quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

BIGODINHO ENGANADOR.
Por Chico Lelis*


Anos 70, Marcos Zamponi, o nosso querido Zampa, que tão cedo se foi, morava em Londres, passando por muitos perrengues. Adorava corrida de automóveis – era um dos maiores especialistas no setor - e foi para a terra da Rainha com a cara e a coragem. Naquele ano lutava para ir a todos os GPs da Fórmula 1. Foi de carona para Mônaco, sem um tostão no bolso.

- Tava mais duro que pau de galinheiro - me contou ele, com aquela maneira de contar as coisas, que continha um núcleo verdadeiro e muita criatividade ao redor. Era uma delícia ouvi-lo, com aquele seu sotaque carioca de Copacabana. E, na maioria das vezes, saiamos da “audição” com os estomago a doer de tanto rir.

Pois bem, em Mônaco Zampa encontrou seu amigo Duda, a quem não via há algum tempo. Abraços daqui e dali, como vai a vida etc etc. Daí Zampa chorou as mágoas pro amigo.

- Falei pra ele que tava durango kid, sem dinheiro nem pra comer. Chorei mesmo porque achava que ele podia me ajudar. E ajudou. Só que de uma maneira meio deselegante, me dando sua pasta para carregar, em troca de US$ 100. Eu não sabia se o manda à ou para a. Fiquei quieto, com aquelas verdinhas dava para comer uma semana. 

E lá se foi o Zampa carregando a pasta do amigo e o dinheiro no bolso. Num determinado momento ele, Duda, avistou um grupo onde estavam três ou quatro moças, todas muito bonitas e elegantes, tal e qual como se espera de uma moça no GP de Mônaco. No meio delas um sujeito bem vestido, sorrindo a fazendo-as sorrir.

- Vamos lá entrevistar o Granham Hill! Gritou Duda.

- Onde? Replicou Zampa.

- Ali, com aquelas moças, vamos lá!

E o Zampa tentou falar alguma coisa mas o amigo foi taxativo, gritando que ou ele ia, ou devolvia a grana. Novamente Zampa pensou em manda-lo para a ou à...... Mas garantir o rango por uma semana foi mais forte.

E as moças riam


Empolgado, Duda se apresentou ao “Hill” e o cravou de perguntas, que foram todas respondidas com presteza e conhecimento de causa. E as moças achavam aquilo tudo muito engraçado. E o Zampa, só ali, rindo por dentro.

Terminada a entrevista, as moças e o “Hill” se afastaram e o Zampa abriu o jogo pro Duda.

- Duda, tentei te avisar mas você não quis me ouvir, mas agora vou te contar, Este cara não era o Hill, era o David Niven, ator, que acompanha as corridas de F1 e por isso te respondeu a tudo a que você perguntou. Por isso as moças estavam rindo tanto.

De igual eles só têm o mesmo bigodinho fino.

Mas meu querido amigo Zampa estava errado. Além daquele bigodinho enganador, eles tinham algo a mais de comum: parte do sobrenome. Ambos era Graham. O ator, James David Graham Niven e o piloto era Norman Graham Hill. Se o Duda tivesse dito que iria entrevista o Graham, não estaria longe da verdade, certo? 

Graham Hill, o “entrevistado”, disputou a F1 por 18 anos, de 1958 a 1975 e foi bicampeão, em 1962 e 1968. Foi o único piloto a vencer a tríplice coroa de automobilismo: 24 Horas de Le Mans (1972), 500 Milhas da Indy (1966) e a F1 1963/64/65/68/69). Até 2016, era, junto com Damon Hill, a serem os únicos pai e filho campeões na F1.

David Niven, o “ator piloto”, ganhou o Oscar de melhor ator, da Academia, por sua participação, por apenas 15 minutos, no filme Separate Tables, em 1958. Fez dezenas de filmes, entre eles, A Pantera Cor de Rosa e Cassino Royale, em que ele representa o agente James Bond, papel que havia disputado anteriormente com Sean Conery, que ficou com a série de 007. Os produtores dos dois filmes eram diferentes.

Quem é este, David ou Graham?

E este, é o piloto ou o ator?

À esquerda, com capacete de aviador, Graham Hill. À direita, com capacete de piloto, David Niven. Será isso mesmo? Confira!

Hill pilotando e o incrível e querido Zampa.







* chicolelis - chicolelis@gmail.com  Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na FordGoodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Assina a coluna “Além do Carro”, na revista Carro, onde mostra ações do setor automotivo nos campos Social e Ambiental.