quinta-feira, 7 de abril de 2016

FPT INDUSTRIAL LANÇA DOIS NOVOS MOTORES PARA ATENDER O MERCADO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, anuncia a produção de dois novos modelos de motores para geração de energia. O Cursor 16 e o S8000 G-Drive passam a integrar o portfólio de soluções da marca, com a possibilidade de oferecer maior potência e capacidade de geração de energia aos usuários. 

A partir dos lançamentos, a FPT Industrial passa a atender um novo nicho de mercado dentro do segmento de geração de energia em termos globais. No Brasil, a previsão é que sejam comercializadas cerca de duas mil unidades dos propulsores por ano.

As oportunidades de mercado no segmento de geração de energia foram fatores decisivos para que a FPT Industrial iniciasse a produção de novos motores para atender as demandas do setor em escala mundial. Amauri Parizoto, Diretor Vendas da FPT Industrial na América Latina, explica que “o mercado latino americano nesta categoria está em expansão. Com os novos motores, vamos atender melhor esse mercado, além de ampliar a oferta para o segmento”. Segundo o executivo, a importação dos novos modelos será feita a partir da demanda dos clientes.

Cursor 16, menor custo de manutenção e consumo de óleo.


Produzido em duas etapas, o Cursor 16 tem sua parte mecânica constituída em Bourbon Lancy (França), enquanto a montagem de componentes para sua caracterização G-Drive é realizada em Pregnana Milanese, Itália. Sua comercialização no Brasil será por meio do processo de importação completamente suportado pela FPT Industrial América Latina. 

O propulsor se destaca pelo baixo custo de manutenção e consumo de óleo, que chega a 11% de economia quando comparado ao seu principal concorrente, com intervalos de trocas acima de 600 horas de uso. O Cursor 16 é também o mais compacto motor para geração de energia da categoria, 32% menor do que os demais disponíveis no mercado.  A marca destaca que oferece um motor de quase 600 kVA em um hardware utilizado para motores com 400 kVA de potência.

Por ser até 50% mais silencioso que os concorrentes, o Cursor 16 é ideal para aplicações em hospitais, grandes indústrias, supermercados e condomínios, por exemplo. Após 22 mil horas de testes, a elevada capacidade de produção de energia elétrica que o motor apresenta é merecedora de destaque, bem como sua potência máxima. O Cursor 13, também da FPT Industrial, em sua configuração mais potente alcança potência máxima de 400 kVA, enquanto que o Cursor 16 chega a 600 kVA.

O Cursor 16 para geração de energia possui seis cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e potência máxima em stand-by que chega a 600 kVA a 1800 rpm. O motor é equipado com sistema de injeção do tipo Common Rail e turbo aftercooler.

Novo S8000 G-Drive inova com configuração de 3 cilindros.


Os novos motores S8000 para geração de energia da FPT Industrial também seguem a tendência de design compacto aliado a um baixo custo de manutenção. O modelo é produzido nas unidades localizadas na Índia e Turquia. Assim como o Cursor 16, o S8000 G-Drive também será vendido no Brasil a partir de importação.

O motor de 2.9 litros, com três cilindros em linha e aspirado foi desenvolvido seguindo todos os padrões de confiabilidade da marca, já reconhecidos no mercado. O modelo atinge potência máxima de 36 kW em stand-by, mais uma vantagem em comparação com seus concorrentes, que chegam a 30 kVA de potência máxima nas mesmas condições.

O modelo se destaca pelo maior intervalo de troca de óleo da categoria, necessária apenas após 600 horas de uso. O consumo de combustível também é significativo. O S8000 G-Drive é até 6% mais econômico que seus concorrentes de quatro cilindros. Além disso, é até 11% menor que um motor de quatro cilindros e 6% menor do que os concorrentes de três cilindros sendo destinado para aplicações em escolas, lojas, pequenas indústrias e condomínios. 


MM Editorial
Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini 
simone@mmeditorial.com.br
(11)2941-7568

IMPORTADOS DA ABEIFA FECHAM TRIMESTRE COM QUEDA DE 44,2%.


As vinte marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores comercializaram em março 3.317 unidades importadas, alta de 15,5% em relação ao mês anterior,  mas contabilizam queda ante o mês de março de 2015 com taxa negativa de 43,1%. Foram 3.317 unidades contra 5.834 veículos.

No acumulado, cuja totalização chegou a 9.860 unidades emplacadas, a queda significou 44,2% em relação aos 17.670 veículos emplacados no primeiro trimestre de 2015.

No capítulo que contempla a produção local, as associadas BMW, Chery, Mini e Suzuki fecharam o mês de março com 710 unidades emplacadas, total que representou alta de 36,3% em relação ao mês anterior, mas queda de 34% se comparado com março de 2015. Enquanto, no acumulado, as quatro associadas à Abeifa totalizaram 1.865 unidades emplacadas, queda de 24,8% ante as 2.480 unidades do primeiro trimestre do ano passado.

Com os totais somados – importados e produção nacional -, a participação das filiadas à Abeifa no mercado interno é de 2,32% no mês de março e de 2,52% no primeiro trimestre.

Na opinião de José Luiz Gandini, presidente da entidade, “a crise de confiança predominante no País faz com que haja mais seletividade no crédito, fator determinante em nosso negócio. De qualquer maneira, a pequena recuperação em março ante o mês de fevereiro foi um alento para o setor”.

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo 
textofinal@textofinal.com
11 3849-8633

CARRO AUTÔNOMO DA DELPHI CELEBRA SEU 1º ANIVERSÁRIO.

Nomeado como RoadRunner, o veículo é equipado com tecnologias que garantem uma condução autônoma com segurança e comodidade ao usuário.


Após completar a primeira viagem de maior condução autônoma na América do Norte – viajando de São Francisco a Nova Iorque – em 2015, a Delphi agora celebra o 1º aniversário do veículo que alcançou essa conquista completando uma viagem com 99% de condução autônoma.

Essa viagem de costa a costa coletou três terabytes de dados. Agora, com cada projeto autônomo, a Delphi consegue coletar uma média de três petabytes de dados, dependendo da quantidade de tempo de direção necessário para cada teste. Segue uma perspectiva para comparar: a estimativa mostra que o cérebro humano tem a habilidade de guardar memórias que equivalem a aproximadamente 2,5 petabytes de dados binários.

O time de engenharia da Delphi continuou a trabalhar, aperfeiçoar, inventar e inovar no design do projeto. Na verdade, o veículo autônomo da Delphi – chamado de Delphi RoadRunner – recebeu atualizações significativas em 2015. Na CES 2016 (Consumer Electronics Show) a empresa apresentou o conceito V2E (vehicle-to-everything), que incorpora diversas tecnologias desenvolvidas pela Delphi e eleva a condução autônoma a outro patamar, permitindo que o veículo se comunique com ruas, sinais de trânsito, semáforos, outros carros e até mesmo pedestres.

Saiba mais sobre o Delphi RoadRunner no site: delphi.com.                                                                                                                                                                  
Delphi
Juliana Sanchez
juliana.c.sanchez@delphi.com
+55 19 3429-5056 
Mariana Fontainhas
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MAN LATIN AMERICA INAUGURA CANAL DIRETO COM CAMINHONEIROS NO TRUCKPAD.

Maior aplicativo para caminhoneiros do país, o TruckPad conta agora com espaço exclusivo para que os seus usuários possam aproveitar a oferta especial de serviços da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN. 

O objetivo do novo recurso é expandir as funcionalidades do TruckPad e garantir ainda mais produtividade aos profissionais das estradas.

Entre as novidades da plataforma de serviços da montadora, os caminhoneiros poderão localizar a concessionária da rede MAN Latin America mais próxima e entrar em contato direto para assistência técnica com o ChameVolks. Há ainda a possibilidade de configurar o caminhão ideal para sua operação e checar as ofertas disponíveis para compra do novo veículo.

Os usuários também vão receber dicas técnicas com vídeos para o melhor aproveitamento de todos os componentes do caminhão. Além disso, através do aplicativo, vão poder se conectar à MAN Latin America nas redes sociais como Facebook, Youtube e Linkedin. Recém-lançado pela montadora, o perfil no Instagram é outro espaço de relacionamento que pode ser acessado pelo TruckPad.

“A expansão de nossa parceria com o TruckPad está alinhada à nossa estratégia de proximidade estreita com o cliente. Estamos antenados ao crescimento do mundo digital e, por isso, reforçamos mais esse canal de relacionamento com os caminhoneiros”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Premiado no Vale do Silício, nos Estados Unidos, como startup mais inovadora do mundo em 2014, o TruckPad conecta de forma simples e rápida caminhoneiros à carga, proporcionando economia de tempo e rentabilidade para motoristas autônomos, além de trazer conveniência a empresas que procuram por carreteiros para transporte de cargas. Em menos de dois anos de existência, o aplicativo já se tornou líder no Brasil, com mais de 500 mil caminhoneiros cadastrados e mais de 400 mil ofertas de fretes por mês.

Sobre a MAN Latin America: Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é a maior montadora de caminhões da América Latina e a segunda maior em ônibus. Em 2015, a empresa assegurou a liderança de vendas de caminhões no Brasil pelo 13º ano consecutivo. Há 35 anos, a montadora mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas. Hoje já são mais de 800 mil caminhões e ônibus Volkswagen no mundo.

Sobre o TruckPad: Atualmente, o TruckPad tem mais de 500 mil caminhoneiros em sua base de dados e mais de 350 mil instalações do aplicativo. Além disso, o TruckPad registra mais de 400 mil ofertas de fretes por mês e R$ 1,5 bi em frete foram lançados na plataforma em dezembro/2015. A plataforma de big data RoadDrivers usa informações sobre o comportamento e localização do caminhoneiro para prever necessidades de produtos e serviços para esses motoristas ao longo de seu percurso. 

Comunicação MAN Latin America
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MERCEDES-BENZ VENDE 500 COTAS DE CONSÓRCIO EM APENAS SEIS MESES.


Com apenas seis meses do lançamento de três novos grupos para o mercado brasileiro, o Consórcio Mercedes-Benz obteve ótima performance de vendas. Neste curto espaço de tempo, já foram vendidas cerca de 500 cotas em toda a linha de veículos comerciais da marca (caminhões, ônibus e comerciais leves).

O consórcio Mercedes-Benz é uma opção de financiamento oferecida pela Empresa para atender as atuais demandas e necessidades do cliente. “Em um ambiente de retração do mercado, o consórcio representa uma oportunidade para a renovação de frota. Ou seja, é o cliente se planejando para ter novos veículos para suas aplicações no transporte”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nós não estamos apenas estimulando essa modalidade, mas incentivando a compra de nossos produtos pelos clientes no momento da contemplação. Para isso, criamos ainda, promoções individuais para cada plano. Como prêmio, o vencedor ganha um veículo novo da marca, que pode ser os caminhões Accelo, Atego e Actros ou o veículo comercial leve Vito”, comenta Leoncini.

O plano Novo Actros para caminhões extrapesados atingiu mais de 170 cotas vendidas para o modelo top de linha Actros somadas as unidades da consagrada família Axor. Este resultado significa mais de 35% do volume total de 500 cotas comercializadas pelo Consórcio Mercedes-Benz. Ou seja, os clientes já vislumbram a possibilidade de aquisição dos extrapesados sabendo que estão escolhendo veículos cada vez mais produtivos e rentáveis para seus negócios de transporte.

O novo Actros, por exemplo, oferece o motor OM 460 LA de 13 litros, disponível em duas potências (460cv e 510cv), o que garante excelente desempenho, seja nas operações rodoviárias, como também nos trajetos fora de estrada. No caso da linha Axor, o veículo é reconhecido no mercado pela sua produtividade e economia. Os dois modelos do segmento de extrapesados oferecem baixo custo operacional e maior rentabilidade aos clientes.

No plano Versatilidade, que contempla os caminhões Accelo, Atego e Atron, mais de 125 cotas foram comercializadas. Ao mesmo tempo, o plano Mercedes-Benz Vans Brasil acumulou mais de 190 cotas para os veículos das linhas Sprinter e Vito, puxando as vendas das 500 cotas do Consórcio Mercedes-Benz.

Vantagens para o cliente

O Consórcio Mercedes-Benz, oferecido em parceria com a Rede de Concessionários, assegura muitas vantagens aos participantes e se torna uma ótima alternativa para o cenário econômico atual, com a falta de crédito no mercado. Entre os destaques da modalidade estão a isenção de cobrança da taxa de inscrição e o fundo de reserva. Além disso, tem uma das menores taxas do mercado.

Os interessados podem acompanhar as assembleias ao vivo pela internet, o que proporciona mais comodidade e transparência aos participantes. E para maior atratividade aos consorciados, são oferecidos sorteios extras de veículos para todos os grupos disponíveis.

Planos oferecidos no Consórcio Mercedes-Benz

Mercedes-Benz Novo Actros – Grupo para caminhões extrapesados Mercedes-Benz, que oferece créditos de R$ 310 mil a 542 mil, num prazo de até 96 meses, além de um grande incentivo aos clientes: serão sorteados três unidades zero km do novo Actros 2651 entre os 300 clientes participantes do plano.

Versatilidade Mercedes-Benz – Grupo para caminhões médios e semipesados Mercedes-Benz, que tem créditos de R$ 140 mil a 280 mil, em prazos de até 96 meses. Entre os consorciados, serão sorteados um médio Accelo 1316 6x2 e um semipesado Atego 2426 6x2 zero km.

Mercedes-Benz Vans Brasil – Grupo de comerciais leves, que oferece créditos de R$ 105 mil a 180 mil, também em prazo de até 96 meses. Para o grupo de 300 participantes, o Consórcio Mercedes-Benz sorteará um veículo zero km da nova linha Vito.

Imprensa Mercedes-Benz do Brasil.

VOLKSWAGEN EXPÕE AMAROK NO RIO BOAT SHOW 2016.


A Volkswagen vai expor a versão mais tecnológica da Amarok no Rio Boat Show 2016, que ocorre entre os dias 08 e 17 de abril na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Além do estande, a Volkswagen oferecerá traslados com a picape Amarok para clientes entre o aeroporto Santos Dumont e a Marina da Glória. Outra ação para promover o evento será a Amarok rebocando um barco pelas ruas do Rio de Janeiro durante os dias do Rio Boat Show.

O Rio Boat Show, que chega à sua 19ª edição, é o maior salão náutico da América Latina. Este ano, reunirá mais de 120 expositores nacionais e internacionais e receberá um público selecionado de mais de 40 mil visitantes, entre executivos, empresários, profissionais liberais, esportistas, personalidades, e profissionais do meio náutico.

As principais atrações da mostra náutica são os barcos – desde pequenas embarcações e barcos de pesca até iates de grande porte e alto luxo, a vela e a motor. Por suas características, a Amarok exposta pela Volkswagen é especialmente atrativa para praticantes de esportes náuticos.

Tecnologia e alta robustez


A Amarok Linha 2016 é uma das picapes mais avançadas tecnologicamente disponíveis no mercado brasileiro. Ela é a única na qual todas as versões são equipadas de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com  distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina.

Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel. Entre as novidades presentes na Amarok Highline se destacam a disponibilidade, como opcionais, de faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.

Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. Como recurso adicional, a Amarok Highline dispõe de câmera de ré de série.

Ainda entre os itens inéditos de série das versões Trendline e Highline estão os faróis de neblina com luz estática para conversão e o sensor de estacionamento dianteiro.

A Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, com ou sem caçamba, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x4) e de dupla (tração 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.

Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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FOI DADA A LARGADA DO "CUMMINS NA ESTRADA"

Caminhão itinerante da Cummins Brasil vai rodar pelo País para levar conhecimento, promover produtos e serviços da empresa e estreitar relacionamentos.


O cenário é oportuno para o desenvolvimento dos serviços de pós-vendas e para receber iniciativas como o "Cummins Na Estrada", programa com caminhão itinerante promovido pela fabricante de motores Diesel, componentes e grupos geradores, cuja largada foi dada nesta quarta-feira (6), em Caraguatatuba, no litoral norte do estado de São Paulo e já conta com ampla programação.

“Criamos um meio bastante atrativo e inovador de levar para todo o País o conhecimento da marca Cummins, os benefícios de seus produtos, as vantagens da utilização das peças genuínas da companhia para manutenção e longa vida útil dos equipamentos onde estão instalados. Vamos até os nossos clientes e parceiros onde quer que eles estejam”, diz Luciana Giles, diretora de Comunicação e Assuntos Governamentais da Cummins.

Dotado de motorização da empresa, gerador Cummins Power Generation e carreta personalizada contendo ampla sala, local onde serão promovidos palestras e encontros com clientes, parceiros, frotistas, entre outros, com capacidade de 40 lugares, a Caminhão Cummins tem ainda área de recepção e um layout que pode ser customizado, de acordo com a demanda e proposta do evento.

“Tivemos todo um cuidado com a comunicação visual da carreta e os padrões oferecidos nesta proposta que visa também integrar as unidades de Negócios Cummins para atender aos diversos mercados que atuamos. A proposta é também diversificar os trabalhos de relacionamento e progredir no que diz respeito a aproximação com nossos clientes e parceiros” complementa a diretora.

O ‘Cummins Na Estrada’ fez sua estreia em parceria com a retífica Beira Mar, revendedor certificado Cummins, localizada em Indaiá. Com a presença de cerca de 25 profissionais de peças que atuam na região, o evento consistiu na realização de palestras e conhecimentos sobre os produtos Cummins para auxiliar o trabalho de todos os especialistas na redução também do custo operacional do usuário final.

“Foi de extrema importância receber este evento da Cummins no dia de hoje e obter informações relevantes para o nosso dia a dia, sobre a qualidade e importância da utilização dos produtos da empresa principalmente em uma região como o litoral. Nos sentimos abraçados pela empresa, com a prestação do serviço e fomos nós que ganhamos com esta ilustre visita. Obrigado”, disse Marco Cesar Renosto, chefe de manutenção de frota da Prefeitura de Caraguatatuba.

Hoje (7), o "Cummins Na Estrada" segue para a matriz do Distribuidor Cummins Vendas e Serviços Motores e Geradores (CVSMG), localizada no Bairro do Limão, em São Paulo/SP. Na oportunidade, o caminhão Cummins abre suas portas para seus funcionários com a finalidade de explorar toda a força de vendas, o potencial dos produtos Cummins e seus diferenciais competitivos.

Para finalizar a primeira rodada, no dia 8, o "Cummins Na Estrada" faz parada no Senai, no bairro do Ipiranga também em São Paulo/SP, local onde vai promover mais uma edição do Cummins Open Energy Day. O evento oferece mais conhecimentos sobre a instalação, operação e funcionamento de Grupos Geradores, sistemas de energia fabricados pela Cummins e será destinado a projetistas.

Na programação, apresentação sobre o cenário macroeconômico e energético do Brasil e palestras como soluções em grupos geradores Cummins Power Generation, soluções em grupos geradores a gás natural e aplicações; aplicação em horário de ponta e usina termoelétricas, além de sorteio de brindes entre os participantes. Alunos do Senai também terão uma palestra dedicada contendo especificações técnicas dos produtos Cummins.

Sem ponto final, o programa "Cummins Na Estrada" segue viagem para Curitiba/PR, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Salvador/BA ainda neste primeiro semestre. Aguardem.


Textofinal de Comunicação Integrada
Juliana Sih
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VENDAS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA SOFREM RETRAÇÃO DE 28,6%.

A indústria automobilística brasileira licenciou no primeiro trimestre 481,3 mil veículos, o que significa retração de 28,6% frente as 674,4 mil unidades vendidas no mesmo período do ano passado.

Reunião mensal promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores para divulgação e esclarecimentos sobre o desempenho do setor foi conduzida pelo seu presidente Luiz Moan (d) e contou com a participação de Antonio Megale (e) que, representando a Volkswagen do Brasil, assume a presidência da entidade no próximo dia 25 de abril. Foto: Ricardo Hernandes/Coisas de Agora. 

O balanço apontou ainda crescimento de 22,1% na análise mensal - foram 179,2 mil unidades em março e 146,8 mil em fevereiro. No comparativo com março do ano passado, quando 234,6 mil unidades foram negociadas, o setor apresentou queda de 23,6%. Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, o resultado de março ficou um pouco abaixo das expectativas:

"Os resultados de licenciamento dos primeiros dois meses deste ano ficaram em cima das nossas expectativas. Contudo, esperávamos que em março houvesse uma elevação mais significativa do ritmo de vendas médias diárias, o que não ocorreu. Isto é resultado da falta de confiança ocasionada pelas questões políticas vivenciadas pelo País que, somada à falta de uma definição no cenário de curto prazo, segue contaminando a economia. As instituições precisam pensar Brasil para revertermos este quadro".

Saíram das linhas de montagem em março 195,3 mil veículos, acréscimo de 42,6% com relação as 136,9 mil de fevereiro e diminuição de 23,7% ante as 255,9 mil do mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses, 482,3 mil unidades foram produzidas, baixa de 27,8% frente as 667,6 mil de 2015.

As exportações nos meses já transcorridos de 2016 acumulam 98,9 mil unidades e está 24% maior do que o ano passado, quando 79,8 mil unidades foram enviadas para outros países. Em março 38,6 mil unidades foram exportadas, o que representa alta de 5,7% ante as 36,5 mil unidades de fevereiro e de 19,8% contra as 32,2 mil de março do ano passado.

Caminhões e ônibus

O licenciamento de caminhões apresentou baixa de 32,1% no acumulado, com 13,1 mil unidades este ano e 19,3 mil em 2015. Na comparação mensal, o segmento registrou recuo de 25,4% em março, com 4,8 mil unidades contra as 6,5 mil de março do ano passado, e aumento de 25,8% se defrontado com as 3,8 mil do último fevereiro.

A produção de caminhões terminou março com alta de 6,9% ao se comparar as 5,7 mil unidades produzidas neste mês com as 5,3 mil de fevereiro. Se analisado com março do ano passado, quando 7,4 mil unidades saíram das linhas de montagem, o resultado é inferior em 23,2%. No trimestre as 15,1 mil unidades fabricadas ficaram abaixo em 35,2% com relação as 23,3 mil de igual período do ano passado.

O resultado das exportações de caminhões no terceiro mês de 2016, com 1,6 mil unidades, apresentou contração de 5,3% frente as 1,7 mil unidades de fevereiro e de 11,5% ao defrontar com as 1,8 mil de março de 2015. Até março foram enviados para fora da fronteira 4,1 mil unidades, o que significa queda de 6,5% ante mesmo período do ano passado com 4,4 mil unidades.

No segmento de ônibus a comercialização encerrou o mês com crescimento de 41%, ao comparar as 987 unidades de março com as 700 de fevereiro, e de baixa de 45,3% frente as 1,8 mil unidades vendidas em março do ano passado. O resultado do ano até o momento, com 2,7 mil unidades, ficou 47,8% menor frente as 5,2 mil unidades do ano passado.

A produção no terceiro mês apresentou contração de 40,6% com relação a março do ano passado - 1,6 mil unidades contra 2,8 mil - e de elevação de 9,6% frente a fevereiro, quando saíram das linhas de montagem 1,5 mil chassis para ônibus. O total de unidades produzidas no trimestre ficou 43,5% abaixo do mesmo período de 2015, com 4,3 mil unidades este ano ante 7,7 mil no ano passado.

As exportações aumentaram 8,4%, na comparação até o terceiro mês do ano, com 1,6 mil unidades em 2016 e 1,4 mil no ano passado.

Máquinas agrícolas e rodoviárias

As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias encerraram março com acréscimo de 17,3% ao se comparar as 2,7 mil unidades no mês com as 2,3 mil negociadas em fevereiro. No comparativo contra março do ano passado, a retração foi de 43%, com 4,8 mil unidades naquele período. Até março deste ano a diminuição foi de 44%, quando comparados as 6,7 mil unidades com as 11,9 mil no ano passado.

A produção em março recuou 4,3%: foram 2,8 mil unidades no mês e 2,9 mil em fevereiro. Ao se comparar com as 5,9 mil de março do ano passado a queda foi de 52,6%. Somente no acumulado do ano 7,3 mil unidades foram fabricadas, o que representa contração de 52,2% contra as 15,4 mil do ano passado.

As exportações registraram queda de 23,2% no trimestre, com 1,8 mil unidades este ano ante as 2,4 mil do ano passado.

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ANFAVEA 
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quarta-feira, 6 de abril de 2016

VENDAS DA SUBARU CRESCEM 8% EM MARÇO.

Os modelos Subaru, importados e vendidos no Brasil com exclusividade pela CAOA, conquistaram ótimos resultados no mês de março, impulsionados pelas vendas dos recém-lançados Outback e Legacy. No mês passado, a marca emplacou 127 unidades, crescimento de 8% em comparação com março de 2015.

Subaru Legacy

O bom desempenho da Subaru no mês de março foi garantido pela performance positiva dos modelos Forester e Subaru XV. Outro destaque são os recém-lançados Legacy e Outback, este último, por exemplo, assumiu o posto de terceiro veículo mais vendido da marca no mês de março.

Segundo Danilo Rodil, Diretor de Vendas e Rede da Subaru no Brasil, “a Subaru está indo na contramão do mercado brasileiro, que apresentou na comparação do mês passado com o período de 2015, queda de 23,6%, segundo dados da ANFAVEA, nos emplacamentos de veículos zero km. Esses números positivos refletem o amplo trabalho que estamos realizando, como o lançamento de novos produtos, forte investimento em ações de Pós-Venda e ações de Marketing em parceria com os nossos Concessionários”, explica.

Financiamento com taxa 0%

Subaru está oferecendo, até o final deste mês de março, promoção especial para a aquisição para toda linha de veículos da marca no Brasil: 60% de entrada e taxa zero de juros para financiamentos de 24 meses.

A marca também está realizando uma promoção diferenciada para o modelo Subaru Legacy: taxa de juro zero, no plano com 30% de entrada e saldo dividido em 12 parcelas.

Atualmente, a Subaru conta com 11 concessionárias, instaladas nas cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Recife (PE), Brasília (DF) e Curitiba (PR), onde os consumidores podem conhecer de perto toda a linha comercializada no Brasil, além de participar do test-drive em um dos principais modelos da marca. 

SUBARU
Departamento de Comunicação – CAOA
Gerson Almeida     
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Anderson Cavalcante     
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Maira Nascimento
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Déborah Encarnato
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CHERY LANÇA CAMPANHA “COMPLETO DE FÁBRICA” COM DESCONTOS EM TODA SUA LINHA.

Novo Celer tem taxa de 0,99% ao mês e cinco anos de garantia.

A Chery Brasil, única marca chinesa com fábrica no país, estreia sua nova campanha “Completo de Fábrica”. A ação, que tem como objetivo mostrar as novas condições criadas pela fabricante nas vendas do New QQ, Novo Celer e Tiggo, promove a maior queima de estoque das versões completas ano de fabricação 2014 e 2015 dos três principais veículos da marca.

O New QQ 1.0 terá bônus de R$ 2.500,00, saindo à vista por R$ 28.790,00. Já a sua versão ACT, com o mesmo bônus oferecido em sua versão de entrada, poderá ser comprada por apenas R$ 31.990. Para o Novo Celer Hatch FL 1.5 Flex e Sedan FL 1.5 Flex, o primeiro modelo nacional da Chery, as condições especiais trazem bônus de R$ 2.000,00 para as duas versões, saindo, à vista, por R$ 34.990,00 e R$ 35.990,00, respectivamente, com taxas de 0,99% ao mês e cinco anos de garantia.  Já o Tiggo 2.0 com câmbio automático, tem bônus de R$ 6.000,00, com valor promocional de R$ 53.990,00.

A campanha publicitária, que conta com o slogan “Novo Celer. O único completo de fábrica. Pode comparar com os concorrentes, se você encontrar algum”, criada pela agência Z515, contará com pacote de veiculação que inclui TV nacional e local (sempre em horários nobres),  jornais regionais e a mídia on line. 

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FIAT CHRYSLER ANUNCIA INVESTIMENTO DE US$ 500 MILHÕES NA ARGENTINA.

O CEO global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, acompanhado pelo presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou nesta terça-feira investimento de US$ 500 milhões na planta do grupo em Córdoba (Argentina), para a produção de um novo carro sobre nova plataforma modular, destinado à exportação para a América Latina e outros mercados potenciais. 

e/d: CEO da FCA, Sergio Marchionne; presidente da FCA para América Latina, Stefan Ketter; governador Juan Schiaretti; prefeito de Córdoba, Ramon Mestre; e presidente da Argentina, Mauricio Macri.

“Trata-se de uma decisão que eleva a planta de Córdoba a uma posição de destaque no sistema industrial da FCA na América Latina”, disse Sergio Marchionne. “Esta fábrica receberá a mais moderna tecnologia hoje disponível no sistema industrial da FCA”, acrescentou.

O anúncio foi feito durante evento na planta de Ferreyra, Córdoba, que incluiu solenidade e uma visita do Presidente Macri e comitiva à linha de montagem. Participaram do encontro o governador de Córdoba, Juan Schiaretti, e o prefeito da cidade de Córdoba, Ramón Mestre. O Presidente Macri foi acompanhado pelos ministros da Produção, Francisco Cabrera, e do Interior, Rogelio Firgerio, e pelo Secretário Geral da Presidência, Fernando de Andreis.

Eles foram recebidos por Stefan Ketter, Presidente da FCA para a América Latina; Cledorvino Belini, Presidente de Desenvolvimento da FCA para a América Latina; Cristiano Rattazzi, Presidente da FCA Argentina; e Roberto Gigliarelli, Diretor Geral da FCA Automobiles Argentina & Restante da América Latina.

“Este investimento consolida a planta de Córdoba como um centro de produção de classe mundial e como um polo exportador para toda a América Latina e outros mercados potenciais”, afirmou Ketter. “A FCA reforça sua presença na América Latina, uma região estratégica para o desenvolvimento de nossas marcas”, enfatizou.

Paralelamente ao investimento em Córdoba, a FCA também avança seu plano de investimentos no Brasil, que soma R$ 15 bilhões no período 2013-2016, e prevê o lançamento de três novos modelos no mercado brasileiro neste ano.

Investimento

O novo investimento na planta de Córdoba se enquadra no plano estratégico industrial da FCA para a região e se ajusta às diretrizes do governo argentino para o setor automotivo, dedicadas a elevar os níveis de integração local e melhorar a competitividade.

A FCA trabalha com o objetivo de integrar conteúdos locais acima de 50%. O projeto tem destacado perfil exportador, uma vez que mais de 80% da produção será destinada ao mercado externo, especialmente da América Latina.

Os investimentos em torno de US$ 500 milhões na planta e em seus processos vão incorporar e atualizar sistemas de produção e qualidade de acordo com o sistema World Class Manufacturing (WCM), e também se destinam a instalação de novas tecnologias e processos, desenvolvimento de fornecedores, pesquisa, desenvolvimento e capacitação. 

O projeto prevê:
- Instalação de mais de 150 robôs na unidade de funilaria.
- Linha de produção com elevado grau de automação.
- Nova linha de montagem de motores paletizada, com os mais elevados padrões de qualidade.
- Ampliação e modernização da Sala Metrológica com a incorporação de novos equipamentos de medição.
- Criação de Centro de Comunicação, um espaço de trabalho conjunto e integrado;
- Nova linha preparada para a montagem e os testes da nova caixa de transmissão automática que será implementada no modelo.

O novo modelo será produzido apenas na planta de Córdoba. Esta decisão prevê um grande esforço no sentido do desenvolvimento de fornecedores locais. Mais de vinte novos fabricantes de autopeças devem se somar ao parque atual, para produzir cerca de 600 itens. O projeto pretende superar os 50% de conteúdo local de componentes, o que implica aumentar o volume de compras na Argentina. A decisão de localizar ainda mais a produção de peças e componentes vai gerar novos empregos na cadeia de fornecedores e impacta positivamente um universo de 20 mil pessoas (mais da metade em Córdoba) que mantêm vínculo com as atividades do complexo industrial da FCA em Ferreyra.

A diretoria da FCA considerou positiva a disposição do governo de adotar medidas voltadas ao incremento da competividade do setor, como as já implementadas nas tarifas de exportação de produtos industrializados, bem como de políticas concentradas no desenvolvimento de um parque de autopeças competitivo.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

MAN LATIN AMERICA TEM NOVA DIRETORIA NO MÉXICO.

Miguel Vallejo é o novo diretor de Desenvolvimento da Rede e Assuntos Institucionais da MAN Truck & Bus México, unidade da MAN Latin America no país. O executivo vai substituir Eric Merckel, que se desligou da empresa.


Miguel Vallejo (foto) iniciou sua carreira no Grupo Volkswagen há 15 anos na área de Planejamento Central da Volkswagen México e, em 2004, passou a fazer parte da área de Caminhões e Ônibus na fábrica de Puebla. Em 2009, foi responsável pela transição das operações para a nova fábrica em Querétaro com as marcas MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Desde 2010, atuava como diretor de Manufatura e Logística. Miguel é engenheiro industrial, graduado pela universidade mexicana Ibero e conta com MBA em Administração de Manufatura pela UDLA.

Leonardo Soloaga, diretor geral da MAN Truck & Bus México, em nome de toda a empresa e de seus colaboradores, agradece os anos de serviço e valorosa contribuição de Eric Merckel durante todo o tempo que trabalhou na empresa. Soloaga dá ainda as boas-vindas na nova função a Miguel Vallejo para que dê continuidade à conquista dos objetivos planejados pela montadora para os próximos dois anos.

“ O trabalho de Eric foi muito importante em todos estes anos junto a nós, ajudando a consolidar nossas marcas e a desenvolver cada vez mais nosso negócio. Queremos lhe dar nosso mais sincero agradecimento e desejar o melhor para seu futuro. Desejamos também a Miguel uma carreira de sucesso com esses novos desafios. Estamos seguros de que é a pessoa certa para levar nossos objetivos adiante”, afirmou Soloaga.  

Comunicação MAN Latin America 
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

É JUSTO O QUE A TV FEZ COM EMERSON?

Emerson Fittipaldi, majestade ao volante, nem tanto como administrador. Foto: oinformante.org.

A TV Record mostrou no último domingo (3 de abril) uma longa reportagem, com mais de 16’ de duração, descrevendo as agruras financeiras que assolam a vida de Emerson Fittipaldi, primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de F-1 e responsável pelo surgimento da maior era que automobilismo nacional viveu até hoje. Extremamente técnico e grande visionário, Emerson nunca brilhou por se cercar de bons administradores ou administrar os lucros proporcionados por suas vitórias, títulos e carisma.

O valor não tangível do que ele proporcionou ao Brasil superam, largamente, os desvarios econômicos que igualmente marcaram sua carreira. Daí a destroçar os símbolos de sua carreira e fazer sensacionalismo oportunista ao registrar autoridades retirando bens de seu escritório e divulga-los em horário nobre da TV é, no mínimo, discutível. Que as dívidas existem é fato, porém, não é a primeira vez que isso acontece e Emerson sempre se reergueu. Longe deste colunista postular por sua canonização, mas deve-se reverenciar o legado de alguém que criou oportunidades a muitos pilotos, gerou empregos para atender à demanda de um automobilismo regional que cresceu e se consolidou.

Por mais histórias confusas e discordâncias que Emerson Fittipaldi tenha se envolvido no passado, nada mais injusto que reviver o escândalo da Jules Rimet e derreter seus troféus e automóveis para quitar dívidas. Cabe ao piloto dar o primeiro passo e procurar pessoas de confiança e capacidade comprovada para a recuperar sua saúde financeira. E que isso aconteça antes que se descubra que essa reportagem só ganhou destaque porque interessa a esta ou aquela empresa ou entidade.

F-1 Rosberg segue invicto.

Nico Rosberg obteve quinta vitória consecutiva. Ferrari continua atrás da Mercedes. Foto: Mercedes-Benz.

O alemão Nico Rosberg conquistou sua segunda vitória do ano e quinta consecutiva ao conquistar o GP do Bahrein, competição que valeu como segunda etapa do Campeonato Mundial de F-1. A corrida serviu para embaralhar ainda mais as forças da categoria neste início de temporada, como o real potencial da Ferrari, o progresso da Red Bull, a Williams deixando de ser a terceira força, a novata Haas pontuando novamente e o belga Stefan Vandoorne marcar um ponto em sua estréia como piloto oficial da McLaren. O campeonato prossegue dentro de duas semanas, com o GP da China, em Shanghai.

A equipe Mercedes novamente mostrou-se superior aos adversários no quesito conjunto da obra, ao passo que a Ferrari – seu maior rival -, teve altos e baixos: recuperou-se de um primeiro dia de treinos onde tomou cerca de dois segundos dos alemães e, na volta de apresentação da corrida viu as chances de Sebastian Vettel diluírem-se em uma espessa nuvem de fumaça, envolvente o suficiente para deixar o piloto nos boxes. Kimi Räikkönen fez o que pode, mas, verdade seja dita, só ficou em segundo graças a uma pequena ajuda do compatriota e arquirrival Valteri Bottas. Na primeira curva Bottas e Hamilton se chocaram e a corrida de ambas ficou comprometida. A ver se a invencibilidade de Rosberg sucumbirá a um Hamilton em dia sem problemas.

Entre os Construtores a Williams foi ultrapassada pela Red Bull. Foto Williams/Glenn Dunbar.

Na Williams, mais uma vez, a estratégia de pneus impediu que a boa largada de Felipe Massa fosse consolidada com um resultado a altura de sua excelente largada: o brasileiro completou a primeira curva atrás apenas de Rosberg. Pior, é que o passo adiante – aquele movimento para ficar mais perto de Mercedes e Ferrari -, parece cada mais difícil, como mostra o fato da Reb Bull aparecer como terceira colocada na classificação dos Construtores. O falado bico novo não pode ser avaliado como esperado, algo que deverá acontecer em Shanghai. Se der certo, ótimo, mas não se deve esquecer que a Red Bull continua fazendo progressos muito mais palpáveis.

Romain Grosjean foi quinto no Bahrein e surpreendeu novamente. Foto: HaasF1.

Enquanto isso, no mais perfeito estilo mineiro, a Haas já dá motivos para que dirigentes como Pat Symmonds, da Williams, questione o fato de um empresário norte-americano pratique a terceirização para construir um carro de alto rendimento. EM outras palavras, Symmonds levantou a bandeira de que a equipe norte-americana – ao comissionar a Dallara para fazer um chassi equipado com trem de força da Ferrari -, contamine o valor de mercado de equipes consolidadas e que constroem tudo em casa, como a própria Williams.

Já a Renault segue comendo a baguette que o diabo amassou e viveu um fim de semana pouco produtivo e jamais esboçou qualquer potencial. Óbvio que há um longo caminho a percorrer até que os franceses voltem a se impor na categoria e mais claro ainda está o fato de que, ao decidir incorporar a Lotus no apagar das luzes da temporada de 2015 largou em desvantagem frente à equipe de Gene Haas, que dá mostras de se tornar a boa surpresa da temporada. Falando em surpresas, a estreia de Stafan Vandoorne, pela McLaren, mostrou um piloto aguerrido, combativo e que custa muito menos por ponto do que os campeões e caros Fernando Alonso e Jenson Button. Se Vandoorne for confirmado para mais uma apresentação em função de permitir a recuperação completa de Fernando Alonso, o espanhol e o inglês devem começar a procurar emprego para a próxima temporada.

Stefan Vandoorne estreou com boa performance e o décimo lugar na prova. Foto: McLaren.

A mais nova crise econômica da Sauber poderá significar a incorporação do time suíço pela holding FCA. A negociação seria um passo importante para lançar as bases da volta da Alfa-Romeo à F-1.

Interlagos, pobre Interlagos.

Em Interlagos uma série de largadas para categorias como Copa Classic, F-1600, Marcas e Pilotos e Old Stock, além do Torneio Interlagos de Regularidade, competição apoiada pelo AutoEntusiastas. Se a Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) e seus dirigentes – os mesmos que presidem e administram os clubes -, não assumirem seu papel real nesse processo os clientes potenciais do esporte não vão demorar a virar as costas e matar a galinha de ovos de ouro que alimenta meia dúzia de cartolas. Não se viu serviço de bombeiros, o padrão dos comissários de pista (os bandeirinhas) deixou a desejar e não havia qualquer controle de público nas áreas próximas à pista. Este vídeo mostra muito bem o procedimento adotado em um acidente na prova de Old Stock.

Mais, um competidor, que tem cargo diretivo na Confederação Brasileira de Automobilismo, disputou a prova dessa categoria, onde também é um dos promotores. Nem essas “imunidades” impediram que ele fosse desclassificado por não usar a indumentária exigida para os pilotos, o que é um ponto a favor do diretor de prova, Marcus Ramaciotti. Tão lastimável exemplo ocorreu apesar ter anunciado de antemão que faria vistoria completa no equipamento de segurança.

Regional bem organizado é a salvação.

Novamente volto a defender que a solução para a sobrevivência do automobilismo brasileiro depende diretamente das atividades regionais. No autódromo de Tarumã, próximo a Porto Alegre, o circo da Endurance deu um belo espetáculo e reuniu 37 carros na disputa dos 500 Km de Tarumã, competição onde a vitória foi decidida por escassos 600 milésimos de segundo em favor da dupla Franco Pasquale/Tiel de Andrade (Protótipo Tubarão). Nilson e José Ribeiro, pai e filho, ficaram em segundo com um protótipo MXR.










Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.