sábado, 7 de maio de 2016

MERCEDES-BENZ LANÇA ÁLBUM DE FIGURINHAS PARA CONTAR OS 60 ANOS DA EMPRESA NO BRASIL.

Ilustrado com fotos de veículos e fatos relevantes, álbum de figurinhas é um retrato da própria evolução da indústria automotiva brasileira.

Álbum também registra aspectos da evolução da marca nesses 60 anos de Brasil, um ícone mundial da história do automóvel e dos veículos comerciais.

Numa iniciativa inédita para a Empresa, a Mercedes-Benz do Brasil lançou uma criativa peça de comunicação para registrar os 60 anos de sua história no País. De forma pioneira, o álbum de figurinhas começou a ser vendido em bancas e terá distribuição nacional, estando assim disponível para um maior número de fãs e admiradores da marca.

Ilustrado com fotos de veículos e fatos marcantes, o álbum parte da inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, ocorrida no dia 28 de setembro de 1956, chegando aos dias atuais. Ele registra a evolução da Empresa, veículos, serviços, tecnologias e até a presença em competições de automobilismo. 

Ao mesmo tempo, mostra a evolução da estrela de três pontas, destacando sua importância como ícone da invenção e do desenvolvimento dos automóveis e dos veículos comerciais. Tudo culmina com o “Caminhão do Futuro” e o “Automóvel do Futuro", ambos de condução autônoma, que ressaltam o DNA de pioneirismo e evolução tecnológica da Mercedes-Benz.

“A Mercedes-Benz faz parte da vida de cada um de nós”


“Direta ou indiretamente, a Mercedes-Benz faz parte da vida de cada um de nós”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, no texto de apresentação do álbum. “Todo dia, os ônibus da estrela de três pontas levam milhões de pessoas para o trabalho, a escola ou outros compromissos e depois os trazem de volta para casa. Na estrada, eles interligam cidades, aproximando as pessoas. Nossas vans cuidam do transporte escolar e de outros grupos de passageiros e das pequenas cargas. Os caminhões percorrem esse imenso país de dimensão continental, levando produtos e mercadorias, impulsionando o progresso do Brasil. Já os incríveis automóveis da marca dão o toque de sofisticação e elegância às ruas e estradas”.

Segundo Philipp Schiemer, “este álbum muito especial foi carinhosamente elaborado para retratar a essência da nossa marca. São veículos, produtos e fatos que sempre ajudaram a construir a própria história do Brasil. Tenho certeza de que cada fã da marca e cada colecionador deste álbum já andaram em muitas de nossas máquinas”, diz Philipp Schiemer. “Estamos emocionados e felizes em ver a estrela da Mercedes-Benz em evidência, desde o passado, mas, principalmente, movendo o futuro dos transportes e da mobilidade sobre rodas”.

Serviço
Criação: The Front Marketing e Comunicação
Distribuição: Panini Brasil
Vendas de álbum e figurinhas: Bancas e revistarias
Venda de álbum pela Internet: www.panini.com.br
Canal “missing stickers”: venda de 40 cromos por pedido.
Preço do álbum: R$ 6,90
Envelope com 5 figurinhas: R$ 1,25 

Mercedes-Benz do Brasil
Luiz Carlos Moraes
Diretor Comunicação e Relações Institucionais
luiz.c.moraes@daimler.com 
11 4173-9445

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

Kicks, o novo Nissan.

Marca líder em utilitários esportivos em vários segmentos, Nissan chega ao primeiro degrau do mercado com o Kicks, desenvolvido sobre a plataforma comum de March e Versa feitos no Brasil.

Prepara produção em Rezende, RJ, mas para coincidir calendário dos Jogos Olímpicos, dos quais é patrocinadora da festa e equipe, trouxe unidades feitas no México para apresentação à imprensa e concessionários, e engatar no Revezamento da Tocha Olímpica.  Quer bem capitalizar com uma unidade acompanhando o percurso nacional da Tocha Olímpica – 380 cidades por 95 dias, acabando a maratona dia 5 de agosto no Maracanã.

Um pouco

Nome gostoso, o Kicks segue o padrão dos utilitários esportivos da marca – grandes cortes nos painéis de chapa, superfícies com mudanças abruptas, grupos ópticos extensos. Caprichou num teto acupezado. Para diferenciá-lo – e tornar-se absorvido na concorrência com maiores, como o Honda HR-V, o Jeep Renegade – há incrementos eletrônicos, como o monitor com visão 360 graus e detetor de movimento de objetos em torno do veículo.

Unidade vista, topo de linha, com revestimento em couro amarelado, largos pespontos, prolongamento elegante do console à tela do painel.

Fábrica não se pronunciou sobre motores, embora se saiba seja 1,6, 4 cilindros, 16 válvulas. Transmissão da unidade exposta era CVT, por polias variáveis.

Igualmente não esclareceu dúvida flutuando sobre o mercado: Renault e Nissan padronizarão motores ? Hoje Nissan faz motores de 1,0 e 1,6. E a associada Renault, também, de desenho mais antigo. Em novembro Renault lançará veículo assemelhado, sobre a mesma plataforma, e terá versão com novos motores: 1,0 de três cilindros, e 1,6 de quatro. Fontes desta marca dizem ser de sua produção. Mas é crível, em ano de crise e retração de mercado cada uma com linha própria de motores ?

De preços

É de se esperar cautela religiosa por José Luiz Valls, CEO para a América Latina, e François Dossa, presidente da Nissan no Brasil. Que se acautelem contra os elogios, que mantenham a fé e o equilíbrio. Afinal, o Kicks se direciona aos mesmos clientes do líder Honda HR-V; do ex líder Jeep Renegade; aos clientes do também ex-líder Ford EcoSport, e Renault Duster, e Peugeot 2008, todos com motores maiores. Que rezem para São Nicolau, protetor dos comerciantes, para conte-los no entusiasmo de impor preços iguais aos concorrentes. Caminho de sobrevivência para a Nissan estará em guardar qualidade, agrupar conteúdo, ser franciscana nos preços a partir da venda das unidades mexicanas, e o seguir com a produção local na virada do ano, Segredo está no preço – a empresa faz isto com o Sentra, de menor preço entre concorrentes.

Começou bem

Iniciativa de agregar o Kicks no patrocínio Nissan aos Jogos Olímpicos dar-lhe-á grande repercussão. Somado ao momento nacional de possível renovação governamental, do deter da queda econômica, de uma aragem de esperança, e ao fato de a indústria automobilística ser vista como retrato da economia, colherá resultado paralelo. Como diz François Dossa, presidente da Nissan, o Kicks será visto como o marco da mudança do país.

Kicks, surpresa agradável. E o preço?

Na Mercedes passado pauta futuro

Quem foi à festa de 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil surpreendeu-se com formato, conteúdo, mensagem. Em ano de intensa punição às vendas de caminhões, em viva abrasão com sindicatos, aparentemente alheios à retração de 50% em produção, a festa teve orçamento contido e face objetiva: foi encontro de negócios, com presença de fornecedores e clientes.

A ideia, bem ajustada, foi mostrar o enorme salto tecnológico permitido pela informática, direcionada a economia operacional e segurança, existente em equipamentos como nos topo de linha de caminhões Actros e no luxuoso sedã Classe S. Empresa projetou de como será o caminhão 2025, com tecnologias hoje disponíveis – como o caminhão autônomo, capaz de sair e chegar dispensando ações do motorista – e em desenvolvimento.

Empresa tocará o ano de comemorações – a data oficial de inauguração é o 28 de setembro – com eventos vários e para públicos diversos.

Como disse Philipp Schiemer, CEO para a América Latina, em sua segunda residência no país, fluente na linguagem, conhecedor dos costumes, a Mercedes ouve o que as estradas falam – e adequa produtos às exigências. Hoje empresa tem veículos com capacidade de carga de 1 a 500 toneladas, automóveis para um passageiro, e ônibus articulados aptos a levar 200.

O caminhão do futuro é autônomo, tecnologia já disponível e com ela a Mercedes quer aplicar-se na produção até o final da década. Isto significa a operação perfeita e segura da máquina, com ganhos em segurança para os usuários da estrada, redução de consumo e emissões. A festa mostra como o futuro chega rápido.

Mercedes 60, movendo o futuro

Peru, um novo pequeno mercado

Brasil e Peru assinaram acordos comerciais de livre comércio para fomentar trocas de produtos sem imposto de importação. Mercado adicional, compras oficiais. Grosso modo, bases assemelhadas da operação Mercosul.

Ação faz parte dos esforços do ministro Armando Monteiro, Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, um dos poucos a dar resultado palpável durante e no triste ocaso do governo Dilma PT. Papo de roda, no operacional, Brasil importará autopeças e aumentará a exportação de veículos prontos. 

Mercado pequeno, em retração, Peru marcou recorde de consumo de veículos em 2013, quando vendeu domesticamente 201 mil unidades. Neste ano previsão é consumir 172 mil, e nele o fornecimento brasileiro, ora em 4% praticamente dobrará superando os 7%, e sinalizando aumentar participação. Atualmente lá dominam marcas asiáticas, japonesas, coreanas e chinesas.

Dentre as montadoras brasileiras Toyota tem rápida possibilidade de montar operação para exportar partes e montar o Etios no Peru, onde teve curiosa atividade: importava Toyotas usados, barrados na inspeção de segurança veicular japonesa, revisando-os e passando a direção e comandos, do lado direito, como se usa no Japão, para o esquerdo, caso da América do Sul. Vendas apenas para mercado interno e Paraguai. Ricardo Bastos, diretor, informa, início será com envio do Etios, pronto.

Mercado pequeno, mas é a cara da situação atual, válidos todos os esforços para fomentar vendas - e manter fábricas e empregos aqui.

Etios para o Peru

Roda-a-Roda

Negócio - FCA, Fiat Chrysler Automobiles registrou lucro de E 528M entre os primeiros trimestres de 2015 e 2016. Número EBIT, pré impostos. Dentre as marcas, Jeep cresceu mais, ampliando presença nos mercados dos EUA, Europa, Ásia-Pacífico e Brasil.
Acúmulo – Sergio Marchionne, executivo maior da FCA e presidente da Ferrari, mais trabalho. Incorporou ser CEO da Ferrari, onde é presidente. Substituiu Amedeo Felisa. Para quem lê o mercado, não havia necessidade de intervenção, ante crescimento com lucros nunca vistos, embora valor de suas ações, colocadas no mercado em 2015 vir caindo.
Foco - Entretanto a equipe de Fórmula 1 demanda atenções. Não oferece resultados proporcionais ao investimento. Questão é, tantas horas mensais Marchionne poderá dedicar à Ferrari entre a dúzia de lugares que ocupa nas empresas do grupo?  Felisa, veterano, será como consultor, forma universal de mantê-lo fiel à marca, dissolver tentações de comentar futuro dos produtos.
Amarok – Primeira grande revisão no picape Amarok ocorrerá no segundo semestre: grade e faróis, rodas 20”, painel de instrumentos, arranjos internos. Mudança maior, opção de motor V6 3,0 litros, potência de 230 cv e torque proporcional à atual versão 2,0 – 50% maior.
Q3 – Audi iniciou vender seu carro de maior sucesso no mercado nacional, o SUV Q3. Construído na fábrica de São José dos Pinhais, Pr. Mecânica padrão, 1,4 litro, 16 válvulas, 150 cv, 25 quilos de torque, transmissão por dupla embreagem e 6 velocidades. Ágil, diz fábrica, cumpre da imobilidade aos 100 km/h em 8,9s, e atinge reais 204 km/h. Apenas tração dianteira.
Versões – Attraction, de entrada, R$ 142.990 e Ambiente,  R$ 153.990. Acima, pacote conforto a R$ 9.500 adicionando operação elétrica da tampa traseira, pacote de iluminação e teto solar. Versão de topo, Ambition, segundo semestre.
Luxo – BMW Brasil iniciará vender seu sedã topo de linha, o Series 7 a partir do próximo mês. Apelo do novo modelo, calcado nas conquistas tecnológica do concorrente Mercedes Classe S é a modernização do luxo.
Limpeza – Chery submeteu o motor 1,0 litro, 3 cilindros, do modelo QQ, iniciando ser produzido no Brasil – lançamento na 2ª quinzena -, ao Inmetro obtendo Nota AA no selo Conpet de eficiência energética na categoria Micro compacto.
Também – Pelo Inmetro/Compet, dentre os 796 veículos avaliados, em Peugeot 208 com novo motor 1,2, 3 cilindros, dito Puretech é o compacto mais econômico com gasálcool, álcool, cidade, estrada. Primeiro após os híbridos.
Multi – MAN Latin America, fabricante no Brasil de caminhões MAN e Volkswagen exportará partes para a montagem local dos modelos Worker.
Caminho - Projeta 400 unidades mensais, mas ao portar orgulho africano deve ampliar o mercado. Com México MAN tem operação maior, exportando partes, montando 10 modelos diferentes de caminhões e ônibus.
Política – Funcionários da Mercedes-Benz fizeram greve 2ª feira contra demissão de funcionários em licença. Vendas de caminhões caíram 50% e não há conta que feche sem corte proporcional de mão de obra. Fábrica gostou: sem trabalho não há produção adicional para aumentar o estoque não vendido.
Moto – BMW confirmou furo da Coluna semana passada, ter fábrica própria em Manaus. Junto informou novo produto, a 310R, roadster, monocilíndrica, 4 válvulas, injeção de combustível, lançada ano passado.
Mais – 34 cv de potência, torque de 2,85 kgfm, 158 kg, freios a disco, jeito de esportiva de maior porte. Com ela a BMW quer fazer 10 mil unidades dentre os nove modelos a montar em 2017. Curiosidade, na origem modelo é indiano, de onde virão as peças para montá-la.

BMW 310 R, indo-manauara.

Ecologia - Ford divulgou reciclar em torno de 100 mil toneladas/ano de sucata de alumínio nos EUA para fazer caçamba e partes do seu picape mais vendido, o F 150. É corajosa proposta de substituir chapa de aço por alumínio em padrão militar, para melhor consumo e menor poluição.
Resumo - Na pratica reduziu 300 kg e aumentou capacidade de carga em 240 kg. Reciclagem para alumínio militar reduz em 95% as emissões do processo.
Oportunidade - Ford local deveria se candidatar a fornecer. Brasil tem o maior percentual mundial de reciclagem de alumínio, liderada por cooperativas. Atividade além de aumentar exportações brasileiras, teria cunho social.
Antigos – No projeto de renovação de frota para dinamizar negócios, sugere-se taxas crescentes de licenciamento dos antigos, para torná-los inviáveis, fomentando troca.
História - Kiko, civilmente o Dr. Francisco Malzoni, filho do lendário Rino, Dr. Genaro Malzoni, deu passo importante na preservação das historias corretas na memória do pioneiro carrozziere brasileiro. Rino teve a coragem de modificar veículos, dando origem à Puma, e depois a empresa com seu nome de família, associado ao herdeiro.
No ar – Há anos Kiko convenceu o jornalista Jorge Meditsch a escrever a historia de Malzoni, e agora, para encerrar tantos desencontros surgidos pela internet, e servir como base faticamente correta, criou sitio: www.malzoni.com.
HistóriaReality showEscola de Pilotos”, 13 episódios, mostrará face do automobilismo de competição focando na família Piedade. Escola de Pilotagem, produção de itens para carros de corridas, participação nas provas, tudo a envolve e colaboradores.
Aula – A quem gosta e aos desconhecedores das múltiplas facetas do negócio. Terças, 21h no canal +Globosat (34 na Sky e 44 na Net). Reprise quartas, 12h.
Problema – A superioridade dos motores Mercedes-Benz na Fórmula 1 – além da equipe e carros bem acertados, o sistema turbo em seus motores é exclusivo e imbatível em rendimento, – acaba com a competitividade no setor.
E? - Mesmice dos resultados reduz interesse na temporada, pois a distância aberta pela marca encerra o campeonato antes do final. Alguma mudança regimental surgirá.
Retífica RN - Coluna passada ao comentar a operação montagem realizada pela Dafra na área da Suframa, listou a marca KTM como holandesa. Derrapou. É austríaca, bem lembrou leitor Rodrigo Moraes.  
Araxá – Mais elegante dos encontros nacionais de veículos antigos, Araxá, MG, 25 a 29 de maio, superou as 200 inscrições e nem todas as opções de hospedagem são disponíveis.
Leilão será conduzido por Maurício Marx, do ramo. Patrocínio mudou. A CBM, de metais, é a principal, seguida pela Mercedes-Benz.
... –2 – Og Pozzoli, 85, antigomobilista, único remanescente do trio implantador da atividade no Brasil, refeito. Tanto, prepara-se para ir a Araxá, dirigindo.   
Antigos - Skoda 1000 MBX, da então Tchecoslováquia, foi o sedã com motor de 1,0 litros mais eficaz da sua época. Fez história nos anos´60 pelo ótimo espaço interno e linhas diferenciadas, atração no Salão de Genebra de 1966. Completa 50 anos agora, como lembra o competente jornalista Fábio Amorim no bem informado portal www.acelerandoporai.com.br Mais? http://www.acelerandoporai.com.br/destaque-principal/maravilha-da-tchecoslovaquia-skoda-1000-mbx-completa-50-anos
GentePhilipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz Brasil, hobby. OOOO Antigomobilismo. OOOO Começa bem: 280 SL, para os do ramo o tipo W113, no Brasil dito Pagoda. OOOO Quer estreá-lo no grande Encontro de Antigos em Araxá, MG, 25 a 29 maio. OOOO Arrisca-se a prêmio. Mercedes tem excepcional oficina para manutenção de novos e antigos. OOOO Carlos Barba, mexicano, diretor de design da GM no Brasil, retirou-se, mas continuará morando aqui. OOOO É um talento. Dele algumas gerações de produtos, parecendo novos, desenvolvidas sobre plataformas e com motores superados. OOOO Fonte da marca disse ter sido decisão própria, nada a ver com o encolhimento de vendas e pessoal na marca. OOOO





Roberto Nasseredita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

MÃE, MULHER, MOTORISTA.

Quando a empresa Tupi Transportes Urbanos Piratininga, associada ao SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – decidiu criar, no começo deste ano, a Linha Rosa, operada só por mulheres motoristas, Maria José Guedes da Silva, a “Jô”, 50 anos, nem pensou duas vezes: se candidatou para a vaga.

Há três meses, ela trabalha na linha 609J-10 Aeroporto-Metrô S. Judas, no horário das 17h15 às 23h40, o que lhe permite ter o dia livre para cuidar da saúde na academia e do único filho de 27 anos, também empregado da empresa. “Não tem horário melhor”, diz.

“Sempre tive o sonho de trabalhar na Tupi, pois meu filho trabalha lá, há sete anos. Quando a companhia abriu vagas para mulheres, fui uma das primeiras a me candidatar. Gosta muito da Tupi, tanto é que, após um mês de trabalho, fiz uma tatuagem com o logo e nome da empresa”, afirma a motorista.

Maria José tem cinco anos de experiência. Ama o que faz e confirma que recebe muitos elogios dos passageiros, até aplausos nos pontos de ônibus em que para, porque mulher motorista de ônibus ainda é algo difícil de ver. “Na linha 609J, mulher no volante é uma medida recente e a população que me vê dirigindo demonstra satisfação e orgulho por ver o veículo sendo guiado por uma mulher.”

Maria José vai trabalhar no Dia das Mães e diz que se sente gratificada por poder receber homenagens e, também, prestigiar sua mãe. “Sou mãe de um único filho e tenho minha mãe; assim, não considero essa data um dia normal, mas sim o dia mais especial da minha vida. Ser mãe é ser completa”, declara a motorista.

Printer Press Comunicação Corporativa
Lilian Sanches
lilian.sanches@printerpress.com.br
11 5582-1619 / 984-442-609
Aline Feltrin
aline.feltrin@printerpress.com.br
11 5582-1606 / 984-442-609                             
Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11 5582- 1603 / 963-440-441

SPUrbanuss
Assessoria de Comunicação 
comunicacao@spurbanuss.com.br
11. 3047-3001

IVECO APROXIMA MÃES E CAMINHONEIROS EM SÉRIE DE VÍDEOS.

Com o mote "Você comigo em toda estrada que eu cruzar", montadora mostra histórias emocionantes de mulheres que convivem com a distância de seus filhos.


A saudade é um dos sentimentos mais presentes na vida dos caminhoneiros e seus familiares. E quando falamos nas mães desses profissionais, o obstáculo da distância ganha força. Pensando nisso, a Iveco homenageia essas mulheres com uma série de vídeos, que vão ao ar até o próximo domingo (8), com histórias emocionantes. O conceito da ação é "Você comigo em toda estrada que eu cruzar". 

A primeira história é da Dona Lena, mãe de Ailton Soares, estradeiro que roda o Brasil transportando cargas. A marca deu uma "força" para aproximar os dois e entregou a ela um aparelho celular com um aplicativo de mensagens instantâneas e com uma surpresa: um vídeo emocionante gravado pelo próprio filho, declarando seu amor e sua saudade. 

Clique na telinha e assista agora.


Acompanhe as próximas histórias, de Ana Lucia e Natércia, nos canais oficiais da Iveco no Facebook e no Youtube. 


Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com

IVECO
Jorge Görgen - Gerente de Relações com a Imprensa
jorge.gorgen@cnh.com
+55 11 983-368-241

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
+55 11 994-681-351

NGK É ELEITA UM DOS MELHORES FORNECEDORES DA HONDA AUTOMÓVEIS.


A especialista em sistema de ignição NGK está entre os melhores fornecedores da Honda Automóveis. 

A multinacional japonesa foi reconhecida na categoria “Qualidade & Delivery”, durante o encontro com fornecedores realizado na fábrica da montadora em Sumaré, interior de São Paulo. O evento premiou os melhores parceiros de negócios pelo desempenho em 2015. 

Qualidade do produto, pontualidade nas entregas, custos, disponibilidade de peças de reposição, desenvolvimento de componentes para novos modelos, respeito ao meio ambiente e redução de conteúdo importado, foram fatores decisivos na escolha dos premiados. As empresas foram avaliadas em sete categorias distintas: Qualidade, Delivery, Divisão de Peças, Qualidade&Delivery, Custos, BR100, projeto que tem o objetivo de aumentar a nacionalização dos carros feitos no Brasil, e Sustentabilidade. 

“Ser reconhecido e contribuir com o crescimento da Honda Automóveis no Brasil é motivo de orgulho para nós. A premiação comprova a confiabilidade do mercado nos produtos da NGK e indica que os nossos esforços para melhoria contínua estão dando certo”, avalia Gilberto Maeda, gerente de Vendas OEM da NGK do Brasil. 

Com expertise de 56 anos no setor automotivo, a multinacional japonesa equipou 1.5 milhão de veículos produzidos pela Honda no País. É constantemente premiada pelas principais fabricantes de automóveis no Brasil e investe fortemente na modernização de suas instalações. Tal distinção faz da planta brasileira da NGK uma referência mundial em processos de manufatura de velas de Ignição.

Sobre a NGK: A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 56 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2015. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.200 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.
NGK do Brasil
Atendimento à Imprensa
Printer Press Comunicação Corporativa
Ana Claudia Esquisato
ana.esquisato@printerpress.com.br
11 5582-1615 / 992-011-497
Aline Feltrin 
aline.feltrin@printerpress.com.br 
11 5582-1606 / 984-442-609
Felipe Guimarães 
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11 5582-1603 / 963-440-441

sexta-feira, 6 de maio de 2016

MARCOPOLO FOCA EM EFICIÊNCIA OPERACIONAL PARA SUPERAR QUEDA ACENTUADA NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE ÔNIBUS.


O resultado alcançado pela Marcopolo no primeiro trimestre de 2016 foi uma receita líquida consolidada de R$ 428,3 milhões, queda de 34,8% em relação ao mesmo período de 2015 (R$ 656,8 milhões) decorrente da acentuada queda na demanda brasileira de ônibus, que persistiu nos primeiros meses deste ano e levou a produção nacional à retração de 45%. O lucro líquido consolidado atingiu R$ 8,8 milhões, com margem de 2,1%.

Apesar do recuo na receita líquida total, a receita das exportações deverá crescer gradativamente ao longo do ano, trazendo reflexos positivos nas margens e compensando em parte a menor receita no mercado interno. A empresa segue com os seus programas para aumento de eficiência operacional e competitividade internacional, como forma de superar a crise que atinge o mercado nacional desde 2014, ampliando sua presença no exterior através do maior volume de exportações e também de suas operações nas unidades externas.

Este maior foco nos resultados do mercado externo é refletido no desempenho alcançado no primeiro trimestre, no qual 55,1% de receita líquida consolidada (R$ 235,8 milhões) foram provenientes das exportações e negócios no exterior e 44,9% (R$ 192,5 milhões) oriundos do mercado interno.

Em decorrência da receita oriunda da variação cambial do real frente ao dólar americano, que somou R$ 20,1 milhões, e de rendimentos das aplicações financeiras, o resultado financeiro líquido do 1T16 foi positivo em R$ 28,7 milhões, ante os R$ 19,9 milhões negativos registrados no 1T15.

A Marcopolo segue na implementação de três forças-tarefas para acelerar as atividades críticas que ajudem a companhia a superar as dificuldades advindas de um mercado interno ainda estagnado em um nível bem abaixo do histórico. As ações incluem o fortalecimento da atuação nos mercados de exportação e ampliação do portfólio de clientes, medidas para a redução de despesas e custos indiretos, e do aumento da eficiência operacional através da adoção dos conceitos LEAN, além da melhoria do capital de giro pela redução de estoques e recebíveis.

Dois destaques desse início de 2016 foram justamente o projeto Conquest, que prevê o crescimento das exportações da Marcopolo a partir do Brasil, tanto em mercados tradicionais como em países nos quais a empresa não tem uma presença relevante, e o lançamento de novos veículos, no Brasil e no exterior. O projeto tem permitido a ampliação do portfólio de clientes e a busca de novos negócios no mercado externo. Aliado à desvalorização do real frente ao dólar americano, o Conquest tem impulsionado a presença dos produtos Marcopolo especialmente na América Latina e nos mercados africano e do Oriente Médio.

No Brasil, a Volare lançou em abril, o modelo Volare Cinco. O veículo tem concepção inovadora e foi desenvolvido para contemplar as principais características e vantagens de uma van, como agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade, baixos consumo de combustível e custo de aquisição, e reduzidos níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza), e com os atributos de um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, robustez (durabilidade), custo de manutenção, visibilidade, rede de pós-venda, preço de revenda e imagem da marca). Com o desenvolvimento desse produto completo, o que inclui também a produção de chassi, a Marcopolo entra em um novo nicho de mercado, denominado Compact bus.

No mercado externo,  a empresa lançou, no México, novos modelos de ônibus rodoviários, entre os quais o MP 180 MX, MP 135 MX, MP 120 MX, MP 105 MX, e o urbano MX 60 BRS. Os novos modelos de ônibus da linha Marcopolo MP complementam a linha produzida pela Polomex, na fábrica de Monterrey, sendo que os rodoviários são exportados do Brasil em kits desmontados ou parcialmente montados.

Apesar das dificuldades advindas do momento político e econômico brasileiro, a Marcopolo segue acreditando na necessidade de investimentos em sistemas de mobilidade urbana e na renovação da frota brasileira de ônibus. A retração da demanda em 2015 e nesse início de 2016 representa um represamento de pedidos que deverá se reverter em novos negócios assim que as condições econômicas e políticas do país permitirem.

Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407
www.secco.com.br.

FÓRMULA TRUCK FECHA PARCERIA COM INSTITUTO CAFU.


Realizado desde 2008, o Truck Kids, promovido em todas as etapas da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, que atende crianças de escolas da periferia das cidades por onde passa, foi o primeiro passo. Agora, neste sábado a partir das 11 horas, a Fórmula Truck fecha parceria e passa a ajudar o Instituto Cafu, mantido pelo ex-capitão da seleção brasileira de futebol que conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo da Coreia e do Japão.

A festa para cerca de 300 das 900 crianças atendidas pelo Instituto Cafu, acontece no Jardim Irene, bairro da Zona Sul da capital Paulista, e terá a presença do ex-jogador Cafu, da presidente da categoria, Neusa Navarro e dos pilotos da Fórmula Truck, Adalberto Jardim, Luiz Lopes, Ricardo Sargo e Alex Fabiano.

A partir da etapa de Goiânia, a quarta da temporada e que está marcada para o dia 5 de junho na capital do Estado de Goiás, quem adquirir um ingresso de arquibancada ou uma credencial (VIP, Paddock ou Camarote Torcedor) e doar R$ 2 para ajudar o Instituto Cafu, vai concorrer a voltas rápidas, brindes da Truck e bolas e camisetas autografadas pelo capitão da seleção que tornou o Jardim Irene conhecido em todo o mundo quando levantou a taça do pentacampeonato e escreveu o nome do bairro na camisa do Brasil. 

A volta rápida é o sonho da maior parte dos fãs da Fórmula Truck. Nas pistas é dada num caminhão de corrida equipado com um banco de passageiro. Ali, o carona, que usa capacete, balaclava e é preso pelo cinto de segurança de cinco pontos, sente a emoção de andar a mais de 200 km/h num caminhão guiado por um piloto profissional. Agora, para realizar o sonho, basta doar os R$ 2 na hora da compra e participar do sorteio que será realizado no domingo cedo.

Venda de ingressos para a corrida de Campo Grande (MS), dia 15 de maio


Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a terceira corrida do 21º ano - dia 15 de maio - da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 13 de maio. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 13 e 14 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 15 de maio), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 13 de maio, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (15/5) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 520, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (15/5), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.


É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br ou pelo telefone: (13) 3299-1144


Próximas provas do calendário 2016

15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

Mais informações
instagram.com/formulatruckoficial.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 e 13 996-623-442
www.formulatruck.com.br.

HONDA APRESENTA XRE 190 AO MERCADO NACIONAL.

Novidade chega para reforçar família XRE com novo modelo de trail urbano e baixa cilindrada, ideal para as cidades brasileiras.


Mais uma novidade promete ser sucesso no mercado brasileiro, que ganha uma nova opção no segmento trail de baixa cilindrada: trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de entrada para os fãs da linha XRE, consagrada no País pela versão com motorização de 300 cm³. A nova integrante chega este mês à rede de concessionárias Honda como uma alternativa para consumidores que têm na versão de 300 cc um símbolo de estilo e sofisticação, mas que procuram também por um modelo mais econômico, fácil de pilotar, com design moderno e versátil. E ainda com mais uma grande vantagem, exclusiva da marca: a garantia de três anos, com troca de óleo gratuita em sete revisões.

Com a nova XRE 190 a Honda passa a oferecer aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar o lineup da Honda como uma nova opção para os motociclistas mais experientes, mas com uma proposta racional e mais acessível. Entre algumas das principais novidades da nova integrante da família XRE está o novo motor de 190 cm³; o design moderno e diferenciado, além do sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um canal, tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo custo.

Personalidade e estilo


A nova Honda XRE 190 concilia o espírito aventureiro de suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e design imponente. Características como agilidade, versatilidade e ótima relação custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades de proprietários de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e diferenciação e ainda desejam fazer up grade de categoria.

Entre seus principais atributos, destaque para o escapamento elevado, pneus para uso misto, além de para-lamas curto, com um conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O conjunto óptico está equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos à baixa visibilidade. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.

O painel de instrumentos é totalmente digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. O assento largo em dois níveis oferece total conforto para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas no fora-de-estrada. O tanque de combustível conta com capacidade para 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo esportivo.

Eficiência e desempenho


Com características dos modelos aventureiros da categoria on/off-road, a nova XRE 190 traz em sua ciclística e mecânica um conjunto eficiente com o máximo em performance, conforto e segurança. Seu projeto foi concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em seu segmento.

Seguindo este principio a Honda desenvolveu um motor inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas em qualquer rotação. Trata-se de um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e  16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.

O sistema de partida é elétrico e o câmbio de cinco velocidades com a transmissão final realizada por corrente. As tampas laterais do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do ar por motociclos e veículos similares) , em vigor no Brasil desde o início do ano.

Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, com ótimas respostas para o equilíbrio dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo peso de todo o conjunto (127kg); além da altura do assento (836mm), menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga principalmente em longos percursos.

A suspensão traseira monoamortecida com curso de 150 mm é do tipo Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona pilotagem com ótima absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo telescópico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma segura e eficiente.

Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê, mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estão calçadas ainda pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro). 

Os freios possuem sistema antitravamento (ABS) com discos na dianteira (240 mm) e traseira (220 mm), para maior segurança e grande eficiência. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em versão única com freios ABS (antitravamento), nas cores verde metálico, preto metálico e vermelho metálico e preço público sugerido de R$ 13.300,00. O valor tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.

Honda
Alfredo Guedes
alfredo_guedes@honda.com.br
(19) 3864-7125 / (11) 986-398-984
Marcello Ghigonetto
marcello_ghigonetto@honda.com.br
(19) 3864-7120 / (11) 982-069-160

SUPERBIKE BRASIL.

Falta pouco para a 2ª etapa do SuperBike Brasil. 
Confira todas as novidades!


Está chegando o grande dia. Os principais pilotos do país voltam às pistas e prometem acelerar forte durante a segunda etapa do SuperBike Brasil, prova que será realizada no Autódromo de Interlagos no dia 22 de maio. E a emoção deve correr solta e ultrapassar todos os limites. A abertura do campeonato foi marcada por grandes disputas em todas as categorias e a próxima etapa promete repetir este feito. Será que Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, conseguirá manter o bom resultado e seguir na liderança da SuperBike ou o atual campeão Diego Faustino (#68), da Honda Mobil, vai dar o troco e tomar a ponta? Esta e inúmeras outras disputas você verá, certamente, já ao longo dos primeiros treinos livres de sexta-feira (20), com seu clímax na hora da corrida. Veja aqui como garantir já a sua entrada!

A segunda etapa do SuperBike Brasil também marca o retorno da categoria-escola Honda Junior Cup nesta temporada. Já consagrada e uma das bandeiras defendidas pela competição, a categoria tem o intuito de desenvolver jovens talentos e com isso formar novos campeões. Em 2015, 27 pilotos mirins participaram do campeonato, entre eles cinco meninas, o que tende a reduzir futuramente a predominância de pilotos do sexo masculino. Do total, ao menos três pilotos já migraram de categoria e neste ano disputam a competição com adversários mais experientes. Rafael Rigueiro (#52), da equipe MotoSchool Racing Team – vice-campeão da Junior Cup em 2015 – e Maria Fernanda Rocha (#22), da Fullmann – terceiro lugar na temporada passada – agora disputam a Copa Honda CBR 500R, com motos mais potentes de 500 cilindradas. Já Humberto Turquinho Jr (#12), da Alex Barros Racing Team, migrou para uma das categorias estreantes deste ano, a SuperStreet, com motos de até 300 cilindradas multimarcas.

Outra novidade para esta 2ª etapa é a estreia da Yamaha R3 Cup. A categoria monomarca promete disputas acirradas entre os pilotos que estarão no comando das motos bicilíndricas de 321 cilindradas. E além dos pegas eletrizantes nas diversas corridas, os fãs de motovelocidade irão contar com uma área de lazer montada especialmente para oferecer ainda mais o conforto no dia das provas. Contornando os inconvenientes das obras de reforma dos boxes do Autódromo de Interlagos, que seguem no formato de tendas, a organização do SuperBike Brasil dará, como de costume, uma atenção especial aos espectadores. E não faltarão atividades interessantes para realizar ao longo do dia. Entre uma e outra corrida, quem estiver com fome poderá fazer um lanche na Praça de Alimentação que contará com diversos Food Trucks e cardápio diversificado.

Outro destaque do evento é o Test Ride da Honda com alguns de seus lançamentos. A marca irá disponibilizar os modelos CB Twister e CG 125 Fan, que poderão ser pilotados em uma área reservada para testes no autódromo. E quem quiser pode voltar pra casa de moto nova. O Feirão Honda oferecerá condições mega especiais de venda para você escolher a moto dos seus sonhos e com valores que caibam no seu bolso.

O SuperBike Brasil tem Patrocínio Silver Honda, Mobil, Pirelli e Yamaha. Patrocínio Bronze Premium de Kawasaki, Ducati e MotoSchool. Patrocínio Bronze de Shark, Diafrag, Alpinestars e Tutto Moto.  

Ingressos para ARQUIBANCADA são GRATUITOS. Informações Adicionais: Tel.: 11 5524-5684 ou pelo site: www.superbikebrasil.com. 

SuperBike Brasil 
2° SuperBike Brasil: 22 de Maio - Interlagos-SP 
3° SuperBike Brasil: 12 de Junho - Interlagos-SP
4° SuperBike Brasil: 17 de Julho - Interlagos-SP
5° SuperBike Brasil: 21 de Agosto - Interlagos-SP
6° SuperBike Brasil: 25 de Setembro - Curvelo-MG
7° SuperBike Brasil: 23 de Outubro - Goiânia-GO
8° SuperBike Brasil: 13 de Novembro – Londrina-PR ou pista no Rio Grande do Sul para a realização da etapa
9° SuperBike Brasil: 11 de dezembro - Curvelo – MG 

Siga
Twitter: @SuperBikeBrasil.

Foto: Johanes Duarte/VGCOM.

VGCOM - VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
Vanessa Giannellini
contato@giannellini.com.br
(11) 3213-9972 - (11) 2155-0246 - (11) 998-757-353