sexta-feira, 15 de julho de 2016

MOVIDA A ETANOL, FÓRMULA INTER ALIA PERFORMANCE COM SUSTENTABILIDADE.

Além de promover o talento de 22 pilotos brasileiros, entre iniciantes e amadores, a recém-criada Fórmula Inter pode ser considerada uma das mais inovadoras categorias do automobilismo brasileiro por adotar tecnologias desenvolvidas no País em monopostos de corrida, todos abastecidos com etanol de cana.


Para divulgar a competição, que terá todas as suas 11 etapas transmitidas pelo canal Band Sports e fará parte do Campeonato Paulista de Automobilismo, será realizado o The Victory Day. O evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de julho, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo em Piracicaba (SP), e terá diversas atividades práticas e teóricas para que equipes, carros e pilotos sejam certificados para a prova. Nesta ação, a União da indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) será fornecedora oficial de etanol, que em comparação com a gasolina, aumenta a potência do motor e ainda reduz em até 90% as emissões de CO2.

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, acredita que a Fórmula Inter, a exemplo da categoria americana Fórmula Indy, que também usa o mesmo combustível renovável, pode se tornar uma importante plataforma de desenvolvimento tecnológico e marketing para a indústria automotiva de baixo carbono no Brasil, principalmente no segmento esportivo.

“Usar o biocombustível brasileiro em veículos de alta potência fabricado quase que inteiramente no País faz todo o sentido, não apenas pelo fato de produzirmos o etanol mais eficiente e sustentável do mundo, mas também porque a indústria da cana traz enorme prosperidade socioeconômica à nação”, afirma a presidente da UNICA, destacando que, sendo a primeira fonte de energia renovável do Brasil, a cadeia sucroenergética gera mais um milhão de empregos diretos e movimenta um valor bruto que supera os US$ 100 bilhões anualmente.

Para o diretor da Fórmula Inter, Marcos Galassi, a opção pelo etanol está alinhada com as soluções ambientais no segmento de transportes e atende os requisitos de alta performance exigidos pelos amantes de esporte a motor. “A categoria traz uma série de inovações e uma delas, que na realidade já deveria ser uma prática no mundo do automobilismo, é a utilização de energia renovável. Para uma categoria que está surgindo, com uma academia de novos pilotos, é marcante nascer com o DNA dos combustíveis do futuro”, ressalta.

Categoria inovadora

F-Inter MG-15

Com um nome que faz referência a um dos circuitos mais famosos do mundo – Interlagos –, a Fórmula Inter é uma modalidade que abre espaço para todos os públicos interessados no esporte, como de pilotos amadores, os que ainda precisam de mais experiência antes de encarar categorias internacionais e até mesmo os egressos do Kart. Desta forma, adotou-se o modelo “seat and drive”, ou seja, o piloto paga pelo aluguel do equipamento e dos serviços, e ao chegar à pista para competir encontra o carro pronto para “sentar e pilotar”. O valor para a locação por prova é de R$ 13.990,00.

Todos os carros usados pelos competidores serão iguais. O modelo F-Inter MG-15, construído com 95% dos componentes desenvolvidos na própria fábrica da Fórmula Inter, localizada próximo ao autódromo de Interlagos, foi concebido pelo engenheiro e mecânico automotivo José Minelli, especialista com mais de 45 anos de experiência no automobilismo nacional.

O monoposto incorpora os mesmos softwares utilizados pelos principais fabricantes de veículos de competição em todo o mundo, além de possuir os mais resistentes e avançados materiais para segurança, performance e competitividade. Além da UNICA, que fornecerá o biocombustível durante o The Victory Day, apoiam e patrocinam a Fórmula Inter as empresas Bosch, Sparco, Pirelli e Relógios Lapizta.

Para mais informações, acesse www.formulainter.wix.com/formulainter. 

Fotos: F-Inter.

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Sobre a UNICA: A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA - www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2015/16, o Brasil produziu aproximadamente 617 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol.

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