segunda-feira, 17 de julho de 2017

TRUCKVAN LEVA AUTOESTIMA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA CINCO CIDADES DO BRASIL.

Com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia, o programa Força na Peruca, criado pela Fundação Laço Rosa para formação profissional de peruqueiros, expandirá seu alcance e percorrerá cinco cidades brasileiras por meio de uma unidade móvel produzida pela Truckvan, apoiadora do projeto. Além de possibilitar a entrega de perucas a mais pacientes, o programa vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção do acessório.

“Este projeto fará com que as pessoas se sintam ilimitadas, pois oferecerá tudo que elas precisam para desenvolverem suas habilidades: autoestima, empreendedorismo e capacitação profissional”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan.

O caminhão escola fez sua estreia em Curitiba (PR), onde ficará até 4 de agosto, e depois seguirá para Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). 



Em cada cidade, o projeto terá um parceiro de perucas local para certificar os alunos e elegerá uma ONG para receber a doação das perucas. Além da Truckvan e do governo australiano, a ação foi possível graças ao apoio da campanha #fortalizese, idealizada por Exímia, unidade de negócios da FQM Farmoquímica, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

“O Força na Peruca itinerante é um programa nacional inédito, pensado para beneficiar toda cadeia. Pacientes ao receberem um novo acessório; alunos ao aprenderem uma nova profissão e vivenciarem a solidariedade na prática; ongs ao formarem uma rede de peruqueiros solidários; doadores ao entenderem que a doação de cabelo vai além do corte e sociedade civil ao se emocionar com todo processo. ”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros. 

Durante os 25 dias em que o projeto estará na capital paranaense, os alunos participarão de aulas práticas, nas quais terão a oportunidade de aprender todo o processo produtivo das perucas. Em seguida, eles poderão fixar o conteúdo teórico à distância e obter informações pertinentes à geração de renda, por meio de uma plataforma on-line que possibilitará contato com disciplinas relacionadas a finanças pessoais, marketing e empreendedorismo.

“Ao final do curso, os participantes, estimulados por metodologias de Design Thinking e Canva, também estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio localmente e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas. A formatura das turmas é um momento muito emocionante porque a prova final é a entrega de uma peruca personalizada a um paciente e também um momento de muita alegria por todas as barreiras enfrentadas pelos alunos para conseguirem o certificado.”, diz Marcelle.

Parcerias locais associadas à campanha #fortalizese também permitirão oferecer cortes de cabelo gratuitos. “O objetivo é atrair uma rede solidária de doadores, proporcionando a participação de toda a população”, diz Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia, destacando que, no ano passado, o programa recebeu a adesão de mais de 13 mil doadores em sua plataforma on-line, transformando a vida de 20 alunos, e consequentemente suas famílias, das primeiras do Força na Peruca no Rio de Janeiro e ampliando em 30% a fabricação das perucas.

Serviço 
Curitiba
Até 04 de agosto
Ong amiga – Instituto Humsol 
Local: ParkShoppingBarigüi
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê.
Mais informações: (41) 4106-7072.

Goiânia
Data: 07.08 a 02.09
Ong Amiga (a definir)
Local: Shopping Flamboyant 
Avenida Deputado Jamel Cecílio, 3.300, Jardim Goiás.

Salvador
Data: 05.09 a 30.09
Ong Amiga – Naspec
Local: Salvador Shopping 
Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores.

Rio de Janeiro
Data: 03.10 – Cristo Redentor (em negociação)
04.10 a 03.11 – Barra Shopping
Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca
MAC (a definir)

São Paulo
Data: 14.11 a 10.12
Ong Amiga Icesp
Local: Morumbi Shopping (a definir)

Imprensa Truckvan.