segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

VOLKSWAGEN REVELA OS VENCEDORES DO “TALENTO DESIGN 2015”.

A Volkswagen do Brasil revelou na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), os vencedores da 17ª edição do “Talento Design 2015”, concurso voltado a estudantes de desenho industrial. O tema deste ano, “Recortes do Brasil”, propôs o desenvolvimento de um meio de transporte para o ano de 2025 que possa enfrentar os caminhos e atender às diversas necessidades do Brasil.



O “Talento Design” conta com duas categorias “Shape Design” e “Color&Trim”. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor da segunda farão estágio remunerado de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca.

“O ‘Talento Design’ é muito importante para os estudantes e para a Volkswagen do Brasil, pois proporciona uma troca de experiências e ideias criativas que agrega para ambos os lados. Todos que estão aqui podem ser considerados vencedores. Recebam os meus parabéns e sejam bem-vindos ao nosso time!”, afirmou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa. Entre os profissionais revelados no “Talento Design”, por exemplo, está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do Volkswagen up!.

“O concurso ‘Talento Design’ é uma forma inovadora e especial de selecionar estagiários para área de Design da Volkswagen do Brasil. A vivência profissional que os estudantes vencedores terão durante o estágio servirá de base para a construção de uma carreira de sucesso e a realização de um sonho profissional”, disse o supervisor de Design Shape da Volkswagen do Brasil, Guilherme Knop.

O ‘Talento Design’ é realizado desde 1998. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final, com defesa perante banca.

Os vencedores da categoria Shape Design

Shape Design é a área do design que desenvolve novos conceitos estéticos do produto, aliando-os diretamente com sua funcionalidade e à integração com os anseios do consumidor. Trata-se do design externo e interno dos veículos. 


Primeiro lugar
Gabriel Tomio Zonta, 21 anos, estudante de Design do Produto na PUC Curitiba (PR).

Projeto “Volkswagen Wide”: propõe um veículo anfíbio projetado para vencer as dificuldades de locomoção em áreas do Pantanal. Tem como principal funcionalidade grandes rodas inspiradas em “rodas de pá” de embarcações típicas da região, que se adaptam a diversos tipos de terrenos, desde vegetações rasteiras a zonas alagadiças como afluentes e rios. Trata-se de um veículo que não emite poluentes, com propulsão 100% elétrica.

Segundo lugar
Felipe de Oliveira Mazzêo, 29 anos, estudante de Design do Produto na Universidade Positivo, de Curitiba (PR).

Projeto “Volkswagen Arara”: propõe um veículo para uso de cientistas e pesquisadores na Floresta Amazônica. Conforme a necessidade, a cabine se desprende da base do veículo e pode sobrevoar áreas a serem mapeadas. O veículo também trabalha em modo anfíbio.

Terceiro lugar
Michel Pereira Dias, 23 anos, estudante de Design de Produto da FMU, de São Paulo (SP).

Projeto “Volkswagen Abequar”: propõe um veículo-robô que acompanha seu proprietário nas mais diversas atividades esportivas, como rapel e escalada. É uma proposta de integração entre homem e máquina.

Vencedor da categoria Color&Trim

A categoria de Color&Trim (design de acabamentos) contempla apenas um vencedor. Os profissionais de Color&Trim cuidam sobretudo de potencializar a inter-relação de usuário e automóvel. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de cores e acabamentos externos e internos, a elaboração de figurinos para bancos, revestimentos, logotipos e apliques gráficos e texturas para diferentes superfícies.


Lucas Cassim Caires, 20 anos, estudante de Design de Produto do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP).

Projeto “Kene”: propõe o uso de materiais e acabamentos sustentáveis, aliando design, qualidade e o menor impacto ambiental possível. Inspirado na região Norte do Brasil, o projeto sugere uso de mão de obra e materiais locais, além de tecnologias e materiais que contribuem com o meio ambiente.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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PRESIDENTE DA COOPERÁRVORE VENCE PRÊMIO MULHERES NOTÁVEIS.

A presidente da Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável que faz parte do programa social Árvore da Vida – desenvolvido pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Betim (MG) -, Iracema Pereira, teve uma noite de gala no dia 4 de dezembro, no Automóvel Clube, em Belo Horizonte. Vencedora do prêmio “Mulheres Notáveis” na categoria Empreendedorismo Social, ela recebeu o troféu que a consagrou como uma mulher de destaque devido à sua história de vida e de seu trabalho na cooperativa. A premiação é promovida anualmente pelo Conselho da Mulher Empreendedora da  Associação Comercial e Empresarial de Minas  (ACMinas).


Iracema Pereira acredita que a conquista é resultado de um esforço coletivo.

“Ganhar esse prêmio não é o reconhecimento apenas do meu trabalho, mas de todos da Cooperárvore”, acredita. “Eu não teria vencido se não fossem eles, com o trabalho em equipe”, conta. Durante a noite, ela chegou a autografar o catálogo da nova coleção da Cooperárvore, “Vista-se de Flores”, para entusiastas do reconhecimento do trabalho do grupo.

Criada em 2006, a cooperativa já reutilizou cerca de 25 toneladas de materiais, como aparas de cinto de segurança e tecidos automotivos, doadas pela FCA e empresas parceiras, que foram transformadas em mais de 233 mil acessórios de moda e decoração, como bolsas, mochilas e malas. A cooperativa está localizada no Jardim Teresópolis, região vizinha à fábrica da Fiat.

Para a coordenadora de Relações com a Comunidade e Sustentabilidade da FCA, Luciana Costa, a vitória de Iracema é uma inspiração. “Mais do que gerar renda, a cooperativa dissemina na comunidade valores de cidadania e igualdade ao impulsionar o empoderamento social e político das mulheres”. Além de Iracema, outras 12 mulheres receberam, em diferentes categorias, a homenagem de Mulher Notável.

História de superação


A dona de casa Iracema Pereira Costa Salgado frequentou a primeira turma de corte e costura do programa Árvore da Vida, em 2004. Nunca havia costurado antes, mas tinha vontade de aprender. Em 2006, participou da criação da Cooperárvore, que atualmente emprega 13 moradores do bairro.

Em 2007, Iracema retomou os estudos por meio do supletivo, ação desenvolvida pelo Árvore da Vida. A cooperada também fez cursos de relações humanas, cooperativismo, informática, empreendedorismo, entre outros, oferecidos pelo programa em parceria com o Sebrae. Já em 2011, foi uma das cooperadas escolhidas para ir à Itália para expor os produtos da cooperativa no Meeting per l'amicizia fra i popoli, na cidade de Rimini.

O Árvore da Vida também foi fundamental para a formação dos três filhos de Iracema. Eles participaram de oficinas, cursos e encaminhamento para a aprendizagem industrial.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

NGK É A MARCA MAIS ADMIRADA PELO SETOR DA REPOSIÇÃO.

A fabricante mundial de velas de ignição, NGK, foi eleita por varejistas de todo o Brasil como a melhor e mais admirada marca do segmento do aftermarket. 

O Prêmio Inova 2015 - Indústrias do Novo Varejo, conta com a avaliação de 500 profissionais sobre ações promocionais, material técnico, treinamentos, serviço de 0800, índice de defeitos, garantia, rede de distribuidores e admiração. A multinacional japonesa também foi reconhecida nos quesitos e categorias Rede de Distribuidores, Velas e cabos de Ignição, Índice de Defeitos, Material Técnico, Garantia e Treinamento.

“O reconhecimento dos varejistas de todo o País é muito importante para a NGK, reforçando a qualidade do nosso produto e a confiança do mercado na nossa marca. Participamos com todas as principais marcas do setor de reposição, e isso nos dá a garantia de estarmos melhorando continuamente”, avalia Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK do Brasil.

e/d: Sergio Alvarenga, Relações Governamentais do Sindirepa Nacional; Edson Miyazaki, diretor Comercial da NGK do Brasil; Francisco Della Torre, presidente do Sincopeças; e Elias Mufarrej, coordenador do Grupo de manutenção Automotiva.

Os profissionais do setor também votaram nas categorias Amortecedor, Anéis e Pistões, Bicos Injetores, Borrachas de Suspensão, Cabos de Ignição, Correias, Disco de Freio, Embreagem, Filtros, Juntas e Retentores, Pastilha de Freio, Pivô e Terminal, Rolamento, Sondas e Sensores e Vela de Ignição.

O Prêmio Inova, realizado pela editora Novo Meio, chega à sua quarta edição e tem como objetivo apurar junto aos lojistas as marcas e os fabricantes de autopeças que mais se destacam no mercado através de seus produtos e serviços.
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FUNDAÇÃO MARCOPOLO LANÇA PRÊMIO DE VOLUNTARIADO VALTER GOMES PINTO.

A Fundação Marcopolo lançará nesta terça-feira, 8 de dezembro, o Prêmio de Voluntariado Valter Gomes Pinto. O objetivo é estimular ações transformadoras na sociedade por meio do trabalho de voluntários na cidade de Caxias do Sul/RS. Além disso, tem como metas também reconhecer, promover e divulgar projetos de voluntários e as suas entidades; apoiar projetos sociais através do voluntariado, e, por intermédio dessas ações, colaborar para diminuir as desigualdades sociais.


O Prêmio Valter Gomes Pinto, que terá a forma de um concurso, visa identificar e estimular ações transformadoras promovidas por voluntários, sendo estes moradores da cidade de Caxias do Sul, com projetos ligados a crianças e adolescentes em situações de risco social e pessoal.

O prêmio tem como suporte a Parceiros Voluntários, entidade referência no estado do Rio Grande do Sul em voluntariado, que auxiliará na escolha dos projetos contemplados e credenciará a entidade vencedora apta a receber voluntários.

Para fins deste prêmio, considera-se trabalho voluntário a ação desempenhada por pessoas que, motivadas pelos valores de solidariedade, doam seu tempo e trabalham de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário ligadas a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

Podem participar do prêmio voluntários que atuem em escolas públicas e entidades assistenciais do município de Caxias do Sul/RS. A entidade e/ou projetos devem ter no mínimo dois anos de existência ou CNPJ ativo, ou seja, estar inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA ou no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e, se escola, na Secretaria Municipal da Educação – SMED e na 4ª Coordenadoria de Educação 4ª CRE. Também é preciso estar credenciada na Parceiros Voluntários. Caso não haja cadastro na Parceiros Voluntários, as entidades interessadas serão informadas sobre o período para realizar o credenciamento.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição usando o formulário disponível no site da Fundação Marcopolo www.fundacaomarcopolo.com.br. Cada participante poderá inscrever apenas um projeto. As inscrições encerram-se em 29/01/2016.

Serão escolhidos, dentre todos os projetos inscritos, cinco finalistas, dos quais dois serão apontados como ganhadores. A escolha final será realizada com base nos seguintes critérios de seleção: Sustentabilidade do projeto – avalia a potencialidade/capacidade da organização para assegurar a continuidade futura do projeto com recursos próprios; Inovação – avalia a originalidade e inovação do projeto; Número de crianças e adolescentes envolvidos; Número de voluntários que trabalham no projeto; Capacidade de estabelecer parcerias com outras entidades; Envolvimento das crianças e adolescentes – avalia a participação efetiva dos mesmos na concepção e implementação do projeto; Projeto destinado a eliminar obstáculos ao exercício de direitos por parte dos cidadãos.

A entrega do Prêmio Valter Gomes Pinto de Voluntariado acontecerá  de dois em dois anos culminando com a Festa Nacional da Uva, da qual o sr. Valter Gomes Pinto foi, por muitos anos, grande  colaborador e voluntário. A premiação deste ano está marcada para o dia 01/03/2016, no estande da Marcopolo. Os prêmios serão em dinheiro para as entidades e deverão obrigatoriamente ser utilizados na ação/projeto objeto da premiação, obedecendo a quantia máxima estipulada para cada uma das categorias, conforme segue: 1° lugar: R$ 10 mil, e 2° lugar: R$ 5 mil. O voluntário responsável pela inscrição do prêmio receberá um troféu em reconhecimento.

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VELOCIDADE MÁXIMA NO VIDEOMONITORAMENTO AO VIVO.
Por Sergio Fukushima*

A crescente demanda por um transporte público de qualidade e com segurança tem acelerado a tendência de monitoramento em tempo real dentro de ônibus e metrôs. 


As câmeras de segurança têm sido uma ferramenta importante para garantir a segurança da população que usa ônibus, trem e metrô. Tanto que uma pesquisa global entre organizações ligadas ao transporte público, conduzida pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP) e a Axis Communications, indicou que 97% dos entrevistados, incluindo autoridades e operadores, possuem câmeras de segurança instaladas. Boa parte das organizações (80%) já possui câmeras no interior dos veículos, o que gera maior segurança aos usuários, mas somente 28% dos pesquisados visualizam ao vivo essas câmeras embarcadas.

Essa é a grande mudança prevista para ocorrer na segurança desses serviços nos próximos anos. Em primeiro lugar, a instalação de câmeras em veículos para um videomonitoramento móvel tende a ganhar espaço: a maioria dos pesquisados antecipou que há planos para instalar câmeras dentro de veículos nos 12 meses seguintes. Uma vez instaladas, as câmeras poderão armazenar as imagens no próprio veículo ou, de forma mais inovadora, transmiti-las ao vivo para uma central. Trata-se de um avanço tecnológico visto com muito entusiasmo pelo setor: para 72% dos entrevistados, a possibilidade de detectar incidentes em tempo real é reconhecida como uma nova tendência do mercado.

Para além do atual uso em questões forenses, armazenando as imagens para uso futuro como provas de crimes, o videomonitoramento em tempo real oferece uma série de outros benefícios.

Sistemas de vídeo IP podem ser eficientemente usados no gerenciamento de incidentes no momento em que eles ocorrem, aumentando a segurança real e percebida entre passageiros e funcionários, além de minimizar, deter e controlar vários tipos de crime e ações de vandalismo.

Outra questão positiva para as organizações do transporte público é a possiblidade de melhorar o serviço ao acompanhar de perto as ações do condutor. As câmeras IP podem ser instaladas tanto dentro quanto fora dos veículos, inclusive voltadas para os arredores, permitindo esclarecer se o acidente foi causado por terceiros ou por alguma imprudência do condutor.

É exatamente assim que funcionam os ônibus colocados recentemente em fase de testes em Lima, capital do Peru. Cada ônibus possui quatro câmeras resistentes a vibrações, algo mandatório em sistemas de transporte de massa, para assegurar que a câmera não deixe funcionar após certo tempo de utilização. Assim, ela permite a gravação das imagens internas e externas do veículo e a transmissão ao vivo para a central de monitoramento. Segundo o prefeito de Lima, o sistema ao vivo ajudará na verificação de acidentes e na identificação de delitos.

Esse é um exemplo claro de como a gestão pública pode se beneficiar com a presença de câmeras IP no transporte público. Além de garantir a segurança de passageiros e funcionários, os veículos equipados com a tecnologia podem se tornar aliados na manutenção de cidades mais organizadas e seguras, apesar de todos os desafios enfrentados hoje nas metrópoles.

Acordos entre os setores público e privado, como o uso compartilhado das imagens geradas pelas câmeras ao vivo, poderiam ampliar o conhecimento e a visão do que está acontecendo na cidade. Se um delito está ocorrendo em uma determinada região, a Polícia poderia requerer a imagem de um coletivo que esteja próximo do local e utilizar as imagens geradas por ele.

Políticas públicas que favoreçam o transporte coletivo de passageiros precisam levar em conta a segurança nesses ambientes. Pelos resultados apresentados na pesquisa da Associação Internacional de Transporte Público, nota-se que o mundo todo está preocupado com o tema, investindo em novas tecnologias e em inteligências embarcadas para otimizar a segurança e a eficácia do sistema.











* Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis Communications para a América do Sul.


Sobre a Axis Communications: A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento se desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2000 funcionários dedicados em 40 escritórios e opera através de mais de 72 mil parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.

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PEUGEOT 2008 DKR REVELA SUAS CORES PARA O DAKAR.


A Equipe Peugeot Total revelou o “uniforme” do 2008 DKR que seus pilotos Sébastien Loeb, Stéphane Peterhansel, Cyril Despres e Carlos Sainz usarão para enfrentar o próximo Rally Dakar, numa jornada épica pela Argentina e Bolívia durante duas semanas no mês que vem.

Para 2016, o Peugeot 2008 DKR foi extensivamente desenvolvido para se tornar maior, mais rápido e mais poderoso. Complementando o visual agressivo do veículo, uma “vestimenta” muito particular vai garantir que a Peugeot se destaque no deserto.

A Marca usa orgulhosamente as cores de todos os seus parceiros no projeto Dakar, e pela primeira vez terá o teto coberto pela cor prata, projetado para refletir a luz do sol no verão argentino, no qual as temperaturas podem ultrapassar 50 graus centígrados.

Esta decoração contemporânea sublinha as muitas mudanças que o carro sofreu desde que fez sua estreia na competição há 11 meses, com evoluções por fora e debaixo da carroceria. As novas dimensões alteraram significativamente a distribuição de peso do carro, que agora conta com rodas sobressalentes e reduzido centro de gravidade que melhorou a dirigibilidade.

Em 2016, as cores fluem naturalmente da frente para trás, apresentando a capacidade que o veículo tem de chegar a qualquer lugar em seu mais novo desafio. O desenho do carro também enfatiza a semelhança familiar com o Peugeot 2008, no qual essa máquina foi inspirada.

O diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin, comentou: “Se o carro for tão bem como parece, então certamente teremos um ano forte em 2016. O novo Peugeot 2008 DKR16 parece se movimentar rapidamente mesmo quando parado”.

A 38ª edição do Rally Dakar começa em Buenos Aires, na Argentina, no sábado dia 2 de janeiro, e termina em Rosário no sábado, 16 de janeiro. À frente da Equipe Peugeot Total, cerca de 10.000 quilômetros de intensa competição, na qual ela viajará boa parte da América do Sul.

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Peugeot do Brasil
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HONDA LANÇA NOVO MOTOR NO BRASIL.

Com objetivo de oferecer mais uma opção em motores estacionários, a Honda Produtos de Força apresenta seu novo modelo GX 200 Super ao mercado nacional. Desenvolvido com base em alta tecnologia, e disponível para comercialização no Brasil a partir deste mês, reúne em um único produto características exclusivas para quem precisa de uma unidade de força prática e resistente, porém potente, econômica e confiável.



No Brasil, o novo GX 200 Super tem como público alvo as populações ribeirinhas das regiões Norte e Nordeste, que usam a pesca como principal fonte de renda. Pensando nisso, a Honda auxiliou e apoiou um fornecedor no desenvolvimento do projeto de uma rabeta específica para utilização do GX 200 Super no País. 

Seu projeto surgiu da necessidade de um motor de propulsão leve e compacto, mas que oferecesse características especiais como regime de rotação mais baixo, alto rendimento, baixo consumo de combustível e grande flexibilidade. Com base nessas premissas nasceu o novo Honda GX 200 Super, que também poderá ser utilizado em outros mercados como construção civil, agrícola entre outros.

Com 196 cm³ de capacidade, o GX 200 Super é monocilíndrico, quatro tempos, OHV (Over Head Valve) e desenvolve potência máxima de 55 hp a 1.800 rpm e torque de 2,41kgf.m a 1.250 rpm. Compacto e simples de transportar possui peso total de 16 kg, partida por sistema retrátil, tanque de combustível com 3,1 litros e refrigeração a ar. Seu peso reduzido permite grande portabilidade, principalmente aos pequenos usuários, que necessitam de um motor estacionário multitarefa para ser operado no trabalho e no uso doméstico.

Entre suas principais inovações, destaque para o sistema “Internal Gear Drive System”, uma caixa de redução de 2:1 que possibilita o funcionamento do motor em baixas rotações (1.800 rpm), sem perda de potência. Trata-se de um conjunto de engrenagens, leve e simplificada, que garante baixa manutenção, excelente rendimento e grande durabilidade para trabalhos mais difíceis.

O sistema é inédito na linha comercializada pela Honda Produtos de Força no Brasil, e representa um nicho de mercado com grande potencial, em um segmento praticamente inexplorado. O GX200 Super manteve o mesmo sentido de rotação da ponta de eixo acompanhando os demais modelos da série GX e GP.

Inovação e exclusividade


O motor estacionário GX 200 Super contém componentes exclusivos como, por exemplo, as arruelas de pressão, que melhoram a durabilidade e o desempenho dos rolamentos. Sua utilização é essencial, pois garante que a vibração e estresse estrutural na ponta do eixo fiquem praticamente anulados, sobretudo quando o motor é acoplado a uma rabeta. Outro destaque exclusivo é o sistema de arrefecimento que a Honda redimensionou para melhor captação de ar e resfriamento dos componentes. Dutos especiais foram instalados na parte interna e direcionam o ar para a carcaça do motor e ventoinha. Inédito na linha GX, a inovação assegura que o motor trabalhe em temperaturas mais baixas e ofereça melhor rendimento.

Importado da Tailândia, o primeiro lote do GX 200 Super já está disponível no mercado a partir deste mês. A garantia é de dois anos e foi estendida para toda a linha GX de motores estacionários, comercializados pela Honda no Brasil.

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JOVENS TALENTOS E INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.
Por Ingo Pelikan*

No início de sua história, entre 1960 e 1970, a indústria automotiva brasileira possuía forte atratividade para a contratação de jovens profissionais. Era a preferida de todo recém-formado em engenharia mecânica, que por via de regra desejava ingressar numa montadora ou grande autopeças. Eram outros tempos, é claro, de enorme crescimento na cadeia automotiva. Com o passar dos anos, outros setores começaram a crescer no Brasil, apresentando novas formas de trabalho, e os engenheiros, que até então só miravam a indústria automotiva, perceberam que eram portfólio de muitas outras oportunidades. 

Hoje a cadeia automotiva enfrenta concorrências pesadas na disputa por mão de obra especializada, como as empresas de tecnologia da informação, as companhias da área de negócios e as próprias redes bancárias. Enquanto montadoras e sistemistas apresentam um modelo clássico de gestão, com passagem de responsabilidades dentro de uma estrutura hierárquica, outros setores têm dinâmicas de trabalho que são consideradas mais atrativas pelos jovens. Na área de tecnologia da informação, por exemplo, empresas oferecem comodismos como trabalhar home office ou usufruir de espaços abertos dentro dos escritórios para a troca de ideias.

Fato é que hoje os jovens querem ter mais liberdade e facilidade de comunicação. Eles não buscam obrigatoriamente uma carreira vertical, mas experiências diferentes e novos desafios, ou seja, oportunidades de trabalho mais dinâmicas e criativas, que combinem desenvolvimento profissional com perspectiva de crescimento. Vale lembrar que há cerca de 10 anos o perfil do jovem já não era se manter no mesmo posto de trabalho por longos períodos, mas trocar de emprego para aprender o máximo possível. 

O setor precisa voltar a ser atrativo para trazer ou, mesmo, reter esses talentos. Cientes de que novas demandas aparecem em cada geração, montadoras e sistemistas já avançam alguns passos nesse sentido. Além de oferecer planos de carreira e programas de trainees, na busca de talentos em universidades e escolas técnicas, a indústria começa a mudar a sua forma de gestão e suas estruturas organizacionais. Hoje, por exemplo, um engenheiro não precisa só trabalhar numa área de engenharia, mas pode contribuir em diversos setores como produção, tecnologia, vendas e comercial. 

A indústria automotiva também já oferece outros chamarizes. O setor passa por uma revolução em termos de conhecimento e informática. Hoje a palavra que mais está em voga é conectividade; o sonho de consumo de parcela considerável dos brasileiros é apertar um botão que faça tudo sozinho. Nesse sentido, vários aplicativos surgem no setor, o que demonstra uma aproximação cada vez maior entre a indústria automotiva e o mundo da informática, um universo pelo qual os jovens têm alto grau de interesse. Neste caso, une-se o útil ao agradável: o perfil de inovação e criatividade com a necessidade do setor automotivo.

Outro atrativo para os jovens são os esforços da nossa indústria para a preservação do meio ambiente, refletidos no desenvolvimento de tecnologias que são capazes de atender as metas de melhoria da eficiência energética dos veículos. Existem cada vez mais legislações, que obrigam o setor – que por sua vez também se compromete – a desenvolver carros cada vez mais econômicos e menos poluentes. Neste contexto de transformações, tanto tecnológicas quanto legais, o equilíbrio dos experientes e a expertise dos jovens para a inovação são fundamentais para alavancar o processo de aprimoramento da qualidade na indústria. 

Dessa forma, a indústria automotiva já caminha para ser tão atrativa como era lá no começo, o que deve ocorrer gradativamente nos próximos anos. Embora agora esteja enfrentando momento difícil, de adequação aos volumes de produção e venda, o setor tem espaço de crescimento, que se dará não só em volume, mas em diversidade de produtos em função das novas demandas por conectividade e preservação ambiental. Independentemente de quanto tempo vai durar essa fase de incerteza, devemos apostar que a indústria vai retomar e quem se preparar agora sairá na frente.











* Ingo Pelikan é presidente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.



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domingo, 6 de dezembro de 2015

LEANDRO TOTTI É TRICAMPEÃO DA FÓRMULA TRUCK.

Leandro Totti foi coroado como o mais novo tricampeão da Fórmula Truck.

Paulo Salustiano venceu de ponta a ponta a décima e última etapa da temporada da Fórmula Truck, disputada na tarde deste domingo no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Paraná. Apesar do excelente resultado - foi sua quarta vitória na categoria - ele não conseguiu evitar o tricampeonato de Leandro Totti, que fez dois pontos a mais (369 a 367) na tabela de classificação. Felipe Giaffone, o terceiro piloto que brigava pelo título, terminou em segundo lugar e encerrou em terceiro a 20ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. 


Com os resultados da prova final, a MAN Latin América (Volkswagen) conquistou o título entre as marcas, com a Mercedes-Benz em segundo.



Logo na volta inicial da primeira fase, Salustiano superou o pole position Giaffone e manteve a ponta até o final. Totti, que largou em quarto lugar, ultrapassou Diogo Pachenki e Giaffone e marcou fundamentais pontos para a conquista. Na segunda fase, Giaffone retomou o segundo lugar de Totti e em vários momentos fez pressão sobre Salustiano, que mostrou muita maturidade para se manter na frente. 

Quando faltavam cerca de seis minutos para o encerramento, André Marques escorregou no óleo, bateu forte na proteção de pneus e seu MAN TGX capotou. Em mais uma demonstração da excelente segurança oferecida pelos caminhões da Fórmula Truck, André deixou, sozinho, o cockpit sem qualquer problema. O acidente levou a direção de prova a determinar a entrada do caminhão de segurança e, devido à falta de tempo, a prova foi encerrada com bandeira amarela. Totti já tinha sido campeão em 2012 e 2014.

Depoimento dos três primeiros da Fórmula Truck 



Resultado da primeira fase da décima e última etapa da Fórmula Truck


1º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 27min04s7996
2º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 9s0510
3º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 10s2460
4º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 11s4108
5º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 14s4749
6º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 20s4272
7º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, a 29s0195
8º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 29s5686
9º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 32s0974
10º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 40s1218
11º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 48s0593
12º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 55s8676
13º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 56s2829
14º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 56s6511
15º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 57s6170
16º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, a 58s7570
17º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 1 volta
18º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 1 volta
19º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, a 9 voltas

Melhor volta: David Muffato, 1min45s6423, média de 107,2 km/h

Resultado da segunda fase da décima e última etapa da Fórmula Truck


1º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 25min04s6144
2º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 3s9048
3º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 5s3266
4º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 9s8974
5º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 11s0793
6º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 12s0182
7º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, a 12s5875
8º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 13s1568
9º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, a 15s6145
10º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 16s1961
11º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 16s3303
12º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 20s0751
13º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 22s7755
14) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 2 voltas
15º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 2 voltas
16º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 4 voltas
17º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 6 voltas
18º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, a 10 voltas

Melhor volta: Felipe Giaffone, 1min39s7485

RESULTADOS DA TEMPORADA 2015


CARUARU - Vencedor - Felipe Giaffone; pole Felipe Giaffone; melhor volta 1 - Felipe Giaffone; melhor volta 2 - Felipe Giaffone

CAMPO GRANDE - Vencedor - Leandro Totti; pole - Felipe Giaffone; melhor volta 1 - Leandro Totti; melhor volta 2 - Leandro Totti

LONDRINA 1 - Vencedor - Felipe Giaffone; pole - Felipe Giaffone; melhor volta 1 - Felipe Giaffone; melhor volta 2 - Felipe Giaffone

VELOPARK - Vencedor - Paulo Salustiano; pole - Paulo Salustiano; melhor volta 1 - Paulo Salustiano; melhor volta 2 - Paulo Salustiano

GOIÂNIA - Vencedor - Felipe Giaffone; pole Leandro Totti; melhor volta 1 - Leandro Totti; melhor volta 2 - Leandro Totti

SANTA CRUZ DO SUL - Vencedor - Paulo Salustiano; pole - Paulo Salustiano; melhor volta 1 - Paulo Salustiano; melhor volta 2 - Paulo Salustiano

CURITIBA - Vencedor Leandro Totti; pole - Felipe Giaffone; melhor volta 1 - Paulo Salustiano; melhor volta 2 - Leandro Totti

GUAPORÉ - Vencedor Wellington Cirino; pole - Djalma Fogaça; melhor volta 1 - André Marques; melhor volta 2 - Djalma Fogaça

CASCAVEL - Vitória - Felipe Giaffone; pole - Felipe Giaffone; melhor volta 1 - Felipe Giaffone; melhor volta 2 - David Muffato

LONDRINA 2 - Vitória - Paulo Salustiano; pole - Felipe Giaffone; melhor volta 1 - David Muffato; melhor volta 2 - Felipe Giaffone.

Pontuação final dos dez primeiros do campeonato de pilotos*


1) Leandro Totti (campeão), 369 pontos 
2) Paulo Salustiano, 367 
3º) Felipe Giaffone, 360
4) Diogo Pachenki, 275
5) Djalma Fogaça, 269
6) André Marques, 268
7) Wellington Cirino, 243
8) David e Pedro Muffato, 193 
9) Jaidson Zini, 179
10) Raijan Mascarello, 178
*Classificação completa em: www.formulatruck.com.br/classificacao.asp.

Campeonato de Marcas

1) MAN, 833
2) Mercedes-Benz, 768
3) Ford, 473
4) Scania, 472
5) Iveco, 391
6) Volvo, 229


PRÉ-CALENDÁRIO DE 2016
13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
7 de agosto - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG
* Sujeito a alterações


Mais informações.
www.formulatruck.com.br.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Orlei Silva

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves.

QUEM NÃO SE COMUNICA, SE... 

Se ferra. Se trumbica. Se estrumbica. Dá com a cara na parede. Tem de sair por aí depois apagando a lousa, revogando as ordens, desistindo de suas próprias decisões. Nossos políticos, os próprios exemplos de trumbicados, comprovam com louvor a teoria do Velho Guerreiro. Alopram. Quem quer um abacaxi? Roda, roda, roda e avisa: um minuto pros comerciais!

Há algum tempo quero falar um pouco sobre a área na qual trabalho, de comunicação, de imprensa. Expor e questionar o que está acontecendo no mercado, a forma como a informação está sendo filtrada para os seus olhos e ouvidos, contar até de como está raro achar um personagem que esteja se defendendo porque teria uma reputação a zelar, um mínimo de vergonha na cara. 

Repara. De uns tempos para cá virou moda: quem responde à imprensa é quase sempre o advogado do acusado, na vitrine, e que passa a ter visibilidade; afinal, muitos falam na porta das cadeias onde estão trancados os seu defendidos. Só que advogados advogam, não são obrigatoriamente bons comunicadores, por mais competentes que sejam em suas áreas, por melhores que sejam suas defesas diante de juízes, desembargadores e júris. Sua linguagem é outra, esse é o problema quando as ouvimos. A linguagem que usam é técnica, específica da profissão, estão sempre numa atitude meio defensiva, protegendo a linha da cintura de seus clientes. Nós estamos aqui fora, esperando não a redução de penas, mas explicações sobre o que aconteceu.

Não é questão de certo ou errado. Mas é o que torna possível perceber - e é horrível isso -que querem que a opinião pública se esgoele; fatalmente se cansará da questão, substituída por outra gritaria, por outro assunto. A opinião pública é utilizada para fazer pressão, quando interessa - autorizam até entrevista dos clientes ao Fantástico. Quando essa pressão é contra, aí não há por que satisfazer ao seu apetite - e servem ao público as falas de suas defesas, repetitivas, monocórdicas (pois o texto já foi encaminhado aos magistrados, não pode variar), às vezes até desconectadas da realidade mínima dos fatos.

Mas o que acelerou mesmo o tema foi esse caso de São Paulo com os garotos que ocuparam as ruas para protestar contra o que eles nem bem sabiam bem o que é, mas não gostaram. Não gostaram e pronto. Porque o que chegou é que fato x ia mexer muito com a rotina. Não houve da parte do governo Alckmin e nem do secretário com cara rude o cuidado de antes preparar o terreno para plantar a ideia. Aí ficou até engraçado porque a ideia de que ele desistiu antes que aparecesse um garoto morto ou machucado parece que era boa, defensável - todo mundo que tem filhos e que eu perguntei, achou legal, falou bem, gostou. Só que saber ou ver que a polícia estava dando umas bifas nos jovens não foi legal. Eu também não ia gostar de imaginar meus filhos sendo educados a cassetetes e bombas de gás. Assim, passou-se quase um mês só de bate-boca, prejuízos, invasão de escolas, quebra-quebra, ruas ocupadas e bloqueadas. Os meninos estavam tendo ali a sua primeira incursão no maléfico mundo da política, no caso representada pelos sindicatos instigando a rebeldia juvenil. Deixa. Assim aprendem, como alguns de nós que estivemos em outros lados, e que também um dia já acreditamos até num certo líder metalúrgico.

A presidente Dilma é outro exemplo de quem despreza a comunicação ou está cercada por não entendedores. Ou, ainda, é uma que só de birra não quer escutar, faz o que quer, contraria conselhos - como aquele que diz que em boca fechada não entra mosquito, ou outro, que quanto mais fala, mais se enrola, ou um terceiro: quem fala demais dá bom-dia a cavalo.

Só que o mosquito do momento, que prolifera junto com o abandono cívico, não entra na boca. Pica. E suas patinhas-agulha estão transmitindo males que não esqueceremos tão cedo, porque essas crianças de cérebro pequeno vão sobreviver e a imagem delas irá nos atormentar ainda mais lembrando dessa época agora, com esse grito parado no ar, momento que não anda nem desanda, nem sai de cima. E as explicações, quem irá dá-las? Quem vai contar por que aquele mosquito que Oswaldo Cruz eliminou do Brasil há um século hoje zomba de nossos Governos?

Se a boca é feita para falar como se diz, não há porque ficarmos quietos com o silêncio deles em suas manobras.

Boca de siri! Não os deixe perceber que o povo já os viu sendo pegos com a boca na botija. Enquanto isso, tempo que esperamos explicações, a gente vai continuar botando a boca no trombone. Quem não fala, consente.

São Paulo, dezembro animado, 2015.





* Marli Gonçalves, jornalista - Prontinha para libertar a Matilde, aquela da boquinha que vai adorar contar os bastidores dessas discussões que estão parando o país
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
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