quinta-feira, 7 de maio de 2015

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

ELEGANTE, AGRADÁVEL, O PEUGEOT 2008 THP.

Fórmula para satisfazer comprador de automóveis é simples de aviar: linhas agradáveis, uso confortável, boa acomodação ao condutor, espaço para gentes e coisas, causar boa impressão aos de fora do automóvel, boa performance, confiabilidade e preço. O novo 2008 cumpre isto. Elegante, bem dotado em linhas, confortos e segurança, a versão THP indica o uso do motor 1,6 litro, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e turbo. Produz 173 cv e oferece 24,5 mkgf de torque a partir de 1.750 rpm – logo acima da marcha lenta. Transmissão mecânica com 6 velocidades.

No andar, tanto arranca muito bem, permitindo utilizar as marchas superiores em grande faixa, reage nas acelerações, quanto atinge velocidade final em torno de 180 km/h, garroteada pela transmissão para impedir folguedos desnecessários. Tal número é bastante ao tipo familiar do 2008.

Esteticamente é muito bem formulado, com a interessante solução de pequena elevação no teto, logo após a Coluna B, para maior conforto aos usuários traseiros. Para marcá-la, placas cromadas curiosamente apostas sobre as janelas posteriores. Bem arrumado.

Utiliza a base do sedã 208, e sua característica de oferecer a melhor ergonomia ao condutor, com todos os comandos à mão, volante de pequeno diâmetro, instrumentos em linha baixa. O conjunto com direção assistida eletricamente, é macio, preciso, e combina com o restante da performance.

Para entender


Peugeot Brasil está em reinvenção, centrando produzir veículos elegantes, com requinte de construção e decoração, após perder muitas vendas e cair de participação no mercado. Nada de carros pelados e baratos, mas de bom conteúdo. Consequência desta postura de elevar preços, redução de vendas, contração e apertos para a rede de revendedores mas, como diz o mexicano Miguel Figari, diretor geral da marca, foco é o lucro operacional.

Nesta trilha de charme e grife, o 2008 é o primeiro passo de refinamento para a nova imagem, logo seguido pelos 308 e 408 argentinos, revistos e implementados, e do novo 3008, importado, todos no segundo semestre.

Andando


Muito agradável. Bem instalado, comandos à mão, espaçoso na frente, atrás nem tanto. Área para bagagens dentro do padrão normal. É rápido para andar e em reações. O amplo torque do motor exige atenção para as rodas frontais não patinar, consequência do elevado torque em baixa rotação e pouco peso. Há cautela eletrônica no bem composto console, botão giratório para regulagens entre neve e lama.

Estável, bom nos freios a disco nas 4 rodas, ABS+AFU, programa de estabilidade, econômico. Consumo em estrada livre em torno de 10 km/litro. Cidade limpa, pico de 13,3 km/litro de gasálcool. Preço do pacote completo arranha os R$ 80 mil. Versões com motor 1,6 litro, 115/122 cv, aspirado, flex, inicia em R$ 67.190, versão mais simples; por R$ 70.890 câmbio automático antigo com 4 velocidades; R$ 71.290 inclui o charmoso e estrutural teto de vidro com cortina elétrica.

Em época de opção crescente por transmissão automática, a versão de topo não a oferece. Razões físicas: o espaço na carroceria é pequeno para receber a de modelo atualizado. Assim, para não utilizar a versão antiga – opcional nas versões inferiores -, optou-se por mecânica de seis velocidades.

Gostei
Não Gostei
Estética
Composição
Rendimento
Consumo
Habitabilidade


Economias bestas:
Vidro automático apenas para motorista
Exigência de chave mecânica para ligar
Freio de mão mecânico
Espelho interno mecânico
Tampa do tanque com chave
Ausência de fixadores Isofix para crianças

Peugeot 2008. Novo – e bom – começo

Roda-a-Roda

Reflexo – O arrepio no elevado escalão da Volkswagen trouxe o resultado previsto: ações da empresa caíram 8%. Dentre medidas para o futuro, a holding criará empresa específica para gerir suas controladas MAN e Scania.
Curiosidade – O pequeno Uruguai é o único integrante do Mercosul a crescer em produção e vendas no primeiro quadrimestre: 3,2%, e recordes 16.454 unidades. Brasil encolheu uns 20%, Argentina 22%, Venezuela 16,4%. Paraguai não produz veículos, apenas auto peças.
Crescimento – Para a FCA, junção de Fiat e Chrysler, abril mostrou crescer vendas mundiais em 6% relativamente a abril de 2014. Grupo mantém crescimento.
Novos – Peugeot 308 e 408 com aparência e conteúdo refrescados estarão no Salão do Automóvel de Buenos Aires, junho. Após, vendas no Brasil. Caminho é o adotado pela marca, maior refinamento, marcado pelo charme.
Surpresa – Mercado entendia como estabilizada a queda de 20% nas vendas dos automóveis O Km, entretanto o mês de abril surpreendeu e aumentou a distância para 25%. A aprovação do ajuste fiscal e algum sinal de direção do país devem melhorar o clima econômico e as vendas.
Freio – Indústria automobilística dá férias a funcionários para deter produção e forçar venda dos elevados estoques. Na Chery, inaugurada com greve dos metalúrgicos, situação diferente: concessionários não tem veículos à venda.
Revendas – Terminais do segmento, rede de revendedores já viu fechar 250 lojas, despedir 12 mil pessoas, e acompanha contração de negócios, com mudança para lojas menores para reduzir custos operacionais.
Solução – Para sobreviver Suzuki mudou o processo produtivo. Agora produção e distribuição do nacional Jimny e importados se farão totalmente nas instalações da Mitsubishi, em Catalão, Go. Ali antes realizava parte, com montagem final na também goiana Itumbiara, a 200 km de distância. Na prática significa reduzir 60 empregos.             

Jimny. Mudar para sobreviver

Planejamento – Apesar dos tropeços, planos de médio prazo se mantém, como o da Mercedes e sua fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP. Movimentou 1M de m3 de terra, e iniciou erigir 140.000 m2 de construção no terreno de 2,5 milhões de metros quadrados.
Futuro - Lá fará sedã Classe C e o novo GLA. Fábrica integra projeto de liderar mundial em vendas Premium até 2020. Para formar mão de obra local, acordo com o Senai. 
RS – Renault terá versão Sandero RS, com personalidade esportiva. Simbiose de experiência e tecnologias entre as Renault Sport, francesa, com técnicos e engenheiros do Brasil e Argentina moldaram os acertos. Motor 2.0 e 148 cv; câmbio com seis velocidades; suspensão, direção e freios adequados ao espírito.
E? – RS indica a Renault Sport, braço esportivo desta marca francesa. Não é a aposição de um embleminha, mas fazer trabalho de desenvolvimento e ajuste com foco esportivo. Produção no Paraná, apresentação no Salão de Buenos Aires, vendas segundo semestre.

Sandero RS, esportivo

Mercado – Abril fechou com disputa insólita pelo mercado: quatro veículos embolados na liderança. Ao final Fiat Palio hatch vendendo 8.841 unidades, apenas 58 sobre GM Onix; 88 além de Hyundai HB 20. Picape Strada 8.598, e Uno vendeu exatos 8 mil unidades. Sorri-se na Fiat: dos cinco mais vendidos, três são da marca.
E você? – O mercado já sinalizou como está. Vendas de carros usados tem subido, de novos caído. Significa, se afim de O Km, barganhe.
? – No disputado mercado dos SAV e assemelhados, o HR-V da Honda, em abril vendeu quase duas vezes mais sobre Ford EcoSport, então líder: 4.958 x 2.290. Duster, em processo de mudança, entregou 2893. Renegade, Peugeot 2008, e JAC T6 fora da conta sem mês cheio para as vendas.

Honda HR-V: primeiro mês de vendas, líder

Enquadramento – Em documento interno, conta o bom sítio Autoblog.ar, GM indica série de mudanças estruturais em Onix, Prisma, Cobalt e Spin. Soldas, reforços, partes com maior capacidade de absorver pancadas. Razão aparente, ter melhores resultados nos testes de impacto realizados pelo LatinNCAP.
Quem – Quando mudam? Cobalt - a partir do VIN FB226125; Spin - após VIN GB109191; Onix – depois do VIN FG412844; Prisma - idem VIN FG413929. Vai comprar? Prefira os posteriores. Mais seguros.
LatinNCAP – Entidade com patrocínio mundial submete veículos a testes de impactos para mensurar índices de danos físicos e a ocupantes. Nota baixa fez Hyundai aplicar os engates Isofix nos HB20, Renault reforçar a porta esquerda do Clio, mesmo passeando à beira do telhado.
Bruto – 15 meses pós lançamento, motor R22, diesel, 2.2 litros, três cilindros da FPT Industrial equipando pequeno trator New Holland Boomer, é “Máquina do Ano” por suas características, em especial quanto a emissões. Ao Brasil só com endurecimento da legislação de emissões.
Roda Dura – Pesquisa conduzida pela YouGov na Europa indicou, um a cada três motoristas tem problemas e pequena colisão nas manobras em marcha a ré. Para ajudar a reduzir tais números, Nissan auxiliou desenvolver câmara com visão de 360 graus. Seguradoras agradecem.
Mimo – Em época de bolso fechado, Shell incentiva trocar óleo lubrificante. Até 30 de junho comprador de 4 litros de Helix Ultra ou HX8, ganhará estojo com seis ferramentas.
Ecologia – Revendas VW fazem higienização ecológica. Em 30 minutos máquina de oxi sanitização liquida fungos, bactérias, vírus – e tira cheiros dos veículos. R$ 89 pelo uso do equipamento, mais algum para a concessionária.
Pneu – Nova marca no mercado: Aeolus, chinesa, do conglomerado comprador da Pirelli. Inicia com produtos para automóveis, com aros de 13”a 18”, leque para maiores representantes da frota. Diz ter mesma qualidade das marcas mais conhecidas, e preços menores entre 10 e 40%.
Imprensa – Em bancas seletas, segundo número de Top Carros, mais charmosa das revistas nacionais de automóveis. Tratamento gráfico e visual relevantes, textos optando por informações, sem a ditadura do espaço. E intensa mídia.
Antigos, 1 – Após bons resultados no oferecer serviços, peças e cuidados para Jaguar com mais de 10 anos de produção, Land Rover resolveu fazer o mesmo. Cálculos da empresa indiana exibem, cerca de 70% dos 6M de LR produzidos desde 1948 ainda existem. A operação não atinge o Brasil.
Antigo, 2 – Guia Partes & Peças, do editor Roberto Haruo, em 13ª. edição. Quase 140 endereços de vendedores e prestadores de serviços em veículos antigos, alento a colecionadores de automóveis antigos, em especial aos não residentes em São Paulo, maior concentração destes especialistas.
Afim – Querendo facilitar sua vida de colecionador ou aficionado? É o melhor investimento no setor ao custar R$ 4. Para tratar, partesepecas@ig.com.br
Só alegria – Mais divertido evento para veículos antigos, o Pé Na Tábuacorrida de calhambeques, fechou 5ª. edição com recorde de público e participantes – 45. Tri campeão Nelson Piquet venceu em duas categorias; Pedro, seu filho mais novo, 16, na classe Modificados, e outro representante de Brasília, Luiz Carlos Peixoto, ganhou a Prova da Marcha Lenta.
Gente Cristian Malevic, paulista, engenheiro mecânico com MBA, promoção. OOOO Diretor técnico na MWM International de motores. OOOO


Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. 
Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

CHILE AMPLIA OFERTA DE CAMINHÕES VOLKSWAGEN COM LINHA V-TRONIC E DELIVERY DE CINCO TONELADAS.

A Porsche Chile SpA, importadora oficial das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN no país latino, acaba de apresentar a seus clientes caminhões da linha Volkswagen Constellation V-Tronic equipados com transmissão automatizada, desenvolvida para garantir, entre outras vantagens operacionais, economia de combustível, eficiência e segurança na operação.

Volkswagen Constellation 25.390

Inicialmente, quatro modelos chegam ao Chile com essa configuração. Entre eles, estão os chassis rígidos Constellation 17.280 e 24.280 (líder em vendas no Brasil), ambos equipados com motor MAN D08 dotado de tecnologia EGR e transmissão automatizada ZF de seis marchas. Nesses modelos, a transmissão trabalha com o sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da transmissão.

Já os cavalos mecânicos Constellation 19.330 e 25.390, conceituados no mercado brasileiro, contam com motorização Cummins, dotada de tecnologia SCR de controle de emissão de gases. A transmissão automatizada ZF AS 2230 TD de 16 relações permite ao motorista mais conforto na operação, além de maior economia de combustível ao transportador.

"Estamos colocando nas mãos das transportadoras chilenas tecnologia de ponta, desenvolvida especificamente para melhorar a eficiência, segurança e vida útil dos veículos. Além disso, estamos contribuindo para melhorar a produtividade e as margens de seus negócios", disse Patricio Abrigo, gerente de Caminhões e Ônibus da Volkswagen Chile. Segundo a empresa, a rede de concessionários da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Chile está preparada para atender todas as necessidades de seus clientes em pós-vendas, incluindo Contratos de Manutenção Preventiva.

Novo produto para a linha de leves 


As novidades no Chile não param por aí. Além dos produtos com transmissão automatizada, a representante da marca no país passa a oferecer também o caminhão Volkswagen Delivery 5.150, que garante tanto agilidade nas entregas urbanas quanto rapidez  para serviços rodoviários de curta e média distância, garantindo alto desempenho e baixo custo operacional. 

Com o PBT de 5,8 toneladas, o caminhão vem equipado com o motor Cummins ISF de 3,8 litros e 150 cv que propicia excelente retomada mesmo em baixas rotações, reduzindo em até 30% o número de trocas de marchas. Sua cabine traz melhor visibilidade em saídas de aclives ou curvas, maior rapidez na tomada de decisão pelo motorista e facilidade para entrar e sair, proporcionando maior produtividade, além de segurança. 

“Os lançamentos dos modelos V-Tronic e do Delivery 5.150 no Chile reafirmam o compromisso da MAN Latin America pela oferta de produtos sob medida nos diversos mercados onde atua”, diz Juliano Ruggieri, supervisor de Marketing do Produto – Mercados Internacionais.  
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

ANFAVEA APRESENTA BALANÇO DE ABRIL DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou na quinta-feira (7) os resultados da indústria automobilística em abril e no primeiro quadrimestre. Segundo a entidade, o setor fechou o quarto mês do ano com 219,3 mil veículos comercializados, o que significa uma retração de 6,6% em relação aos 234,6 mil de março de 2015.

Na análise contra abril do ano passado, que registrou 293,2 mil veículos, a contração foi de 25,2%, no mês. No acumulado do ano as vendas foram de 893,6 mil unidades: queda de 19,2% frente as 1,1 milhão de unidades vendidas até abril de 2014. Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, a atual conjuntura continua impactando fortemente a confiança do consumidor:

“A confiança do consumidor e dos empresários é, neste momento, uma das principais razões para o complexo cenário que vivemos atualmente. Por esta razão, entendemos que é de fundamental importância a realização o mais rápido possível dos ajustes fiscais na economia. Desta forma, as regras ficarão claras, o planejamento será mais preciso e a atividade será retomada”.

As exportações recuaram 1,2% no acumulado do ano, com 108,5 mil unidades em 2015 ante 109,9 mil do ano anterior. Somente no quarto mês deste ano 28,8 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, o que significa diminuição de 10,7% frente as 32,2 mil de março e de 18,4% com relação as 35,2 mil de abril de 2014.

A produção no quadrimestre também apresentou declínio: 17,5% em relação ao ano passado – 881,8 mil e 1,1 milhão de unidades, respectivamente. Abril terminou com baixa de 21,7%, com 217,1 mil veículos no mês contra 277,1 mil de igual período de 2014. Na comparação com março, a fabricação foi 14,5% inferior, quando comparadas as 254 mil unidades daquele mês.

Caminhões e ônibus


No segmento de caminhões o licenciamento terminou o mês com baixa de 10,9% ao se comparar as 5,8 mil unidades de abril com as 6,5 mil de março. O setor apresentou retração de 46,9% na análise com as 10,9 mil unidades negociadas em abril do ano passado. O resultado no acumulado, com 25,1 mil unidades, está 39,3% menor do que no ano passado com 41,3 mil unidades.

A produção ficou 6,9% abaixo – foram 6,9 mil unidades em abril e 7,4 mil em março. Ao defrontar o resultado com abril do ano passado, quando foram produzidos 12,3 mil caminhões, o decréscimo é de 44,3%. No quadrimestre a baixa é de 45,2%: 30,2 mil este ano e 55,1 mil em 2014.

Os dados mostraram que a exportação de 6,1 mil unidades acumulada de janeiro a abril encolheu 1,7% se comparado com as 6,2 mil unidades de igual período de 2014. Apenas em abril 1,7 mil produtos deixaram o País, o que representa queda de 7% em relação as 1,8 mil unidades de março e estabilidade no comparativo com abril do ano passado.

Os fabricantes de chassi de ônibus comercializaram 1,6 mil unidades em abril deste ano, uma diminuição de 13,5% contra as 1,8 mil de março. No comparativo com abril do ano passado, quando o setor vendeu 2,2 mil unidades, o resultado foi menor em 30%. Até abril deste ano foram vendidas 6,8 mil unidades: queda de 26,1% em relação as 9,2 mil do ano passado.

A produção no quarto mês do ano, com 2,1 mil unidades, recuou 26% quando comparada com as 2,8 mil de março e 39,3% ante as 3,4 mil unidades de abril do ano passado. No quadrimestre, 9,8 mil unidades deixaram as fábricas, resultado menor em 26,6% frente as 13,3 mil unidades de 2014.

As exportações de ônibus concluíram os primeiros quatro meses com crescimento de 7% ao se comparar as 2 mil unidades deste ano com as 1,8 mil de 2014.

Máquinas autopropulsadas


As 4,3 mil máquinas vendidas no quarto mês de 2015 representaram retração de 11,5% sobre março, quando 4,8 mil produtos foram comercializados. No comparativo com abril do ano passado, que registrou 6,1 mil unidades, o resultado é de queda de 29,4%, enquanto o desempenho no acumulado do ano aponta recuo de 22,9% – 16,2 mil este ano e 21 mil em 2014.

A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias ficou 4,2% menor – foram 5,7 mil em abril e 5,9 mil em março. Na análise com abril do ano passado, quando foram fabricados 7,1 mil máquinas, o decréscimo é de 19,8%. Até o quarto mês a diminuição é de 21,9%: 21 mil este ano e 27 mil no ano passado.

Nas exportações acumuladas do segmento o resultado foi de recuo de 15,9%, com 3,3 mil unidades em 2015 e 3,9 mil unidades no ano passado.

Maio Amarelo


A Anfavea apoia pelo segundo ano consecutivo o Movimento Maio Amarelo, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária em defesa da segurança no trânsito. Em 2015 a ação já conta com mais de 500 apoiadores e será realizada em 18 países de todos os continentes. Mais informações são encontradas em www.maioamarelo.com.

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
Diretoria de Assuntos Institucionais e Imprensa
Fred Carvalho
Raquel Mozardo
Vinícius Romero
55 11 2193-7800
imprensa@anfavea.com.br

VOLKSWAGEN OFERECE BÔNUS DE ATÉ R$ 7 MIL NA COMPRA DO GOL NO FESTIVAL DO CONSORCIADO CONTEMPLADO.


A Volkswagen do Brasil participa da 1ª Edição do Festival do Consorciado Contemplado – divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e pela Associação Brasileira de Consórcios (Abac) – com ofertas especiais. Até o dia 15 de junho de 2015, a Volkswagen disponibiliza um bônus de R$ 500 para clientes contemplados em qualquer consórcio. O desconto pode ser utilizado na compra dos modelos Gol (exceto versões Special e City) e Fox (incluindo CrossFox).

Já aos contemplados pelo Consórcio Nacional Volkswagen será oferecido um bônus no valor de R$ 1 mil, até 31 de julho de 2015, para ser utilizado na compra de qualquer veículo da marca Volkswagen. Se o consorciado optar pelo Volkswagen Gol (qualquer versão), o desconto será de R$ 2 mil.

Para utilizar o crédito disponível pelo consórcio e adquirir o veículo, o consorciado contemplado deverá dirigir-se diretamente até as concessionárias da Rede Volkswagen.

Promoção de aniversário do Volkswagen Gol


No mês de aniversário de 35 anos do Gol, a Volkswagen do Brasil divulga também a promoção de aniversário do carro que introduziu no País novidades que revolucionaram a indústria nacional. Somente até o dia 11 de maio, será oferecido R$ 5 mil de desconto na compra do Volkswagen Gol (exceto versão Special) em qualquer concessionária da Rede Volkswagen.

Caso o cliente seja um dos consorciados contemplados pelo Consórcio Nacional Volkswagen e comprar o Gol até 11 de maio, sua vantagem será ainda maior. Nesta situação, o cliente poderá adquirir um desconto total de R$ 7 mil, sendo R$ 5 mil de bônus referente à promoção de aniversário do modelo, mais R$ 2 mil da oferta “Festival do Consorciado Contemplado”.
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

CNH INDUSTRIAL REFORÇA PRESENÇA EM SC COM NOVA CONCESSIONÁRIA CASE IH E IVECO.

Com uma nova concessionária da Carboni em Santa Catarina, no município de Lages, a CNH Industrial reforça sua presença no estado e inova em oferecer aos clientes duas linhas do seu portfólio de marcas. A loja, com representação dupla, reúne os produtos da Case IH e da Iveco. A estrutura combinada visa atender o agricultor e o transportador, com amplas soluções de equipamentos e know how em peças e serviços.

A concessionária está situada na Rodovia BR 116, Km 246, nº 4400, na Área Industrial de Lages. - Foto: Nando Velho.

A Carboni é representante da Iveco para caminhões e veículos comerciais desde 1997. Em 2013, a empresa ampliou sua franquia e se tornou revendedora da Case IH para máquinas agrícolas. Além disso, como grupo, atua ainda como concessionária da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Para o diretor de Desenvolvimento da Rede da CNH Industrial na América Latina, Corrado Mida, a inauguração de mais uma concessionária e o novo formato dual comprova a força e a sinergia das marcas da CNH Industrial em uma das principais regiões do país.  "Juntamente com os nossos parceiros, como o Grupo Carboni, que nos representa com evidente profissionalismo, estamos ano a ano nos solidificando em todo o Brasil. Buscamos sempre oferecer as melhores soluções para nossos clientes e dessa vez atenderemos de uma forma ainda completa o agronegócio catarinense”, afirma.

CNH Industrial
Agência Ideal
Carla Medeiros
carla.medeiros@agenciaideal.com.br
(31) 9615-7853
Eriana Souza
eriana.souza@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7932

Sobre a CNH Industrial: CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) é líder global no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, uma ampla gama de produtos e presença mundial. Cada uma das marcas individuais que pertencem à companhia é uma força internacional de destaque em seu setor específico: Case IH, New Holland Agriculture e Steyr para tratores e máquinas agrícolas; Case e New Holland Construction para equipamentos de movimentação de terra; Iveco para veículos comerciais; Iveco Bus e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários; Iveco Astra para veículos de pedreira e construção; Magirus para veículos de combate a incêndio; Iveco Veículos de Defesa para defesa e proteção civil; e FPT Industrial para motores e transmissões. Mais informações estão disponíveis no website da empresa: www.cnhindustrial.com.

Sobre a Case IH: A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos Axial-Flow, colhedoras de cana, café e algodão, além de tratores de todas as potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. Case IH é uma marca da CNH Industrial. Mais informações podem ser encontradas no site da marca: www.caseih.com.br.

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação. Para mais informações da Iveco, visite o site da marca: www.iveco.com.br.

NGK É ELEITA UM DOS MELHORES FORNECEDORES DA HONDA.

Mais uma vez, a NGK, maior fabricante de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio do mundo, está entre os melhores fornecedores da Honda Automóveis. O reconhecimento foi feito recentemente, durante o 17º Encontro com Fornecedores, realizado na fábrica da montadora em Sumaré (SP), no qual premiou as melhores empresas pelo desempenho em 2014. 


À esquerda, Mikihiko Kato, presidente da NGK do Brasil;  que recebeu a premiação entregue por  Roberto Akiyama, vice presidente Comercial da Honda Automóveis.

A NGK, que equipa todos os modelos Honda fabricados atualmente no Brasil, foi destaque em Excelência em Atendimento e Qualidade. Ao todo, 24 companhias foram reconhecidas, em oito categorias: Atendimento Divisão Peças, Atendimento e Qualidade, Custos, Atendimento ao Projeto de Nacionalização, Desenvolvimento de Novos Modelos, Redução de CO2  e Excelência em Qualidade.

Com expertise de 55 anos no setor automotivo, a NGK tem sido constantemente atestada pelas grandes montadoras do País. Em 2014, figurou entre as principais parceiras da Honda em QCDD, sigla em inglês para Qualidade, Custo, Entrega e Desenvolvimento. 

“Esta premiação é mais um atestado de que estamos traçando o melhor caminho em termos de eficiência. Trata-se de uma recompensa pelo esforço em fornecer os melhores produtos para as montadoras instaladas no Brasil”, avalia o gerente de Vendas OEM da NGK do Brasil, Gilberto Maeda. 

Nos últimos anos, a multinacional investiu fortemente na modernização de suas instalações, aprimorando sua eficiência e reforçando a sua competitividade com o aumento da capacidade fabril. A produção brasileira da NGK é referência mundial em processos tecnológicos e de manufatura de velas de ignição, tanto que foi premiada diversas vezes, principalmente pela excelência em qualidade. 

Printer Press Comunicação Corporativa
Ana Claudia Esquisato
ana.esquisato@printerpress.com.br 
11. 5582-1615 
Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11. 5582-1603

Sobre a NGK: A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 55 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2014. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.300 colaboradores, e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online par a mecânicos e aplicadores

NISSAN DIVULGA 6º EPISÓDIO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO DA PICAPE GRANDE TITAN.

O sexto capítulo do documentário “TITAN Truckumentary”, produzido pela Nissan nos EUA para contar em detalhes o desenvolvimento da TITAN XD, traz a público informações sobre a parceria entre a Nissan e a Cummins, a fabricante de motores responsável por dar vida ao propulsor Turbo Diesel 5.0 L da picape grande, lançada no último Salão do Automóvel de Detroit (EUA).


Clique na telinha e assista agora.



JOHN DEERE BRASIL VENCE PRÊMIO GLOBAL DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE.

CX Innovation Award 2015, realizado em San Diego, EUA, reconheceu o programa “Nova Experiência da Entrega Técnica”

O programa “Nova Experiência da Entrega Técnica”, da John Deere Brasil, venceu nesta semana o CX Innovation Award, oferecido pela Associação de Profissionais em Experiência do Cliente (CXPA), organização global sem fins lucrativos focada no desenvolvimento deste setor. A cerimônia de premiação aconteceu em San Diego, Califórnia (EUA).

Há quatro anos o CX Innovation Awards reconhece práticas inovadoras que aprimoram as experiências de clientes com marcas e produtos de empresas nos mais variados segmentos, resultando em impactos positivos aos negócios das companhias e na satisfação dos seus públicos.

“Esta iniciativa nasceu do entendimento das necessidades do cliente. Endereçando essas necessidades por meio de nossa rede de concessionários, a Nova Experiência da Entrega Técnica criou valor para o cliente e aumentou nossa eficiência”, comenta João Pontes, Diretor de Planejamento Estratégico e Experiência do Cliente para América Latina.

Na avaliação da CXPA, o programa da John Deere criou uma experiência única dos clientes com a marca. Dentre as estratégias do projeto, mais de 4.400 funcionários da rede de concessionários foram treinados e capacitados a aprimorar a entrega técnica dos equipamentos. “A iniciativa ampliou a visibilidade da experiência do cliente como fator fundamental para o sucesso dos negócios no País”, diz Cláudia Vale, gerente de Experiência do Cliente da John Deere para América Latina.

“É importante destacar também que o reconhecimento da CXPA reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da agricultura brasileira”, finaliza João Pontes.


CDI Comunicação Corporativa
Romulo Orlandini
(11) 3817-7939 
romulo@cdicom.com.br
Lenita Aquilino
(11) 3817-7962
lenita@cdicom.com.br
William Gimenes
(11) 3817-7910
william@cdicom.com.br
Thiago Coletti
(11) 3817-7915
thiago@cdicom.com.br
Cláudia Santos
(11) 3817-7925
claudia@cdicom.com.br

Sobre a John Deere: A Deere & Company (NYSE: DE) é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos clientes ligado à terra, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade. Para mais informações, visite a John Deere pelo site www.JohnDeere.com ou, no Brasil, www.JohnDeere.com.br.

JOHNSON CONTROLS COMPLETA 130 ANOS.


Líder mundial em fabricação de baterias automotivas, a Johnson Controls completa 130 anos. Fundada em 1º de Maio de 1885, por Warren Johnson e financiada por William Plankinton, na cidade de Milwaukee - Wisconsin, a então Johnson Electric Service Company surgiu com o a missão de inspirar o futuro, tendo como foco a eficiência energética, além de estar preparada para explorar novos campos. Em 1974, a empresa passou a atuar sob o nome atual. Hoje, a Johnson Controls tem mais de 170.000 funcionários e opera em mais de 150 países.

No Brasil, a unidade de Power Solutions, fabricante das baterias Heliar, está situada na cidade de Sorocaba - SP. A planta com 42.000 m2 de área construída é a maior e mais moderna fábrica de baterias da América do Sul. A empresa também atua em outras frentes, como a Automotive Experience, responsável pelo conceito de design interno e implementação aos veículos, e a Building Efficiency, onde é uma das maiores especialistas globais em projetos de integração de sistemas de automação e segurança para edificações.

A Johnson Controls é uma empresa global de tecnologia e líder industrial atendendo a clientes em mais de 150 países. Os nossos 170 mil funcionários criam produtos de qualidade, serviços e soluções para otimizar a energia e a eficiência operacional de edifícios; baterias automotivas de chumbo-ácido, baterias avançadas para veículos híbridos e elétricos e sistemas de interiores para automóveis. Nosso compromisso com a sustentabilidade remonta às nossas raízes em 1885, com a invenção do primeiro termostato elétrico. Através de nossas estratégias de crescimento e crescimento na participação no mercado temos o compromisso de entrega de valor para os acionistas e sucesso dos nossos clientes. Em 2015, a Responsabilidade Corporativa Magazine reconheceu Johnson Controls como a 14ª empresa em sua lista anual "100 Melhores Empresas Cidadãs". Para obter informações adicionais, visite http://www.johnsoncontrols.com ou siga @johnsoncontrols no Twitter.

Power Solutions


A Johnson Controls Power Solutions é a maior fabricante mundial de baterias automotivas, fornecendo cerca de 140 milhões de unidades todos os anos para montadoras e revendedores do mercado de reposição.  O portfólio completo de baterias de chumbo-ácido e tecnologia íon-lítio fornecendo praticamente para todo tipo de veículo dos nossos clientes - incluindo convencionais, Start-Stop, micro-híbridos e elétricos.  O sistema de reciclagem da Johnson Controls tem ajudado a fazer das baterias automotivas o produto de consumo mais reciclado no mundo. Globalmente nossos 15 mil funcionários desenvolvem, fabricam, distribuem e reciclam baterias em mais de 50 localidades. Para mais informações, visite www.johnsoncontrols.com/powersolutions ou siga: JCI_BatteryBeat.

Perspectiva Assessoria de Comunicação 
Victor Galdi 
victor.galdi@perspectivabrasil.com.br
Fabiana Oliveira
fabiana.oliveira@perspectivabrasil.com.br
Leonardo Stavale
leonardo.stavale@perspectivabrasil.com.br
Diretora de Atendimento
Luciana Vidigal
luciana.vidigal@perspectivabrasil.com.br
(11) 3706-3333

TOYOTA PREMIA SEUS MELHORES FORNECEDORES.

39 empresas foram reconhecidas pelos serviços prestados à Toyota no ano passado.


Maxion Wheels e ZF do Brasil, que empataram com a melhor performance nas categorias Qualidade, Entrega e Custo, foram premiadas com o título de "Melhores fornecedores do ano".


Steve St. Angelo, Chairman da Toyota do Brasil e CEO para América Latina e Caribe; Robson Oliveira, gerente de Manufatura da ZF do Brasil, Toshio Tokunaga,  gerente Técnico da Kaizen - ZF do Brasil; e Donald J. Polk, presidente da Maxion Wheels nas Américas.

A Toyota realizou o 13º “Suppliers Conference”, evento que premia seus melhores fornecedores. No total, 39 empresas foram reconhecidas e homenageadas nas categorias Qualidade, Logística e Custo pelos serviços prestados em 2014. Cada categoria é dividida em dois níveis: Excelência e Certificado.

Premiados e os critérios de avaliação



Qualidade


Excelência: Casco, Cobra Metais, Elring Klinger, GKN Brasil, NSK, Sanko, Schaeffler, SNR e TRW.
Para receber o selo de Excelência na categoria Qualidade, o fornecedor precisou obter 0 PPM (partes por milhão), isto é, nenhum defeito em qualidade nas peças entregues e nenhuma reclamação grave.

Certificado: 3M, Aisin, Allevard, Autoliv, Basf, Bosal, Budai, Delga, Fagor, Fundição Regali, Jedal, Kautex, Mueller, Nitto Denko, Rassini NHK, Schrader, Sumidenso, Thyssenkrupp, Trelleborg e Tyco.
O certificado em Qualidade foi entregue às empresas que tiveram, no máximo, 15 PPM (partes por milhões), isto é, apenas 15 peças com defeito em um milhão de peças entregues.

Logística


Excelência: Cestari e Fundição Regali
O prêmio foi dado aos fornecedores que entregaram todas as peças no prazo (dia e hora marcados) sem nenhuma divergência do que havia sido encomendado.

Certificado: Jedal, Olsa e Panasonic
O Certificado na Categoria Logística é concedido às empresas que entregaram as peças encomendadas com pequenas divergências entre o que foi solicitado e o que foi entregue.

Custos


Excelência: Faurecia, JCI e Usiminas
Prêmio dado às empresas que conseguiram exceder as expectativas da Toyota em 2% em ideias de redução de custos implementadas.

Certificado: Cooper-Standard e Takata
Concedido aos fornecedores que tiveram 2% de ideias de redução de custos, ainda não implementadas.



Toyota do Brasil   
George Costa e Silva – Gerente de Relações Públicas
gcostaesilva@toyota.com.br  
Erick Boccia – Chefe de Imprensa
(11) 4390-4168
eboccia@toyota.com.br
Heloisa Ribeiro
(11) 4390-4092
hribeiro@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Cassio Waki 
(11) 4390-4177 
cwaki.printerpress@toyota.com.br
Leandro Volcov 
(11) 4390-4094
lvolcov.printerpress@toyota.com.br
Kelly Buarque 
(11) 4390-4018
kbuarque.printerpress@toyota.com.br

A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e um escritório comercial na cidade de São Paulo (SP) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorqu e (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil.

COMUNICAÇÃO 360.
Por Marco Piquini*

FAMÍLIA DOS EMPREGADOS TAMBÉM É STAKEHOLDER.

Quantas vezes o departamento de recursos humanos se preocupa com a família dos empregados da empresa? Não muito, não é verdade? Cumpre-se a lei, na maioria dos casos, estendendo ao cônjuge e aos filhos os pacotes benefícios como saúde, dentista etc. Mas deveria haver uma constante atenção com a família dos colaboradores, por uma simples razão: por ser a provedora do rendimento que traz a estabilidade da casa, por “reter” o marido ou a esposa, o pai ou a mãe, muitas horas do dia, a empresa acaba por ser ela também “parte” da família. E muitas vezes os interesses da empresa não são os mesmos da família.

Quando a empresa recorre às férias coletivas para contrabalançar um momento de recuo do mercado, como vivemos hoje? Forçando férias num período diferente do normal a empresa pode bagunçar totalmente a programação da família, já que vai alterar posteriormente as férias “regulares” que já haviam sido programadas em casa.

Ou quando programa horas extras aos sábados, por exemplo, ela também interfere na vida doméstica. O trabalho extraordinário pode ser uma ação muito necessária e circunstancial, mas os sábados são dias especiais para os trabalhadores, que é quando eles vão aos supermercados com as esposas (ou maridos), quando saem com os filhos, quando visitam parentes. São dias para se fazer coisas simples e que não podem ser adiadas por muito tempo, como ir ao barbeiro. 

Por isso, é importante conversar com a família do empregado, que é um stakeholder dos mais influentes. As famílias podem ser envolvidas na vida da empresa com comunicação dirigida a elas. Por meio de jornais específicos, ações de envolvimento, festas de natal, promoções, mães, pais e filhos podem acompanhar a vida da corporação, ficar mais íntimo da empresa, e assim entender de forma mais clara que nem tudo na companhia pode ser planejado sem falhas, que existem ciclos de mercado, que ocorrem mudanças de rotina impostas por circunstâncias alheias à decisão da empresa.

As horas extras e as férias coletivas ainda vão atrapalhar, mas com o diálogo e a informação haverá maior entendimento e acomodação. 







Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade
e-mail: piquini@tresmeiazero.com.br
Visite: tresmeiazero.com.br.

FPT INDUSTRIAL ANUNCIA AUMENTO NOS ÍNDICES DE NACIONALIZAÇÃO DE COMPONENTES DE MOTORES QUE EQUIPAM VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES.

Índices de nacionalização de componentes dos motores F1A e F1C subiram de 40% para 75%, e de 39% para 68%, respectivamente.



A planta da FPT Industrial em Sete Lagoas, Minas Gerais, anuncia a localização de componentes da sua família de motores F1, composta pelos motores F1A e F1C.  O objetivo é aumentar o percentual local e contribuir diretamente para que os clientes possam ter acesso ao FINAME, além de atingir a melhoria nos processos internos. O projeto de nacionalização foi iniciado em novembro de 2012, enquanto a produção teve início em dezembro de 2014.

Anteriormente, o motor  F1A possuía 40% de componentes locais. Com a nacionalização,  passou  a ter um índice de 75%. O motor F1C, que tinha 39% de conteúdo nacional, agora passa a ter 68%. Hoje, o motor F1A equipa o Ducato da Fiat e os veículos comerciais leves das montadoras Peugeot e Citroën (da parceria Fiat Chrysler Automóveis – FCA com a Peugeot Citroën - PSA), que o aplicam, respectivamente, nos veículos Boxer e Jumper. Já o F1C é propulsor do caminhão leve Iveco Daily e do microônibus Iveco CityClass.

Hoje a FPT Industrial passa a contar com fornecedores de peças dos estados de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e de outras capitais brasileiras. “Trabalhamos intensamente para que este projeto fosse executado com sucesso e não há dúvidas da importância da localização de componentes tanto para a FPT, como para os nossos clientes, que poderão atingir o índice de nacionalização de seus produtos para poder comercializá-los via FINAME. Além disso, estamos contribuindo para o desenvolvimento de empresas nacionais, que passam a fazer parte do quadro de fornecedores da FPT no Brasil”, afirma Amauri Parizoto, Diretor de Vendas e Marketing da FPT Industrial na América Latina.

A fábrica brasileira onde é produzida a Família F1 foi inaugurada há cerca de 15 anos, em uma área de 30 mil metros quadrados. Atualmente, produz além da Família F1 também os motores da Família NEF e S8000, que são utilizados em operações on e off- road, além do setor de geração de energia. A fábrica tem capacidade total de produção de 78.500 motores/ano sendo 60.000 motores F1A e F1C e 18.500 motores NEF e S8000.  

MM Editorial
Marta de Souza 
marta@mmeditorial.com.br
Fábio Rogério
fabio@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini
simone@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), cilindradas de 2,3L a 20,1L e transmissões com torque máximo de 200Nm a 500Nm. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 6 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Duas delas, na América Latina, em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina), além de um centro de P&D em Belo Horizonte (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial uma empresa completa. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.