sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

CENTRO TECNOLÓGICO DA NSK BRASIL COMPLETA 10 ANOS.


No dia 12 de fevereiro, o Centro Tecnológico Brasileiro (BTC - Brazilian Technology Center) da NSK Brasil comemora 10 anos com muitas conquistas para seus clientes. Localizado dentro da fábrica da multinacional japonesa, em Suzano, Grande São Paulo, foi o primeiro a ser instalado na América Latina, oferecendo suporte técnico para análise de falha de rolamentos e realização de testes de homologação de produtos dos setores industrial e automotivo.

O Centro Tecnológico Brasileiro trouxe agilidade nas operações da empresa, que anteriormente realizava a maioria dos testes no Japão, ocasionando demora da aprovação dos rolamentos e maior custo.

Com equipe de engenheiros especializada e equipamentos de última geração, ao longo desses 10 anos, o BTC se tornou um grande diferencial para a empresa, que hoje oferece um excelente serviço de Engenharia aos seus clientes, dentro de prazos compatíveis com a necessidade de mercado.

“Temos vários casos de sucesso e orgulho, e um dos principais deles foi o desenvolvimento de duas bancadas de ensaios para validar componentes aplicados em correias transportadoras de minérios. A precisão e a eficácia dos resultados foram tão grandes que acabaram originando duas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cobrindo assim uma grande necessidade de fabricantes e clientes que buscavam meios de normatizar este tipo de aplicação”, explica Ricardo Hashimoto, gerente de Engenharia da NSK Brasil.

E as conquistas não param por aí. No setor automotivo, o BTC recebeu premiação, entre outros centros de tecnologia da NSK, por realizar testes de homologação de rolamentos aplicados em polias de motor, que até então eram realizados apenas no Japão, Estados Unidos e Europa.

O BTC se tornou referência no suporte técnico, pronto para atender às necessidades do dia a dia dos clientes, ocasionando a maior procura dos setores industrial e automotivo pelos seus serviços. Além dos serviços de Engenharia, o BTC oferece uma programação variada e periódica de cursos para profissionais e técnicos do setor, por onde já passaram mais de 10 mil pessoas.

Testes 

O BTC está completamente apto a desenvolver os mais importantes experimentos que atestam a confiabilidade de uma determinada aplicação, seja para o mercado Industrial ou Automotivo.

“Entre os testes voltados à cadeia automotiva, temos equipamentos desenvolvidos especialmente para simular condições de rodagem e as variáveis que interferem no desempenho dos rolamentos, como temperatura, rotação, cargas, desalinhamentos e contaminação. Com os equipamentos do BTC conseguimos avaliar e homologar rolamentos para as principais aplicações, como por exemplo, rodas, transmissões e componentes do motor, como alternadores e polias”, explica Hashimoto.

O Centro Tecnológico Brasileiro da NSK também faz ensaios laboratoriais de metrologia, análise química do lubrificante e propriedades mecânicas do aço. “Outro equipamento essencial para a nossa área de Engenharia é MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura), que possui alta capacidade de ampliação em até 1 milhão de vezes, o que permite uma avaliação detalhada e precisa da superfície dos materiais, contribuindo na investigação de fraturas e detecção de impurezas no material”, descreve o especialista.

Além do MEV, o BTC conta com vários outros equipamentos de alta tecnologia que auxiliam nas análises de lubrificantes e materiais, como por exemplo o Infravermelho, Espectroscopia Dispersiva por Raio-X (EDX), Karl Fischer, Contador de Partículas, Tridimensional Óptica, Microscopia Óptica e outros.

A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Presente no Brasil desde a década de 1970, a fábrica NSK do Brasil produz rolamentos fixos de uma carreira de esferas e rolamentos automotivos. Para atender todas as exigências de qualidade dos mercados industrial e automotivo, a NSK Brasil detém as certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001. Em julho de 2017 completou 45 anos da fabricação do primeiro rolamento produzido na sua fábrica em Suzano-SP, a primeira a ser construída fora do Japão. Globalmente, a empresa tem mais de 100 anos de existência, 64 fábricas em 12 países, 14 Centros Tecnológicos em 9 países, 120 escritórios de vendas em 30 países, 31,5 mil funcionários em todo mundo e um faturamento global de US$ 8,93 bilhões (dados de 2016). Para mais informações, visite www.nsk.com.br.

Case Comunicação Integrada.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.

Assista> TV Coisas de Agora.