sexta-feira, 7 de agosto de 2015

HYUNDAI NEW i30 GANHA MUDANÇAS NO VISUAL E UMA SÉRIE ESPECIAL DE LANÇAMENTO.

O Hyundai New i30, importado com exclusividade pela CAOA, chega às lojas Hyundai Importados a partir da segunda quinzena de agosto, após receber mudanças em seu design que deixaram o hatchback com apelo ainda mais esportivo e jovial. Em comemoração ao lançamento, a Rede de Concessionárias CAOA disponibiliza uma série limitada com ainda mais atrativos.



As principais mudanças do New i30 foram realizadas em seu design externo. A nova versão do compacto Premium teve sua grade dianteira revisada, realçando a identidade visual da marca Hyundai. O aspecto esportivo também foi evidenciado com o conjunto óptico invadindo a lateral do veículo, além de vincos esculpindo o capô, mesclando linhas curvas com cantos angulares. 

As laterais apresentam uma linha de cintura delineada por fisos cromados, ampliando sua elegância. Faróis de projeção, luzes de neblina e renovadas rodas de liga leve de 17 polegadas completam a modernização estética do modelo.

A Hyundai é conhecida por sua definição e exclusiva identidade de design chamada "Escultura Fluida". O perfil agressivo, a baixa altura e até mesmo o desenho de seus espelhos retrovisores formam uma configuração aerodinâmica eficiente, com o baixo coeficiente de arrasto de (Cx) 0,30. Esta baixa resistência ao vento pode ser traduzida em uma condução mais suave, silencioso e econômica.

Novas Configurações



A rede de concessionárias Hyundai Importados passa a oferecer o modelo em duas configurações bastante completas. Na versão de entrada, o New i30 chega com teto solar panorâmico, pedais em alumínio, 3 diferentes modos de direção (Flex Steer), rodas aro 17 polegadas, piloto automático e sistema multimídia completo, além da contar, a partir de agora, com um belo e  anatômico volante com acabamento em couro, que torna a empunhadura mais confortável e segura.

Além destes itens, a versão Top de linha do New i30 tem agregado aos seus equipamentos: bancos em couro, Controle de Estabilidade (ESP) e Tração (TCS), ar-condicionado Dual Zone, sensor de chuva, encosto central deslizante, comando de fechamento de vidros com apenas um toques, painel Supervision em LED TFT, além de airbags laterais e do tipo cortina somados aos do condutor e passageiro, ofertados desde a versão de entrada.

Série limitada



A CAOA comemora a chegada do renovado Hyundai i30 com uma série limitada em 40 unidades que, além de toda gama de equipamentos da versão Top, oferece retrovisor eletrocrômico, regulagem elétrica da posição dos assentos, airbag de joelho, Xenon nos faróis e assinatura em LED nos faróis de milha e lanternas traseiras, aquecimento e resfriamento dos bancos dianteiros, freio de mão eletrônico, Smart Entry e Star Stop Button.

Desempenho e economia



O hatchback médio New i30 é um dos destaques da linha de importados da Hyundai e conta com o moderno motor 1.8 MPI, com 150 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, que oferece alta eficiência e baixo consumo de combustível graças ao bloco de alumínio de baixo peso e uma série de outros recursos de engenharia. Entre muitos itens importantes nesse sentido estão os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes.

Um sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Entre outros itens, o motor 1.8 MPI conta com injeção de combustível multiponto controlada por computador, duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, configuração que reduz o atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo. 

O acionamento da distribuição é feita por meio de corrente, ao invés da correia dentada, projetado para reduzir ruídos; e os conjuntos auxiliares – bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado – são montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma única correia.

O desempenho e eficiência do motor são otimizados pela transmissão automática A6GF1, desenvolvida pela própria Hyundai. Compacta e leve, ela permite uma condução esportiva e também colabora com a redução do consumo de combustível. 

Engenharia avançada



Desde seu lançamento, o Hyundai i30 destacou-se no mercado mundial por sua abrangente lista de equipamentos de série. Um dos destaques do modelo é o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que também proporciona economia de combustível. 

O sistema Flex Steer permite que o motorista selecione entre três modos de direção, variando o grau da assistência oferecida. O modo Comfort é ideal para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva.

A suspensão dianteira do New i30 utiliza o sistema McPherson, com seis pontos de montagem, garantindo melhor dirigibilidade. A suspensão traseira é por eixo de torção, compacta e leve. 

Silêncio ao rodar e baixas vibrações foram preocupações dos engenheiros da Hyundai ao desenvolver o New i30, o que resultou em sensação ao rodar comparável a carros de categorias superiores. Material isolante sonoro foi aplicado em seis pontos na estrutura, as borrachas das portas são duplas, reduzindo o ruído do vento em alta velocidade e até mesmo o desenho das maçanetas externas foi otimizado em testes aerodinâmicos. 

Máxima segurança



A estrutura do Hyundai New i30 utiliza aço ultrarresistente em pontos estratégicos para elevar a rigidez torcional e a segurança do compartimento dos passageiros. As portas contam com barras de proteção contra impactos laterais e as colunas B (centrais) e as laterais do teto são estampadas a quente, método de produção que aumenta a resistência do aço. Aço de alta resistência também é utilizado na estrutura interna e externa das soleiras. 

O New i30 conta com até seis airbags para proteção dos ocupantes - são dois frontais, para o motorista e passageiro, dois laterais dianteiros, para proteção do ombro e tronco e dois de cortina, que cobrem as janelas laterais dianteiras e traseiras em caso de capotagem. A série limitada possui ainda um airbag especial para proteção dos joelhos do motorista contra choques na parte inferior do painel de instrumentos e que, atualmente faz parte da configuração da edição limitada do hatchback. 

Quanto à segurança ativa, o carro oferece, além dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP). Utilizando dados como velocidade, posição do volante e ângulo de deslocamento, o ESP pode realizar frenagens seletivas para garantir que o carro mantenha o curso ao longo das curvas em situações-limite em que, normalmente, o motorista correria sério risco de perder o controle do veículo. 

Conforto e conveniência



A proposta de criar um compacto de luxo incluiu, obviamente, uma série de itens destinados a aumentar o conforto e a praticidade para motorista e passageiros. 

Uma tela de sete polegadas sensível ao toque fica ao centro do painel, sobre o console central, e serve para expor as imagens geradas pela câmera de ré (que fica oculta sob o logotipo na tampa do porta-malas). Além da câmera, o motorista é auxiliado no estacionamento pelos sensores instalados no para-choque traseiro. 

O sistema de ar-condicionado com duas zonas e comando eletrônico, facilitando o ajuste da temperatura interna desejada. 

Garantia e serviços


Assim como toda a linha de veículos Hyundai, o modelo está coberto pela garantia por um período de 5 anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional, durante 1 ano.

Hyundai CAOA
Departamento de Comunicação – CAOA
Anderson Cavalcante
anderson.cavalcante@caoa.com.br
Gerson Almeida
gerson.almeida@caoa.com.br
Maira Nascimento
maira.nascimento@caoa.com.br
Déborah Encarnato   
deborah.encarnato@caoa.com.br
55 11 5538-1206 / 1118 / 1068
www.caoa.com.br

CAOA Montadora de Veículos – Hyundai: A CAOA é a importadora exclusiva da marca Hyundai no Brasil desde 2.000. Com um trabalho exemplar de reposicionamento da marca e investimentos maciços em pós-vendas, em poucos anos, a CAOA conquistou excelentes níveis de participação no mercado brasileiro. Esses surpreendentes resultados motivaram o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade a construir uma montadora com capital 100% próprio. Em abril de 2007 é inaugurada a CAOA Montadora de Veículos - Hyundai, na cidade de Anápolis (GO), e começa a produção da camioneta HR. Em 2010, a planta passou a fabricar o Tucson com exclusividade em todo o mundo. A marca ampliou a participação no mercado de caminhões, dando início a fabricação e a venda do comercial leve HD78 em 2011. Em setembro de 2013, a fábrica de Anápolis iniciou a produção de mais um modelo, o utilitário esportivo ix35 Flex. A CAOA acumulou 114.826 mil unidades vendidas no Brasil no ano de 2013. Durante dois anos consecutivos, a CAOA Montadora – Hyundai recebeu o título de distribuidor do ano entre os 179 distribuidores Hyundai do Planeta. Entre os itens avaliados estão: o extremo cuidado com o Pós-vendas e a satisfação absoluta de seus clientes. Prova desse comprometimento, o Brasil conquistou a 1ª colocação na pesquisa de satisfação dos clientes em 2013 (Hyundai Global Satisfaction Index), ficando na frente de todos os países da América Latina e Caribe. Esse ano, a Hyundai CAOA também conquistou o maior índice de satisfação com o processo de vendas em pesquisa realizada pelo conceituado instituto J.D. Power. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br.

TOYOTA OFERECE TAXA ZERO E CONDIÇÕES ESPECIAIS DURANTE A EXPOSUL.

A Toyota marca presença na 43ª edição da Exposul – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso, que acontece no Parque de Exposições de Rondonópolis, em Rondonópolis (MT), entre os dias 08 e 15 de agosto. 

A meta da Toyota é manter os mesmos números da edição anterior, quando foram comercializados 56 veículos  da marca. A Exposul reúne produtores rurais, criadores de animais e populares da região Sul do estado de Mato Grosso.

No estande de 200m², um dos destaques é o utilitário esportivo SW4 SRV com sete lugares Diesel, com revestimento em couro nas opções bege ou preto. A versão apresenta motor 3.0L 16v Turbo Diesel, transmissão automática de cinco velocidades, tração 4x4, airbag frontal, lateral e de cortina, faróis de neblina, computador de bordo, sistema multimídia com TV digital e leitor de DVD com GPS integrado.  
Outro destaque é o modelo Hilux SRV com cinco lugares, motor 3.0 16V Turbo Diesel. A versão é equipada com rodas de liga leve aro 17”, para-barro dianteiro e traseiro, protetor de caçamba, estribos laterais, volante com comandos integrados de telefone, áudio e vídeo e computador de bordo. Um dos diferenciais do modelo é o controle eletrônico de estabilidade e de tração que corrigem a trajetória do veículo.
Também estarão em exposição no espaço da Toyota os modelos RAV4, utilitário esportivo, que será apresentada na versão com motor a gasolina 2.0L 16V, tração 4x2, airbag lateral, frontal e de cortina e sistema multimídia com tela touchscreen de 7”com GPS, leitor de DVD e acesso a internet,  o Corolla, líder absoluto no segmento de sedãs médios, além do Etios XLS 1.5L 16V Flex, com direção eletroassistida, que utiliza um motor elétrico, dispensando o sistema hidráulico, ar-condicionado, volante e manopla de câmbio em couro e airbag duplo frontal são alguns dos modelos que também estarão em exposição no estande Toyota.

Consultores de vendas da concessionária Rodobens-Rondonópolis estarão disponíveis para dar suporte às dúvidas dos clientes que visitarem o estande. Também haverá uma equipe do Banco Toyota com condições especiais de vendas e linhas de crédito para comercialização de veículos.

Condições especiais para modelos Etios, Hilux e SW4


Condições especiais de vendas serão oferecidas para aquisição de modelos Etios, Hilux e SW4.

Taxas especiais para versões Etios Hatch e Sedã X, Platinum e Cross. Com entradas de 30% até 60% do valor do veículo, o prazo de financiamento é de até 60 meses. 

Condições

Entrada
Taxa
Prazo
30%
0,99%
36x
48x
60x
40%
0,99%
36x
48x
60x
50%
0,99%
36x + balões
48x + balões
60x + balões
60%
0%
12x
18x
24x
36x



Preço de nota fiscal de fábrica com entrada de 60% e prazo de financiamento de até 36 meses para todos os modelos Hilux e SW4.

Serviço
43ª edição da Exposul 
Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso
Parque de Exposições de Rondonópolis - Wilmar Peres de Farias
Rodovia MT-383 - Rondonópolis, MT 
de 08 a 15 de agosto de 2015
Horário de Funcionamento: A partir das 10 horas

Toyota do Brasil  
George Costa e Silva – Gerente de Relações Públicas
gcostaesilva@toyota.com.br 
Erick Boccia – Chefe de Imprensa 
(11) 4390-4168
eboccia@toyota.com.br
Heloisa Ribeiro 
(11) 4390-4092 
hribeiro@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Rafael Borges
(11) 4390-4177
raborges.printerpress@toyota.com.br
Leandro Volcov 
(11) 4390-4094
lvolcov.printerpress@toyota.com.br
Kelly Buarque 
(11) 4390-4018 
kbuarque.printerpress@toyota.com.br

A Toyota do Brasil Ltda conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Lon dres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil

VOLKSWAGEN up! TSI.

Coisas de Agora mostra entrevista com Roger Guilherme, gerente de Powertrain da Volkswagen do Brasil, que fala sobre o motor 1.0 TSI que equipa o up! 2016.
Clique na telinha e assista agora.

S63 BRABUS 760 É O CARRO MAIS POTENTE À VENDA NO BRASIL.

Primeiro modelo a circular no país tem preço a partir de US$ 640 mil dólares.

Alguns meses após a STRASSE, importadora oficial da BRABUS Germany no país trazer para o Brasil o SUV mais potente visto por aqui - o G63 BRABUS 700 com 7000hp - a empresa agora bate mais um recorde. Neste inicio de agosto chega às ruas brasileiras a primeira S63 BRABUS 760.

O modelo é equipado com motor V8 biturbo 760hp e 1100Nm de torque, limitados eletronicamente - o torque real do motor passa dos 1200Nm, fazendo assim este “monstro" ir  de 0 a 100km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima é 325Km/h, limitada eletronicamente, pois existe potência de sobra para passar dos 350km/h , diz Julico Simões, que representa a Brabus no Brasil.


O carro vem de série com suspensão regulável, rodas 20" ou 21” forjadas e mais resistentes, pneus mais largos, de perfil mais baixo, para melhorar a dirigibilidade, sistema de exaustão valve-controled   que faz com que,  ao toque de um botão,  seja possível abrir ou fechar válvulas internas no duto do escapamento, deixando o ronco do motor mais esportivo ou mais discreto.

Spoiler dianteiro, entradas de ar, difusor traseiro, aerofólio, saias laterais, tudo feito com fibra de carbono,  nobre e leve material são de série e fazem parte do pacote aerodinâmico conferindo  belíssimo e exclusivo visual do exterior. No interior, detalhes que vão desde os pinos de porta Brabus até os pedais de alumínio, soleiras iluminadas, tapetes e paddle shifts Brabus Race completam o pacote. 

Tudo fica muito mais interessante quando se abre o capô. 



Imediatamente são visíveis os dutos banhados a ouro no  motor, os dutos de fibra de carbono e a  capa do motor toda em carbono. O ouro, que ja foi utilizado pela Mc Laren em um carro de rua do inicio da década de 90, e hoje é utilizado  em linha somente pela Brabus em seus motores, não é mera extravagância. Apesar de seu altíssimo custo, nenhum outro material dissipa melhor o calor. Portanto, o uso do ouro passa a ser de extrema funcionalidade, considerando a alta potência do motor. Os dutos e outras partes de carbono, por sua vez,  completam o pacote dando mais leveza ao conjunto.

O primeiro modelo a circular por aqui, com entrega prevista para agosto de 2015 é preto. Todos os componentes são manufaturados em OEM Quality, enquanto os motores têm garantia de dois anos ou 100.000 km. Clientes que já tenham um Mercedes de até 12 meses também pode levar para a Brabus fazer conversão.

Sobre a Brabus do Brasil


Fundada por Bodo Buschmann em 1977 em Bottrop, na Alemanha, a Brabus é especializada em realizar conversões em carros das marcas Mercedes-Benz. Os carros preparados pela marca apresentam maior desempenho através de alterações mecânicas com aumento de potência e torque do motor, além de alterações aerodinâmicas. No Brasil a empresa iniciou oficialmente operações em abril de 2014.


Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
Lucia Paes de Barros 
lucia@luciapaesdebarros.com.br 
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Gabriel Paes de Barros
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Diego Vieira
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PORSCHE BRASIL INICIA SUAS OPERAÇÕES E NOMEIA MARIANA ROMÉRO COMO GERENTE DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA.

A fabricante alemã de carros esportivos, Porsche AG, tem investido no Brasil e abre uma subsidiária no país. É a sua primeira organização própria de importação na América Latina, ampliando sua rede mundial de subsidiárias para 18 localidades. A Porsche Brasil está sediada em São Paulo e acaba de importar seu primeiro veículo.

Para inaugurar a operação com chave de ouro, o primeiro carro da marca importado pela empresa, foi o 911 GT3, que chegou nesta semana. O Coupé de dois lugares, motor boxer de seis cilindros, 475 hp a 8.250 rpm, acelera de 0 – 100 km em 3,5 segundos, velocidade máxima de 315 km e representa a versão dinâmica e emocional da família 911. 

Como parte do quadro de funcionários, a Porsche Brasil designou Mariana Roméro como Gerente de Comunicação Corporativa.



Mariana Roméro (32) é graduada em Relações Públicas, pela Universidade Cásper Líbero e Tecnólogo em Eventos, pela Universidade Anhembi Morumbi, ambos na cidade de São Paulo. Após residir em Londres por alguns anos, atuou na indústria cinematográfica no Brasil e também adquiriu experiência no segmento automotivo como integrante do time de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil. Em 2005, ela foi premiada pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) por um dos melhores projeto de Comunicação do país.

Matthias Brück (44), o CEO designado da Porsche Brasil, comenta sobre a nomeação: "Estou muito contente com a chegada da Mariana na equipe da Porsche no Brasil. Ela apoiará a nossa equipe com as oportunidades e os desafios que teremos pela frente. A Porsche é uma marca que vende sonhos, esportividade e experiências únicas. Eu não tenho dúvida alguma de que o mercado brasileiro ainda tem muito á ser explorado por nossa empresa e a Mariana Roméro fará sua parte para aperfeiçoar ainda mais a percepção positiva da marca Porsche no país".

Sobre a Porsche Brasil


Atualmente, a rede de concessionária da Porsche no país é formada por sete Porsche Centers. A Stuttgart Sportcar é proprietária e administradora integral das concessionárias da Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Em Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a marca é representada pela Eurobike.

Porsche Brasil
PR and Press Manager
Mariana Roméro
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+55 11 3036-8996

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

TROLLER T4. SAEM OS JIPEIROS, ENTRAM OS TROLLISTAS

Ao assumir a marca Troller – para aproveitar incentivos regionais – Ford reformulou o produto: mudou a mecânica integralmente, estendeu o motor diesel 3.2, 200 cv, quase 48 quilos de torque e cinco cilindros de sua produção; transmissão de seis marchas, equipamentos do picape Ranger; fez nova carroceria com harmonia estética com propósito de ter aparência de veículo forte, troncudo, disposto. Cores vivas, vermelho, Amarelo, Verde, combinando com o sóbrio e fosco Cinza Londres. Mudou tudo para mudar a clientela. Em vez de jipeiros, sempre envolvidos com desafios fora de estrada e pouco uso urbano, buscou criar Trollistas. Usuários exigentes quanto a confortos como bom isolamento termoacústico, agrados visuais como a combinação de placas plásticas no interior, os bons bancos revestidos em couro. São usuários urbanos, com eventuais escapadas aos exercícios fora de estrada. Industrialmente melhorou máquinas, processos, qualidade e produtividade.

Deu resultado, o bloco de mudanças chamado T4 agradou, e previsão de vendas para o primeiro ano deve superar em três vezes – o último ano do Troller T3 vendeu 728 unidades. O T4 já comercializou 2.100 antes de completar 12 meses.
Exceto pela descombinação entre o motor super dimensionado, capaz de elevadas velocidades, o elevado centro de gravidade, as mais de duas toneladas de peso, e os eixos rígidos frontal e traseiro, cumpre sua função.

Troller Day


Mudou o público, mudaram os hábitos, e por isto a Troller montou estrutura e percorre o país promovendo passeios com os veículos, para usuários, familiares, convidados participar de trilhas onde as capacidades do jipe podem ser utilizadas. Representante da Troller em Brasília, a Trilha Capital, recebeu e fomentou o Troller Day no último sábado. Trilhas pela Fazenda Taboquinha, outro mundo, cerrado seco – com poeira da falta de chuvas há 100 dias -, a 10 km do Lago Sul, o bairro com maior renda per capita e o índice casa x piscina no país.

Trinta Trollers, entre poucos modelos antigos, famílias, crianças, usuários, interessados, participaram do seguir estradinhas rurais, picadas, rodar em terra seca, barro, areia, cruzar o outrora portentoso Rio São Bartolomeu. E exercícios de íngremes subidas e descidas para mostrar que o T4 não é apenas um corpinho bonito.

Estava lá, convite do Marco Paulo Carvalho, revendedor em Brasília. Levei um canivete Leatherman, água e protetor solar – quem de fora desconhece a competência do sol do Planalto em meio ambiente de baixa umidade. Não usei o canivete e suas múltiplas funções, mas água e protetor quase em quantidades iguais. Fim do dia exibia um bronzeado meio indiano, meio egípcio.

Por Aí


Não se entra no jipe. Galga-se. Pé esquerdo no elevado estribo, mão esquerda na alça pesa à coluna A, impulso com a perna direita, chega-se ao bem projetado banco. Boas regulagens, diferença de postura para conduzir, a curiosidade da alavanca de marchas ser recuada. Precisa em seu uso. Vidros tintos, boa isolação, bom som Kenwood – mais útil seria tela de GPS -, em pouco tempo descobre-se, das seis marchas, melhor sair em segunda, pois a primeira é para trabalho, tipo sair em ladeira, arrancar toco. A segunda poderia ser levemente mais reduzida, para sair em exigir a embreagem. Comandos no limite do conforto.

Anda muito bem após arrancar ainda melhor. Reações rápidas para volante e acelerador, e freios muito superiores à versão anterior – se é que dispunha ...

Comando da tração nas 4 rodas e da reduzida por botão rotativo no console, entre bancos. Lembra o elevado percentual dos estudantes brasileiros que não conseguem interpretar textos ou ordens. Você pede engrazar a tração ou a reduzida, e o comando, nada. Você insiste e aí, finalmente, se toca e faz. Não tenho saudade de carburador, de platinado e condensador, componentes mecânicos banidos pela tecnologia em nome das baixas emissões. Entretanto sou pelo engatar por alavanca. Mexeu, faz um clac e engata. Idem, cloc, e desengata. As soluções atuais, de botão elétrico/eletrônico/mecânico envolvendo enorme renca de fios, contatos, relês, motor elétrico, tudo passível de enguiços. Como dizia o Dr. João Gurgel ante a simplista construção do seu BR 800, peça que o carro não tem, não quebra.

Consumo declarado pelo fabricante, cidade 9,8 km/l, estrada 12,3 km/litro diesel S 10. Trilhas, muito maior, funcionar constante, pouca quilometragem. Bom ar condicionado não afeta o motor. Velocidade máxima? Não aferi. A combinação de grandezas exponenciais como o peso e a velocidade, e a suspensão por eixos rígidos desaconselham assumir qualquer risco pessoal.

Fim da aventura, o vermelho do T4 mascarado pelo pó de terra, cheguei em casa e passei um jato d’água para devolve-lo. Busquei um pano para remoção das marcas internas, e me surpreendi com boa vedação. Nada havia.

Reparos


Entendo o T4 mereça aperfeiçoamentos como a leve redução na segunda marcha; substituir o rádio por GPS; melhorar  - leia permitir - o acesso ao banco traseiro; trocar o botãozinho boiolo-feminino da tração e da reduzida por alavanca mecânica.

Por pensar, demanda transmissão automática – os novos clientes assim exigem –, e aumentar um palmo no comprimento criando um mínimo porta malas. Hoje tal espaço, ante tal função, está entre o risível e o decepcionante. No mais, surpresa agradável. (RN)

Troller T4, urbano com vocação off Road.

Roda-a-Roda


Rolim – Tudo indica, chineses leram a biografia do Comandante Rolim Amaro, criador da TAM. Uma de suas frases, “Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar”, terá inspirado a Land Wind em seu novo utilitário esportivo, o Land Wind X7, cópia do exitoso Land Rover Evoque.
Quase – Parte externa, no atrativo visual copia até a tipografia usada para escrever Land Wind, na mesma posição das letras no Evoque. Dentro, trato simplório, e na mecânica, em lugar do motor Ford 2.0 Turbo de 240 cv, outro, copiado de um Mitsubishi antigo, também turbo, 2.0 e 193 cv.

Evoque Xing Ling é Land Wind X7

Cruze – Informações argentinas dão conta de paralisação da fábrica da GM em Rosário. Presença de engenheiros coreanos para ajustar processo produtivo às exigências da GM na Coreia, e produzir o novo Cruze. Novembro.
Foco – Buscando contornar sua baixa performance no segmento de sedãs, linha Ford Focus 2016 aí mirou maiores mudanças. Alterou a traseira, tornando o sedã de dois e meio volumes, como inventou à época do Escort.
Conjunto - Boa motorização 2,0 litro, 178 cv com álcool e imponentes 22,5 kgfm de torque, atracado a caixa automática de seis velocidades. À frente, grade à Aston Martin. Preços não são atrativos: de R$ 80 mil a R$ 97 mil.
Promoção – Para movimentar negócios chinesa Chery sorteará exemplar do Celler Hatch entre interessados fazendo test-drive em seus produtos até 15 de setembro. 500 primeiros ganharão duas entradas de cinema. Mais em www.estecheryemeu.com.br
Prêmio Primeira vez concorrente no Forum PACE – Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de Forma Colaborativa -, alunos do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, SP, participaram da construção do veículo REVO. E ganharam três prêmios.
Futuro – Problema proposto, veículo urbano para futuro de menores espaços, consumo e emissões. O REVO tem mecanismo, como sanfona, reconfigurando se para transportar carga e/ou pessoas, pensado como veículo público.

Equipe, escala 1:1, e o REVO, 1:3.

Enfim – FCA iniciou produzir versão de entrada do Jeep Renegade anunciado R$ 68.900 em out doors dos revendedores, porém inexistente. Motor 1.8 flex, câmbio mecânico de 5 marchas, ar condicionado, direção elétrica, rádio, Bluetooth, freio de mão eletrônico, trio elétrico. Acima, R$ 2 mil, versão Sport.
Oroch – Picape com exocético foco de marketing – lazer e asfalto, motores 1,6 e 2,0 litro, tração simples –, o Oroch (diz-se Oroche ou Oroc? que nome ...) sobre  plataforma Duster à venda em Outubro. Fábrica abriu encomendas. Em https://www.renault.com.br/veiculos/lancamentos-2015/duster-oroch.html
Ocasião – Definição Renault propeliu o surgir do concorrente frontal, o Projeto 226 da FCA, possivelmente com o nome de Toro. Terá emblema Fiat, marcado pela elegância de linhas, opção de motor 2.4, e diesel com tração nas 4 rodas. Preços assemelhados, de R$ 70 mil a R$ 110 mil.
Surpresa O picape tipo tríplice aliança entre Nissan, Mercedes e Renault a ser produzido na Argentina, antecipado pela Coluna há meses, anda muito rápido. Modelo de pré produção será mostrado em setembro.
Perdeu – Presidente Dilma sancionou mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Mais propalada, mais multas e pontos pela invasão das faixas exclusivas a veículos de transporte coletivo.
Faltou – Reconhecidamente sem assessoria, esqueceram de lembrá-la, maior problema de trânsito e acidentalidade, é a exceção legal para a circulação de motos entre demais veículos. A Previdência agradeceria a mudança e a redução de mortos e inativos.
Mundo Gira – Quem diria, o ex poderoso ministro José Dirceu andando em carro da polícia. Quando governo, usava batedores para fechar o trânsito na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para passar sozinho, isolado, longe dos eleitores e contribuintes com seu desnecessário aparato de segurança. Era o Comissário do Lulopetismo. Agora é o Preso do Pixuleco...
Futuro – 10 e 11 agosto, 13º. Simpósio da SAE Brasil – entidade de engenheiros automobilísticos – discutirá temas do automóvel em futuro breve: uso de turbo alimentadores e motores elétricos para ajudá-los; injeção direta em motores flex fuel; bombas de combustível com fluxo variável; lubrificantes; e modelos de fundição em ferro, obtendo peso inferior ao alumínio.
Situação – Tempos novos. Hoje quem provoca ganhos tecnológicos, em especial de redução de consumo e emissões, não são técnicos ou engenheiros, mas advogados assessorando órgãos do governo a baixar limites a ser cumpridos. Mais?  http://portal.saebrasil.org.br/portal/evento/13-simposio-saaebrasil-powertrain. Via internet a participantes fora de SP.

Tachões são ilegais, alerta IBADEC. Requeira Detran retirar

Fora – IBADEC, instituto de defesa da cidadania, alerta: tachões, nocivos limitadores de trânsito, apesar de largamente aplicados até por Detrans, tem uso proibido pela Resolução 336/2009 do Contran, órgão normatizador do assunto, reconhecendo tal aplicação como causador de defeitos no pavimento e nos veículos. Quer ajudar ? Requeira ao Detran de sua cidade a retirada. Se não acontecer, peça ajuda ao Ministério Público.
Topo – BMW Motorrad, divisão de motos, inicia montar modelo S 1000RR, topo da linha. Substitui importações e agrega-se aos outros seis modelos finalizados em instalações próprias em Manaus. Brasil é o quinto mercado da marca.
Evolução - Reacertos eletrônicos, mecânicos em comando de válvulas e vazão dos gases, redução de peso, tem 204 kg, produz 199 cv a 13.500 rpm, torque de 113Nm a 10.500 rpm. Preços: R$ 74.500 em pintura tricolor e R$ 72.900 em vermelho e preto.
Promoção – Faz, até 15 de agosto, promoção nos outros modelos em versão Premium. 35% de entrada, 24 prestações, menos uma, absorvida pela BMW.
Mercado – Para maior participação no mercado chileno, MAN, Volkswagen Caminhões e sua representante Porsche implantaram 7.500 m2 de área coberta. Querem enfrentar concorrentes de todo o mundo. No caso do Chile a Porsche, distribuidora, como em outros países, representa marcas VW.
Outra – Cidade de Águas de Lindóia, com atração maior em seu Encontro de Carros Antigos, abril, 21 a 24, quer dobrar o movimento. Terá o Elegance Car.
E – Organização por Aguinaldo Lorandi, antigomobilista com três décadas de hobby, querendo modificar metodologia de premiação, seguindo parâmetros mundiais, com foco na originalidade. Apoio do Clube de Veículos Antigos de Piracicaba. Se conseguir botar ordem técnica nos prêmios será grande vitória.
Gente  Fabrice Cambolive, francês, formado em comércio e negócios, promoção. OOOO Ex área comercial da Renault Eurásia e Rússia, novo presidente da Renault no Brasil. OOOO Sucedido, Olivier Murguet, ocupou o cargo de manter a companhia ascendente, dedicar-se-á à função maior de Vice-presidente Sênior e Presidente do Conselho da Região Américas. OOOO Cambolive executou a grande manobra da Renault/Nissan assumir a Autovaz, na Rússia, produtora dos Lada. OOOO Trará de volta o jipe Lada, revisto e melhorado por Opel e Renault? Brasil é carente por estradas e jipes. OOOO Johanna Quandt, 89, maior acionista pessoal da BMW, passou. OOOO Ex secretária e 3ª mulher de Herbert Quandt, o controlador da empresa, foi peça fundamental em sua recuperação e na garantia de controle. OOOO Detinha 16,7% das ações. OOOO Seus herdeiros passam a ter: Stefan, 25,75% e Klatten 20,95%. OOOO

up! tsi, a VW e sua nova visão sobre o turbo

Antes de lançar o up! com um desenvolvimento mecânico incluindo um turbo alimentador aplicado ao motor 1,0, em 2001 a Volkswagen fez experiência anterior, ao desenvolver o Gol e a Parati com motor 1,0 Turbo.

Caminhos e objetivos diferentes. No caso do Gol, a Volkswagen precisava de uma referência de atualização para o produto de formulação mecânica superada, e criar mais concorrente sob o guarda chuva tributário dos menores impostos para os carros com motor até 1.000 cm3, os 1 litro, também ditos erroneamente um-ponto-zero.

Foco era diferente, rendimento esportivo com 112 cv de potência, 15,8 m.kgf de torque. Pacote incluía refinamentos de época, formando versão de preço mais elevado, à altura do charme que a menção da palavra turbo significa no universo automobilista. Durou pouco. Grande parte dos proprietários não sabia utilizá-lo e pretendia ainda mais que o oferecido pela versão especial – e o conserto do turbo era de preço desanimador.

A proposta do turbo no up! é diferente. Começa por não ser tratado como turbo, mas TSI. Oferece performance e rendimento adicional, mas a imagem a ser vendida é de conforto de uso, pela flexibilidade do motor em reagir, além de ser o mais econômico no mercado brasileiro. E o motor foi inteiramente modificado para receber tal adjutório: virabrequim, bielas, pistões, e a combinação de injeção direta de combustível e turbo alimentador.

Outro ponto diferencial é ser disponível quase todas as versões em suportáveis e reais, R$ 3.100,00. É um novo foco, para outra clientela, trabalho de engenharia muito mais amplo, e nada tem a ver com o modelo de década e meia passada.

up! tsi, 1,0, turbo, e nada a ver com o Gol Turbo




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

VOLKSWAGEN DO BRASIL PATROCINA 43ª WORLDSKILLS COMPETITION.


A Volkswagen do Brasil é patrocinadora ouro da 43ª WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece pela primeira vez no Brasil de 11 a 16 de agosto. O evento irá reunir mais de 1,2 mil competidores, de cerca de 60 países, que vão participar de provas de conhecimento e habilidade relacionadas a 50 profissões técnicas da indústria e setor de serviços, como Robótica, Desenho Mecânico, Soldagem, Construção de Moldes, Eletricidade Industrial, Web Design e Confeitaria.

Os competidores deverão realizar simulações de situações reais do mercado de trabalho e cumprir todas as tarefas dentro do prazo estabelecido e de acordo com os padrões internacionais de qualidade. A Volkswagen do Brasil irá disponibilizar 10 modelos (9 Tiguan e 1 Golf)  e 22 carrocerias do up! que serão usados em quatro estações: “Prova de Transmissão”, “Prova de Eletroeletrônica Automotiva”, “Prova de Carrocerias” e “Prova de Teste de Airbag”. 

A marca também terá  um estande em formato de Try-a-Skill  (“Experimente uma Habilidade”) para proporcionar uma experiência real e interativa aos visitantes. O estande de 80m² será representado pelos projetos da Academia Volkswagen e Recursos Humanos, com foco na conscientização dos visitantes sobre a importância de ser um profissional bem preparado para o mercado de trabalho. Os visitantes poderão participar de um quiz interativo e oficinas de experimentação, além da apresentação técnica sobre as tecnologias aplicadas no Golf GTI com profissionais e instrutores capacitados.

“O objetivo é que, através das nossas atividades no estande, o visitante conheça mais sobre a alta tecnologia dos nossos modelos e possa ter uma noção do que acontece nas áreas de competição”, disse Cláudio Patti, gerente da Academia Volkswagen.

No estande da Volkswagen do Brasil, o visitante poderá ver também, de perto, os modelos Golf GTI e up! TSI, além de um motor MSI 1.6, que estarão expostos durante todo o evento, além de participar do sorteio de uma bolsa personalizada recheada de brindes (bloco de anotações com capa de couro, canetas, lapiseiras, cadernos, camisetas, entre outros) e conhecer os projetos de educação realizados pela empresa no Brasil, como o Programa Wanderjahre, o Programa de Trainee Start Up Brasil, os estágios Internacional e Profissionalizante e o Programa Jovem Cidadão.

Promovida pela WordSkills International, a competição é realizada a cada dois anos em um país diferente. Aqui no Brasil, a disputa será distribuída em seis áreas: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias da Construção Civil e Edificações, Transporte e Logística, Moda e Criatividade e Serviços.

Provas em que a Volkswagen irá participar


Prova de Transmissão

Haverá a simulação de falha mecânica na transmissão de um modelo Golf. Para o conserto, os participantes precisarão desmontar a transmissão do veículo. O objetivo da prova é testar o conhecimento e o nível técnico dos jovens para desmontagem da transmissão e listagem dos componentes com defeitos.

Prova de Eletroeletrônica Automotiva

Com o auxílio de 8 Tiguan, a prova irá simular defeitos no sistema eletroeletrônico dos carros e desafiará os participantes para que, por meio de um equipamento de diagnostico VAS, verifiquem, interpretem e reconheçam os defeitos apresentados pelos veículos.

Prova de Carrocerias

Ao todo, 22 carrocerias up! participarão do teste de funilaria e troca parcial de componentes e peças de carroceria. Por ser um trabalho muito manual, o objetivo é testar a habilidade de utilização de ferramentas, medições, conhecimentos de procedimentos e processos de trabalho em funilaria.

Prova de Teste de Airbag

Um modelo Tiguan estará disponível para que os competidores efetuem a troca de uma unidade de controle do airbag, com o objetivo de realizar uma pré-codificação da unidade de airbag. O técnico precisará informar todas as características do equipamento para que a mesma possa alcançar pleno funcionamento.

A Volkswagen também emprestará equipamentos e ferramentas para as realizações das provas, como 8 transmissões MQ 250, 6 marchas, 8 jogos de ferramentas para reparo e manutenção, 7 suportes de transmissão VAS, entre outros itens.

Programação


A abertura da competição, que no Brasil receberá o nome de WorldSkills São Paulo 2015, será realizada no dia 11 de agosto no Ginásio do Ibirapuera, onde o público poderá assistir a um espetáculo - com mais de 400 bailarinos - que irá mostrar a influência dos cinco continentes na língua, artes, música, dança, gastronomia e indústria brasileira. Todas as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) serão representadas. Além disso, haverá apresentação das medalhas; o juramento dos competidores e o discurso oficial de abertura.

As provas ocorrerão no Anhembi Parque (213 mil metros quadrados, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções), em São Paulo, das 9h às 17h, entre 12 e 15 de agosto e será aberto para visitação gratuita do público. A expectativa é receber mais de 200 mil visitantes, além de competidores, técnicos, avaliadores e organizadores.

Os melhores competidores em cada uma das modalidades serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na cerimônia de encerramento, em 16 de agosto, no Ginásio Ibirapuera. Há ainda o prêmio Albert Vidal, dado ao melhor aluno da competição.

Sobre a WorldSkills Competition


A WorldSkills Competition nasceu na Espanha, em 1946, com o objetivo de estimular o ensino técnico para os jovens em todo o mundo. Na época, havia uma grande necessidade de trabalhadores qualificados quando o diretor-geral da OJE (Organização Espanhol Juventude), José Antonio Elola Olaso, achou que era necessário convencer os jovens, bem como os seus pais, os professores e os potenciais empregadores, que o futuro dependia de um sistema eficaz de formação profissional, assim criou a WorldSkills Competition.

Podem participar da WorldSkills São Paulo 2015, jovens  de até 22 anos de idade, que passaram por cursos de formação profissional. Para disputar o título de melhor do mundo nas profissões que escolheram, os competidores passam por seletivas escolares e nacionais. Os que alcançam os índices técnicos internacionais garantem a vaga para a competição mundial, que aceita apenas um representante de cada país em cada ocupação. O Brasil participará desta edição da WorldSkills Competition com 56 Competidores. Desses, 50 são estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Volkswagen do Brasil
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