terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BECOMEX ALERTA EMPRESAS PARA MUDANÇAS NA ENTREGA DA ECF.

A partir de janeiro as empresas já podem transmitir a ECF - Escrituração Contábil Fiscal - do ano de 2017, sem a "trava" que vinculou a utilização do saldo negativo à apresentação da declaração. De acordo com a Becomex - empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais – a medida impacta diretamente no fluxo de caixa das empresas, pois determina que a quitação de tributos federais será por processos de compensação e não por recolhimento de DARF's.

A nova instrução normativa 1.765 da Receita Federal entre outros pontos, vinculou a utilização do saldo negativo de imposto de renda e contribuição social à confirmação da transmissão da ECF que demonstra o direito creditório.

"A solução é disponibilizar o PVA logo no começo do ano, para possibilitar a transmissão da ECF e utilizar os créditos o mais breve possível. Isso ajudará a reduzir os impactos financeiros no fluxo de caixa", destaca o vice-presidente de Operações da Becomex, Rogério Borili.

Borili recomenda três passos para atender às novas mudanças para a entrega da ECF com segurança, evitando multas e exposição da empresa:

> Arquivo de ECD - fechamentos contábeis precisam estar finalizados nos primeiros dias de janeiro, pois suas informações vão compor a ECD;

> Recuperação da ECD na ECF - gerar as informações contábeis com antecedência para que a seja recuperada na ECF, pois sua ausência gera um erro de validação e impede a transmissão;

> Empresas que auditam suas escriturações - para o aproveitamento do saldo negativo as atividades devem ser encerradas obrigatoriamente em janeiro.

"Esses passos são fundamentais para que não ocorram penalidades como multa e juros devidos pela não quitação dos impostos", destaca Rogério Borili.

A BECOMEX é uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais, com foco na implementação das melhores práticas de mercado pela aplicação de conhecimento e tecnologia na área tributária, melhorando os processos de governança fiscal e aduaneira. Em 10 anos de mercado, atende a centenas de clientes de diversos segmentos, entre eles Grupo Votorantim, Tramontina, Toyota, Renault, entre outras. Com consultores altamente capacitados e o uso de tecnologia exclusiva, a Becomex contribui para que áreas fiscais e contábeis nas empresas sejam encaradas como atividades estratégicas e lucrativas. Visite: www.becomex.com.br.