quarta-feira, 7 de outubro de 2015

HONDA MOSTRA SUA HISTÓRIA E MEXE COM A LEMBRANÇA DOS MOTOCICLISTAS BRASILEIROS.

Modelos que marcaram época proporcionam aos visitantes do Salão Duas Rodas uma viagem no tempo pelo mundo das motocicletas.


Para resgatar a memória do segmento de duas rodas e matar a saudade de motociclistas que, junto com a Honda, construíram a história desse mercado no Brasil, a empresa leva para o Salão Duas Rodas o melhor do Honda Fan Club, museu originalmente localizado nas dependências do Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Os visitantes que passarem pelo estande da marca se emocionarão com a história contada pelos nove modelos que estarão em exposição durante todo o evento.

Em um épico comercial estrelado por Pelé, em 1976, a Honda apresentou uma motocicleta para uso urbano, fácil de pilotar e com a robustez que faz com que, até hoje, seja o modelo mais vendido do Brasil. Estamos falando da primeira moto nacional, a Honda CG 125 1976, que será um dos destaques da marca no espaço Honda Fan Club, ao lado das suas sucessoras CG 125 Today 1989, CG 150 Titan EX 2012 e CG 160 Titan 2016, que evidenciarão a grande evolução dessa família. Os visitantes também poderão relembrar a XLX 250R, que revolucionou o mercado em âmbito mundial, com a famosa suspensão traseira Pró-link e câmbio de 6 marchas. O modelo em exposição é o de 1987.

Para os apaixonados por alta cilindrada desde os anos 80, a CB 450 DX, única motocicleta nacional acima de 180 cilindradas da década, também marca presença no evento. Além das C100 Dream e NX 350 Sahara, outro modelo que deve render boas memórias é o ícone CBX 750F 1986 ou, se assim preferir, a famosa “Sete Galo” que, por muitos anos, foi o ápice em esportividade no Brasil. Com certeza, os motociclistas mais veteranos se lembrarão do ronco do motor tetracilíndrico dessa superesportiva, que é considerado um dos mais belos até hoje.

Honda Fan Club


Em comemoração aos 15 anos do Centro Educacional de Trânsito (CETH) de Indaiatuba (SP), a Honda inaugurou, em abril de 2013, o espaço “Honda Fan Club”, que proporciona aos amantes do motociclismo uma exposição com 51 modelos que marcaram a história da empresa e do segmento nacional.

O acervo, aberto ao público de segunda a sexta- feira, das 8h às 18 horas, mediante agendamento prévio, é também uma homenagem aos milhares de colaboradores, fornecedores, concessionários e parceiros da Honda que se dedicaram em realizar os sonhos de milhões de consumidores de motocicletas espalhados pelo Brasil. 

Visite: www.honda.com.br

S2Publicom
Paula Boracini 
paula.boracini@s2publicom.com.br
(11) 3027-0276 
Letícia Sangaletti 
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027-0279
Adriana Sekulic 
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027-0269
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027.0294

CANOAS COLOCA EM TESTE O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO NA CIDADE.


Canoas, município gaúcho localizado na área metropolitana de Porto Alegre, está testando pela primeira vez um carro elétrico. Será o primeiro veículo com esta tecnologia a complementar a frota do Município e ficará em teste por até 60 dias. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) durante evento realizado no Paço Municipal da cidade. Nesta oportunidade foi assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Canoas e a empresa chinesa Build Your Dreams - BYD. A BYD é especializada em Tecnologia da Informação (TI), sendo atualmente a maior fornecedora de baterias recarregáveis do mundo. 

Ficha Técnica
Modelo: E6
Preço (estimado): R$ 230 mil
Motor: Elétrico, baterias de ferro-lítio
Potência: 90 kW (cerca de 121 cv)
Torque (mkgf): 45,8 (instantâneo)
Câmbio: Automático, uma marcha
Sistema de recuperação de energia em frenagens
Autonomia: 300 quilômetros com uma carga completa da bateria. Segundo dados da fabricante, superior à da maioria dos modelos elétricos - o Nissan Leaf, por exemplo, tem 135 km.

CDN Comunicação.
Renato Miranda
remir@cdn.com.br
55 (11) 3643-2787

VOLKSWAGEN GOLF VARIANT CHEGA À LINHA 2016 COM INOVAÇÃO EM TAMANHO FAMÍLIA.

Modelo passa a trazer os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

O Golf Variant é oferecido nas versões Comfortline e Highline, equipados com motor 1.4l TSI BlueMotion Technology de 140 cv e transmissão automática DSG de 7 velocidades com função Tiptronic.

Tecnologia de ponta é uma das características do Golf Variant. E a linha 2016 do modelo começa a chegar às concessionárias Volkswagen trazendo o que há de mais moderno em termos de conectividade e interação entre o veículo e os smartphones. A partir de agora, o Golf Variant passa a trazer os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

A tecnologia global permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment. Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que passa a ser oferecido com exclusividade na categoria do Golf Variant no Brasil.

Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media”, o “Discover Media” e o “Discover Pro”. Todos são uma evolução dos já consagrados sistemas de Infotainment ofertados no Novo Golf. Os dois primeiros contam agora, com telas de 6,5” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferecem ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

O novo sistema de Infotainment “Discover Media”, que é oferecido nas versões Comfortline e Highline, traz adicionalmente os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos novos sistemas de Infotainment da Volkswagen.

Também para a configuração Highline há a opção do sistema Infotainment “Discover Pro” que além de todos os recursos do “Discover Media”, traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 gb compartilhado.

Independentemente do sistema de Infotainment, quando equipado com volante multifuncional, praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Somam-se à comodidade as teclas de atalho no volante o sistema I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de Infotainment, assim como o controle de velocidades.

App-Connect


Um único sistema para quase todos os smartphones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, Volkswagen expandiu a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App-Connect.

MirrorLink

Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone  ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Como os aplicativos de smartphones estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.
Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional.

Apple CarPlay

O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retornar ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.

Inovação em tamanho família


O Golf Variant conta com as versões Comfortline e Highline e é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology, com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O modelo traz de série em ambas as versões o sistema Start-Stop É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.

São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist), monitoramento da pressão dos pneus (RKA) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

TOYOTA É A MARCA DE AUTOMÓVEIS MAIS VALIOSA DO MUNDO.


A Toyota se manteve no topo das marcas de automóveis mais valiosas do mundo pelo décimo segundo ano consecutivo. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Interbrand, “Melhores Marcas Globais 2015”, o valor de marca da Toyota cresceu 16% na comparação com o ano passado, performance suficiente para mantê-la também entre as 10 mais valiosas do mundo pela quarta vez seguida, com um valor de US$ 49 bilhões. Além disso, a Toyota subiu duas posições em comparação com a pesquisa de 2014, chegando ao inédito 6º lugar.

Os destaques do ranking deste ano incluem empresas automotivas e de tecnologia, que ocuparam 28 das 100 posições, bem como o reconhecimento de marcas que oferecem solução integrada para necessidades individuais dos clientes.

Esse movimento vai ao encontro do comprometimento da Toyota na criação de soluções de mobilidade cada vez melhores aos cidadãos. A empresa acredita que nenhuma tecnologia pode atender a uma diversidade tão grande de exigências. Por esta razão, o objetivo é oferecer uma gama de soluções de mobilidade que possam responder às diferentes necessidades que os clientes terão em momentos diferentes. Isso faz parte do plano de mobilidade que a empresa tem desenvolvido há mais de uma década, com a introdução de tecnologias inovadoras, tais como as células de combustível, sistemas de transmissão elétrica, a tecnologia híbrida etc.

Metodologia


O ranking divulgado pela Interbrand avalia as 100 maiores marcas globais nos diversos setores de atuação da economia com base em uma metodologia exclusiva, que analisa o comportamento de determinada companhia, desde a retenção de talentos até o atendimento às expectativas do cliente.

De acordo com a consultoria, são três os aspectos tidos como fundamentais e que contribuem para formar o valor de uma marca: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços, o seu papel no processo de decisão de compra e a força para manter preços e obter ganhos seguros para a empresa.


Toyota do Brasil 
George Costa e Silva – Relações Públicas
gcostaesilva@toyota.com.br  
Erick Boccia – Chefe de Imprensa
(11) 4390-4168
eboccia@toyota.com.br
Heloisa Ribeiro
(11) 4390-4092 
hribeiro@toyota.com.br

Printer Press Comunicação Corporativa
Rafael Borges 
(11) 4390-4177
raborges.printerpress@toyota.com.br 
Leandro Volcov 
(11) 4390-4094
lvolcov.printerpress@toyota.com.br
Kelly Buarque 
(11) 4390-4018
kbuarque.printerpress@toyota.com.br

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

NENHUMA SURPRESA.

Não surpreende que a maioria dos consultados conclua que "bandido bom é bandido morto". O crime é a mais profunda vulneração aos valores estabelecidos como de observância obrigatória para um convívio digno. Abomina-se a delinquência, ruptura do mínimo ético, sem o qual o retorno à barbárie é a inevitável consequência.

A multidão é levada pelo senso comum. A mesma multidão que exige penas mais severas, tipificação de outros comportamentos, conversão de crimes comuns em hediondos. A pena de morte venceria o ranking das respostas quanto à solução para o crescimento da criminalidade. Que o diga as pesquisas sobre a redução da maioridade penal.

Tudo típico a uma fase histórica em que os direitos são abundantes e as obrigações deficitárias. A sociedade quer matar o inconveniente, aquele que não observa suas regras. Mas o que faz para provê-lo de discernimento? Quem é que reclama de uma educação chata, desestimulante, que faz o aluno decorar uma porção de conteúdos, aos quais não recorrerá quando adulto?

Quem é que se preocupa com o planejamento familiar, para que a maternidade/paternidade seja efetivamente responsável? Quem é que se propõe a transmitir sua experiência de vida para jovens despossuídos? O que se está a fazer, como sociedade civilizada, para conferir sentido à vida daqueles que não têm horizonte nem perspectiva de sobrevivência compatível com os ideais consumistas que propalamos e pelos quais nos conduzimos?

A busca dos próprios interesses é legítima, porém quando alienada à realidade evidente – o crescimento da miséria, material e moral; o desapego à ética; o abandono da solidariedade – ela se torna até perigosa. Quem está tranquilo hoje de não ingressar, utilizando-se do wase, do GPS e de outras tecnologias ao nosso alcance, numa "zona proibida", numa "comunidade" e vir a ser metralhado? Quem é que não tem medo de andar sozinho à noite pelo centro de São Paulo - o que não se dirá da periferia?

Esse o mundinho em que nos refugiamos. Pensamos estar fazendo a nossa parte se continuamos a trabalhar e a sustentar nossa família. Mas essa legião de abandonados ou de iludidos com as benesses que já não podem ser prodigalizadas, porque a conta chegou e não há como saldá-la?

A opção simplória e reducionista pelo "bandido morto" não exclui a possibilidade de que a morte chegue antes para nós.  Pois não estamos sabendo tratar da infância e da juventude conforme os nossos parâmetros "civilizados", "cristãos" e "racionais".










José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

JOHN DEERE EXPANDE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS E INAUGURA CENTRO DE TREINAMENTO.

Instalação fica em Campinas (SP) e recebeu investimentos de US$ 13 milhões.


Como parte da consolidação dos investimentos no Brasil e para atender às necessidades de seus clientes com eficiência, a John Deere inaugurou nesta terça-feira (6) a expansão do Centro de Distribuição de Peças para a América do Sul, em Campinas (SP). Com esse investimento, o Centro de Distribuição de Peças praticamente dobrou de tamanho: passou de 40.000 m² para 74.500 m². A expansão contou com participação da Bresco Investimentos.

Com a expansão, o espaço ganhou uma novidade: um Centro de Treinamento destinado à capacitação de concessionários, distribuidores, funcionários e clientes. Os investimentos fazem parte de um plano de médio e longo prazo da John Deere no Brasil, com valores que ultrapassaram US$ 200 milhões nos últimos cinco anos, em todas as divisões em que a companhia atua.

“A expansão reforça o objetivo da John Deere em oferecer soluções integradas ao mercado por meio do melhor desempenho, garantindo disponibilidade e produtividade dos equipamentos, que contam com tecnologias de última geração. É mais uma demonstração de como a John Deere acredita no potencial do País. Neste caso, apostamos na eficiência logística e na alta capacidade de entrega de peças como diferenciais que impactam em nosso atendimento pós-venda. Desta forma estreitamos cada vez mais o relacionamento com nossos clientes, valorizando a marca”, ressaltou Ilson Eckert, diretor de Operações de Peças, América do Sul.

Inaugurado em 2008, o CDP está localizado em uma região estratégica, com facilidade de acesso aos modais rodoviário e ferroviário, aos aeroportos de Viracopos e Guarulhos e aos portos como o de Santos. Além disso, está próximo do Escritório Regional da John Deere, em Indaiatuba (SP).

Centro de treinamento


Focado no ensino e aprendizagem, o Centro de Treinamento da John Deere é um espaço preparado para capacitar os participantes a conhecer a fundo as novas fronteiras tecnológicas disponibilizadas pela empresa. Com capacidade para até 64 pessoas, o local possui área de escritório, sete salas de aula, sala de reunião, salas voltadas aos treinamentos à distância, sete oficinas, além de oficinas e painéis de ferramentas e máquinas da companhia.

“Nos últimos anos, uma crescente procura pela melhoria da formação e atualização de conhecimento levou a John Deere a tomar a decisão deste investimento. Vimos oportunidade de aperfeiçoar os nossos serviços de capacitação para novas tecnologias, bem como aumentar o número de cursos oferecidos. Tal preocupação demonstra a busca contínua pela excelência que temos na John Deere, de forma a garantir sempre produtividade e eficiência dos equipamentos”, disse Ariosto Moraes, gerente de Treinamento para América Latina.

Este é a segunda grande inauguração da John Deere em 2015. Em agosto, a empresa inaugurou a expansão da fábrica de Montenegro e nacionalizou a Série 8R de tratores de alta potência, cujo aporte foi de US$ 40 milhões. 


Grupo CDI - Comunicação e Marketing
Romulo Orlandini
(11) 3817-7939
romulo@cdicom.com.br
Lenita Aquilino
(11) 3817-7962
lenita@cdicom.com.br
William Gimenes
(11) 3817-7910 
william@cdicom.com.br
Thiago Coletti 
(11) 3817-7915 
thiago@cdicom.com.br
Cláudia Santos
(11) 3817-7925 
claudia@cdicom.com.br

HONDA LEVA O PRAZER DE PILOTAR PARA O SALÃO DUAS RODAS 2015.

A Honda chega a mais uma edição do Salão Duas Rodas com o tema Alegria em Pilotar, resultado da soma dos valores da marca - qualidade, liderança, inovação e confiabilidade – e de seu slogan "Asas da Liberdade". A participação da fabricante promete proporcionar a todos os públicos, de crianças aos adultos da melhor idade, novidades, produtos e experiências que fazem da empresa a líder absoluta do mercado brasileiro de motocicletas.



O estande interno de 2.014m², que ressalta a liberdade de estar sobre duas rodas, apresenta mais de 60 modelos distribuídos em seis áreas: On-off, Racing, Dream, Urbano, Scooter e Fan Club. A visita será embalada todos os dias pelo som da Rádio Honda 89, uma parceria da marca com a 89 FM – A Rádio Rock. O espaço também é o palco para os visitantes conhecerem três dos grandes lançamentos da marca: a    CB Twister, que estará na rede de concessionárias no final de outubro, a scooter     SH 300i, que já é sucesso absoluto na Europa, com mais de 1 milhão de unidades vendidas, e a CRF 1000L – lendária Africa Twin, que marca presença na versão protótipo True Adventure.

Ainda no estande da empresa, o espaço Honda Fan Club relembra modelos históricos que marcaram a trajetória da marca e de milhares de motociclistas no Brasil. Os visitantes se emocionarão com a história guardada pelos modelos que estarão em exposição durante todo o evento, como a primeiro moto nacional, a CG 125, de 1976, a XLX 250R e a CBX 750, popularmente conhecida como “Sete Galo”.

Outra grande atração será a exposição dos conceitos inéditos de cor e grafismo dos modelos PCX, CBR 650F e XRE 300, desenvolvidos pela equipe brasileira de Design. Criadas a partir da pesquisa do comportamento de diferentes perfis de motociclistas, como homens e mulheres modernos, antenados às tendências de moda e tecnologia e que não abrem mão de um veículo com personalidade, as motos-conceito poderão ser vistas somente durante o evento.

Já na área Racing, os destaques são a RC 213V - moto do Marc Márquez na temporada 2013 do MotoGP e a CRF 450 Rally – utilizada por Joan Barreda no Rally Dakar 2015, verdadeiros ícones para os apaixonados por motovelocidade.

Durante todo o Salão Duas Rodas 2015, haverá plantão de vendedores das concessionárias Honda de São Paulo e espaço destinado à Honda Serviços Financeiros (HSF), onde os visitantes poderão esclarecer dúvidas e fazer cotações de compra de motocicletas pelo Consórcio e o Banco Honda. Representando o segmento de Produtos de Força, está exposto um kart equipado com o motor estacionário Honda.

Há ainda uma réplica do HondaJet, jato executivo mais avançado do mundo em sua categoria, que já está em comercialização no Brasil.

Atividades para toda a família


Com a proposta de demonstrar a sensação de acelerar nas pistas com Marc Márquez e Dani Pedrosa, pilotos do Repsol Honda Team, a Honda leva para o seu estande um simulador virtual do jogo MotoGP com motos de verdade, que permite a disputa de dois participantes ao mesmo tempo. No espaço da Honda Serviços Financeiros, outro simulador de pilotagem estará em meio ao “túnel de vento” para tornar a sensação de estar sobre duas rodas ainda mais real.

Na área externa, a Honda também traz uma programação agitada com duas pistas para test ride em diversos produtos, sendo uma exclusiva para as scooters PCX e    SH 300i e, em outra, para os modelos CG Titan 160, o lançamento CB Twister, a NC 750X e as linhas CB 500 e CB 650.

Os donos de motos Honda também terão à disposição um estacionamento com 950 vagas por dia e uma Unidade Móvel do Serviço Expresso para realizar a troca de óleo e inspeção gratuita de 21 itens da motocicleta. Para completar as atrações da área externa, a equipe Força & Ação fará apresentações diárias de manobras radicais.

E enquanto os adultos aproveitam todas as novidades que a Honda está trazendo para o evento, os visitantes mirins se divertem no espaço Clubinho Honda. Com cenografia e monitores dedicados ao atendimento do público infantil, a área traz atividades educativas para crianças aprenderem, brincando, a importância do trânsito seguro.  

Visite: www.honda.com.br

S2Publicom
Paula Boracini 
paula.boracini@s2publicom.com.br
(11) 3027-0276 
Letícia Sangaletti 
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027-0279
Adriana Sekulic 
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027-0269
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027.0294

RENAULT AVANÇA EM PARTICIPAÇÃO DE MERCADO E ATINGE 7,4% EM SETEMBRO.


A Renault registrou um crescimento de 0,01 ponto percentual em participação de mercado no mês, comparativamente a setembro do ano passado, totalizando 7,4% de market share, com 14.262 emplacamentos. Com este resultado, a marca alcançou 7,2% de participação no acumulado do ano, ou seja, um acréscimo de 0,2 ponto percentual em relação ao mesmo período em 2014, totalizando 134.851 emplacamentos.

Entre os produtos da marca com melhor desempenho destaque para o Sandero, que se manteve entre os 10 veículos mais emplacados no Brasil em setembro com 6.384 emplacamentos. O Novo Master continua líder no seu segmento, tendo registrado 588 emplacamentos em setembro e 6.454 acumulados no ano. 

No mês setembro, na mesma comparação com 2014, as vendas da Renault registraram diminuição de 31,7%, em um mercado também em queda de 31,7%, com 192.725 emplacamentos. No ano, a Renault acumula uma redução de 19,8% nos seus volumes, frente a um mercado que contabiliza perdas de 21,6%, totalizando 1.883.085 emplacamentos.

Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Glenda Pereira (Produto)
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Marcelo Cosentino (Produto)
marcelo.cosentino@renault.com
(41) 3380-2109
Adriana Costa (Institucional)
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340

ANFAVEA: NOVAS PROJEÇÕES PREVEEM ESTABILIDADE DAS VENDAS.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, revisou nesta terça-feira, 6, em São Paulo, suas projeções para licenciamento, produção e exportação em 2015. A expectativa indica que haverá estabilidade nas vendas nos últimos três meses deste ano ao considerar que o ritmo de julho a setembro será mantido.


Luiz Moan Yabiku Junior, presidente; Aurélio Santana, diretor Executivo; e Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, durante encontro com representantes da Imprensa, nesta terça-feira em São Paulo. 

De acordo com os novos dados, o licenciamento de autoveículos deverá apresentar queda de 27,4% este ano, enquanto a produção recuará 23,2%. Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, existem perspectivas de manutenção do ritmo atual: “Ao analisar o cenário conjuntural, acreditamos que o ritmo vivenciado de julho a setembro será mantido no quarto trimestre, o que indica estabilidade nas vendas nestes próximos três meses. Especificamente no caso das exportações, as condições atuais representam uma oportunidade para ampliarmos nossos negócios”.  

Ao contrário dos demais quesitos, as exportações tiveram seus números revisados para cima e deverá alcançar dois dígitos: a estimativa agora é de alta de 12,2%.

Para o segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias, o setor acredita em uma redução das vendas em 32%, além de retração de 29,8% na produção e de 26,2% nas exportações.

Balanço mensal


Os dados mostram que o licenciamento de autoveículos novos caiu 3,5% em setembro, com 200,1 mil unidades, contra agosto, quando 207,3 mil foram vendidos. Na análise contra as 296,3 mil unidades do nono mês do ano passado a contração chegou a 32,5%. No acumulado de 2015 a indústria comercializou 1,95 milhão de veículos, o que significa baixa de 22,7% frente a igual período do ano passado, com 2,52 milhões.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, destaca que “o nível de confiança do consumidor e do investidor, em razão da conjuntura econômica, continua significativamente afetado e isso se reflete nos mercados de todos os segmentos”. 

O resultado da produção em setembro, com 174,2 mil unidades, ficou 19,5% abaixo das 216,6 mil unidades do mês anterior e 42,1% menor ao se defrontar com as 300,8 mil de setembro do ano passado. A soma da produção no ano registra queda de 20,1% quando comparadas as 1,90 milhão de unidades com as 2,38 milhões de 2014.

As exportações no nono mês do ano chegaram a 33,5 mil unidades, baixa de 3,2% em relação a agosto, com 34,6 mil, e acréscimo de 28,7% contra as 26 mil de setembro de 2014. No acumulado as exportações somam 293,4 mil unidades, 12,3% acima em relação ao volume de um ano atrás, com 261,3 mil unidades.

Caminhões e ônibus


As vendas de caminhões novos em setembro apresentaram crescimento de 2% sobre agosto – 5,9 mil e 5,8 mil em cada mês – porém ficaram menores em 47,1% se confrontado com setembro do ano passado, com 11,2 mil unidades. No acumulado do ano as vendas chegaram a 55,5 mil unidades, o que representa redução de 43,9% frente as 99 mil unidades de 2014.

As fabricantes de caminhões expandiram a produção em 14,5% este mês: foram 5,8 mil unidades em setembro e 5,1 mil em agosto. Ao analisar o resultado do último mês com setembro do ano passado, com 11,8 mil unidades naquele período, a retração é de 50,6%. Até setembro deste ano as montadoras fabricaram 59,1 mil unidades, contração de 47,2% ante as 112,1 mil do ano passado.

As exportações no acumulado do ano aumentaram 11,2%, com 15,5 mil unidades este ano e 13,9 mil em 2014. Apenas em setembro 2 mil caminhões foram negociados com outros países, o que representa alta de 32% contra as 1,5 mil de agosto e de 27,1% se comparado com setembro do ano passado com 1,6 mil.

O licenciamento de ônibus apresentou estabilidade em setembro contra agosto, ambos com 1,3 mil unidades, mas recuou 40,8% na análise com setembro do ano passado, com 2,2 mil unidades. O resultado no acumulado, que registrou 13,7 mil unidades, está 31,2% inferior com relação as 19,9 mil de 2014.

A produção nos nove meses já transcorridos deste ano acumula 18,6 mil unidades e está 33,1% menor do que no ano passado, quando 27,8 mil chassis para ônibus foram fabricados. Em setembro 1,7 mil unidades deixaram as linhas de montagem, o que significa aumento de 54,2% frente as 1,1 mil unidades de agosto e declínio de 37,9% contra as 2,8 mil de setembro do ano passado.

As exportações de ônibus até setembro cresceram 6,9% – foram 5,2 mil este ano e 4,9 mil no ano passado.

Máquinas agrícolas e rodoviárias


As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias encerraram o mês com baixa de 6,8%, ao se comparar as 3,9 mil unidades de setembro com as 4,2 mil de agosto, e com contração de 40,5% ante as 6,6 mil unidades comercializadas em setembro de 2014. O resultado do acumulado do ano, com 36,9 mil unidades, ficou 29,8% inferior se comparado com as 52,6 mil unidades do ano passado.

A produção acumulada até o fim de setembro aponta declínio de 29,1% na comparação entre as 45,7 mil unidades de 2015 com as 64,4 mil no ano passado. Só no mês de setembro deixaram as fábricas 5 mil unidades – o que significa estabilidade em relação a agosto – e queda de 30% com relação as 7,2 mil unidades produzidas em setembro do ano passado.

As exportações no setor encerraram o último mês com 893 unidades enviadas para outros mercados – 24% superior do que as 720 de agosto e inferior em 35,3% em relação as 1,4 mil de setembro do ano passado. No acumulado foram 7,8 mil unidades, baixa de 26,2% contra as 10,6 mil de igual período do ano passado. 

Estudo aponta percepção positiva sobre a indústria automobilística

A Organização Internacional dos Construtores de Veículos Automotores, OICA, divulgou durante o Salão do Automóvel de Frankfurt 2015, em setembro, estudo sobre reputação e percepção global dos consumidores com relação à indústria automobilística. A pesquisa foi feita entre fevereiro e abril deste ano com 14 mil pessoas em 18 países, que representam 76% das vendas mundiais.

O estudo mostrou que 57% dos entrevistados declararam não imaginar sua vida sem o automóvel. Além disso, 67% afirmaram que o primeiro carro adquirido é muito especial, 65% consideram importante possuir um carro próprio, 61% disseram que é uma das principais conquistas da humanidade e 57% que é símbolo de liberdade pessoal.

A pesquisa conduzida pela TNS Sofres – consultoria especializada em pesquisa de opinião – gerou ainda uma escala batizada de Índice TNS de Reputação Corporativa. Nele, a indústria automobilística conquistou 59 pontos, pontuação positiva e similar a de outros setores conferidos pela empresa, como tecnologia com 62 pontos, viagem e turismo com 60 e bens de consumo com 52.

Os pesquisadores também ouviram o público com relação a fatores que contribuem para esta reputação: inovação, visão de futuro, necessidades do consumidor, ética social & corporativa e meio ambiente. E mostrou que 81% do público entrevistado acredita que os veículos estão equipados com tecnologia atualizada, 79% que o setor possui orientação para o futuro, 78% que os produtos estão adaptados para atender às necessidades dos clientes e 73% que é uma indústria cujo longo prazo é confiável.

No quesito meio ambiente o estudo identifica que a opinião pública global entende que a indústria progrediu, ao apontar que 68% dos entrevistados acreditam que o setor automotivo investe em fontes de energia sustentáveis e 70% enxergam o foco na redução da emissão de CO2.

O estudo está disponível para download no link www.anfavea.com.br/OICA.pdf.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
Fred Carvalho - Diretor de Assuntos Institucionais e Imprensa
Vinícius Romero - Gerente de Imprensa
Raquel Mozardo - Assessora de Imprensa
55 11 2193-7800
imprensa@anfavea.com.br

FIAT CHRYSLER ANUNCIA NOVO PRESIDENTE PARA A AMÉRICA LATINA.

A Fiat Chrysler Automobiles N.V. anuncia que Stefan Ketter se tornará Presidente da FCA para a América Latina (COO Latam) a partir de 1º de novembro de 2015. 

Stefan Ketter manterá suas funções atuais como Vice-presidente Mundial de Manufatura (Chief Manufacturing Officer) e como membro do Conselho Executivo do Grupo (GEC).

Ketter sucederá Cledorvino Belini que, a partir de 1º de novembro de 2015, será designado Presidente de Desenvolvimento para América Latina  (President for Latin America developments), com a responsabilidade de representar a FCA em todas as relações institucionais, além de desenvolver e manter o relacionamento do grupo com instituições governamentais e financeiras na América Latina. Em seu novo cargo, Belini se reportará diretamente ao CEO mundial da FCA. 

Stefan Ketter comandou a implantação do Polo Automotivo Jeep.

Stefan Ketter nasceu em São Paulo, em 31 de julho de 1959, e realizou os estudos superiores na Alemanha, onde se formou em Engenharia Mecânica na Technical University of Munich. Além disso, na França, especializou-se em gestão empresarial pelo Insead. Sua carreira na indústria automotiva teve início em meados da década de 1980, na BMW, trabalhando também na Audi e Volkswagen. Sua trajetória na Fiat SpA começou em 2004, quando assumiu a área de Qualidade.

Logo em 2005 passou a comandar a área de Manufatura. No ano seguinte, passou a gerir a implementação do sistema de produção  World Class Manufacturing (WCM) no grupo – uma nova cultura de organização industrial que busca maiores padrões de excelência, reduzindo perdas e ampliando a eficiência, a competitividade, a inovação de processos e valorização das pessoas, resultando em maior qualidade nos veículos produzidos. Em 2008, Ketter se tornou Vice-Presidente Mundial de Manufatura e membro do Group Executive Council (GEC), a máxima instância executiva global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Ketter comandou a reorganização das fábricas da Fiat na Itália e da Chrysler nos Estados Unidos, após a aquisição da empresa pela Fiat, e também coordenou o projeto, construção e instalação das novas fábricas do grupo em outras regiões do mundo.

Em 2013, Stefan Ketter voltou a morar no Brasil, para comandar a implantação do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco, inaugurado em 28 de abril deste ano. Esta é a mais moderna fábrica de automóveis da FCA no mundo.

Belini está no grupo desde 1973.


Cledorvino Belini, nascido em 3 de maio de 1949,  está no grupo desde 1973 e assumiu em fevereiro de 2004 o cargo de presidente da Fiat Automóveis. Com a aquisição do controle acionário da Chrysler pela Fiat, Belini passou a comandar as atividades da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. Em 2005, assumiu a presidência da Fiat do Brasil, empresa que ainda comanda com a denominação de FCA Fiat Chrysler Participações Brasil. Desde 2009, integra o Conselho Executivo da FCA (GEC), a mais elevada instância mundial de comando executivo do grupo.

Entre março de 2010 e abril de 2013, exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

IVECO HI-WAY É A APOSTA DA CIA VERDE LOGÍSTICA PARA O TRANSPORTE DE BENS DE CONSUMO.


O transporte de bens de consumo, como alimentos e eletroeletrônicos, exige do transportador planejamento logístico e eficiência na entrega das cargas. Cada vez mais empresas do segmento investem para aprimorar suas frotas com veículos que proporcionem baixo custo operacional e produtividade. É o caso da Cia Verde Logística, com sede em Curitiba (PR), que adquiriu recentemente 15 Iveco Hi-Ways. 

A transportadora tem filiais em Araucária (PR), Joinville (SC), Planalto (BA), Rio Claro (SP) e Vitória de Santo Antão (PE) que contam com uma frota de 210 veículos, dos quais 50 da Iveco. Em breve a rede abre nova filial em Gravataí. "Pensamos no Hi-Way porque esse caminhão oferece um pacote de vantagens único no mercado: alto rendimento, conforto para nossos motoristas, versatilidade para rodar em diferentes tipos de terreno e o atendimento diferenciado na compra e no pós-venda", destaca Michele Caroline Prado Rudek, sócia-diretora da Cia Verde Logística. Os veículos transportarão produtos alimentícios da multinacional Mondelez. 

A negociação teve o apoio da concessionária Florença, de São José dos Pinhais (PR), e do Banco CNH Industrial, que disponibilizou uma linha de crédito diferenciada, exclusiva para a compra de produtos da Iveco. Para Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco, a nova realidade do mercado de transporte exige que as montadoras entreguem mais que um veículo de qualidade, firmando uma parceria de longo prazo com as empresas. "Não se trata só de vender caminhões, é muito mais do que isso. Desde o início da negociação, passando pela entrega do produto e pelo pós-venda, nosso objetivo é atender todas as necessidades do cliente", completa o executivo.

 Iveco Hi-Way 


O extrapesado da Iveco foi projetado para percorrer longas distâncias, oferecendo economia na manutenção, na operação e no consumo de combustível. São três faixas de potência, 440, 480 e 560 cv, e três versões de tração, 4x2, 6x2 e 6x4. A força do Hi-Way fica por conta do motor FPT Cursor 13, que reduz a emissão de poluentes e otimiza a combustão e o consumo de combustível. A segurança também é um dos pontos fortes do Hi-Way. Para isso, o caminhão conta com freio auxiliar Intarder que, combinado ao freio motor, chega a quase 1.000 cv de potência de frenagem. 

Além da tecnologia e robustez, o Hi-Way também se destaca pelo conforto. Com ar digital, geladeira, cortina frontal elétrica, basculamento elétrico da cabine e cama High Comfort, com 2 m de comprimento e 80 cm de largura, equipada com colchão de dupla espuma, o motorista se "sente em casa" e no "seu escritório", dirigindo o caminhão. 

Linha de crédito exclusiva - Banco CNH Industrial 


A Iveco lançou uma opção de financiamento com condições especiais para a compra de veículos e caminhões da marca, com apenas 10% de entrada do valor total e prazo de cinco anos para quitar o parcelamento do restante. A linha de crédito, disponível via Banco CNH Industrial, é uma solução para os transportadores que desejam adquirir veículos novos em condições mais atrativas que as oferecidas atualmente pelo Finame, principal linha de financiamento do governo federal para máquinas, equipamentos e caminhões.

As novas regras do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para o Finame, anunciadas recentemente, restringiram o acesso a essa modalidade de crédito. Antes, era possível financiar até 100% do bem a ser adquirido. Com as mudanças, o valor mínimo de entrada é de 30% para pequenas empresas e de 50% para as grandes. Também houve aumento na taxa de juros, que passou de 6% para 9,5% ao ano para as pequenas e 10% para as grandes empresas.

A linha de crédito da Iveco, válida para os veículos da marca que possuem o código Finame, incluindo comerciais leves e extrapesados, visa complementar a parte não coberta pelo PSI, com a mesma taxa da operação feita pelo BNDES e no mesmo prazo, 60 meses. O Banco CNHI oferece ainda a possibilidade de financiamento de 20% ou 40% do caminhão em 12 meses sem juros, com pagamento iniciado em 60 dias após assinatura do contrato. Para financiar a entrada em prazos maiores que 12 meses, são oferecidas as mesmas condições de taxas e prazos do Finame PSI — 9,5% ao ano ou 0,76% ao mês para as pequenas e médias empresas (faturamento anual até R$ 90 milhões) e 10% ao ano ou 0,80% ao mês para as grandes empresas, em até cinco anos. 

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com.

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Erik Santana
erik@pg1com.com
+55 41 9893-0009