ELEGANTE,
AGRADÁVEL, O PEUGEOT 2008 THP.
Fórmula para satisfazer comprador de
automóveis é simples de aviar: linhas agradáveis, uso confortável, boa
acomodação ao condutor, espaço para gentes e coisas, causar boa impressão aos
de fora do automóvel, boa performance, confiabilidade e preço. O novo 2008
cumpre isto. Elegante, bem dotado em linhas, confortos e segurança, a versão
THP indica o uso do motor 1,6 litro, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção
direta e turbo. Produz 173 cv e oferece 24,5 mkgf de torque a partir de 1.750
rpm – logo acima da marcha lenta. Transmissão mecânica com 6 velocidades.
No andar, tanto arranca muito bem, permitindo
utilizar as marchas superiores em grande faixa, reage nas acelerações, quanto
atinge velocidade final em torno de 180 km/h, garroteada pela transmissão para
impedir folguedos desnecessários. Tal número é bastante ao tipo familiar do
2008.
Esteticamente é muito bem formulado, com a
interessante solução de pequena elevação no teto, logo após a Coluna B, para
maior conforto aos usuários traseiros. Para marcá-la, placas cromadas
curiosamente apostas sobre as janelas posteriores. Bem arrumado.
Utiliza a base do sedã 208, e sua
característica de oferecer a melhor ergonomia ao condutor, com todos os
comandos à mão, volante de pequeno diâmetro, instrumentos em linha baixa. O
conjunto com direção assistida eletricamente, é macio, preciso, e combina com o
restante da performance.
Para entender
Peugeot Brasil está em reinvenção, centrando
produzir veículos elegantes, com requinte de construção e decoração, após
perder muitas vendas e cair de participação no mercado. Nada de carros pelados
e baratos, mas de bom conteúdo. Consequência desta postura de elevar preços,
redução de vendas, contração e apertos para a rede de revendedores mas, como
diz o mexicano Miguel Figari, diretor geral da marca, foco é o lucro
operacional.
Nesta trilha de charme e grife, o 2008 é o
primeiro passo de refinamento para a nova imagem, logo seguido pelos 308 e 408
argentinos, revistos e implementados, e do novo 3008, importado, todos no
segundo semestre.
Andando
Muito agradável. Bem instalado, comandos à
mão, espaçoso na frente, atrás nem tanto. Área para bagagens dentro do padrão
normal. É rápido para andar e em reações. O amplo torque do motor exige atenção
para as rodas frontais não patinar, consequência do elevado torque em baixa
rotação e pouco peso. Há cautela eletrônica no bem composto console, botão
giratório para regulagens entre neve e lama.
Estável, bom nos freios a disco nas 4 rodas,
ABS+AFU, programa de estabilidade, econômico. Consumo em estrada livre em torno
de 10 km/litro. Cidade limpa, pico de 13,3 km/litro de gasálcool. Preço do
pacote completo arranha os R$ 80 mil. Versões com motor 1,6 litro, 115/122 cv,
aspirado, flex, inicia em R$ 67.190, versão mais simples; por R$ 70.890 câmbio
automático antigo com 4 velocidades; R$ 71.290 inclui o charmoso e estrutural
teto de vidro com cortina elétrica.
Em época de opção crescente por transmissão
automática, a versão de topo não a oferece. Razões físicas: o espaço na
carroceria é pequeno para receber a de modelo atualizado. Assim, para não
utilizar a versão antiga – opcional nas versões inferiores -, optou-se por
mecânica de seis velocidades.
Gostei
|
Não
Gostei
|
Estética
Composição
Rendimento
Consumo
Habitabilidade
|
Economias bestas:
Vidro automático apenas para motorista
Exigência de chave mecânica para ligar
Freio de mão mecânico
Espelho interno mecânico
Tampa do tanque com chave
Ausência de fixadores Isofix para crianças
|
Roda-a-Roda
Reflexo
– O
arrepio no elevado escalão da Volkswagen trouxe o resultado previsto: ações da
empresa caíram 8%. Dentre medidas para o futuro, a holding criará empresa
específica para gerir suas controladas MAN e Scania.
Curiosidade
– O
pequeno Uruguai é o único integrante do Mercosul a crescer em produção e vendas
no primeiro quadrimestre: 3,2%, e recordes 16.454 unidades. Brasil encolheu uns
20%, Argentina 22%, Venezuela 16,4%. Paraguai não produz veículos, apenas auto
peças.
Crescimento – Para a FCA,
junção de Fiat e Chrysler, abril mostrou crescer vendas mundiais em 6%
relativamente a abril de 2014. Grupo mantém crescimento.
Novos – Peugeot 308 e 408 com
aparência e conteúdo refrescados estarão no Salão do Automóvel de Buenos Aires, junho.
Após, vendas no Brasil. Caminho é o adotado pela marca, maior refinamento,
marcado pelo charme.
Surpresa
– Mercado
entendia como estabilizada a queda de 20% nas vendas dos automóveis O Km,
entretanto o mês de abril surpreendeu e aumentou a distância para 25%. A
aprovação do ajuste fiscal e algum sinal de direção do país devem melhorar o
clima econômico e as vendas.
Freio – Indústria
automobilística dá férias a funcionários para deter produção e forçar venda dos
elevados estoques. Na Chery, inaugurada com greve dos metalúrgicos, situação
diferente: concessionários não tem veículos à venda.
Revendas – Terminais do
segmento, rede de revendedores já viu fechar 250 lojas, despedir 12 mil
pessoas, e acompanha contração de negócios, com mudança para lojas menores para
reduzir custos operacionais.
Solução – Para sobreviver
Suzuki mudou o processo produtivo. Agora produção e distribuição do nacional
Jimny e importados se farão totalmente nas instalações da Mitsubishi, em
Catalão, Go. Ali antes realizava parte, com montagem final na também goiana
Itumbiara, a 200 km de distância. Na prática significa reduzir 60 empregos.
Planejamento – Apesar dos
tropeços, planos de médio prazo se mantém, como o da Mercedes e sua fábrica de
automóveis em Iracemápolis, SP. Movimentou 1M de m3 de terra, e iniciou erigir
140.000 m2 de construção no terreno de 2,5 milhões de metros quadrados.
Futuro - Lá fará sedã Classe C
e o novo GLA. Fábrica integra projeto de liderar mundial em vendas Premium até 2020. Para
formar mão de obra local, acordo com o Senai.
RS – Renault terá
versão Sandero RS, com personalidade esportiva. Simbiose de experiência e
tecnologias entre as Renault Sport, francesa, com técnicos e engenheiros do Brasil
e Argentina moldaram os acertos. Motor 2.0 e 148 cv; câmbio com seis
velocidades; suspensão, direção e freios adequados ao espírito.
E? – RS indica a
Renault Sport, braço esportivo desta marca francesa. Não é a aposição de um
embleminha, mas fazer trabalho de desenvolvimento e ajuste com foco esportivo.
Produção no Paraná, apresentação no Salão de Buenos Aires, vendas segundo
semestre.
Mercado – Abril fechou
com disputa insólita pelo mercado: quatro veículos embolados na liderança. Ao
final Fiat Palio hatch vendendo
8.841 unidades, apenas 58 sobre GM Onix; 88 além de Hyundai HB 20. Picape
Strada 8.598, e Uno vendeu exatos 8 mil unidades. Sorri-se na
Fiat: dos cinco mais vendidos, três são da marca.
E você? – O mercado já
sinalizou como está. Vendas de carros usados tem subido, de novos caído.
Significa, se afim de O Km, barganhe.
? – No disputado mercado
dos SAV e assemelhados, o HR-V da Honda, em abril vendeu quase duas vezes mais
sobre Ford EcoSport, então líder: 4.958 x 2.290. Duster, em processo de
mudança, entregou 2893. Renegade, Peugeot 2008, e JAC T6 fora da conta sem mês
cheio para as vendas.
Enquadramento – Em documento interno,
conta o bom sítio Autoblog.ar, GM indica série de mudanças estruturais em Onix,
Prisma, Cobalt e Spin. Soldas, reforços, partes com maior capacidade de
absorver pancadas. Razão aparente, ter melhores resultados nos testes de
impacto realizados pelo LatinNCAP.
Quem – Quando mudam? Cobalt - a
partir do VIN FB226125; Spin - após VIN GB109191; Onix –
depois do VIN FG412844; Prisma - idem VIN FG413929. Vai comprar? Prefira
os posteriores. Mais seguros.
LatinNCAP – Entidade com
patrocínio mundial submete veículos a testes de impactos para mensurar índices
de danos físicos e a ocupantes. Nota baixa fez Hyundai aplicar os engates Isofix nos HB20,
Renault reforçar a porta esquerda do Clio, mesmo passeando à beira do telhado.
Bruto – 15 meses pós
lançamento, motor R22, diesel, 2.2 litros, três cilindros da FPT Industrial
equipando pequeno trator New Holland Boomer, é “Máquina do Ano” por suas
características, em especial quanto a emissões. Ao Brasil só com endurecimento
da legislação de emissões.
Roda
Dura
– Pesquisa conduzida pela YouGov na Europa indicou, um a cada três
motoristas tem problemas e pequena colisão nas manobras em marcha a ré. Para
ajudar a reduzir tais números, Nissan auxiliou desenvolver câmara com visão de
360 graus. Seguradoras agradecem.
Mimo – Em época de bolso
fechado, Shell incentiva trocar óleo lubrificante. Até 30 de junho comprador de
4 litros de Helix Ultra ou HX8, ganhará estojo com seis ferramentas.
Ecologia
– Revendas
VW fazem higienização ecológica. Em 30 minutos máquina de oxi sanitização
liquida fungos, bactérias, vírus – e tira cheiros dos veículos. R$ 89 pelo uso
do equipamento, mais algum para a concessionária.
Pneu – Nova marca no
mercado: Aeolus, chinesa, do conglomerado comprador da Pirelli. Inicia com
produtos para automóveis, com aros de 13”a 18”, leque para maiores
representantes da frota. Diz ter mesma qualidade das marcas mais conhecidas, e
preços menores entre 10 e 40%.
Imprensa
– Em
bancas seletas, segundo número de Top
Carros, mais charmosa das revistas nacionais de automóveis. Tratamento
gráfico e visual relevantes, textos optando por informações, sem a ditadura do
espaço. E intensa mídia.
Antigos,
1 –
Após bons resultados no oferecer serviços, peças e cuidados para Jaguar com
mais de 10 anos de produção, Land Rover resolveu fazer o mesmo. Cálculos da empresa indiana exibem, cerca de
70% dos 6M de LR produzidos desde 1948 ainda existem. A operação não atinge o
Brasil.
Antigo,
2 – Guia
Partes & Peças, do editor Roberto
Haruo, em 13ª. edição. Quase 140 endereços de vendedores e
prestadores de serviços em veículos antigos, alento a colecionadores de
automóveis antigos, em especial aos não residentes em São Paulo, maior
concentração destes especialistas.
Afim – Querendo facilitar sua vida de colecionador ou aficionado? É o
melhor investimento no setor ao custar R$ 4. Para tratar, partesepecas@ig.com.br
Só
alegria –
Mais divertido evento para veículos antigos, o Pé Na Tábua, corrida de calhambeques, fechou 5ª. edição com
recorde de público e participantes – 45. Tri campeão Nelson Piquet venceu em
duas categorias; Pedro, seu filho mais novo, 16, na classe
Modificados, e outro representante de Brasília, Luiz Carlos Peixoto, ganhou a
Prova da Marcha Lenta.
Gente – Cristian
Malevic, paulista, engenheiro mecânico com MBA, promoção. OOOO
Diretor técnico na MWM International de motores. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí.
Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.