova fábrica de bicicletas Audax deve contratar, no primeiro ano, de 150 a 180 trabalhadores e deve gerar 450 empregos indiretos. A expectativa é que em três anos, a unidade gere aproximadamente 1.000 empregos diretos e indiretos. A fábrica tem capacidade para produzir até 300.000 bicicletas por ano.

“Queremos mostrar que é possível ter uma marca de bicicletas genuinamente brasileira de alta performance e qualidade, produzida numa das fábricas mais modernas do mundo. Assim, além de trazermos ao mercado bicicletas de qualidade, teremos um preço competitivo e margens atrativas para revendas”, prevê Claudino. Além da fábrica em Manaus, a Audax terá operações em São Paulo e no Piauí.

Grupo Claudino


Fundado há 56 anos e com sede em Teresina (PI), o Grupo Claudino tem faturamento anual de cerca de R$ 3 bilhões e é formado por 14 empresas: Audax Bikes; Teresina Shopping; rede de varejo Armazém Paraíba; Guadalajara (fábrica de roupas das marcas Onix Jeans, Win, Vizzual, Opcion, Kids & Kids e Emepê); Socimol (indústria de colchões de molas e móveis, em sociedade com grupo SOCIC); Onix (indústria de colchões de espuma); Construtora Sucesso, Frigotil (frigorífico); Houston (fábrica de bicicletas, aparelhos fitness e ventiladores, também em sociedade com grupo SOCIC); Halley (gráfica e editora); Sucesso Publicidade; Remanso (tecnologia de informação e projetos) e Colon Carrocerias e Gestão Peles e Couros. O conglomerado empresarial gera 16 mil empregos diretos e aproximadamente 48 mil indiretos.


Fotos: Álvaro Perazzoli/Divulgação Audax/VIPCOMM

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sexta-feira, 6 de março de 2015

MAN LATIN AMERICA FECHA PARCERIA PARA PATROCÍNIO À PORSCHE GT3 CUP.

Caminhão MAN TGX se transforma em oficina móvel para a competição. 


A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, patrocinará a temporada 2015 da categoria Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Além da exposição da marca e de experiências com os clientes, o acordo prevê um caminhão MAN TGX 29.440 6x4 para atender às necessidades de logística da competição. Essa temporada contará com 17 provas em nove etapas divididas entre as cidades de São Paulo, Curitiba, Mogi Guaçu e Goiânia.

A cada corrida, a MAN Latin America levará 30 clientes da região para desfrutar o Porsche Experience. Com trajes oficiais de piloto, o convidado poderá viver a emoção de participar de uma volta rápida como passageiro, a bordo de um autêntico Porsche de corrida.

O MAN TGX 29.440 6x4 se integra à frota de quatro caminhões Volkswagen da categoria. Esses veículos transportam os carros de corrida, peças, ferramentas e equipamentos pelas ruas e estradas. Também estão preparados para desempenhar atividades de destaque nas pistas, como o serviço de resgate ou a preparação de motores e transmissões, realizada em laboratório completo montado em um dos caminhões.

“Vamos poder mostrar toda a qualidade e confiabilidade de nossos veículos, que vão assumir uma tarefa importante na corrida. A Porsche GT3 Cup é uma categoria que atrai para os autódromos um público seleto de clientes ou potenciais clientes de nossos produtos. Todos eles poderão acompanhar de perto o desempenho do MAN TGX. Essa associação das marcas certamente nos trará retornos muito positivos”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Genuinamente brasileira


Assim como o desenvolvimento dos veículos da MAN Latin America, a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil também é uma criação genuinamente brasileira. Trata-se de uma competição internacional, que nasceu no Brasil em 2005 e já é composta por quase 50 carros. Ao longo de 10 anos de atividade, provas no Brasil, na Argentina, em Portugal e na Espanha foram realizadas.

A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN no Brasil também tem um histórico de sucesso no automobilismo. Com seus veículos, tornou-se a maior vencedora da Fórmula Truck, categoria voltada à disputa entre os pesados, desde sua estreia como time oficial, em 2006.

Fotos: Lucas Bassani.

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Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
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GE É ELEITA MELHOR FABRICANTE DE VEÍCULOS DE CARGA.

Em reconhecimento ao trabalho realizado para desenvolver a locomotiva Evolution ES43BBi, projetada para atender as especificidades das ferrovias de bitola métrica do País, a GE Transportation foi eleita a Melhor Fabricante de Veículos de Carga em 2015. 

A premiação foi concedida pela Revista Ferroviária, que anualmente elege as companhias e iniciativas que mais impactaram a indústria ferroviária do País.



A locomotiva Evolution ES43BBi foi projetada pela equipe de engenharia da GE Transportation no Brasil levando em consideração as características desafiadoras das ferrovias nacionais, que apresentam curvas acentuadas, túneis compactos e trechos de serra que dificultam a operação de frotas. O modelo conta  com dimensões próprias para atender o mercado brasileiro e  motores de tração com tecnologia de corrente alternada AC, que permite dobrar a capacidade tração da máquina.

Adicionalmente, a nova locomotiva possui oito eixos, o que possibilita uma grande redução de investimento na frota, já que duas máquinas do modelo podem substituir de três a cinco máquinas com seis eixos. Outro diferencial introduzido no modelo é o motor diesel de maior eficiência energética, que reduz o consumo de combustível e custos relacionados a manutenção do equipamento.

“Estamos cada vez mais focados no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades  do mercado nacional. Essa premiação é uma importante demonstração de que as ações da GE estão sendo empenhadas na direção correta”, comenta Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation para a América Latina.

A máquina desenvolvida pela GE suprirá uma importante demanda do mercado brasileiro de transportar mais carga com menos custos em ferrovias de bitola métrica, além de ser uma oportunidade de substituir locomotivas antigas, de 1970 e 1980.

A exemplo da locomotiva AC44, que hoje conta com índice de nacionalização superior a 60%, a Evolution ES43BBi também integra o Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES. O plano estabelecido junto ao órgão governamental prevê a nacionalização de 60% dos componentes que integram a máquina até dezembro de 2017.

Sobre o Prêmio Revista Ferroviária


Realizado anualmente, o Prêmio Revista Ferroviária busca incentivar as empresas e seus responsáveis a buscarem eficiência e a oferecerem produtos e serviços de qualidade dentro do setor metroferroviário brasileiro. A escolha dos vencedores em cada categoria é feita por leitores da publicação: executivos do mercado ferroviário que utilizam a revista como meio de informação e ferramenta para tomada de decisões.

Em 2015, as categorias contempladas pela premiação foram: Melhor Construtora (Odebrecht Infraestrutura); Melhor Consultora (Progen); Melhor Criador de TI (G3 Tech); Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas (ThyssenKrupp); Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente (IAT-Pandrol); Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros (Alstom); e Melhor Fabricante de Veículos de Carga, categoria em que a GE Transportation foi a empresa vencedora pelo segundo ano consecutivo.

Em votação realizada pelo Conselho da publicação, o Prêmio Revista Ferroviária também elegeu a Melhor Operadora de Passageiros (SuperVia, do Rio de Janeiro), a Melhor Operadora de Cargas (MRS Logística ) e o Ferroviário do Ano (Murilo Ferreira, presidente da Vale S.A.).

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FIAT COMEMORA 10 ANOS DO PROGRAMA ÁRVORE DA VIDA COM ESPETÁCULO EMOCIONANTE.

Reconhecido por órgãos internacionais como as Nações Unidas e com mais de 21 mil beneficiados, o programa social Árvore da Vida, criado pela Fiat Automóveis na região do Jardim Teresópolis, em Betim (MG), comemorou 10 anos com apresentação de espetáculo inédito, produzido em parceria com o grupo teatral Ponto de Partida. 

No palco do Teatro Bradesco, em Belo Horizonte, jovens do Árvore da Vida e atores do Ponto de Partida contaram as transformações da comunidade no musical “Do Outro Lado”, reunindo uma plateia com mais de 500 convidados. 

A criação do roteiro e a preparação do elenco somaram mais de quatro meses, em um processo liderado pela diretora do Ponto de Partida, Regina Bertola. A primeira etapa foi a realização de entrevistas para a descoberta de um Jardim Teresópolis que poucos conhecem, com histórias surpreendentes de pessoas que, com simplicidade e união, movimentam-se para construir sonhos e vencer desafios. Da memória dos moradores para o palco, as histórias tiveram como fio condutor 17 canções, interpretadas pelo Ponto de Partida e por 28 alunos do Árvore da Vida que participaram das oficinas de técnica vocal e preparação corporal, além de intensos ensaios.


“Do Outro Lado” conta a história de dois reinos que não conversavam entre si, até a criação de uma “ponte”: o programa Árvore da Vida. “Diariamente, nos olhávamos sem nos comunicar. Até que descobrimos nosso elo. Esse ponto de encontro era justamente o fator que nos faz comemorar, hoje, nossos 10 anos: a vontade de promover o desenvolvimento, o desejo de criar novas oportunidades, o lampejo de sermos ainda melhores, mas, contudo, em parceria”, afirmou o diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Marco Antônio Lage, que também participou do espetáculo. 

Cledorvino Belini, presidente da FCA para a América Latina, destacou em seu discurso o compromisso da empresa para com o desenvolvimento sustentável da comunidade. “Sustentabilidade é criar as bases para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e harmoniosa, em um planeta equilibrado e, também, harmonioso. O Árvore da Vida está apoiado sobre os valores fundamentais da cidadania e da autonomia”, enfatizou.

Angélica Maria dos Santos, mãe da aluna do Árvore da Vida, Ingrid Isabel dos Santos Silva, que cantou no espetáculo, estava emocionada com a participação da filha. “Foi muito gratificante vê-la no palco. Me fez recordar o quanto o programa contribuiu para o crescimento da juventude do Teresópolis”, contou. Responsável pelo projeto arquitetônico da nova sede do Árvore da Vida, Gustavo Penna também se encantou com o musical. “A mistura de cores com música, dança e história foi deslumbrante. A peça nunca vai sair da mente de quem assistiu e, principalmente, de quem participou”, constatou. 

Gabriel Ferreira de Sá, de 15 anos, foi um dos jovens do Árvore da Vida que subiram ao palco. Há quase quatro anos, ele participa da oficina de canto coral do programa, já esteve na gravação de dois CDs e cantou ao lado do tenor italiano Andrea Bocelli em show em 2011. “Contar a história da nossa própria comunidade despertou uma emoção que nos fez refletir sobre as conquistas do passado e desafios que ainda estão por vir”, disse Gabriel.

Além da pesquisa e preparação dos jovens, o Ponto de Partida inovou com o uso de cintos de segurança no figurino. Os estilistas do grupo buscaram inspiração na experiência com as artesãs da Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável e que também faz parte do Árvore da Vida.

Sobre o Árvore da Vida


Desde 2004, o Árvore da Vida atua na região do Jardim Teresópolis, em Betim, na vizinhança da fábrica da Fiat, com projetos voltados para geração de trabalho e renda, fortalecimento da comunidade e ações socioeducativas. Oficinas de canto coral, percussão, cursos de empreendedorismo e de qualificação profissional, formação de educadores, suporte psicossocial a famílias e até uma cooperativa de moda sustentável, que transforma materiais automotivos em produtos como bolsas, fazem parte das atividades do Árvore da Vida.

Em 2012, o Árvore da Vida – Jardim Teresópolis foi eleito uma das 50 melhores práticas brasileiras que contribuem com os Objetivos do Milênio no Prêmio ODM Brasil pela Presidência da República em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O salto obtido no índice de aprovação escolar de alunos que participam dos projetos do Árvore da Vida é um dos exemplos do sucesso do programa. Se em 2004 o índice era de 71%, em 2013, o percentual de aprovados na escola chegou a 96%. A mesma conquista foi percebida no que se refere à permanência na escola: em 2004, 84% dos alunos do programa frequentavam a escola e em 2013, esse percentual chegou a 99%.

Os adolescentes de 11 a 18 anos que participam ou participaram do programa têm 3,6 vezes mais chance de continuar a estudar e têm 4,8 vezes maior probabilidade de ter curso superior. A renda média doméstica entre as famílias com membros beneficiários do Árvore da Vida teve crescimento real de 105,7%; de R$ 944,87, em junho de 2004, para R$ 1.943,56, em novembro de 2013. No mesmo período, nas famílias que não tiveram membros beneficiários do programa, a renda média cresceu bem menos: 63,5%; de R$ 944,87 para R$ 1.545,27.

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SUBARU INSTITUI CONSELHO CONSULTIVO COM CLIENTES DA MARCA NO BRASIL.

A SUBARU, em uma ação inovadora e inédita, acaba de instituir no Brasil um conselho consultivo formado por clientes apaixonados pela marca. O objetivo é compartilhar informações, por meio do contato direto com os clientes mais apaixonados pela marca no País e assim desenvolver ações cada vez mais alinhadas as suas necessidades.


“Queremos estar cada vez mais perto dos nossos clientes, saber o que eles pensam, aprender com eles. Por isso estamos preparando muitas novidades para este ano, começando pela nova campanha publicitária da marca”, completa Flávio Padovan, Diretor Geral da SUBARU, posicionado ao centro da foto. 

O primeiro encontro do conselho aconteceu durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2014. Um grupo formado por clientes que há anos são fiéis aos modelos SUBARU visitou o estande da marca para um encontro descontraído no qual puderam relatar suas experiências e compartilhar opiniões e informações.

O pioneirismo desta ação está relacionado ao novo momento da marca no País, conta o diretor da geral da SUBARU no Brasil, Flavio Padovan: “Estamos desenvolvendo ações inéditas e queremos estar cada vez mais próximo dos subaristas, para entender profundamente o que pensam e o que esperam dos nossos serviços e produtos. Estamos reformulando a operação SUBARU no Brasil e este contato mais direto com nossos clientes é primordial para o sucesso das nossas ações futuras.”

O conselho é formado por 15 clientes, profundos conhecedores dos mais diversos assuntos que envolvem a SUBARU, seja produto, competições ou ações desenvolvidas em outros países. “Eles são realmente apaixonados pela marca”, comenta Tiago Kfouri, gerente de marketing da SUBARU no Brasil.

Kfouri ressalta que, embora cada um dos conselheiros tenha experiências bem singulares com seus carros, eles têm alguns fatores comuns: vários SUBARU na garagem, alguns com mais de cinco veículos, anos de fidelidade à marca, enorme conhecimento histórico e técnico e uma grande relação sentimental tanto com seus produtos quanto com a identidade da marca. “Temos famílias inteiras de clientes que acumulam 30 veículos ao longo dos últimos anos, que sabem detalhes técnicos dos produtos e que são de verdadeiros fãs apaixonados.”

Em fevereiro aconteceu a segunda reunião do conselho em São Paulo, na sede da CAOA, importadora oficial da marca no País, na qual estiveram presentes, além dos clientes, executivos da SUBARU no Brasil das áreas de Marketing e Desenvolvimento de Rede. Neste encontro foram apresentadas com exclusividade aos conselheiros as ações de propaganda e marketing da marca criada pela nova agência, a F.Biz. 

SUBARU
Departamento de Comunicação – CAOA
Gerson Almeida 
gerson.almeida@caoa.com.br
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068

Sobre a CAOA - SUBARU: Em 1998 a CAOA se tornou a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento as vendas da marca triplicaram no País em menos de 1 ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é "Confiança em Movimento". Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada.

BMW GROUP BRASIL ANUNCIA PARCERIA COM SENAI.

Curso gratuito de Aprendizagem Industrial terá dois anos de duração e será realizado na unidade do Senai em Joinville (SC) e na fábrica de automóveis da marca, em Araquari (SC).

Primeira turma, com 30 alunos selecionados dentre 300 candidatos, inicia aulas neste mês.

Em linha com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua, o BMW Group Brasil anuncia parceria com o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina, que inicia neste mês um curso especial gratuito para a formação de mecânicos de produção veicular. 

Com duração de dois anos, o curso atende aos requisitos do programa federal Jovem Aprendiz, que tem o objetivo de oferecer inclusão e qualificação profissional para estudantes do Ensino Médio. Ao fim do curso, os aprendizes selecionados terão a oportunidade de trabalhar na linha de montagem de automóveis do BMW Group em Araquari (SC).

“Estamos satisfeitos em anunciar um programa de educação vocacional que oferecerá a jovens que estão saindo do Ensino Médio a oportunidade de vivenciar a cultura de excelência e inovação do BMW Group, o que certamente contribuirá com o crescimento profissional dos participantes. Além disso, com o programa, criamos uma disponibilidade de mão-de-obra qualificada para os planos de expansão da empresa no Brasil”, comenta Gerald Degen, Vice-presidente sênior do BMW Group Brasil responsável pela fábrica.

As inscrições ocorreram no último trimestre de 2014 e mais de 300 interessados participaram de um teste de seleção que envolveu prova de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo e entrevistas com a área de recursos humanos do BMW Group. Agora, a primeira turma, com 30 alunos, inicia suas aulas, com formação prevista para o primeiro semestre de 2017.

Teoria e prática


Para oferecer aos alunos um treinamento completo, o curso contará com módulos teóricos e práticos. No primeiro ano, as aulas serão integralmente na sede do Senai, com palestras bimestrais na fábrica do BMW Group. Já no segundo ano, os alunos aprenderão a teoria durante meio período no Senai e, em seguida, aplicarão as técnicas durante o restante do dia na fábrica da empresa. “A grade curricular do curso foi desenhada com foco em desenvolver o conhecimento técnico necessário para trabalhar em uma linha de montagem e habilidades como trabalho em equipe, proatividade, planejamento e organização. Durante a fase de planejamento do curso, professores do Senai estiveram na fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha, para conhecer de perto o sistema de produção da empresa. Estamos confiantes no sucesso da iniciativa”, afirma Betina Kraus, Diretora de recursos humanos da fábrica do BMW Group em Araquari.

Para informações sobre a BMW do Brasil acesse: www.bmw.com.br. 

BMW Group Brasil 
Comunicação Corporativa 
Vladimir Mello
vladimir.mello@bmw.com.br
Paula Cichini
paula.cichini@bmw.com.br
Mariana Romero 
mariana.romero@partner.bmw.com.br
Talita Rodrigues
talita.rodrigues@partner.bmw.com.br

Máquina PR
Bruna Marconi
bruna.marconi@grupomaquina.com
(11) 3147-7439 
Flávio Faria 
flavio.faria@grupomaquina.com 
(11) 3147-7477 
Cristiane Rocha 
cristiane.rocha@grupomaquina.com
(11) 3147-7430 
Fernando F. Kadaoka
fernando.kadaoka@grupomaquina.com
(11) 3147-7498 

AGRALE APRESENTA SUA LINHA COMPLETA DE TRATORES NA EXPODIRETO.

Destaque é o novo modelo 540.4, exposto pela primeira vez no evento. Foto: Júlio Soares.

A Agrale, empresa brasileira cada vez mais internacionalizada, apresenta na Expodireto Cotrijal sua linha completa de tratores, de 15cv a 168 cv de potência, com destaque para o mais novo modelo da Linha 500, o Agrale 540.4. A marca também irá expor no evento o caminhão Agrale 8700, veículo ideal para o escoamento da produção agrícola e serviços rurais.

A Expodireto, evento organizado pela Cotrijal, se consolida cada vez como palco dos grandes lançamentos do setor agrícola. Neste ano, a feira acontecerá entre os dias 9 e 13 de março, na cidade de Não-me-Toque-RS, trazendo como tema  “Negócios que inspiram o amanhã”.

Destaques Agrale para a Expodireto Cotrijal 2015

Principal novidade da marca no evento, o trator 540.4 tem como característica principal as dimensões reduzidas, ideal para a utilização em pequenas propriedades, avicultura e também no manejo do café e fruticultura em geral. Outro destaque do modelo é o motor de quatro cilindros, com maior desempenho e menor nível de ruído.

Como os demais modelos da linha 500, o trator 540.4 possui design moderno, com capô basculante, facilitando o acesso para manutenções diárias e periódicas, inversor de marchas de série que proporciona maior produtividade e conforto nas operações que necessitem de muitas manobras.

Destacam-se também no estande da Agrale os produtos destinados à agricultura familiar e financiados por intermédio do Programa Mais Alimentos, como os tratores da Linha 4000, líder no mercado de tratores de baixa potência há mais de 40 anos. A fabricante é a única que oferece ao agricultor no programa modelos de tratores de 15 a 75 cv de potência, das linhas 500, 4000 e 5000, e caminhões leves, como o Agrale 8700, entre outros produtos destinados ao pequeno produtor rural. 

Secco Consultoria de Comunicação
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VOLKSWAGEN UP! CONFIRMA NOTA MÁXIMA EM SEGURANÇA EM NOVO TESTE REALIZADO PELO LATIN NCAP.

up! manteve cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.

O up! confirmou o excelente resultado em novo teste realizado pelo Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças. Mais uma vez, o excelente conceito de segurança da Volkswagen é reconhecido internacionalmente.

Como parte de seus protocolos, o Latin NCAP pode realizar a qualquer momento um novo teste em modelos à venda no mercado latino-americano. O up! avaliado pela organização foi comprado de forma aleatória em uma concessionária em Buenos Aires, na Argentina, e enviado à Alemanha para a realização dos testes. O modelo vendido no mercado argentino é fabricado em Taubaté, SP, da mesma forma que o comercializado no Brasil.

“O desempenho do up! não só confirmou os excelentes resultados de 2013, como ainda promoveu uma melhora nos índices biomecânicos. Isto testifica a excelente qualidade da nossa produção e reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil em proporcionar aos clientes a mais avançada tecnologia em seus veículos”, afirma o gerente executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares da Volkswagen do Brasil, Antonio Carnielli Jr.

Após analisar os resultados dos testes, o Latin NCAP confirmou que a construção do up! apresentava os mesmos elementos do carro testado em 2013.

No índice biomecânico para proteção de crianças, o up! obteve o melhor resultado da história do Latin NCAP, em razão da eficiência do sistema de retenção e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Estrutura avançada garante altos níveis de segurança



Disponível no mercado brasileiro em carroceria de duas ou quatro portas, o Volkswagen up! é o primeiro automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP – o melhor resultado da categoria.

Para tornar o up! tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção e cálculos avançados para detecção de acidentes, resultando na melhor e mais avançada carroceria produzida no Brasil. Toda a estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto – cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez.

O up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade – trata-se da aplicação do material correto no local certo.

Em sua estrutura combinam-se aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.

O up! também utiliza aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e que permitiram reduzir o peso da estrutura do carro. O up! é o primeiro veículo de seu segmento no Brasil a utilizar esse material. Exemplo de estrutura leve com alta resistência, o up! tem peso em ordem de marcha de apenas 892 kg na versão take up! de duas portas.

O modelo também define novos padrões em sua classe com rigidez torcional estática. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente, em 48 Hz – e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). Além disso, o up! também traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Padrão global de segurança



O up! produzido no Brasil segue a trajetória de sucesso do up! europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro. O up! fabricado na Europa obteve a melhor nota em avaliações do Euro NCAP, com cinco estrelas. Nesse quesito, o up! se confirma como uma nova referência em termos de segurança para o mercado brasileiro.

Sobre o Latin NCAP


O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation e ICRT (International Consumer Research & Testing), o Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação. 
   
Volkswagen do Brasil
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