quinta-feira, 14 de setembro de 2017

EDUCAÇÃO.
Por José Renato Nalini*

Ensinar por vocação

Ensinar é uma vocação inigualável. Na escala das profissões, o magistério merece estar à frente de todas as demais. O professor é quem desperta a infância para a complexidade, mas também para a beleza e a exuberância da vida. Um bom começo, nos anos iniciais da criança, é certeza de um futuro digno. Por isso a preocupação das pessoas de bem, com a adequada formação do professor.

Nesse campo, uma excelente notícia - e o Brasil precisa de notícias boas! - é a criação da Faculdade SESI de Educação. Ela se propõe a oferecer o que há de melhor e mais atualizado na formação e no aperfeiçoamento de profissionais da educação básica, exatamente a maior carência da escola brasileira.

Os cursos de graduação incluem licenciatura em Ciências Humanas - Geografia, História, Filosofia e Sociologia, em Ciências da Natureza - Física, Química e Biologia, em Linguagens - Português, Inglês e Arte e em Matemática. Além disso, manterá cursos de Pós-Graduação na esfera da especialização, de acordo com as exigências do MEC, a par de cursos de extensão e de aperfeiçoamento, oficinas e encontros de trabalho.

A promessa é de um novo paradigma na formação de professores para a educação básica, mediante formação por área do conhecimento, de maneira a assegurar domínio dos conteúdos e articulação de diferentes componentes curriculares. A residência educacional é o estágio supervisionado desde o primeiro ano. Com ela, o futuro mestre aprende o que ensinar e como ensinar. Articular-se-á, de forma colaborativa, com uma das maiores e melhores redes de escola do Brasil, o sistema SESI, mas também colaborará com escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo.

Garantirá a empregabilidade, pois os professores formados pela Faculdade SESI terão a oportunidade de atuar, logo que formados, como profissionais contratados pelas 167 escolas SESI do Estado. Não se descuidará das novas tecnologias e inovações curriculares e esse compromisso tem o aval do responsável pela implementação da Faculdade SESI de Educação, o prestigiado e experiente educador CESAR CALLEGARI, que já foi Secretário da Educação e que integra o Conselho Nacional de Educação como um de seus mais notáveis integrantes. 








José Renato Nalini é secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.


Leia> O Brasil Sobre Rodas.