quinta-feira, 21 de julho de 2016

MERITOR COMEMORA 60 ANOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO.


A Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais pesados na América do Sul, possui diversos motivos para celebrar seus 60 anos de atuação no mercado brasileiro. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o saldo geral é bastante positivo, tanto em relação à produção e fornecimento, quanto em realizações. A empresa ganhou um novo nome, vinculou sua imagem a projetos sociais e à patrocínio de atividades esportivas. Inaugurou fábrica, expandiu suas instalações e se manteve bastante presente no mercado, sempre buscando tecnologias de ponta para o setor de transportes nacional, desenvolvendo produtos visando à maximização da relação custo x peso/eficiência e, consequentemente, a redução da emissão de poluentes pelos veículos pesados.

Com empresas como a Ford, MAN Latin America, Volvo, lveco, International, DAF, Mercedes-Benz e Agrale como principais clientes, a Meritor atua como full supplier, oferecendo aos fabricantes de caminhões, ônibus e veículos especiais todos os componentes que transmitem a força do motor da caixa de transmissão até as rodas. Durante esses 60 anos de atuação, produziu mais de 8 milhões de eixos, sendo mais de 3,5 milhões pra veículos comerciais.

Atualmente a empresa enfrenta a pior crise do setor, voltando a patamares produtivos de 2004, porém acredita e já trabalha com a retomada do mercado de caminhões, projetando crescimento acima de 25% de produção em 2017, dada a base baixa que por sua vez cai 10% em relação a 2015. Um terço desse crescimento virá da retomada de investimentos e renovação de frota, um terço pela regularização de estoques das montadoras e um terço com aumento de financiamento através da modalidade FINAME.  

“O maior desafio enfrentado pelo Meritor nesses 60 anos de atuação, sem dúvida, é se manter líder do mercado em participação e tecnologia do produto. O setor de pesados já enfrenta dois anos de recessão e é o primeiro a sofrer a queda, porém também o primeiro a se recuperar. Considerando a estabilização politica do Brasil e a retomada do crescimento econômico movidos principalmente pela agricultura, o investimento e o mercado consumidor, além do crescimento do índice de confiança, acreditamos que no segundo semestre de 2017 o setor deve se recuperar e, consequentemente, a Meritor voltar a crescer”, explica Silvio Barros, vice-presidente e diretor geral da empresa para América do Sul. 

No Brasil

A Meritor tem raízes associadas a marcas como Braseixos e Rockwell. A companhia surgiu em 1956, como fruto da iniciativa de empreendedores locais e internacionais, um mês depois do presidente Juscelino Kubitschek assinar o decreto de criação do GEIA – Grupo Executivo da Indústria Automobilística, considerado o ponto de partida para construção do parque industrial automotivo.

Atualmente a Meritor do Brasil possui fábricas de eixos em Osasco (SP) e em Resende (RJ), dentro do Parque de Fornecedores da MAN Latin America, e mantém uma joint venture com a Randon – desde 1986 – para produção de sistemas de freios da marca Master, em Caxias do Sul (RS). Além disso, a Meritor é um dos fornecedores participantes do Consórcio Modular da MAN Latin America desde o início das operações da fábrica em Resende.

Indicada por mais de dez vezes como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil por publicações especializadas, a Meritor promoveu ampla modernização nos anos recentes para elevar a capacidade das instalações, implantar processos de manufatura eficientes e ampliar o portfólio com produtos de qualidade internacional. Na área de engenharia e tecnologia, a marca é conhecida pela proximidade com parceiros e clientes no desenvolvimento de produtos e soluções.

Fusões e aquisições

Com o nome de Cresa, a organização foi estruturada a partir da união entre a Cobrasma – Companhia Brasileira de Material Ferroviário S.A – e a divisão da Rockwell Spring & Axle Co., chamada Timken-Detroit Axle Division, a maior produtora de eixos para caminhões à época.

Na configuração atual, a Meritor é o resultado de uma série de fusões e aquisições em trajetória paralela ao desenvolvimento da indústria automobilística, especialmente dos segmentos de caminhões e ônibus, para os quais se tornou o principal fornecedor de eixos pesados.

A Cresa foi absorvida pela Cobrasma Rockwell Eixos S.A., sucedida pela Braseixos Rockwell, que depois passou a ser chamada de Braseixos e ainda Rockwell Braseixos. A Meritor do Brasil surgiu de um spin-off do braço automotivo da Rockwell International e absorveu a operação no Brasil, acabando por unir-se em joint venture com a Arvin em 2000, sob a razão social de ArvinMeritor.

Em 2010 a corporação vendeu os negócios globais voltados para veículos leves e decidiu concentrar a atuação no segmento de sistemas e componentes para veículos comerciais. No Brasil a mudança consolidou-se no início de 2011, com a venda das divisões remanescentes em Limeira, no interior paulista.

Com novo perfil, a companhia anunciou a mudança de seu nome para Meritor, Inc.,  e passou a se dedicar exclusivamente ao mercado de veículos comerciais e industriais nas principais regiões do mundo.

“Trouxemos de volta o nome Meritor, que ganhou expressiva reputação no mercado de veículos comerciais e representa também a marca dos produtos”, afirma Sílvio Barros,  que enfatiza a posição de liderança da operação na região: “A Meritor é uma das três principais sistemistas na América do Sul no segmento de caminhões, ônibus e veículos especiais”.

Produtos

Durante esses 60 anos, a Meritor desenvolveu e forneceu diversos produtos e tecnologias, com destaque para localização e fabricação de eixos com solda a laser – que  aumenta a capacidade de carga trativa –, nacionalização de componentes com considerável redução de peso, e desenvolvimento de eixo com duas velocidades (específico para o mercado brasileiro).

Nos últimos anos, mantendo sua tradição em apresentar inovações e tecnologias de ponta para o mercado nacional, a Meritor lançou os eixos 17X e 18X, que não possuem parafusos, característica que reduz consideravelmente o peso da peça, diminuindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes. Outro ponto é a tecnologia Logix Drive, que funciona de forma eletrônica junto aos eixos, controlando o nível de óleo do diferencial conforme o torque exigido na operação. Este sistema está em testes nos EUA e Europa para família de eixos 17X, reduzindo o arrasto interno e contribuindo para redução do consumo de combustível dos veículos.

Seu mais recente lançamento foi o eixo Detachable Tandem, que possibilita o desengate de um dos eixos trativos da configuração tandem, veículo 6x4, e por consequência, permite que um dos eixos traseiros trativos seja levantado sempre que o veículo estiver descarregado, transformando o veículo na configuração 4x2. Como principais vantagens, podem ser notadas a redução do consumo de combustível, se comparado à utilização do veículo com os dois eixos no solo, além de melhorar a dirigibilidade, pela flexibilidade de transformá-lo para a configuração com um eixo trativo somente. Outra vantagem que pode ser percebida é a redução do desgaste dos pneus, já que ao suspender o eixo elimina-se o atrito com o solo.

Estrutura Organizacional

Para se manter sólida, a Meritor fez diversas alterações em sua estrutura organizacional nos últimos dois anos, visando otimizar e promover um alinhamento maior das estratégias e ações junto ao mercado. A primeira delas é que Luís Marques, gerente sênior de marketing e vendas, assumiu a unidade de negócios de aftermarket da companhia. O executivo continuou responsável pela área de marketing da divisão OEM, porém suas funções da área de vendas OEM foram transferidas para Leandro Carvalho. Já Osmar Correa seguiu como gerente sênior de vendas OEM, dividindo com Carvalho a tarefa de comercializar os produtos Meritor para as montadoras, além de incorporar a área de venda de reposição ao canal OEM.

Todos os executivos passaram a se reportar a Kleber Assanti, que assumiu a diretoria do aftermarket da Meritor na América do Sul, além da rotina de vendas OEM, marketing e recursos humanos da companhia.

Rodrigo Soffner assumiu a responsabilidade pelas áreas de Engenharia e Estratégia de Produto, agregando também a Gestão de projetos da empresa, após passar dois anos na Itália como responsável pela estratégia de produtos para Europa. O executivo se reporta diretamente a Silvio Barros.

Aftermarket

O mercado de reposição para veículos comerciais na América do Sul é atendido pela Meritor por meio da Unidade Aftermarket, que mantém uma central de distribuição próxima à fábrica de Osasco, além de uma rede de distribuidores. A unidade comercializa produtos da marca fabricados em todo o mundo e oferece também serviços de treinamento e assistência técnica.

Em 2016 foi lançado um novo catálogo eletrônico de componentes com objetivo de agilizar as buscas por produtos, sanar dúvidas de aplicação dos produtos e diversas informações técnicas, além de produtos como caixas de satélite de diferencial e kits de reparo de rolamentos com mais de 20 variações de duas linhas.

Já em relação aos serviços de treinamentos, a Meritor mantem o programa Frota Parceira, que oferece capacitação a frotistas de todo o país e o treinamento sobre eixos diferenciais, onde os participantes recebem informações para executar corretamente a manutenção dos diferenciais, bem como identificar qual a causa dos principais problemas que ocasionam falhas de um eixo.

Responsabilidade Social e Parcerias

A Meritor também aposta no patrocínio de ações culturais, sociais e esportivas. Com incentivo às competições no universo da Fórmula Truck, a empresa é patrocinadora das equipes ABF/Mercedes-Benz, RM Competições/Volkswagen MAN, ABF/Volvo, DF Motorsport/Ford, para as quais fornece e desenvolve tecnologias para os caminhões da modalidade. Ainda no universo dos esportes, a Meritor patrocina a Liga de Futebol Amadora de Osasco.

Ações solidárias, como doações a asilos, abrigos, entidades assistenciais e centros de apoio a situações emergenciais também fazem parte do rol de atividades desenvolvidas pela Meritor.  A empresa mantém uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, com o intuito de promover a inclusão social dos portadores de deficiência visual, incentivar o trabalho voluntário e auxiliar na publicação de livros em braile para o público do instituto. Inclusive, realizou recentemente uma campanha de doação de Notas Fiscais para a Fundação. Outro incentivo realizado foi através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para o Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, para reformas estruturais e educacionais do projeto, visando o melhor atendimento aos alunos da região de Osasco.

A Meritor mantem ainda uma parceria com a Fundação Iochpe, desenvolvendo o projeto social Formare e exercendo sua responsabilidade social ao permitir o acesso de jovens à cultura corporativa, bem como oferece condições para que venham a fazer parte de seu quadro de colaboradores.

As ações realizadas pela sistemista nos últimos anos também englobam o patrocínio de ações culturais como espetáculos teatrais, filmes nacionais e livros, bem como uma recente campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro do Hospital São Lucas – mais de 120 colaboradores ajudaram a salvar 480 vidas.

Em algumas das apresentações promovidas pelo Circo Roda e Circo Manacá, a comunidade de Resende, RJ, e Osasco, SP, tiveram acesso gratuito ao evento, o que favoreceu e viabilizou o acesso à cultura para diversas famílias de baixa renda. 

SD&PRESS Consultoria
Priscila Fabi
priscila.fabi@sdpress.com.br
Mariana Larsson
mariana.larsson@sdpress.com.br
Sergio Duarte
sergio.duarte@sdpress.com.br
(11) 3876-4070

Sobre a Meritor: Com sede em Troy, Michigan, nos Estados Unidos, a Meritor é um fornecedor global de amplo portfólio de sistemas integrados, módulos e componentes para fabricantes de equipamentos originais e aftermarket no segmento de transportes e industrial. A companhia atende produtores de caminhões, reboques, ônibus e veículos off-road, além da área de defesa. A Meritor comemorou o centenário em 2009, celebrando uma longa história de “pensar à frente”. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, com a designação MTOR. Informações relevantes sobre a corporação estão em www.meritor.com.
Meritor na América do Sul: As operações da Meritor na América do Sul estão centralizadas no Brasil. A companhia possui instalações em Osasco, SP, onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada, e participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da MAN, em Resende, RJ. A operação brasileira, que comemora em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no país a joint venture com a Randon, a Freios Master.

Nenhum comentário:

Postar um comentário