terça-feira, 7 de abril de 2015

NOVO DUSTER

Coisas de Agora mostra entrevista com Gustavo Schmidt, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil; que apresenta a versão 2016 do SUV da marca, o Novo Duster.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

NISSAN APRESENTA NOVA GERAÇÃO DO SEDÃ MAXIMA NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE NOVA YORK.

Totalmente novo, Maxima é o destaque da marca no evento.

Motor V6 3.5, de 300 cavalos, é novo e mais leve.

A Nissan tem como principal destaque durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York, que acontece até o dia 12 de abril, a nova geração do sedã grande Maxima. Completamente renovado, o modelo traz a nova assinatura de design da marca japonesa com a frente "V-Motion", farois em forma de bumerangue e o teto estilo "flutuante", exclusividade de design da Nissan.

O estilo marcante do Nissan Maxima 2016 foi criado por entusiastas da condução para amantes de carros. A nova geração não redefine apenas o icônico posicionamento de "carro esportivo de quatro portas" do Maxima, mas estabelece um novo padrão de estilo, desempenho e tecnologia no segmento de sedãs grandes.

O motor V6 3.5 (da família VQ) foi refeito com mais de 60% de peças novas em comparação com a geração anterior. Agora são 300 cavalos e potência específica de 85,7 cv/litro. O motor revisto ajuda o Nissan Maxima a atingir 15% a mais de economia de combustível e trabalha em conjunto com o a nova geração da transmissão CVT Xtronic.


Os recursos de tecnologia da nova geração do Nissan Maxima incluem a plataforma de conexão com aplicativos Nissan Connect; navegação por GPS e a rádio por satélite SiriusXM®, tudo reunido de forma simples e clara na tela sensível ao toque no painel.

No quesito segurança, há uma ampla gama de equipamentos como o Predictive Aviso de Colisão Frontal (PFCW), Intelligent Cruise Control (ICC), Forward Emergency Braking (FEB), Rear Cross Traffic Alert (CTA) e Blind Spot Warning (BSW). Esses recursos estarão disponíveis nas versões inéditas SL, SR e Platinum. O Nissan Maxima também oferece o sistema Driver Attention Alert (DAA), que monitora os padrões de condução para ajudar a alertar o condutor sempre que ele estiver desatento ou com sono. O novo Nissan Maxima será vendido nos Estados Unidos em cinco versões, incluindo as três novas. As vendas no mercado dos EUA começam no fim de junho.

Imprensa Nissan do Brasil
Alexandre Carvalho - Coordenador de Imprensa 
alexandre.carvalho@nissan.com.br
(11) 2184-8382  
Vinícius Andrade - Assessor de Imprensa 
vinicius.andrade@nissan.com.br
(21) 2134-9210  
Rogério Louro - Gerente de Comunicação Corporativa 
rogerio.louro@nissan.com.br
(21) 2134-9192

CASE LEVA LANÇAMENTOS PARA FEIRA AGRISHOW.

Participando pela sétima vez consecutiva da Agrishow (feira agrícola que acontece de 27 de abril a 1º de maio em Ribeirão Preto - SP), a Case Construction Equipment reforça a importância do agronegócio nas vendas de máquinas de construção.


Hoje, o segmento é responsável por cerca de 20% das vendas totais da marca. Seja diretamente para os produtores agrícolas, através dos locadores prestadores de serviços ou ainda via governo (caso do MDA, por exemplo).

“Esses números mostram a importância das máquinas de construção no campo: seja na manutenção das estradas que levam às fazendas, nos processos de carregamento, no preparo do solo e também na área produtiva, como acontece, por exemplo, na cultura da cana-de-açúcar. Fomos os primeiros do segmento a desenvolver uma pá carregadeira versão canavieira, com sistema de hélice reversível e de arrefecimento chamado Cooling Box, para que a máquina trabalhasse com o bagaço da cana por mais tempo, com maior segurança, menos paradas e aumento da produtividade”, explica o gerente de Marketing da CASE, Carlos França.

Em 2015, a marca participará da feira junto com a Case IH, braço agrícola do grupo, que fabrica e comercializa tratores de rodas, colheitadeiras e outros equipamentos de aplicação direta no agronegócio. Ambas pertencem à CNH Industrial.

A CASE Construction levará à Ribeirão Preto seus lançamentos de 2015, que somam um investimento de US$ 10 milhões em desenvolvimento de produtos. 

Lançamentos


A CASE apresentará pela primeira vez a linha de tratores de esteira que está sendo introduzida ao portfólio da marca. São três modelos: 1150L, 1650L e 2050M, produzidos na fábrica de Contagem, em (MG).

Também estarão na Agrishow o novo modelo de escavadeira hidráulica CX220C e a pá carregadeira 721E XR. Entre as inovações da nova escavadeira destacam-se a cabine confortável, silenciosa e segura, os comandos leves e precisos, o motor de 145 HP Tier 3 com a função ECO e um sistema hidráulico-eletrônico melhor dimensionado para garantir o melhor desempenho do equipamento mesmo nas condições de trabalho mais severas. Já a versão XR da 721E foi desenvolvida para levar mais produtividade às operações de carregamento de caminhões e vagões, pois possui braço alongado em 40 centímetros.

Case Construction Equipment – comercializa e dá suporte a uma linha completa de equipamentos de construção ao redor do mundo, incluindo a primeira retroescavadeira fabricada, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores vibratórios, tratores de esteira, minicarregadeiras, carregadeiras de esteiras compactas e empilhadeiras. Através dos revendedores CASE, os clientes têm acesso a um verdadeiro parceiro profissional com equipamentos de classe mundial e suporte de pós-venda, garantias líderes de mercado e financiamento flexível.

Case Construction Equipment é uma marca da CNH industrial NV, líder mundial em bens de capital listada na New York Stock Exchange (NYSE: CNHI) e no Mercato Telematico Azionario da Borsa Italiana (MI: CNHI). Mais informações sobre a CNH industrial podem ser encontradas online em www.cnhind.com.

Página 1 Comunicação
Regina Trombelli
regina@pg1com.com
(15) 991-026-050

PROGRAMA DE CAMINHÕES E ÔNIBUS VOLKSWAGEN E MAN ESTIMULA SEGURANÇA NAS ESTRADAS NO CHILE.

A Porsche Chile, importadora oficial dos veículos da MAN Latin America no país vizinho, está com uma iniciativa inédita para promover a segurança nas estradas através da conscientização dos motoristas de caminhões e ônibus. O programa Maneja Limpio — ou Direção Limpa em português — vem como um esforço para atuar cada vez mais nessa esfera com a realização de concursos culturais e a divulgação de orientações aos condutores.

O objetivo é incentivar a mudança de hábitos. Para isso, foi criado um site específico da iniciativa: www.manejalimpio.cl. Nele, motoristas encontram recomendações diversas, como dicas de manutenção antes e depois de viagens; conselhos para descanso; e até informações sobre prevenção de problemas de saúde. Alimentação e orientações para cuidados com a carga também são abordados.

Os motoristas participam ainda de forma mais ativa, sugerindo suas próprias orientações de direção responsável e com precaução. Ao longo de todo o ano, um comitê formado por profissionais da Porsche Chile avalia as propostas e elege o Condutor do Mês, que recebe uma série de brindes da marca e um livro com dicas nutricionais, além de estrelar um anúncio da montadora com seu conselho.

“O programa Maneja Limpio busca melhorar a qualidade de vida na estrada, conscientizando, informando e reconhecendo os bons hábitos”, explica Josefina Navarro, responsável pelo marketing da Porsche Chile.

Mercado chileno é estratégico para caminhões e ônibus VW e MAN


O Chile é um dos principais mercados de exportação da MAN Latin America, que tem conquistado inclusive novos nichos no país. A empresa também prevê o lançamento de veículos ainda este ano, ampliando a oferta de caminhões e ônibus Volkswagen. No segmento de pós-vendas e atendimento, a Porsche Chile vai concluir até o fim de 2015 seu ciclo de investimentos de US$ 25 milhões destinados a suas instalações comerciais e da rede de serviços na república chilena.

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

RALLYE BRASIL ESQUENTA AINDA MAIS O CLIMA DE ARMAÇÃO DE BÚZIOS


Conhecida como a Saint-Tropez brasileira, a cidade de Armação de Búzios, RJ, tem os atrativos que atendem a proposta da Rallye Brasil Eventos: de proporcionar atividades diversificadas aos amantes do fora-de-estrada e também aos seus familiares. Com opções gastronômicas, culturais e de lazer excepcionais, o município receberá aproximadamente 100 competidores que disputarão a primeira etapa do Rallye das 4 Estações e da Copa Sudeste de Rally Indoor, nos dias 11 e 12 de abril.

"Este é um evento importante e nos identificamos com ele, afinal, ao mesmo tempo que o rali é um esporte rústico, ele também é sofisticado. Além disso, trará um público diferenciado (pilotos e navegadores), que virá de diversos locais do Rio de Janeiro. Já sediamos outras provas off-road, por isso, a nossa expectativa é positiva", declarou o Prefeito de Armação de Búzios, André Granado.

As atividades começarão no sábado, 11, com a Etapa Verão do Rallye das 4 Estações (rali de regularidade). A expectativa é que 60 duplas enfrentem um percurso off-road de aproximadamente 130 quilômetros, com variação de terrenos e obstáculos naturais. A aventura continua no domingo, 12, para os adeptos da velocidade, com a Copa Sudeste de Rally Indoor cujo circuito de 4,5 quilômetros estará na Fazenda Porto Velho (conhecida como Fazenda Cunha Bueno), localizada na Baia Formosa, as margens da estrada Búzios X Cabo Frio. Serão duas pistas paralelas, nas quais os participantes largarão de dois em dois na busca do menor tempo. Espera-se um grid formado por 40 pilotos. 

"É uma honra para Búzios fazer parte do calendário de competições de grande porte. Movimentamos a nossa economia local e trazemos o turismo de aventura para a região", comentou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação de Búzios, Claudia Carrilho. "A Rallye Brasil também apoiará instituições de Búzios com a doação de mudas de árvores e alimentos não perecíveis à APAE (que cuida de crianças com síndrome de down) e à CRER-VIP (assistência a dependentes químicos). A cidade está feliz em receber estes dois ralis", completou.

O público está convidado a prestigiar as duas provas, com acesso gratuito. No sábado, a largada do Rallye das 4 Estações acontecerá às 9h30, na Rua das Pedras. No domingo, as pessoas poderão conferir os "pegas" a partir das 10h, na Fazenda Porto Velho, com encerramento previsto para às 14h. Confira abaixo a programação dos eventos. 

O Rallye das 4 Estações e a Copa Sudeste de Rally Indoor possuem quatro etapas, sendo Búzios (Verão) a primeira delas, seguida de Ouro Preto, MG (Outono), Itaipava, RJ, (Inverno) e Paraty, RJ (Primavera).

Para mais informações acesse: www.rallyebrasil.com.br

Programação


Verão - 1ª etapa Rally das 4 Estações e Copa Sudeste de Rally indoor

10 de abril - sexta feira
16h - Abertura da secretaria de provas
18h - Recepção, retirada dos kits e briefing
Local: Bistrô Clube de Esquina
Polo Gastronômico Porto da Barra, Manguinhos

11 de abril - sábado
8h - Vistoria técnica
Local: Rua das Pedras (início da rua) - Centro - Búzios
9h30 - Largada do primeiro veículo (início da planilha) - Rua das Pedras
13h31 - Almoço de premiação - Bistrô Clube de Esquina
Local: Polo Gastronômico Porto da Barra, Manguinhos
21h - Início da Rallye Fun Fest e Premiação dos campeões da temporada 2014
Local: Casa Wagner Tiso Jazz Clube. Porto da Barra, Manguinhos

12 de abril - domingo
8h - Abertura de secretaria de provas
9h - Vistoria técnica
10h - Largada da primeira categoria na pista Indoor
Local: Fazenda Porto Velho, Baia Formosa (conhecida como Fazenda Cunha Bueno)
14h - Fechamento da última categoria
15h - Cerimônia de premiação e encerramento

O Rally das 4 estações tem o patrocínio de TNT Energy Drink, Ipiranga Lubrificantes, Cervejaria Itaipava.

Apoio: Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, Secretaria de ação social Trabalho e Renda, Academia Workout, Pousada El Riconcito, Pousada Armação dos Búzios Beach, Porto da Barra e Grupo Sonda

Realização: Rallye Brasil Eventos e FAERJ 

Supervisão: CBA

Liberdade de Ideias
Isis Moretti
isis@liberdadedeideias.com.br
(11) 2376-3776

NISSAN LEAF.

Programa de Táxis Elétricos no Rio completa dois anos evitando emissões de CO2 na atmosfera.


O Programa de Táxis Elétricos da Nissan no Rio de Janeiro completa agora dois anos contribuindo para tornar mais limpo o ar da cidade. As 15 unidades do modelo 100% elétrico Nissan LEAF usadas no programa, que formam a maior frota de táxis elétricos da América do Sul, rodaram juntas no período cerca de 900 mil quilômetros sem emissões de poluentes – emissões zero. Assim, se comparado a um carro de porte médio com motor a gasolina rodando a mesma distância, cada táxi elétrico evitou que fosse despejado na atmosfera, por exemplo, nove toneladas de CO2.

Somada toda a frota de LEAF que roda atendendo a população e turistas na cidade, em apenas um ano, foi evitada a emissão de mais de 135 toneladas de CO2. Uma prova de que, além de atender com conforto e qualidade os usuários, podendo ser usado normalmente no dia a dia, o carro 100% elétrico é uma solução real para a mobilidade sustentável.

Projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, o Nissan LEAF oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 150 mil unidades vendidas em todo o mundo. O módulo de 48 baterias de íon-lítio tem autonomia de cerca de 160 km e pode ser recarregado em carregadores caseiros em até quatro  horas, ou em apenas 30 minutos com os 'Quick Chargers' (carregadores rápidos), como os utilizados para abastecer os táxis dos programas do Rio.

Além de contribuir para diminuir as emissões de poluentes, o táxi elétrico também proporciona uma significativa redução das despesas com abastecimento. Em relação a um carro do mesmo porte abastecido com etanol, levando-se em consideração uma média anual de 30 mil quilômetros rodados em ambiente urbano, a economia de cada LEAF táxi, sendo recarregado usando a rede elétrica, ultrapassa os R$ 10 mil por ano se comparado com um carro a gasolina. Além disso, um carro elétrico proporciona outros ganhos aos motoristas. Por exemplo, não há manutenção de componentes como filtro de óleo, óleo do motor e outros pelo fato do motor não ser a combustão.

O programa de táxis elétricos LEAF no Rio faz parte de uma parceria que promove a mobilidade com emissão zero de poluentes na cidade e envolve a montadora Nissan, a Petrobras Distribuidora – responsável pela infraestrutura de recarga para os veículos em postos com sua bandeira –, a Prefeitura e o projeto Rio Capital da Energia. Ainda na capital carioca, modelos LEAF já foram usados em testes pela Polícia Militar no patrulhamento de pontos turísticos da cidade e pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro demonstrando toda a sua versatilidade em diferentes tipos de uso. Outros 10 Nissan LEAF rodam como táxis em São Paulo, em um projeto semelhante ao existente no Rio. 

Imprensa Nissan do Brasil
Alexandre Carvalho - Coordenador de Imprensa 
alexandre.carvalho@nissan.com.br
(11) 2184-8382  
Vinícius Andrade - Assessor de Imprensa 
vinicius.andrade@nissan.com.br
(21) 2134-9210  
Rogério Louro - Gerente de Comunicação Corporativa 
rogerio.louro@nissan.com.br
(21) 2134-9192

MAGIRUS ENTREGA 40 VEÍCULOS DE COMBATE A INCÊNDIOS AO CHILE.

A Magirus, fabricante de veículos de combate a incêndios da CNH Industrial, entregou 40 veículos ao governo do Chile. Os caminhões fazem parte de uma negociação de 150 unidades para as corporações de bombeiros chilenas, que será concluída neste ano.

A cerimônia de entrega contou com 500 bombeiros de 40 corporações reunidos no O’Higgins Park, na capital Santiago. A presidente chilena, Michelle Bachelet, e o Ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, estiveram presentes no evento. Antonio Benedetti, diretor da Magirus, entregou as chaves dos veículos.

Equipe Magirus entrega veículo para os Bombeiros do Chile. 

A parceria de longa data entre a Magirus e o governo chileno é baseada na tecnologia, qualidade e confiança dos produtos da marca.


Cada veículo é fabricado sobre o chassi da Iveco e conta com motores Euro V com 300 cavalos de potência e tração nas quatro rodas, para fornecer o melhor desempenho, mesmo em condições off-road. Os caminhões estão equipados com um tanque de 4.000 litros de água, uma poderosa bomba Magirus MPN 230 e uma bomba portátil adicional para fornecer água em todos os momentos. Os veículos também possuem a tecnologia AluFire 3 da Magirus, que será usada pela primeira vez no Chile. Essa tecnologia representa uma das melhores soluções técnicas que a marca oferece atualmente.

Na vanguarda da tecnologia de combate a incêndios, a Magirus oferece uma gama abrangente de caminhões de bombeiros, escadas, veículos de resgate e equipamentos de última geração como, por exemplo, equipamentos de bombeamento. Em 2014, a marca comemorou seu aniversário de 150 anos na sede em Ulm, Alemanha, onde também fica o seu centro de excelência em combate a incêndios.


Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Andrea Beller
andrea@pg1com.com
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
+55 41 3018-3377

STOCK CAR.
BARRICHELLO TEM ÓTIMA PONTUAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO.

Atual campeão pede mudanças em prol do automobilismo nacional.


A Stock Car realizou mais uma etapa de 2015 neste domingo (5) nas ruas de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Pela manhã, uma tempestade encharcou a pista, e todos os pilotos foram obrigados a largar de pneus de chuva. No entanto, ao final da corrida, a pista estava totalmente seca, criando uma grande confusão com pilotos trocando pneus e reabastecendo, o que resultou em vários punidos . Rubens Barrichello, da Medley Full Time, largou na sétima posição e concluiu na sexta colocação, mesmo enfrentando problemas no câmbio. 

Após grande discussão, a segunda prova foi autorizada com Rubens partindo em terceiro, mas, em uma estratégia ousada, parou nos boxes para troca de pneus de pista seca, e acabou caindo para 22ª colocação. Rubens foi ganhando várias posições e, como tinha economizado ‘push to pass’ na corrida inicial, teve o botão que aciona um ganho de potência no motor por 12 vezes, das 20 no total. Ao final dos 28 minutos, Barrichello finalizou uma excelente corrida de recuperação novamente na sexta posição, mostrando que a opção pela troca de pneus foi acertada.

“Meu fim de semana foi muito positivo. Dois sexto lugares e muitos pontos. Na prova 1, tinha problemas de engate de marcha, então, tive que fazer uma prova conservadora e fui guardando push para a prova 2. Ai sim, foi uma das mais emocionantes. Com a pista seca, fui logo para o box para trocar meus pneus. E, então, vim escalando o pelotão, usando os meus push, e a sexta posição em uma prova tão curta e muitas bandeiras amarelas me deixou extremamente feliz. Agora, após tantos anos e com tanta experiência de pista e de regulamentos de provas, chegou um momento de mudança. Mediante a variação climática e a divergência de interpretação dos regulamentos, o momento é oportuno para aproveitarmos e efetivarmos mudanças na organização geral de todos os envolvidos em prol do crescimento do automobilismo brasileiro. Isso para nós que estamos aqui e para os nossos filhos que poderão estar aqui no futuro”, comentou o atual campeão da categoria. 

“Foi um final de semana totalmente atípico, desde a classificação, como a prova de situação de chuva e depois que secou, cada um buscando a sua melhor opção de acordo com a posição na pista. A lição que a gente leva nessa etapa é que precisamos estar organizados, e quando falo isso, não é somente as equipes, os pilotos, o promotor e a CBA. São todos estarem alinhados com as decisões. Precisamos urgentemente que todos se movimentam nesse sentido, para sabermos como nos posicionar em situações imprevistas como o que aconteceu nesse domingo. Agora, é trabalhar pensando em todo o ano, pois nós somamos pontos importantes, já que não tínhamos marcado na primeira prova”, comentou Maurício Ferreira, chefe de equipe da Medley Full Time.

Com um 5º e um 6º lugar, Rubens Barrichello somou 24 pontos e assumiu a oitava colocação no campeonato.

Final da Corrida 2:
1. 25 - Tuka Rocha - União Química Racing - -
2. 73 - Sérgio Jimenez - C2 Team - 1.223
3. 51 - Átila Abreu - AMG Motorsport - 2.042
4. 5 - Denis Navarro - Vogel Motorsport - 8.906
5. 14 - Luciano Burti - RZ Motorsport - 11.310
6. 111 - Rubens Barrichello - Medley Full Time Sports - 15.696
7. 46 - Vitor Genz - Boettger Competições - 15.787
8. 4 - Julio Campos - Prati-donaduzzi - 16.535
9. 1 - Antonio Pizzonia - Prati-donaduzzi - 17.039
10. 80 - Marcos Gomes - Voxx Racing Team - 17.330
11. 83 - Gabriel Casagrande - C2 Team - 17.743
12. 8 - Rafael Suzuki - RZ Motorsport - 17.862
13. 18 - Allam Khodair - Full Time Sports - 20.263
14. 28 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - 42.389
15. 70 - Diego Nunes - Vogel Motorsport - 1 volta
16. 21 - Thiago camilo - Ipiranga-RCM - 1 volta
17. 26 - Raphael Abbate - Hot Car Competições - 2 voltas
18. 11 - Cesar Ramos - Cavaleiro Racing Sports - 10 voltas
19. 0 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - 11 voltas
20. 10 - Ricardo Zonta - Shell Racing - 15 voltas
21. 72 - Felipe Fogaça - Hot Car Competições - 15 voltas
22. 65 - Max Wilson - Eurofarma RC - 15 voltas
23. 90 - Ricardo Maurício - Eurofarma RC - 15 voltas
24. 74 - Popó Bueno - Cavaleiro Racing Sports - 15 voltas
25. 77 - Valdeno Brito - Shell Racing – 15 voltas
26. 12 - Lucas Foresti - AMG Motorsport - 15 voltas
27. 110 - Felipe Lapenna - Schin Racing Team - 20 voltas
28. 2 - Rafa Matos - Schin Racing Team - 20 voltas
29. 88 - Felipe Fraga - Voxx Racing Team – sem tempo
30. 3 - Bia Figueiredo - União Química Racing – sem tempo
31. 29 - Daniel Serra - Red Bull Racing – sem tempo

Classificação:
1) Marcos Gomes 36 pontos
2) Cacá Bueno 33
3) Julio Campos 29
4) Sergio Jimenez 26
5) Allam Khodair 26
6) Thiago Camilo 25
7) Tuka Rocha 24
8) Rubens Barrichello 24

MyTeam 
anderson@myteam.net.br
11 2937-6013

domingo, 5 de abril de 2015

RENAULT DUSTER 2016 CHEGA COM EVOLUÇÕES NO DESIGN, MELHOR ACABAMENTO INTERNO E MAIS CONECTIVIDADE.

O MODELO É IDEAL PARA O USO TANTO NA CIDADE COMO OFF ROAD.



As novidades do Novo Duster 2016 estão no design, ainda mais atraente, no Media NAV, com mais conectividade, e em seu interior, que oferece mais conforto em função dos novos materiais no acabamento.

O design do Duster sempre foi um ponto forte do modelo por transmitir toda sua robustez. Na evolução do modelo 2016 este atributo está mais evidente (novos para-choques dianteiro e traseiro, nova barra no teto e novas rodas) e trazem ainda, modernidade com os novos faróis dianteiros e as novas lanternas traseiras com LED. 

Ao entrar no SUV logo o cliente encontra um interior mais atraente, com materiais de alta qualidade, mais suaves ao toque nas portas e nos bancos, novo acabamento na região central do painel em Black Piano, além do novo painel de instrumentos com nova iluminação. 

Sobre conectividade, o Duster, que inovou no mercado ao oferecer o Media NAV em 2012, traz agora o Media NAV Evolution, com informações de trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como: Temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring.

Portanto, quem procura um SUV espaçoso e com um design marcante mas não abre mão de conectividade e um ótimo acabamento, vai encontrar no Novo Duster 2016 a melhor opção. Outro destaque do modelo é que todas as versões do Renault Duster tem características de um verdadeiro off road: ângulo de entrada: 30º, ângulo de saída 34,5º e altura em relação ao solo de 21 cm.

Design: Força e Robustez


O design é um dos pontos fortes do modelo e se intensificam no Novo Duster 2016. Chama a atenção as laterais, onde se destacam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, com linhas musculosas, ligados pela saia, que transmitem força e personalidade. 

As novidades na dianteira são: o novo para-choque, os novos faróis e a nova grade. O novo conjunto óptico revela imponência e dá ao mesmo tempo um toque de ousadia e sofisticação. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, dão mais força ao visual.

O novo para-choque dianteiro traz acabamentos em tom cinza. Outra novidade é a colmeia na parte inferior, o que reforça ainda mais a robustez.



Já na traseira o novo para-choque, as novas lanternas e o novo puxador da tampa do porta malas, formam um conjunto robusto e moderno, além dos refletores de luzes na parte inferior, que garantem mais segurança principalmente à noite. Mas o que chama mais a atenção são as lanternas em LED, que dão um toque de modernidade e sofisticação à traseira.



Já na lateral temos as novas rodas de 16 polegadas, disponíveis nas versões Expression e Dynamique. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades e com a inscrição Duster, transmitem mais força ao modelo. 


Para reforçar ainda mais o espírito do verdadeiro mundo SUV, o Novo Duster 2016 chega na exclusiva cor Marrom Safari. A cor foi baseada nas tendências da moda, arquitetura, decoração, produtos de design e elementos da natureza que representam o universo do modelo. 

O Marrom Safari, além de remeter ao contato com a natureza, traz também refinamento e status. Em todas as versões, exceto na 4X4, vários detalhes internos do carro, como os contornos nas saídas de ar, são na cor marrom. Na versão 4x4 a cor se encontra no painel central e nos bancos.


Assim como os outros produtos da gama Renault, o design do Novo Duster 2016 foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.

Interior ainda mais aconchegante


Quem entra no novo Duster logo percebe as novidades no interior. Novos tecidos, novas cores, novos acabamento central em Black Piano, novo quadro de instrumentos, entre outras novidades.


O Novo Duster 2016 traz bancos com novos desenhos, mais confortáveis e anatômicos, equipados com espumas mais espessas, que garantem mais conforto e ergonomia. 



O novo quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional.


Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente, onde sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor.


No painel central, a moldura em Black Piano, que envolve o Media NAV, dá um toque de modernidade ao acabamento. Para a acomodação e organização de pertences, o modelo ganhou novos porta objetos nas portas, no painel e no console central. 

São três diferentes tecidos conforme as versões e na versão 4X4 temos o acabamento do painel de instrumentos é sempre na cor marrom e, ainda, há a opção de bancos em couro também na tonalidade.



Na parte traseira, o amplo porta-malas de 475 Litros, o maior entre os principais concorrentes, agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.

O Novo Duster 2016 traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade e vidros com acionamento elétrico traseiro na versão Dynamique. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.


Mais conectividade com o Media NAV Evolution


O Media NAV que equipa o Novo Duster 2016, agora na versão Evolution, e está mais moderno e com mais recursos. Além do GPS, Bluetooth e rádio, as novidades do Duster no sistema com tela sensível ao toque de sete polegadas, integrada ao painel, inclui visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático e as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico. 

O Media NAV Evolution oferece mais conectividade, pois permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).



Também é possível acessar as mídias sociais, Facebook e Twiter, e consultar por meio do aplicativo Aha, via smartphone, a várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes da base de dados Yelp®, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.

Para os usuários do aparelho celular iPhone, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do motorista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mão do volante.

Evoluções nos eficientes motores

As motorizações 2.0 16V e 1.6 16V apresentam novidades no Novo Duster 2016, pois obtiveram evoluções em torque e potência. 



O motor 2.0 16V ganhou 6cv e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina.

No motor 1.6 16V houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina. 

Os motores do Duster são destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com nota “A” em consumo de combustível em três versões, todas com câmbio manual: Dynamique 1.6 16V, Dynamique 2.0 16V e Dynamique 2.0 16V 4X4.

E para ajudar ainda mais na eficiência, o Novo Duster 2016 é equipado com a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Quando acionada, a função limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.

Versões


O Novo Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4x4 com câmbio manual. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:


Expression 1.6 16V câmbio manual:  airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve.


Dynamique 1.6 16V câmbio manual e Dynamique 2.0 16V câmbio manual e câmbio automático: os mesmos equipamentos da versão Expression 1.6 16V, mais, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores,  sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré. 



Dynamique 2.0 16V 4x4 câmbio manual: os mesmos equipamentos da versão Expression 2.0 16V, mais, bancos em couro (opcionais), para-choques bicolores, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor cinza escuro. Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.

Linha de acessórios


O Duster 2016 dispõe de uma linha completa de acessórios, desenvolvida especialmente para o modelo. Todos os componentes têm homologação e garantia de fábrica. Entre outros itens, são oferecidos, tapetes de tecido, engate traseiro de reboque, faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada, sensor de estacionamento.

Um dos destaques é o Kit Aventura, que é composto por proteção frontal com farol de neblina, alargador de para-lama e estribo lateral tipo plataforma.



Além de personalizar e/ou aumentar os níveis de conforto do Duster 2016, o cliente que instala qualquer um dos itens da linha de acessórios original mantém inalterados todos os benefícios da garantia do veículo de três anos. 

Pós-venda

O Novo Duster 2016 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

A rede de concessionárias Renault, que conta hoje com 294 pontos, oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.



Os proprietários do Novo Duster 2016 também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia. Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.

My Renault: novo conceito de relacionamento com os clientes 


Os clientes da marca contam ainda com o My Renault, uma plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro além de ofertas exclusivas de produtos e serviços e novidades em primeira mão.

O My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que tem, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível. Lá também são oferecidas dicas culturais e de viagens.

Entre os benefícios, o My Renault traz ofertas que vão desde o desconto na compra de acessórios e troca de óleo até “up grades” de versões e pintura metálica grátis na compra de um veículo novo.

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
 (41) 3380-5222
Arthur Lustosa Santos (Produto)
arthur.santos@renault.com
(41) 3380-2109
Glenda Pereira (Produto)
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Adriana Costa (Institucional)
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340

CASA DA MÃE JOANA.
por Marli Gonçalves*

SÓ VC PODE.

Obrigada. Agradeço comovida, de certa forma até emocionada, a reverência e confiança, mas declino. Embora garanta que continuarei fazendo o que posso, e isso já é muito, acredite em mim; já está acima das minhas forças. Não sou São Jorge para lutar sozinha contra o dragão. Não tenho vocação para Joana D`Arc, só amo sua história. Coragem tenho, mas veja bem, há um trator apertando, esmagando quem não concorda com tudo o que está aí, e eu seguro a onda, não tenho onde me encostar. Vc também pode, de alguma forma, muito. Todo mundo pode. Mais: podemos todos, mas juntos, chegar mais longe, mais fortes. Não transfira a sua parte de responsabilidade, como se fosse tudo problema dos outros. Participe. Só que tem de ser ao vivo e em cores.

Esse Vc - vocês sabem - é você na nova e às vezes famigerada língua internética e digital que come letras para agilizar a conversa, nessa zona que virou o ambiente, principalmente o das redes sociais. Esse mundo virtual, da luta contra corretores ortográficos automáticos, teclados mínimos, dedos que escorregam e etceteras, que nos faz de quando em quando até publicar coisas feias, e não era bem isso. (Escreva, digite rápido "pauta"; ou "pedido". Erra o meu "pode" do título - normal uma letra sempre cair ou ser trocada no caminho).

Volta. Enfim é assim - só vc pode. Em geral é nessa forma que recebo mensagens todos os dias apontando e dando dicas de sobre o que eu preciso, deveria falar, escrever, denunciar, ou contra o que protestar, às vezes com ideias que equivaleriam, se eu tentasse mesmo executá-las, quase a me armar vestidinha como mulher-bomba e me jogar lá meio do Planalto puxando as cordinhas, me indispondo com três poderes. Invariavelmente, o pior: as mensagens começam ou terminam assim: só vc pode.

Dou uma exagerada, certo, para que não me levem a mal e tenham noção da dimensão da responsabilidade que às vezes se ganha, de um amigo, de um leitor. Faço um desabafinho meio chato, espero poder contar com a atenção e compreensão de todos:

- "Posso não, posso tudo isso não".
Tipo "uma andorinha sozinha não faz verão", mas pode virar churrasquinho. Quem é que me garante a retaguarda, se é que me entendem? "Juízo e caldo de galinha" ... "Quem sabe de mim sou eu" - como magnificamente respondeu a Marilia Gabriela numa entrevista outro dia.

Fosse algumas dezenas de anos, um punhado deles atrás, até podia ser que eu achasse que podia ser a rainha da cocada, revolucionária. Lá naquela época grudenta e braba, me meti em muitas coisas, também aprendi muito. Só que ninguém ficava só do lado de fora insuflando. Ao contrário, tínhamos de por a mão na massa e até esconder nossos passos. Mudar a história requer dedicação, boa dose de renúncia e idealismo. Você aceitar um chamado. Quer saber? Por conta de saber disso ando muito, mas muito preocupada mesmo, com o crescente número de adolescentes que estão sendo recrutados em quase uma centena de países e que está se unindo ao que tem de pior e mais cruel no terrorismo internacional. Já somam milhares, conquistados pela grande rede, convencidos. Um dia também fantasiei com a guerrilha, suas lendas, heróis e heroínas, mas não mais. O que estará agora sendo oferecido a esses meninos e o que mais me surpreende, meninas, jovens de tudo e que, como um êxodo, uma abdução, uma hipnose coletiva, estão sendo cooptados? Qual é o Graal? 

No momento as coisas estão muito esquisitas. Há quem passe o dia inteiro na internet e se ache o maior mobilizador de massas de que já se teve notícia. Mas não ganha público novo. Ficam todos falando só entre si, comadres. Há dias que recebo mais de vinte vídeos, as mesmas charges e piadas, verdadeiros tratados sobre os erros do governo, os roubos e a corrupção, chamado e propagandas para a grande manifestação. Mas eu já sei de tudo isso, juro que também leio os jornais, trabalho com isso, conheço até alguns atores desse espetáculo! Precisamos ampliar nosso alcance e não é por computador - esse só ajuda, e bem. É difundindo conhecimento, explicando manobras, argumentando com quem ainda é possível e não tenha tido ainda os sentidos entupidos por tanta propaganda política enfiada pela goela.

Repito: por aqui está cada dia mais complicado não ter eira nem beira, não ser do A nem B, não pender nem para a direita nem para a esquerda, não torcer nem para o Fla, nem pra o Flu. Por a cara para bater. Não ter opinião formada sobre quase tudo. Fora os achismos que carimbam nas nossas costas com certa facilidade. Se batemos, talvez estejamos com algum "interesse", isso, e eles falam fazendo aspas assim com a mão; se defendemos que radicalismos não são legais, alguns são até bem burros, é porque devemos ser da mesma laia. Se sou do samba não posso trabalhar para o rock. Quero manter meu direito ao contraditório! 

Nosso papel é o de ser antídoto. Conjugue esse verbo. Se eu posso, tu podes, ele pode, nós podemos, vós...eles podem. Vamos nos diversificar, sem que ninguém troque letra alguma para sacanear. Há um monte de coisas que os outros falam ou escrevem e que eu gostaria de ter falado ou escrito. Precisamos nos orgulhar assim uns dos outros, mas parar de outorgar nossos poderes, transformando em celebridade ou Gênio da Humildade qualquer um, o primeiro que passar dando uma piscadinha. 

Conto com seu apoio sim. Porque eu acho que posso. Vc pode. Só vc pode. Conta comigo. Vem pra rua. Vem falar nela.

São Paulo, 2015






Marli Gonçalves é jornalista - Tudo isso só para chamar você para participar, engrossar o coro, vir ajudar a pensar como conseguiremos aprumar as coisas. Mas vamos fazer isso pessoalmente. Entende? Ficar xingando teclando não muda o mundo.
Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.comEstou no Facebook. E no Twitter.