segunda-feira, 11 de setembro de 2017

GERADORES CAT® ASSEGURAM ENERGIA PARA A CRIAÇÃO DE CAMARÕES E AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

Manter a energia funcionando 24 horas por dia é uma medida indispensável para as fazendas fornecedoras de crustáceos. Preocupada com a qualidade da sua produção, a Camanor Produtos Marinhos, uma das maiores criadoras de camarões do Brasil, situada em Barra do Cunhaú, no litoral do Rio Grande do Norte, adquiriu um pacote de Grupos Geradores da Sotreq, empresa com 75 anos no mercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat®.

“Nossa fazenda recebe a pós-larvas com 10 miligramas e coloca no viveiro para crescer até 18 gramas em um ciclo de 110 dias, em média. Não pode faltar energia por mais de 15 minutos, caso contrário, os camarões morrem e o prejuízo é imenso. Energia constante e de qualidade é vital para a carcinicultura [cultura de crustáceos]. Por isso, escolhermos a Sotreq para ser nossa parceira nesse desafio”, explica Werner Jost, fundador da empresa.

A energia é necessária para a realização do tratamento biológico e mecânico da água. Isso tem relação, primeiramente, com a oxigenação (máquinas injetando oxigênio na água o tempo todo) e, segundo, para manter a água em movimento constante – a agitação garante que os alimentos circulem entre os camarões e que as bactérias e a carga orgânica não fiquem no fundo do viveiro.

“Tanto em termos de volume de produção, quanto de tecnologia, a Camanor está suportada pelos equipamentos Cat®, e possui em sua infraestrutura sete grupos geradores modelos C18, de 750 kVA cada. Os Grupos de Geradores Cat® e o Suporte ao Cliente da Sotreq estão aptos para garantir que o fornecimento nunca seja interrompido”, comenta Eduardo Marchiori, Coordenador de Vendas da Sotreq.

Mancha branca

A preocupação com a compra dos geradores e implementação de novas tecnologias surgiu após um episódio, ocorrido há alguns anos, em que a Camanor sofreu com a perda de toda a sua produção por causa da “mancha branca”, um vírus que não tem efeito para o homem, mas que dizima os camarões e é considerado uma das maiores ameaças no mundo.

“Na época, quase falimos, mas aprendemos a lição”, conta Jost. Em 2013, a empresa desenvolveu o AquaScience, tecnologia de produção que inclui recirculação, tratamento e reutilização de água, tudo interligado em um único sistema de produção, onde cada um completa o espaço deixado pelo outro de forma sincrônica e que conta com o aporte dos grupos geradores.

E o resultado foi positivo. Em 2016, enquanto 90% das fazendas do Ceará e Rio Grande do Norte, que formam o principal polo da carcinicultura brasileira, tiveram sua produção bem comprometida pela “mancha branca”, a Camanor não sofreu transtornos em sua produção. Isso porque com o AquaScience, toda a carga orgânica produzida é reprocessada dentro do próprio sistema. Ou seja, a mesma água circula durante todo o ciclo de 110 dias, o equivalente a 10% da água usada em um sistema clássico de aquicultura.

Ao recolher o camarão, ela é drenada dos viveiros para um canal e jogada em um reservatório que não tem contato com o meio ambiente. “Depois, bombeamos essa água de volta para os viveiros: a sobrecarga de material orgânico que seria danosa para o ecossistema é boa para os viveiros de camarões”, analisa Jost. O AquaScience recebeu o selo de Sustentabilidade do Instituto Chico Mendes e um prêmio internacional de inovação tecnológica do GAA – Global Aquaculture Alliance.

Produção

Atualmente, a Camanor produz 2100 toneladas de camarão por ano em 22 hectares, mas a meta é que nos próximos 18 meses dobre a produção e a área.  Jost explica que existem dois tipos de culturas de camarões: de baixa e alta densidade. A primeira vai de um camarão por metro quadrado ou mesmo de um a cada 10 m².

“Trabalhamos em alta, com 350 camarões por m² e caminhamos para dobrar essa densidade para 700 por m², descreve. Entre 2002 e 2008, a Camanor foi a maior produtora do Brasil e a maior exportadora.  “O que nós encontramos na Sotreq é um fornecedor de confiança. Não basta o produto: é preciso o suporte. E para nós, o gerador é um produto de importância vital”, finaliza Jost.

Com 75 anos de atuação no Brasil, é uma das maiores provedoras de soluções customizadas, produtos e sistemas Cat®. Atualmente, a organização possui filiais distribuídas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, oferecendo suporte completo em peças, serviços, contratos e tecnologia. Visite: www.sotreq.com.br.

Dezoito Comunicação.

Leia> O Brasil Sobre Rodas